A comunicação na escola é essencial para a troca de conhecimentos, para a promoção de melhorias e de mudanças e para o desenvolvimento social e pedagógico. Acerca de uma boa comunicação, dadas as afirmativas,
I. O repasse de informações para o público externo da escola (pais e alunos) deve existir de forma clara e objetiva.
II. A comunicação interna é um princípio essencial para tornar o trabalho mais eficiente e interligar os colaboradores e toda a equipe escolar.
III. A tecnologia deve ser usada a serviço da comunicação.
verifica-se que está/ão correta/s
Leia as afirmativas a seguir:
I. O processo de elaboração do planejamento pedagógico na perspectiva inclusiva é contínuo, isto é, baseado no que cada estudante – e o grupo como um todo – demanda, aqui e agora.
II. A avaliação demanda a adoção de estratégias e ferramentas diversificadas, considerando as especificidades de cada aluno.
Marque a alternativa CORRETA:
Para desenvolvimento da escola é importante que a equipe escolar e os pais dos alunos se reúnam para discutir as necessidades materiais da escola e as maneiras de atendê-las. No contexto do “pais e comunidade” essa caracterização pode ser corretamente associada ao seguinte requisito:
Considerando as possibilidades encontradas dentro do planejamento participativo, é importante considerar:
I- Tal planejamento possibilita com que todos que queriam tomar parte do planejamento possam se sentir responsáveis pelo desenvolvimento dos processos educativos;
II- Há a possibilidade do acumulo de funções e do desgaste por parte das equipes educacionais e seus gestores quanto aos problemas propiciados quanto a abertura excessiva para os espaços de discussão de conflitos;
III- Aqueles que fazem parte do planejamento precisam ter em mente que sua participação, para ser efetiva, assim como os objetivos por ela propostos, ampliam a consciência das necessidades reais da escola;
IV- O planejamento participativo não corresponde a uma estruturação anárquica, sendo então necessário detalhamento dos participantes, sua quantidade, o perfil dos mesmos, além de propor planos, atas e controles avaliativos da qualidade das reuniões.
Assinale a alternativa correta:
Dentre as atribuições que competem ao Assistente de Educação, não caracteriza sua função:
Para desenvolvimento da escola é importante que haja comunicação da escola com os pais e a comunidade é frequente. No contexto do “clima escolar” essa caracterização pode ser corretamente associada ao seguinte requisito:
Formar um grande time, plenamente cooperativo, no qual todos tentam superar um desafio comum e jogar pelo prazer de jogar. Essas características estão presentes nos jogos cooperativos
A manutenção da higiene pessoal e dos espaços de vida privada e pública, podem ser abordados juntamente a investigações sobre as propriedades das substâncias que servem para estes fins. É possível discutir e comparar a atuação dos sabões e de outros produtos, como o álcool, para a remoção de gordura ou graxa e outras sujeiras de diferentes superfícies e materiais, realizando-se experimentos que os próprios estudantes podem planejar sob orientação do professor, como a produção artesanal de sabão e outros. Também poderão proceder à produção artesanal, por exemplo, de sabão seguindo receitas próprias e investigar as relações de diferentes produtos de limpeza comuns com o solo, a água e os seres vivos, discutindo o conceito de biodegradação, em conexão com os estudos sobre os decompositores, apoiados no eixo:
De acordo com Gil (2010), comunicar-se constitui habilidade requerida de todos os profissionais que exercem funções gerenciais, principalmente dos profissionais de recursos humanos, pois, na maioria das atividades que exercem, necessitam exprimir-se oralmente ou comunicar-se com uma ou mais pessoas. Embora a comunicação constitua uma das capacidades humanas mais fundamentais e seu desenvolvimento nos indivíduos se dê de forma que pode ser considerada natural, a verdade é que a grande maioria das pessoas não sabe comunicar-se.
Considerando a perspectiva apresentada, assinale a alternativa que apresenta todos os elementos da comunicação.
O conceito de Learning Organization (Organização Aprendente) de Peter Senge traz subsídios importantes para se pensar a educação nas organizações, especialmente no que tange à capacidade de se ter a visão de conjunto da organização e de se compreender as interações das partes entre si e delas com o todo. Essa capacidade relaciona-se a ideia de
Julgue os itens subseqüentes com relação à comunicação e à
interação grupal no processo de planejamento.
No modelo crítico, a comunicação é considerada em sua dimensão de dominação e cooptação dos trabalhadores.
Julgue os itens subseqüentes com relação à comunicação e à
interação grupal no processo de planejamento.
De acordo com o modelo transacional, o objetivo da comunicação é a transferência de informações sem interferência de ruídos.
Julgue os itens subseqüentes com relação à comunicação e à
interação grupal no processo de planejamento.
A forma de estruturação hierárquica na implementação dos fluxos de comunicação não interfere na interação dos grupos ou das pessoas da organização.
Julgue os itens subseqüentes com relação à comunicação e à
interação grupal no processo de planejamento.
Segundo a perspectiva crítica, a fragmentação e a transparência são características da comunicação organizacional.
Julgue os itens subseqüentes com relação à comunicação e à
interação grupal no processo de planejamento.
No modelo interpretativo, a comunicação é considerada um processo de construção das realidades de uma organização.