A semelhança sonora entre as palavras “IPHONE” E “IPHOME”, no texto II, considerando-se todos os elementos que remetem à denúncia veiculada na charge, pode sugerir que a melhor palavra que pode explicar a relação entre fome no mundo e alta tecnologia é
O enunciado “Metade de toda a comida produzida no mundo tem o lixo como o destino” pode ser reescrito de muitas maneiras sem que, necessariamente, não se comprometa o seu sentido original. Indique, dentre as orações abaixo, a que melhor traduz o sentido do enunciado acima.
A pontuação é um mecanismo de organização das sentenças e, com efeito, dos textos bastante importante, porque pode transformar completamente os seus efeitos finais de sentido. Neste sentido, observe, cuidadosamente, cada uma das sentenças abaixo, que apresentam diferentes usos dos sinais de pontuação e, em seguida, responda o que se pede. I- Aceito, obrigado. II- Aceito obrigado. III- Esse, juiz, é corrupto. IV- Esse juiz é corrupto. V- Não, espere. VI- Não espere. Assinale a alternativa CORRETA acerca do que se deduz das afirmações acima.
Como sabemos, o sujeito de uma oração, que deve íntima concordância com o verbo desta mesma oração, refere-se ao ser (coisa, pessoa, entidade, objeto etc) acerca do qual se afirma algo (ou alguma coisa). A partir desta informação, o sujeito sintático do enunciado “Mas isso não faz diferença” é
Um motorista deseja viajar de ida e volta, de Campina Grande a João Pessoa, cuja distância total é 240 quilômetros. No posto A o preço do combustível custa 3,78 reais. Com este combustível o consumo do veículo é de 9,8 km/litros. Já no posto B o preço do combustível operado é de 3,72 reais, com consumo de 9,2 km/litros.
Para o motorista fazer a referida viagem de ida e volta, em que posto ele gastará menos para abastecer e quanto ele gastará aproximadamente com gasolina?
Uma empresa de táxi cobra 5,00 reais pela bandeirada e mais 2,00 reais por quilômetro rodado; e uma empresa de aplicativo de transporte cobra 2,50 por quilômetro rodado. Para um percurso de 12 quilômetros é melhor ir de táxi ou pela empresa de aplicativo de transporte e qual o menor valor a ser pago em reais?
Analise as proposições a seguir.
I- A crise que atinge a economia brasileira nos últimos meses vem afetando o emprego e a renda da população.
II- O aumento populacional nas cidades, aliado a uma sociedade extremamente consumista, faz gerar vários problemas ambientais.
III- Um dos objetivos do sistema capitalista é o consumo e, para isso, uma série de artifícios é usada para que as pessoas aumentem gradativamente o seu consumo, muitas vezes desnecessariamente.
Com base nas afirmações a cima é CORRETO o que se afirma em:
Analise as proposições a seguir.
I- No dia 9 de novembro de 1989, após o sistema socialista entrar em crise no Leste da Europa, e com o fim deste sistema na Alemanha Oriental, cidadãos foram às ruas comemorar e ajudaram a derrubar o muro de Berlim.
II- A queda do Muro de Berlim, além de representar o fim da separação da Alemanha, simbolizou também o fim da Guerra Fria e o começo da reintegração alemã.
III- A partir de 3 de outubro de 1990, as duas Alemanha, duas nações independentes, se uniram com uma fusão econômica, monetária e política. A antiga Alemanha Oriental, que era socialista, adotou o capitalismo abolindo a propriedade estatal dos meios de produção e integrando a sua população ao novo sistema legal, trabalhista e social da antiga Alemanha Ocidental.
Está CORRETO o que se afirma em:
Ler com atenção a afirmação abaixo e, em seguida, responda o que se pede. O bom cidadão é geralmente um bom pedestre, um bom ciclista, motorista, pois reconhece os seus deveres e direitos também no trânsito. Considerando esta temática, assinale a alternativa que caracteriza um direito do cidadão.
Concernente à perspectiva estratégica proposta pela visão baseada em recursos (RBV), assinale a afirmativa correta.
O modelo de liderança situacional possui entendimento de que os líderes bem-sucedidos estão continuamente adaptando seus estilos de liderar.
Esse modelo parte do pressuposto que os líderes devem exercer estilos de liderança baseados
Relacione as ferramentas de gestão de qualidade, listadas a seguir, às suas respectivas funções.
1- Carta Controle
2- Matriz GUT
3- Diagrama de Ishikawa
( ) Gráfico utilizado para monitorar a variabilidade de um processo, verificando causas comuns e especiais.
( ) Representação das potenciais causas que podem levar a um problema específico.
( ) Tabela que trabalha com a priorização da resolução de problemas.
Assinale a opção que indica a sequência correta, segundo a ordem apresentada.
O modelo burocrático teve papel fundamental na Administração Pública, estando até a atualidade presente em diversas instituições brasileiras.
Sobre o modelo burocrático, tem-se o entendimento de que ele foi idealizado a partir dos tipos ideais de dominação legítima, propostos por Max Weber, estando relacionado com a dominação
A qualificação de Agência Executiva é fornecida pelo Poder Público a determinadas entidades com o objetivo de ampliar sua autonomia, assumindo o compromisso de cumprir determinadas metas de desempenho.
Assinale a opção que apresenta entidades que podem receber essa qualificação.
Em uma situação hipotética, um chefe de departamento da prefeitura de determinado município ordena que seu subordinado o ajude a levar uma mala de dinheiro subtraído das finanças públicas para sua casa, garantindo estar apenas fazendo um empréstimo para pagar dívidas.
Estranhando a situação, o subordinado manda uma mensagem para um advogado, perguntando como deve proceder. O advogado, por sua vez, responde, prontamente, que, conforme a doutrina,