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“Em ______, a Coordenação Geral de Educação Infantil do MEC estabeleceu, com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), convênio de cooperação técnica para a articulação de um processo nacional de estudos e debates sobre o currículo da Educação Infantil. Disso resultou uma série de documentos, dentre eles “Práticas cotidianas na Educação Infantil: bases para a reflexão sobre as orientações curriculares" [...]". (Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil). O ano em que ocorreu o convênio que trata o documento foi:

Os itens de Tecnologia Assistiva concedidos pelo MEC – SEESP nos kits de recursos para alunos com baixa visão e alunos cegos do ensino fundamental de escolas públicas são:

Analise o texto abaixo:

Segundo a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (MEC/2008) os sistemas de ensino devem organizar as condições de acesso aos espaços, aos..................................................... e à comunicação que favoreçam a promoção da aprendizagem e a valorização das ......................................................... , de forma a atender às

necessidades educacionais de todos os estudantes.

Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas do texto.

Os conteúdos ensinados em ciências naturais requerem uma aprendizagem por meio da investigação e da pesquisa para a formação de novos conhecimentos. É preciso oferecer um ensino mais dinâmico e interativo, em que as atividades desenvolvidas resultam em explicações científicas. De acordo com os PCN de Ciências Naturais, classifique V para verdadeiras e F para as falsas:

( )Os seres humanos necessitam do conhecimento em ciências naturais para construção de posturas e valores com relação à preservação do meio ambiente.

( )Para o desenvolvimento de importantes valores, é relevante trabalhar com alunos o respeito à cultura e à diversidade.

( )Os conteúdos de ciências abordados em sala estão relacionados ao ambiente, à saúde e as relações que estabelecemos com eles.

( )Devemos reforçar com os alunos a ideia de que o ser humano é “dono do planeta Terra", e que somente nós podemos realizar mudanças.

FONTE: BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental.

Parâmetros Curriculares Nacionais: Ciências Naturais. Brasília: MEC/SEF,1998.

Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

“Os campos do conhecimento científico — Astronomia, Biologia, Física, Geociências e Química — têm por referência as teorias vigentes, que se apresentam como conjuntos de proposições e metodologias altamente estruturados e formalizados, muito distantes, portanto, do aluno em formação. Não se pode pretender que a estrutura das teorias científicas, em sua complexidade, seja a mesma que organiza o ensino e a aprendizagem de Ciências Naturais no ensino fundamental." (Brasil. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: ciências naturais / Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília: MEC/SEF, 1997.)

Lido esse trecho é correto concluir que poderá ser suposta uma diferenciação quanto ao método científico e a metodologia do ensino de Ciências, pois:

A professora Ivonete costuma planejar e organizar saraus literários nos quais as crianças escolhem textos (histórias, poesias, parlendas) para contar ou recitar no dia do encontro. De acordo com os documentos do Ministério de Educação (MEC), a professora está:

As Áreas de Preservação Permanente têm a função de preservar locais frágeis, como beiras de rios, topos de morros e encostas, que não podem ser desmatados para não causar erosões e deslizamentos, além de proteger nascentes, fauna, flora e biodiversidade, entre outros.

Fonte: http://www.brasil.gov.br/meio-ambiente/2012/11/entenda-as-principais-regras-do-codigo-florestal, acessado em: 20/03/17.

Tal recomendação ainda é válida para áreas de ocupação urbana com encostas e barrancos, comuns a muitas cidades brasileiras. Durante as chuvas, tem-se um aumento do risco de deslizamento nessas áreas, quando elas não recebem tratamentos de prevenção de acidentes adequados. Utilizando os conhecimentos básicos acerca da Mecânica, dos Fenômenos Térmicos e dos Fenômenos Climáticos relacionados ao Ciclo da Água, é CORRETO afirmar que

A Lei nº 13.146 (MEC/2015) considera adaptações, modificações e ajustes necessários e apropriados que não acarretem encargos desproporcionais, a fim de garantir que a pessoa com deficiência possa exercer, em igualdade de condições e oportunidades com as demais pessoas, como:

O Sistema de Avaliação da Educação Básica de Pernambuco (SAEPE) foi realizado pela primeira vez em 2000, repetido no ano de 2005 adotando a partir desse mesmo ano, o método de “resposta ao item" e a escala do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB – Inep/MEC) que permitiu que as notas de desempenho das escolas e Gerências Regionais de Educação (GREs) fossem comparáveis entre si e ao longo do tempo. No ano de 2008 o SAEPE passou a ser realizado anualmente. Quanto aos objetivos do SAEPE, assinale a alternativa INCORRETA:

O Ministério da Educação – MEC –, comprometido com a construção e a disponibilização de referências para que a professora da educação infantil seja autora de uma prática pedagógica que respeite a criança e o seu direito de frequentar creches e pré- escolas de qualidade, elegeu como temas a serem problematizados, a partir da Revisão das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (Parecer CNE/CEB 20/2009 e Resolução CNE/CEB Nº05/2009 ), a leitura, a escrita e as práticas pedagógicas destinadas a crianças de zero a seis anos. Este texto foi elaborado a partir de alguns encontros com especialistas da área educacional, e esperam-se que sua discussão incorpore, a partir de sua publicação no sítio virtual do Ministério, mais contribuições, sobretudo dos profissionais que atuam na educação básica.
Neste texto, a concepção que se pretende afirmar como referência para o trabalho com a linguagem escrita na educação infantil se baseia nos seguintes pressupostos:
- A educação infantil tem uma identidade própria, constituída a partir das características dos sujeitos aos quais ela se destina ? as crianças e sua forma de se relacionar com o mundo e de construir sentido para o que experimentam.
II- O trabalho com a linguagem escrita deve respeitar a criança como produtora de cultura. O termo linguagem escrita refere-se, neste texto, às produções que se realizam por meio da escrita e aos resultados do uso social que se faz desse objeto do conhecimento.
III- A brincadeira, forma privilegiada de a criança se manifestar e produzir cultura, são o elemento central para a constituição da ação educacional e deve ser entendida como fonte de conhecimento sobre a criança e sobre seu processo de apropriação e de produção de cultura. Entendendo a criança como um sujeito de direitos, a creche e a pré-escola devem ser espaços de garantia do direito à brincadeira.
De acordo com o apresentado acima assinale:

Analise as proposições e coloque V para verdadeira e F para falsa, em relação às políticas de Educação do Campo.

( ) As lutas dos trabalhadores rurais por política de educação foram iniciadas com o PRONERA.

( ) As ações de Educação do Campo realizadas pelo PRONERA chegavam aos Estados e Municípios, basicamente através de convênios e parcerias envolvendo Secretarias de Educação, universidades públicas e comunitárias e movimentos sociais.

( ) Após a instituição da SECADI, os Estados e Municípios passaram a ser envolvidos em ações de Educação do Campo pela mesma dinâmica que compõe o modo de produção de política educacional realizado pelo MEC, demarcada na estrutura e funcionamento do “sistema" educacional e orientada pelo disposto na Lei 9394 de 1996.

( ) A operacionalização da política de Educação do Campo vem se configurando em uma tarefa de fácil realização vez que o Brasil se constitui em uma nação de natureza agrária. Tal característica facilita o processo por contarmos com questões estruturais já existentes, tais como as de natureza técnica, política e teórica.

Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA:

No documento: Atendimento Educacional Especializado – Deficiência Visual, publicado pelo MEC é conceituado os recursos em: óptico e não óptico. Assinale a alternativa que contenha um recurso óptico.

O MEC dentre várias ações desenvolveu um sistema de informação digital acessível, no qual os livros podem ser acessados através de áudios, caracteres ampliados e outras funcionalidades pela estrutura do livro. O nome do sistema é conhecido por: Assinale a alternativa CORRETA.

A Prova Brasil é uma avaliação para diagnóstico, em larga escala, desenvolvidas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (lnep/MEC) que tem como objetivo:

O documento Saberes e Práticas da Inclusão (BRASIL, 2004) elaborado pelo MEC, através da Secretaria de Educação Especial, reúne importantes fascículos sobre o Atendimento Educacional Especializado para a pessoa com deficiência. No que diz respeito ao autismo, algumas características poderão ser perceptível pelo professor, entre elas, se destacam: I. Ausência de linguagem verbal, ou linguagem verbal pobre. II. Hiperatividade, ou seja, constante agitação e movimento (ocorre em um grande número de crianças) ou extrema passividade (ocorre em um menor número de criança). III. Contato visual deficiente, ou seja, a criança raramente olha nos olhos, do professor, dos pais ou de outras crianças. IV. Ausência de interesse por materiais ou atividades de sala de aula. As afirmativas corretas são:

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