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Folha de respostas:

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El fragmento a continuación pertenece a uno de los textos de referencia del programa.

Cabe introduzir aqui uma última e importante reflexão, tomada de Orlandi (1987), a respeito do papel do livro/material didático, do qual se deve manter distância. O material didático, que é visto por ela como um elemento de mediação, sofre, como toda mediação, um processo de apagamento [...] e passa de instrumento a objeto. Enquanto objeto, o material didático anula sua condição de mediador. O que interessa, então, é saber usar o material didático para algo. Como objeto, ele se dá a si mesmo, e o que interessa é saber o material didático. A reflexão é substituída pelo automatismo porque, na realidade, saber o material didático é saber manipular. (ORLANDI, 1987:22)”
(BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Orientações Curriculares Nacionais para o Ensino Médio: linguagens, códigos e suas tecnologias. Brasília: MEC/SEB, 2006. p 155.)

A continuación se presentan algunas afirmaciones sobre el fragmento leído.
I. El alumno puede entender que el manual es el único material disponible de acceso a la lengua/cultura objeto de la enseñanza.
II. Se debe mantener distancia del manual porque éste intermedia el acceso directo a la lengua/cultura objeto de la enseñanza.
III. Las ausencias en el manual se pueden interpretar como elementos inexistentes en la lengua/cultura objeto de la enseñanza.

Señale

A respeito do assunto Currículo e Diversidade, trabalhado pelo MEC, classifi que os itens em Verdadeiro (V) ou Falso (F) e assinale a opção correta.

( ) Certos saberes que não encontram um lugar defi nido nos currículos oficiais podem ser compreendidos como uma ausência ativa e, muitas vezes, intencionalmente produzida.
( ) Há, na educação brasileira, uma monocultura do saber, que privilegia o saber científi co (transposto didaticamente como conteúdo escolar) como único e legítimo.
( ) Os movimentos sociais, conquanto sujeitos políticos, podem ser vistos como produtores de saber. Este tem sido considerado enquanto tal pelo campo educacional.
( ) A inserção da diversidade nos currículos implica compreender as causas políticas, econômicas e sociais de fenômenos como etnocentrismo, racismo, sexismo, homofobia e xenofobia.
( ) Há diversos conhecimentos produzidos pela humanidade que ainda estão ausentes nos currículos e na formação dos professores.

O Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos expedidos por Instituições de Educação Superior Estrangeiras (Revalida) foi instituído por meio da Portaria Interministerial MS/MEC nº 278, de 17/03/2011. A última edição do Revalida foi implementada pelo(s) seguinte(s) órgão(s):

O Ministério da Educação publicou em 1997 os Parâmetros

Curriculares Nacionais para o ensino fundamental. Ao lado

das áreas ministradas no primeiro segmento, o MEC afirma

nesse documento a importância de a escola abordar questões

sociais relevantes, tais como ética, saúde, meio ambiente,

orientação sexual e pluralidade cultural, incorporando-as ao

currículo como temas transversais. Para desenvolver os temas

transversais, as escolas devem:

O conceito de qualidade da educação está condicionado ao contexto sociocultural em que se insere a escola, não havendo um padrão, sobretudo, em um país tão diverso quanto o Brasil. Nessa perspectiva, qualidade é um conceito dinâmico em constante processo de construção e ressignifi cação. Coordenadas pela Ação Educativa, Unicef, Pnud, Inep e MEC, equipes técnicas elaboraram Indicadores da Qualidade na Educação, para auxiliar o processo de avaliação e melhoria da qualidade na escola:

 

1.Ambiente educativo.

2.Prática pedagógica e avaliação.

3.Ensino e aprendizagem da leitura e da escrita.

4.Gestão escolar democrática.

5.Formação e condições de trabalho dos profissionais da escola. 

 

( ) Ações articuladas que favorecem a alfabetização inicial e ampliação da capacidade de leitura e escrita.

( ) Ações planejadas e refletidas da atuação dos docentes com vistas a promoção da aprendizagem.

( ) Compartilhamento de decisões e informações, envolvendo todos os atores envolvidos no processo educativo da escola.

( ) Ações que garantem a socialização e a convivência, desenvolvem e fortalecem a noção de cidadania e de igualdade entre todos.

( ) Ações que possibilitem a formação continuada dos profissionais da educação, assim como, as condições de trabalho necessárias para o bom desenvolvimento das atividades.

Associe os Indicadores da Qualidade na Educação aos conceitos que melhor representam as dimensões avaliadas na escola e a seguir, assinale a sequência correta:

Os conhecimentos de fisiologia são aqueles básicos

para compreender as alterações que ocorrem durante as

atividades físicas (frequência cardíaca, queima de calorias,

perda de água e sais minerais) e aquelas que ocorrem

em longo prazo (melhora da condição cardiorrespiratória,

aumento da massa muscular, da força e da flexibilidade

e diminuição de tecido adiposo). A bioquímica abordará

conteúdos que subsidiam a fisiologia: alguns processos

metabólicos de produção de energia, eliminação e

reposição de nutrientes básicos. Os conhecimentos de

biomecânica são relacionados à anatomia e contemplam,

principalmente, a adequação dos hábitos posturais, como,

por exemplo, levantar um peso e equilibrar objetos.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Educação Física. Brasília: MEC/SEF, 1997.

Em um exercício físico, são exemplos da abordagem

fisiológica, bioquímica e biomecânica, respectivamente,

No Brasil, a avaliação global do sistema educacional é feita pelo MEC - Ministério da Educação, por meio do INEP -Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, com os seguintes instrumentos de ação:

O MEC- Ministério da Educação apresenta como referência nacional de qualidade para a educação, na etapa básica, uma proposta flexível que configura um modelo curricular heterogêneo e democrático para atender à diversidade do país, a realidade das escolas e a autonomia político executiva dos Estados e Municípios. Designa-se como um modelo sugestivo de ações pedagógicas, de conteúdos e de atividades, onde o aluno é o centro do processo educativo, sendo composto por:

No final do primeiro semestre de 1997, o MEC divulgou umdocumento denominado (proposta inicial dos procedimentos a serem seguidos):

Assinale a alternativa que apresenta o conjunto de abordagens metodológicas de integração, sugeridas pelas orientações curriculares do MEC, para os currículos dos cursos de educação de jovens e adultos integrada à educação profissional.

Na mensuração de altura e peso de um adulto na balança mecânica, um dos procedimentos recomendado é

Analisando aspectos sócio-históricos da Educação Física no ensino noturno, na final da década de 90 (segundo o MEC) o ensino noturno era responsável por quase 60% do total de matrículas, e desde então, apresentou tendências a ser predominante em todas as regiões do País. Sobre a Educação Física no ensino noturno, é correto afirmar que:

As diretrizes do governo para a educação por meio de seu Ministério de Educação – MEC assume o projeto de responsabilidade sobre a educação escolar diante da sociedade. Portanto, cabe a este planejar, acompanhar e avaliar os resultados na escola, podendo-se dizer que a educação escolar, quando instituída, assume a forma de educação denominada:

Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), conforme o

Ministério da Educação (MEC), constituem um referencial

de qualidade para a educação no Ensino Fundamental e

no Ensino Médio em todo o País, tendo por função orientar

e garantir a coerência dos investimentos.

Dessa forma, os PCN

Conforme definição nos documentos do MEC/SEESP, as adaptações de acesso ao currículo são definidas como:

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