De um ponto de vista sociológico, circulam [nas sociedades contemporâneas] vários sistemas jurídicos e judiciais (SANTOS, Boaventura de Sousa. Para uma revolução democrática da justiça). O excerto refere-se ao
Considere o sistema de equações lineares abaixo:

A alternativa que apresenta os valores de x, y e z que satisfaça o sistema é, respectivamente:
Um capital é aplicado a juros simples com novas capitalizações a cada dois meses. Sabendo que os investimentos são de R$ 1000,00 e que a taxa de juros é de 5% ao mês, marque a alternativa que apresenta o valor do montante do investimento no final de 12 meses.
Um reservatório de esférico de raio igual a 10 metros armazena água potável. Sabendo que existe somente uma saída de água no reservatório e que a taxa de saída máxima é de 5 litros por segundo. O tempo mínimo, em dias, de descarga é aproximadamente:
Um sapateiro produziu 700 unidades de sapatos de luxo em 2015. A meta é produzir, a cada ano, 10% a mais do que no ano anterior. Quantos sapatos deverão ser produzidos no período de 2015 a 2017?
Diante das diferentes hipóteses de escrita, em turmas de alfabetização heterogêneas, pode-se utilizar estratégias de aprendizagem com foco interativo, baseando-se na teoria da Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP) de Vygotsky, como, por exemplo, o agrupamento produtivo. Esse agrupamento pode ser trabalhado:
Davis e Oliveira (2010, p. 112) afirmam que "a visão interacionista de desenvolvimento traz importantes contribuições para a prática pedagógica." Assim, uma escola de base interacionista têm sua ênfase:
Ao trabalhar um projeto com os alunos o professor precisa ter consciência de que deve assumir uma postura:
Um diagnóstico sobre a questão habitacional no Brasil revela a presença, nas cidades, de espaços segregados, frutos da desigualdade social e da concentração de renda da sociedade brasileira, elegendo o deficit habitacional como um dos principais problemas contemporâneos. Diante desse cenário, urge a necessidade de efetivação da Política Nacional de Habitação (PNH). Acerca da PNH, julgue o próximo item.
Um dos princípios da PNH é tratar a questão habitacional como uma política de governo, pois considera que o Poder Público é agente indispensável na regulação urbana e do mercado imobiliário, na provisão da moradia e na regularização de assentamentos precários.
As resoluções do Conselho Federal de Serviço Social (CFESS) são instrumentos que orientam e normatizam o exercício profissional dos assistentes sociais. Sendo assim, no que se refere às Resoluções n.º 489/2006, que estabelece normas, vedando condutas discriminatórias ou preconceituosas por orientação e expressão sexual por pessoas do mesmo sexo no exercício profissional do assistente social, n.º 556/2009 (Procedimentos para efeito da Lacração do Material Técnico e do Material Técnico‐Sigiloso do Serviço Social) e n.º 533/2008, que regulamenta a supervisão direta de estágio no serviço social, julgue o item seguinte.
Caso ocorra a extinção do serviço social da instituição, o profissional responsável por aquele serviço poderá incinerar o material técnico‐sigiloso e proceder à imediata comunicação ao CRESS.
As resoluções do Conselho Federal de Serviço Social (CFESS) são instrumentos que orientam e normatizam o exercício profissional dos assistentes sociais. Sendo assim, no que se refere às Resoluções n.º 489/2006, que estabelece normas, vedando condutas discriminatórias ou preconceituosas por orientação e expressão sexual por pessoas do mesmo sexo no exercício profissional do assistente social, n.º 556/2009 (Procedimentos para efeito da Lacração do Material Técnico e do Material Técnico‐Sigiloso do Serviço Social) e n.º 533/2008, que regulamenta a supervisão direta de estágio no serviço social, julgue o item seguinte.
A Resolução n.º 533/2008, que trata da supervisão direta de estágio, estabelece que o número de estagiários a serem supervisionados pelo assistente social deve levar em conta a carga horária do supervisor de campo e a complexidade do exercício profissional, sendo que o limite máximo não deverá exceder um estagiário para cada dez horas semanais de trabalho.
Guerra, Santos e Mioto, ao refletirem sobre a prática profissional, afirmam que o exercício profissional se configura por meio da articulação das dimensões teórico‐metodológica, ético‐política e técnico‐operativa. Com relação à dimensão técnico‐operativa, julgue o item subsequente.
A dimensão técnico‐operativa é a dimensão mais próxima da prática profissional e espelha o modo como a profissão é conhecida e reconhecida, constituindo o modo de aparecer da profissão.
A respeito do Manual de Instrução do Trabalho Social em Programas e Ações do Ministério das Cidades, julgue o item seguinte.
Os eixos que orientam o trabalho social são: mobilização, organização e fortalecimento social; acompanhamento e gestão social da intervenção; sustentabilidade e recursos renováveis; e desenvolvimento socioeconômico.
A respeito do Manual de Instrução do Trabalho Social em Programas e Ações do Ministério das Cidades, julgue o item seguinte.
A participação da equipe social deve ocorrer nas fases de execução, monitoramento e avaliação da intervenção. A equipe técnica deverá ser multidisciplinar, constituída por profissionais com experiência em atendimento de famílias de baixa renda e em políticas sociais.
Acerca da Lei de Regulamentação da Profissão de Assistente Social, julgue o item subsequente.
Compete ao CFESS prestar assessoria técnico‐consultiva aos organismos públicos ou privados em matéria de serviço social.