Ir para o conteúdo principal

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 311927 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

A “(...) atividade da administração pública que, limitando ou disciplinando direito, interesse ou liberdade, regula a prática de ato ou abstenção de fato, em razão de interesse público concernente à segurança, à higiene, à ordem, aos costumes, à disciplina da produção e do mercado, ao exercício de atividades econômicas dependentes de concessão ou autorização do Poder Público, à tranquilidade pública ou ao respeito à propriedade e aos direitos individuais ou coletivos” é:

Segundo artigo 210 da Constituição da República Federativa do Brasil, “[...] serão fixados conteúdos mínimos para o ensino fundamental, de maneira a assegurar formação básica comum e respeito aos valores culturais e artísticos, nacionais e regionais”. As prerrogativas instituídas pelas bases comuns curriculares revelam a forma de organização da educação pública e o olhar para a formação do cidadão.

Assinale a alternativa correta no que se refere aos referenciais curriculares nacionais para a educação infantil:

Assinale a alternativa correta sobre o papel político pedagógico e a organicidade do ensinar, aprender e pesquisar:

A comunicação e a interação grupal no processo de planejamento é fundamental pois configura momento de crescimento coletivo e de transformação da realidade de maneira alinhada, coordenada.

Com relação às relações interpessoais e processo de planejamento, assinale a alternativa correta:

I. O planejamento participativo é sinônimo de planejamento normativo.

II. O modo determinístico de planejamento é mais eficaz no sentido de contemplar a coletividade porque é mais centralizado.

III. O planejamento participativo conta com perspectivas de levantamento e solução de problemas a partir de óticas diferenciadas, aumentando a possibilidade de transformação de uma realidade.

IV. Existe a possibilidade de que os sujeitos envolvidos no planejamento participativo sejam mais sensíveis às necessidades da escola.

A alternativa correta é:

A história da avaliação escolar revela os diferentes significados e interpretações do termo ao longo do tempo. Com relação ao histórico da atividade de avaliação, Guba e Lincoln, na obra Avaliação de Quarta Geração, traçam um retrospecto e estabelecem recortes da avaliação em gerações.

Verifique as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.

I. A primeira geração da avaliação consistia no desenvolvimento de testes no ambiente escolar, com aspecto essencialmente técnico.

II. A primeira geração da avaliação, chamada de medição, tem uma concepção que vigora ainda nos dias atuais, por exemplo, nos testes para ingresso para universidade.

III. A segunda geração da avaliação se ocupa em avaliar não somente o sujeito mas os próprios currículos e programas.

IV. A segunda geração da avaliação foi denominada de geração dos objetivos, com a medição não sendo sinônimo de avalição mas um dos recursos avaliativos disponíveis para serem utilizados pelo avaliador.

A alternativa correta é:

A gestão e a liderança de ambientes escolares em um contexto de rápidas mudanças e descobertas na ciência e tecnologia, bem como, uma realidade de dificuldades econômicas, sociais e políticas, é um desafio.

Assinale a alternativa correta no que se refere à gestão educacional:

A “pedagogia brasílica” é uma orientação educacional que os jesuítas buscaram implantar no Brasil com a liderança do Pe. Manuel da Nóbrega.

Várias foram as ideias e concepções pedagógicas propostas para a sociedade brasileira ao longo de sua história, sobre tais concepções assinale a alternativa correta:

“Compreende-se [...] que a escola, campo específico de educação, não é um elemento estranho à sociedade humana, um elemento separado, mas uma ‘instituição social’, um órgão feliz e vivo, no conjunto das instituições necessárias à vida, o lugar onde vivem a criança, a adolescência, a mocidade, de conformidade com os interesses e as alegrias profundas de sua natureza. A educação, porém, não se faz somente pela escola, cuja ação é favorecida ou contrariada, ampliada ou reduzida pelo jogo de forças inumeráveis que concorrem ao movimento das sociedades modernas.” Lançado em 1932, o texto transcrito é parte do Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova e reflete uma visão da escola na sociedade.

Com relação à relação proposta, assinale a alternativa correta no que se refere à perspectiva de escola alinhada ao Manifesto:

Liloca disse: Nós não somos obrigadas a aceitar isso. 

Ao ser transposto para o discurso indireto, o texto acima assume a seguinte redação:

Estabelece relação de finalidade o termo sublinhado em: 

O Quadro Principal do Balanço Orçamentário de um ente público, de acordo com o Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público, evidencia 

De acordo com o Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público e a Lei no 4.320/1964, a entidade pública teve o seu passivo 

Ademais das classificações legais da receita, há classificações lançadas pelos estudiosos do Direito Financeiro que são intituladas doutrinárias.

É exemplo desse estudo a divisão das receitas em originárias e derivadas, segundo a qual as primeiras

Nos termos da NBC TA 610, o auditor independente tem

A NBC TA 530 define amostragem estatística como a abordagem em que há

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282