Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 16 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 11
    • Certo
    • Errado
  • 12
    • Certo
    • Errado
  • 13
    • Certo
    • Errado
  • 14
    • Certo
    • Errado
  • 15
    • Certo
    • Errado

A comunicação na escola é essencial para a troca de conhecimentos, para a promoção de melhorias e de mudanças e para o desenvolvimento social e pedagógico. Acerca de uma boa comunicação, dadas as afirmativas, 

I. O repasse de informações para o público externo da escola (pais e alunos) deve existir de forma clara e objetiva.
II. A comunicação interna é um princípio essencial para tornar o trabalho mais eficiente e interligar os colaboradores e toda a equipe escolar. 
III. A tecnologia deve ser usada a serviço da comunicação.

verifica-se que está/ão correta/s

Leia as afirmativas a seguir:

I. O processo de elaboração do planejamento pedagógico na perspectiva inclusiva é contínuo, isto é, baseado no que cada estudante – e o grupo como um todo – demanda, aqui e agora.

II. A avaliação demanda a adoção de estratégias e ferramentas diversificadas, considerando as especificidades de cada aluno.

Marque a alternativa CORRETA:

Para desenvolvimento da escola é importante que a equipe escolar e os pais dos alunos se reúnam para discutir as necessidades materiais da escola e as maneiras de atendê-las. No contexto do “pais e comunidade” essa caracterização pode ser corretamente associada ao seguinte requisito:

Considerando as possibilidades encontradas dentro do planejamento participativo, é importante considerar:

I- Tal planejamento possibilita com que todos que queriam tomar parte do planejamento possam se sentir responsáveis pelo desenvolvimento dos processos educativos;

II- Há a possibilidade do acumulo de funções e do desgaste por parte das equipes educacionais e seus gestores quanto aos problemas propiciados quanto a abertura excessiva para os espaços de discussão de conflitos;

III- Aqueles que fazem parte do planejamento precisam ter em mente que sua participação, para ser efetiva, assim como os objetivos por ela propostos, ampliam a consciência das necessidades reais da escola;

IV- O planejamento participativo não corresponde a uma estruturação anárquica, sendo então necessário detalhamento dos participantes, sua quantidade, o perfil dos mesmos, além de propor planos, atas e controles avaliativos da qualidade das reuniões.

Assinale a alternativa correta:

Dentre as atribuições que competem ao Assistente de Educação, não caracteriza sua função:

Para desenvolvimento da escola é importante que haja comunicação da escola com os pais e a comunidade é frequente. No contexto do “clima escolar” essa caracterização pode ser corretamente associada ao seguinte requisito:

Formar um grande time, plenamente cooperativo, no qual todos tentam superar um desafio comum e jogar pelo prazer de jogar. Essas características estão presentes nos jogos cooperativos

A manutenção da higiene pessoal e dos espaços de vida privada e pública, podem ser abordados juntamente a investigações sobre as propriedades das substâncias que servem para estes fins. É possível discutir e comparar a atuação dos sabões e de outros produtos, como o álcool, para a remoção de gordura ou graxa e outras sujeiras de diferentes superfícies e materiais, realizando-se experimentos que os próprios estudantes podem planejar sob orientação do professor, como a produção artesanal de sabão e outros. Também poderão proceder à produção artesanal, por exemplo, de sabão seguindo receitas próprias e investigar as relações de diferentes produtos de limpeza comuns com o solo, a água e os seres vivos, discutindo o conceito de biodegradação, em conexão com os estudos sobre os decompositores, apoiados no eixo:

De acordo com Gil (2010), comunicar-se constitui habilidade requerida de todos os profissionais que exercem funções gerenciais, principalmente dos profissionais de recursos humanos, pois, na maioria das atividades que exercem, necessitam exprimir-se oralmente ou comunicar-se com uma ou mais pessoas. Embora a comunicação constitua uma das capacidades humanas mais fundamentais e seu desenvolvimento nos indivíduos se dê de forma que pode ser considerada natural, a verdade é que a grande maioria das pessoas não sabe comunicar-se.

Considerando a perspectiva apresentada, assinale a alternativa que apresenta todos os elementos da comunicação.

O conceito de Learning Organization (Organização Aprendente) de Peter Senge traz subsídios importantes para se pensar a educação nas organizações, especialmente no que tange à capacidade de se ter a visão de conjunto da organização e de se compreender as interações das partes entre si e delas com o todo. Essa capacidade relaciona-se a ideia de

Julgue os itens subseqüentes com relação à comunicação e à
interação grupal no processo de planejamento.

No modelo crítico, a comunicação é considerada em sua dimensão de dominação e cooptação dos trabalhadores.

Julgue os itens subseqüentes com relação à comunicação e à
interação grupal no processo de planejamento.

De acordo com o modelo transacional, o objetivo da comunicação é a transferência de informações sem interferência de ruídos.

Julgue os itens subseqüentes com relação à comunicação e à
interação grupal no processo de planejamento.

A forma de estruturação hierárquica na implementação dos fluxos de comunicação não interfere na interação dos grupos ou das pessoas da organização.

Julgue os itens subseqüentes com relação à comunicação e à
interação grupal no processo de planejamento.

Segundo a perspectiva crítica, a fragmentação e a transparência são características da comunicação organizacional.

Julgue os itens subseqüentes com relação à comunicação e à
interação grupal no processo de planejamento.

No modelo interpretativo, a comunicação é considerada um processo de construção das realidades de uma organização.

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282