El fragmento a continuación pertenece a uno de los textos de referencia del programa.
“Cabe introduzir aqui uma última e importante reflexão, tomada de Orlandi (1987), a respeito do papel do livro/material didático, do qual se deve manter distância. O material didático, que é visto por ela como um elemento de mediação, sofre, como toda mediação, um processo de apagamento [...] e passa
de instrumento a objeto. Enquanto objeto, o material didático anula sua condição de mediador. O que interessa, então, é saber usar o material didático para algo. Como objeto, ele se dá a si mesmo, e o que interessa é saber o material didático. A reflexão é substituída pelo automatismo porque, na realidade,
saber o material didático é saber manipular. (ORLANDI, 1987:22)”
(BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Orientações Curriculares Nacionais para o Ensino Médio: linguagens, códigos e suas tecnologias. Brasília: MEC/SEB, 2006. p 155.)
A continuación se presentan algunas afirmaciones sobre el fragmento leído.
I. El alumno puede entender que el manual es el único material disponible de acceso a la lengua/cultura objeto de la enseñanza.
II. Se debe mantener distancia del manual porque éste intermedia el acceso directo a la lengua/cultura objeto de la enseñanza.
III. Las ausencias en el manual se pueden interpretar como elementos inexistentes en la lengua/cultura objeto de la enseñanza.
Señale
A respeito do assunto Currículo e Diversidade, trabalhado
pelo MEC, classifi que os itens em Verdadeiro (V) ou Falso
(F) e assinale a opção correta.
( ) Certos saberes que não encontram um lugar defi nido
nos currículos oficiais podem ser compreendidos como
uma ausência ativa e, muitas vezes, intencionalmente
produzida.
( ) Há, na educação brasileira, uma monocultura do
saber, que privilegia o saber científi co (transposto
didaticamente como conteúdo escolar) como único e
legítimo.
( ) Os movimentos sociais, conquanto sujeitos políticos,
podem ser vistos como produtores de saber. Este
tem sido considerado enquanto tal pelo campo
educacional.
( ) A inserção da diversidade nos currículos implica
compreender as causas políticas, econômicas e
sociais de fenômenos como etnocentrismo, racismo,
sexismo, homofobia e xenofobia.
( ) Há diversos conhecimentos produzidos pela
humanidade que ainda estão ausentes nos currículos
e na formação dos professores.
O Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos expedidos por Instituições de Educação Superior Estrangeiras (Revalida) foi instituído por meio da Portaria Interministerial MS/MEC nº 278, de 17/03/2011. A última edição do Revalida foi implementada pelo(s) seguinte(s) órgão(s):
O Ministério da Educação publicou em 1997 os Parâmetros
Curriculares Nacionais para o ensino fundamental. Ao lado
das áreas ministradas no primeiro segmento, o MEC afirma
nesse documento a importância de a escola abordar questões
sociais relevantes, tais como ética, saúde, meio ambiente,
orientação sexual e pluralidade cultural, incorporando-as ao
currículo como temas transversais. Para desenvolver os temas
transversais, as escolas devem:
O conceito de qualidade da educação está condicionado ao contexto sociocultural em que se insere a escola, não havendo um padrão, sobretudo, em um país tão diverso quanto o Brasil. Nessa perspectiva, qualidade é um conceito dinâmico em constante processo de construção e ressignifi cação. Coordenadas pela Ação Educativa, Unicef, Pnud, Inep e MEC, equipes técnicas elaboraram Indicadores da Qualidade na Educação, para auxiliar o processo de avaliação e melhoria da qualidade na escola:
1.Ambiente educativo.
2.Prática pedagógica e avaliação.
3.Ensino e aprendizagem da leitura e da escrita.
4.Gestão escolar democrática.
5.Formação e condições de trabalho dos profissionais da escola.
( ) Ações articuladas que favorecem a alfabetização inicial e ampliação da capacidade de leitura e escrita.
( ) Ações planejadas e refletidas da atuação dos docentes com vistas a promoção da aprendizagem.
( ) Compartilhamento de decisões e informações, envolvendo todos os atores envolvidos no processo educativo da escola.
( ) Ações que garantem a socialização e a convivência, desenvolvem e fortalecem a noção de cidadania e de igualdade entre todos.
( ) Ações que possibilitem a formação continuada dos profissionais da educação, assim como, as condições de trabalho necessárias para o bom desenvolvimento das atividades.
Associe os Indicadores da Qualidade na Educação aos conceitos que melhor representam as dimensões avaliadas na escola e a seguir, assinale a sequência correta:
Os conhecimentos de fisiologia são aqueles básicos
para compreender as alterações que ocorrem durante as
atividades físicas (frequência cardíaca, queima de calorias,
perda de água e sais minerais) e aquelas que ocorrem
em longo prazo (melhora da condição cardiorrespiratória,
aumento da massa muscular, da força e da flexibilidade
e diminuição de tecido adiposo). A bioquímica abordará
conteúdos que subsidiam a fisiologia: alguns processos
metabólicos de produção de energia, eliminação e
reposição de nutrientes básicos. Os conhecimentos de
biomecânica são relacionados à anatomia e contemplam,
principalmente, a adequação dos hábitos posturais, como,
por exemplo, levantar um peso e equilibrar objetos.
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Educação Física. Brasília: MEC/SEF, 1997.
Em um exercício físico, são exemplos da abordagem
fisiológica, bioquímica e biomecânica, respectivamente,
No Brasil, a avaliação global do sistema educacional é feita pelo MEC - Ministério da Educação, por meio do INEP -Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, com os seguintes instrumentos de ação:
O MEC- Ministério da Educação apresenta como referência nacional de qualidade para a educação, na etapa básica, uma proposta flexível que configura um modelo curricular heterogêneo e democrático para atender à diversidade do país, a realidade das escolas e a autonomia político executiva dos Estados e Municípios. Designa-se como um modelo sugestivo de ações pedagógicas, de conteúdos e de atividades, onde o aluno é o centro do processo educativo, sendo composto por:
No final do primeiro semestre de 1997, o MEC divulgou umdocumento denominado (proposta inicial dos procedimentos a serem seguidos):
Assinale a alternativa que apresenta o conjunto de abordagens metodológicas de integração, sugeridas pelas orientações curriculares do MEC, para os currículos dos cursos de educação de jovens e adultos integrada à educação profissional.
Na mensuração de altura e peso de um adulto na balança mecânica, um dos procedimentos recomendado é
Analisando aspectos sócio-históricos da Educação Física no ensino noturno, na final da década de 90 (segundo o MEC) o ensino noturno era responsável por quase 60% do total de matrículas, e desde então, apresentou tendências a ser predominante em todas as regiões do País. Sobre a Educação Física no ensino noturno, é correto afirmar que:
As diretrizes do governo para a educação por meio de seu Ministério de Educação – MEC assume o projeto de responsabilidade sobre a educação escolar diante da sociedade. Portanto, cabe a este planejar, acompanhar e avaliar os resultados na escola, podendo-se dizer que a educação escolar, quando instituída, assume a forma de educação denominada:
Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), conforme o
Ministério da Educação (MEC), constituem um referencial
de qualidade para a educação no Ensino Fundamental e
no Ensino Médio em todo o País, tendo por função orientar
e garantir a coerência dos investimentos.
Dessa forma, os PCN
Conforme definição nos documentos do MEC/SEESP, as adaptações de acesso ao currículo são definidas como: