Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 473 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 11
    • Certo
    • Errado
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

Leia o texto a seguir para responder a esta questão. O artigo objetiva contribuir para as análises referentes ao Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC) proposto pelo MEC em 2011 e pertencente à Política de Educação Profissional Técnica de nível médio. (I ) Problematiza um dos pressupostos do Programa: o de que a qualificação pretendida implica na melhoria da qualidade do Ensino Médio Público. (II OOOOOOOOOOOOOOOO) Apresenta, como bases de análise, o contexto do Decreto nº 5154/04, a atualização das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional e as do Ensino Médio e referencial teórico baseado nos conceitos de Estado ampliado e de capitalismo dependente. (III ) O PRONATEC ao priorizar a qualificação profissional concomitante ao Ensino Médio Público, mediante parcerias público/privado fragmenta os insuficientes recursos públicos, e promove a descontinuidade em relação à concepção progressista de integração entre Ensino Médio e Educação Profissional. (IV ) Paraliza o processo de travessia para a escola unitária e não enfrenta a problemática complexa da qualidade na escola pública.
(Fragmento adaptado) Disponível em: <
www.ucs.br/etc/conferencias/index.php/anpedsul/9anpedsul/paper/view/1713/141>. Acesso em: 02 maio 2016
O fragmento em é o resumo de um artigo científico. Considerando que, nesse gênero, o uso da língua padrão é necessário, verifica-se que, nos trechos em destaque no próprio texto, houve observância desse uso no trecho:

Leia o texto a seguir para responder a esta questão.
O artigo objetiva contribuir para as análises referentes ao Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC) proposto pelo MEC em 2011 e pertencente à Política de Educação Profissional Técnica de nível médio. (I ) Problematiza um dos pressupostos do Programa: o de que a qualificação pretendida implica na melhoria da qualidade do Ensino Médio Público. (II ) Apresenta, como bases de análise, o contexto do Decreto nº 5154/04, a atualização das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional e as do Ensino Médio e referencial teórico baseado nos conceitos de Estado ampliado e de capitalismo dependente. (III ) O PRONATEC ao priorizar a qualificação profissional concomitante ao Ensino Médio Público, mediante parcerias público/privado fragmenta os insuficientes recursos públicos, e promove a descontinuidade em relação à concepção progressista de integração entre Ensino Médio e Educação Profissional. (IV ) Paraliza o processo de travessia para a escola unitária e não enfrenta a problemática complexa da qualidade na escola pública.
(Fragmento adaptado) Disponível em: < www.ucs.br/etc/conferencias/index.php/anpedsul/9anpedsul/paper/view/1713/141>. Acesso em: 02 maio 2016
O fragmento em é o resumo de um artigo científico. Considerando que, nesse gênero, o uso da língua padrão é necessário, verifica-se que, nos trechos em destaque no próprio texto, houve observância desse uso no trecho:

Texto II

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E

TECNOLOGIA DO ARAGUAIA

REITORIA

GABINETE DO REITOR

Ofício n.º 280/2016 – GAB/REITORIA/IFA

Palmas, 4 de julho de 2016.

A Sua Excelência o Senhor

Ministro Carlos Henrique Sousa e Silva

Ministério da Educação

Esplanada dos Ministérios, Bl. L – 8º andar

70.047-900 – Brasília – DF

Assunto: Distribuição de códigos de vaga e

liberação de recursos

Senhor Ministro,

1.Solicitamos a Vossa Excelência a distribuição

de códigos de vaga para o Instituto Federal do

Araguaia – IFA –, os quais serão destinados ao

preenchimento dos cargos de Técnico

Administrativo em Educação.

2.Solicitamos também que viabilizeis a

liberação de recursos, por meio de Termo de

Execução Descentralizada, com vistas à

estruturação e à expansão das unidades do IFA.

3.Na oportunidade, informamos que, para

atender a sua demanda registrada no Ofício n.º

235/2016-MEC, iniciamos estudos e análise quanto

à viabilidade de implantação de novos campi do

IFA.

Respeitosamente,

Neusa Maldonado

Reitora do Instituto Federal do Araguaia

Com base no texto II, assinale a alternativa correta

quanto aos preceitos que regem a produção da

redação oficial.

Sobre o Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec),

sistema informatizado do MEC, é INCORRETO afirmar que

Analise as afirmações a seguir: “As modalidades esportivas coletivas (MEC ) demandam, predominantemente, formas ativas de ensino, aprendizagem e treinamento (EAT)
PORQUE
Esse conjunto de modalidades no que se refere às suas ações técnicas tem como característica a presença de habilidades fechadas.”
A esse respeito, pode-se concluir que as(a )

Assinale a alternativa que apresenta o nome dado a remoção ou redução do número de bactérias na pele, por meio de limpeza mecânica (escova com sabão), ou por aplicação de preparado químico, de modo a reduzir os riscos de natureza biológica.

Pequeno no porte, magro e sóbrio de músculos; taciturno e desajeitado em descanso, intrépido e vibrátil quando solicitado para a ação, e o vaqueiro

do Nordeste um tipo característico do meio em que habita. Povoa o Sertão nordestino, pene plano de rochas cristalinas, terra atormentada ora pelas

secas causticantes, ora pelas chuvas torrenciais. Porco-do-mato, ema, tapir, suçuarana, eis algumas espécies de sua fauna bravia. E é neste cenário

que nasce, se agita e morre o vaqueiro nordestino — o mais bravio dos filhos do Sertão.

O seu tipo étnico provem do contato do branco colonizador

com o gentio, durante a penetração do gado nos sertões do Nordeste.

Por razoes econômicas e históricas adaptou-se a atividade criatória.

LAU, P. Tipos e aspectos do Brasil. São Paulo: Inep/MEC/Revista dos Tribunais, 1960.

O contexto natural imediato do típico vaqueiro mencionado e caracterizado pelo domínio da vegetação

Dentre as áreas de atuação da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (MEC/2008), destacam-se as ações voltadas para processo educacional dos alunos surdos. Tais ações correspondem

Em 2008, o MEC, por meio da Secretaria de Educação Especial, lançou a nova política nacional de educação especial. Nesta política, foi corroborada a educação bilíngue para surdos. Analise as proposições e, a seguir, assinale a alternativa que contém apenas proposições contidas na redação desta política: I.O atendimento educacional especializado para alunos surdos é ofertado tanto na modalidade oral e escrita, quanto na Língua de Sinais. II.Devido à diferença linguística, orienta-se que o aluno surdo esteja com outros surdos em turmas comuns na escola regular. III.Para o ingresso dos alunos surdos nas escolas comuns, a educação bilíngue – Língua Portuguesa/Libras desenvolve o ensino escolar na Língua Portuguesa e na Língua de Sinais, o ensino da Língua Portuguesa como segunda língua na modalidade escrita para alunos surdos, os serviços de tradutor/intérprete de Libras e Língua Portuguesa e o ensino de Libras para os demais alunos da escola. IV.Devido à diferença linguística, orienta-se que o aluno surdo seja sempre único em turmas comuns na escola regular.

Os sistemas de ensino têm dirigido especial atenção aos

resultados acadêmicos e ao papel central da gestão escolar na

condução do trabalho educativo. Neste sentido, o planejamento

estratégico assume centralidade para o alcance de padrões

educacionais de desempenho.

Neste contexto analise as afirmativas a seguir e a relação

estabelecida entre elas.

A partir de 2006, após a divulgação das primeiras rodadas do

Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), o MEC

optou em utilizar o Plano de Desenvolvimento da Escola (PDE

Escola) como instrumento para melhorar a performance das

instituições escolares que obtiveram desempenho crítico em

relação à média nacional. Neste sentido, podemos afirmar que o

PDE Escola é um modelo de planejamento estratégico.



PORQUE

O PDE Escola é uma ferramenta gerencial, que apoia do

desenvolvimento de um diagnóstico situacional com a finalidade

de auxiliar a escola a definir suas prioridades, a converter as

prioridades em metas educacionais, a decidir o que fazer para

alcançar às metas de aprendizagem em um determinado prazo

com custos definidos, a medir se os resultados foram atingidos e

avaliar o próprio desempenho.

A respeito destas afirmativas assinale a opção correta.

Acerca dos princípios gerais que norteiam o direito penal, das teorias do crime e dos institutos da Parte Geral do Código Penal brasileiro, julgue os itens a seguir.

A teoria finalista adota o conceito clássico de ação, entendida como mero impulso mecânico, dissociado de qualquer conteúdo da vontade.

Provas: ESAF - 2013 - MF - Pedagogo
Disciplina:

Pedagogia

- Assuntos: EAD

Analise as assertivas a seguir sobre Educação a Distância.

I. A TV Escola é um canal de televisão do MEC que capacita, aperfeiçoa e atualiza educadores da rede pública, confi gurando–se modalidade de educação a distância.
II. O programa Universidade Aberta do Brasil busca ampliar e interiorizar a oferta de cursos e programas de educação superior, por meio da educação a distância.
III. O Programa Banda Larga nas Escolas (PBLE) visa conectar escolas públicas e privadas à internet, por meio de tecnologias que propiciem qualidade, velocidade e serviços para incrementar o ensino no País.
IV. O MEC mantém um portal para assessorar o professor, o Banco Internacional de Objetos Educacionais, no qual são disponibilizados recursos educacionais gratuitos em diversas mídias e idiomas.

Estão corretos apenas os itens:

Algumas obras de Monteiro Lobato foram alvo de uma polêmica judicial, envolvendo o Instituto de Advocacia Racial e Ambiental (lara) e o Ministério da Educação (MEC). Esse episódio não foi um fato isolado, pois a obra de Monteiro Lobato tem sido censurada ao longo do tempo, como demonstram os depoimentos a seguir.


I. Peter Pan. A história do menino que não queria crescer, contada por Dona Benta (1937), "transmite às crianças uma opinião errada do governo brasileiro e dá a impressão de que o Brasil é um país inferior à Inglaterra". O romancista age "insidiosamente" ao explicar o motivo da desigualdade, descrevendo como a arrecadação de impostos era efetuada no
país. (Adaptado do parecer do Procurador Público do Estado de São Paulo, 1941, proibindo a distribuição da obra Peter Pan).


II. "(...) transportando idéias disfarçadas em boneca, e sabugo de milho, e estrelinhas, e insetos, e Pedrinhos e Narizinhos - vai bombardeando além: as resistências do futuro. Nesse 'pessoalzinho' que, dizendo-se habitar no 'chamado mundo de mentira', vai emigrando de verdade para tantas inteligências; pixando a inocência das crianças". (BRAslL, Padre Sales. A literatura infantil de Monteiro Lobato ou comunismo para crianças. Bahia, 1957).


Ill. "A crítica realizada pelo requerente foca de maneira mais específica a personagem feminina e negra Tia Anastácia e as referências aos personagens animais tais como urubu, macaco e feras africanas. Estes fazem menção revestida de estereotipia ao negro e ao universo africano, que se repete em vários trechos do livro analisado". (Trecho do parecer da relatora Nilma Lino Gomes, 2010, sobre o livro Caçadas de Pedrinho de M. Lobato).


Nos trechos selecionados,a obra de Monteiro Lobato é acusada de ser, respectivamente,

“Nas várias áreas do currículo escolar existem, implícita ou explicitamente, ensinamentos a respeito dos temas transversais (...). Por outro lado, sua complexidade faz com que nenhuma das áreas, isoladamente, seja suficiente para explicá–los; ao contrário, a problemática dos temas transversais atravessa os diferentes campos do conhecimento.”
(BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos: apresentação dos temas transversais. Brasília: MEC/SEF, 1998, p. 26 inhttp://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/ttransversais.pdf.)
Com relação ao ensino a partir de temas transversais ou geradores, analise as afirmativas a seguir, de acordo com a perspectiva dos PCN’s e das novas discussões teórico– metodológicas e didáticas da História.
I. As questões dos temas transversais devem ser integradas às áreas convencionais do currículo escolar, de tal forma que produzam adaptações nas orientações didáticas de cada área e que assegurem um trabalho pedagógico voltado à educação de valores em todas as áreas.
II. A questão ambiental é um exemplo de tema que, embora não seja habitualmente incluído nos conteúdos das aulas de História, só pode ser plenamente compreendido por meio da articulação de conhecimentos históricos com as contribuições de outras disciplinas escolares.
III. A transversalidade do conjunto de temas escolhidos para integrar o currículo escolar deve resultar na criação de áreas didaticamente autônomas e estruturadas em torno de atividades comuns às várias disciplinas, de modo que incentive e promova a polivalência dos professores de História.
Assinale:

A organização curricular por projetos é valorizada nos documentos publicados pelo MEC que abordam as relações entre tecnologia, currículo e projetos. Com relação aos princípios norteadores dessa prática, assinale   V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa. (   ) Na pedagogia de projetos, o aluno aprende no processo de produzir, levantar dúvidas, pesquisar e criar relações que incentivam novas buscas, descobertas, compreensões e reconstruções de conhecimento. (   ) O papel do professor é o de transmitir informações e sua atuação, na organização curricular por projetos, ocupa o centro do processo.   (   ) O professor deve considerar, para trabalhar com projetos, as possibilidades de desenvolvimento de seus alunos, as dinâmicas sociais do contexto em que atua e as possibilidades de sua mediação pedagógica. As afirmativas são, respectivamente,

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282