Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d

Leia o texto a seguir retirado da obra “Educação: do senso comum à consciência filosófica”, de Saviani:

“O estudo das raízes históricas da educação contemporânea nos mostra a estreita relação entre a mesma e a consciência que o homem tem de si mesmo, consciência esta que se modifica de época para época, de lugar para lugar, de acordo com um modelo ideal de homem e de sociedade.”

Com base no texto anterior e na relação entre educação e sociedade em sua dimensão sociocultural, assinale a afirmação correta:

A “pedagogia brasílica” é uma orientação educacional que os jesuítas buscaram implantar no Brasil com a liderança do Pe. Manuel da Nóbrega.

Várias foram as ideias e concepções pedagógicas propostas para a sociedade brasileira ao longo de sua história, sobre tais concepções assinale a alternativa correta:

Analise as informações seguintes:

  1. Esta corrente é contrária (antagonista) aos modelos educacionais tradicionais, uma resposta direta aos excessos da vertente tradicional, constituindo-se numa concepção pedagógica que inclui inúmeras correntes que, de certa forma, ligam-se ao movimento da escola nova ou escola ativa (escolanovismo).
  2. A característica principal desta escola é a sua preocupação direcionada para as questões sociais, visando possibilitar uma maior
    participação do povo nos processos de formação de sua própria cultura. Do ponto devista ideológico, apresenta tendência de elaborar síntese entre o Humanismo, o Existencialismo e o Marxismo. Nesta corrente o indivíduo é visto como sujeito ativo e participante na aquisição e construção do conhecimento no contexto histórico. O indivíduo é um ser práxis, que age e reflete sobre o mundo, com o claro e firme objetivo de transformá-lo.

As informações apresentam elementos que identificam respectiva e coerentemente as correntes:

Pensando na abordagem para uma educação inclusiva, o professor precisa se preocupar em alinhar seus objetivos e atuação com:

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282