Leia o texto a seguir para responder a esta questão.
O artigo objetiva contribuir para as análises referentes ao Programa Nacional de Acesso ao Ensino
Técnico e Emprego (PRONATEC) proposto pelo MEC em 2011 e pertencente à Política de Educação
Profissional Técnica de nível médio. (I ) Problematiza um dos pressupostos do Programa: o de que a
qualificação pretendida implica na melhoria da qualidade do Ensino Médio Público. (II OOOOOOOOOOOOOOOO) Apresenta, como
bases de análise, o contexto do Decreto nº 5154/04, a atualização das Diretrizes Curriculares Nacionais
para a Educação Profissional e as do Ensino Médio e referencial teórico baseado nos conceitos de Estado
ampliado e de capitalismo dependente. (III ) O PRONATEC ao priorizar a qualificação profissional
concomitante ao Ensino Médio Público, mediante parcerias público/privado fragmenta os insuficientes
recursos públicos, e promove a descontinuidade em relação à concepção progressista de integração entre
Ensino Médio e Educação Profissional. (IV ) Paraliza o processo de travessia para a escola unitária e não
enfrenta a problemática complexa da qualidade na escola pública.
(Fragmento adaptado) Disponível em: <
www.ucs.br/etc/conferencias/index.php/anpedsul/9anpedsul/paper/view/1713/141>. Acesso em: 02 maio
2016
O fragmento em é o resumo de um artigo científico. Considerando que, nesse gênero, o uso da
língua padrão é necessário, verifica-se que, nos trechos em destaque no próprio texto, houve observância
desse uso no trecho:
Leia o texto a seguir para responder a esta questão.
O artigo objetiva contribuir para as análises referentes ao Programa Nacional de Acesso ao Ensino
Técnico e Emprego (PRONATEC) proposto pelo MEC em 2011 e pertencente à Política de Educação
Profissional Técnica de nível médio. (I ) Problematiza um dos pressupostos do Programa: o de que a
qualificação pretendida implica na melhoria da qualidade do Ensino Médio Público. (II ) Apresenta, como
bases de análise, o contexto do Decreto nº 5154/04, a atualização das Diretrizes Curriculares Nacionais
para a Educação Profissional e as do Ensino Médio e referencial teórico baseado nos conceitos de Estado
ampliado e de capitalismo dependente. (III ) O PRONATEC ao priorizar a qualificação profissional
concomitante ao Ensino Médio Público, mediante parcerias público/privado fragmenta os insuficientes
recursos públicos, e promove a descontinuidade em relação à concepção progressista de integração entre
Ensino Médio e Educação Profissional. (IV ) Paraliza o processo de travessia para a escola unitária e não
enfrenta a problemática complexa da qualidade na escola pública.
(Fragmento adaptado) Disponível em: <
www.ucs.br/etc/conferencias/index.php/anpedsul/9anpedsul/paper/view/1713/141>. Acesso em: 02 maio
2016
O fragmento em é o resumo de um artigo científico. Considerando que, nesse gênero, o uso da
língua padrão é necessário, verifica-se que, nos trechos em destaque no próprio texto, houve observância
desse uso no trecho:
Texto II
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E
TECNOLOGIA DO ARAGUAIA
REITORIA
GABINETE DO REITOR
Ofício n.º 280/2016 – GAB/REITORIA/IFA
Palmas, 4 de julho de 2016.
A Sua Excelência o Senhor
Ministro Carlos Henrique Sousa e Silva
Ministério da Educação
Esplanada dos Ministérios, Bl. L – 8º andar
70.047-900 – Brasília – DF
Assunto: Distribuição de códigos de vaga e
liberação de recursos
Senhor Ministro,
1.Solicitamos a Vossa Excelência a distribuição
de códigos de vaga para o Instituto Federal do
Araguaia – IFA –, os quais serão destinados ao
preenchimento dos cargos de Técnico
Administrativo em Educação.
2.Solicitamos também que viabilizeis a
liberação de recursos, por meio de Termo de
Execução Descentralizada, com vistas à
estruturação e à expansão das unidades do IFA.
3.Na oportunidade, informamos que, para
atender a sua demanda registrada no Ofício n.º
235/2016-MEC, iniciamos estudos e análise quanto
à viabilidade de implantação de novos campi do
IFA.
Respeitosamente,
Neusa Maldonado
Reitora do Instituto Federal do Araguaia
Com base no texto II, assinale a alternativa correta
quanto aos preceitos que regem a produção da
redação oficial.
Sobre o Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec),
sistema informatizado do MEC, é INCORRETO afirmar que
Analise as afirmações a seguir:
“As modalidades esportivas coletivas (MEC ) demandam, predominantemente, formas ativas de ensino, aprendizagem e
treinamento (EAT)
PORQUE
Esse conjunto de modalidades no que se refere às suas ações técnicas tem como característica a presença de habilidades
fechadas.”
A esse respeito, pode-se concluir que as(a )
Assinale a alternativa que apresenta o nome dado a remoção ou redução do número de bactérias na pele, por meio de limpeza mecânica (escova com sabão), ou por aplicação de preparado químico, de modo a reduzir os riscos de natureza biológica.
Pequeno no porte, magro e sóbrio de músculos; taciturno e desajeitado em descanso, intrépido e vibrátil quando solicitado para a ação, e o vaqueiro
do Nordeste um tipo característico do meio em que habita. Povoa o Sertão nordestino, pene plano de rochas cristalinas, terra atormentada ora pelas
secas causticantes, ora pelas chuvas torrenciais. Porco-do-mato, ema, tapir, suçuarana, eis algumas espécies de sua fauna bravia. E é neste cenário
que nasce, se agita e morre o vaqueiro nordestino — o mais bravio dos filhos do Sertão.
O seu tipo étnico provem do contato do branco colonizador
com o gentio, durante a penetração do gado nos sertões do Nordeste.
Por razoes econômicas e históricas adaptou-se a atividade criatória.
LAU, P. Tipos e aspectos do Brasil. São Paulo: Inep/MEC/Revista dos Tribunais, 1960.
O contexto natural imediato do típico vaqueiro mencionado e caracterizado pelo domínio da vegetação
Dentre as áreas de atuação da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (MEC/2008), destacam-se as ações voltadas para processo educacional dos alunos surdos. Tais ações correspondem
Em 2008, o MEC, por meio da Secretaria de Educação Especial, lançou a nova política nacional de educação especial. Nesta política, foi corroborada a educação bilíngue para surdos. Analise as proposições e, a seguir, assinale a alternativa que contém apenas proposições contidas na redação desta política: I.O atendimento educacional especializado para alunos surdos é ofertado tanto na modalidade oral e escrita, quanto na Língua de Sinais. II.Devido à diferença linguística, orienta-se que o aluno surdo esteja com outros surdos em turmas comuns na escola regular. III.Para o ingresso dos alunos surdos nas escolas comuns, a educação bilíngue – Língua Portuguesa/Libras desenvolve o ensino escolar na Língua Portuguesa e na Língua de Sinais, o ensino da Língua Portuguesa como segunda língua na modalidade escrita para alunos surdos, os serviços de tradutor/intérprete de Libras e Língua Portuguesa e o ensino de Libras para os demais alunos da escola. IV.Devido à diferença linguística, orienta-se que o aluno surdo seja sempre único em turmas comuns na escola regular.
Os sistemas de ensino têm dirigido especial atenção aos
resultados acadêmicos e ao papel central da gestão escolar na
condução do trabalho educativo. Neste sentido, o planejamento
estratégico assume centralidade para o alcance de padrões
educacionais de desempenho.
Neste contexto analise as afirmativas a seguir e a relação
estabelecida entre elas.
A partir de 2006, após a divulgação das primeiras rodadas do
Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), o MEC
optou em utilizar o Plano de Desenvolvimento da Escola (PDE
Escola) como instrumento para melhorar a performance das
instituições escolares que obtiveram desempenho crítico em
relação à média nacional. Neste sentido, podemos afirmar que o
PDE Escola é um modelo de planejamento estratégico.
PORQUE
O PDE Escola é uma ferramenta gerencial, que apoia do
desenvolvimento de um diagnóstico situacional com a finalidade
de auxiliar a escola a definir suas prioridades, a converter as
prioridades em metas educacionais, a decidir o que fazer para
alcançar às metas de aprendizagem em um determinado prazo
com custos definidos, a medir se os resultados foram atingidos e
avaliar o próprio desempenho.
A respeito destas afirmativas assinale a opção correta.
Acerca dos princípios gerais que norteiam o direito penal, das teorias do crime e dos institutos da Parte Geral do Código Penal brasileiro, julgue os itens a seguir.
A teoria finalista adota o conceito clássico de ação, entendida como mero impulso mecânico, dissociado de qualquer conteúdo da vontade.
Analise as assertivas a seguir sobre Educação a Distância.
I. A TV Escola é um canal de televisão do MEC que
capacita, aperfeiçoa e atualiza educadores da rede
pública, confi gurando–se modalidade de educação a
distância.
II. O programa Universidade Aberta do Brasil busca
ampliar e interiorizar a oferta de cursos e programas de
educação superior, por meio da educação a distância.
III. O Programa Banda Larga nas Escolas (PBLE) visa
conectar escolas públicas e privadas à internet,
por meio de tecnologias que propiciem qualidade,
velocidade e serviços para incrementar o ensino no
País.
IV. O MEC mantém um portal para assessorar o professor,
o Banco Internacional de Objetos Educacionais, no
qual são disponibilizados recursos educacionais
gratuitos em diversas mídias e idiomas.
Estão corretos apenas os itens:
Algumas obras de Monteiro Lobato foram alvo de uma polêmica judicial, envolvendo o Instituto de Advocacia Racial e Ambiental (lara) e o Ministério da Educação (MEC). Esse episódio não foi um fato isolado, pois a obra de Monteiro Lobato tem sido censurada ao longo do tempo, como demonstram os depoimentos a seguir.
I. Peter Pan. A história do menino que não queria crescer, contada por Dona Benta (1937), "transmite às crianças uma opinião errada do governo brasileiro e dá a impressão de que o Brasil é um país inferior à Inglaterra". O romancista age "insidiosamente" ao explicar o motivo da desigualdade, descrevendo como a arrecadação de impostos era efetuada no
país. (Adaptado do parecer do Procurador Público do Estado de São Paulo, 1941, proibindo a distribuição da obra Peter Pan).
II. "(...) transportando idéias disfarçadas em boneca, e sabugo de milho, e estrelinhas, e insetos, e Pedrinhos e Narizinhos - vai bombardeando além: as resistências do futuro. Nesse 'pessoalzinho' que, dizendo-se habitar no 'chamado mundo de mentira', vai emigrando de verdade para tantas inteligências; pixando a inocência das crianças". (BRAslL, Padre Sales. A literatura infantil de Monteiro Lobato ou comunismo para crianças. Bahia, 1957).
Ill. "A crítica realizada pelo requerente foca de maneira mais específica a personagem feminina e negra Tia Anastácia e as referências aos personagens animais tais como urubu, macaco e feras africanas. Estes fazem menção revestida de estereotipia ao negro e ao universo africano, que se repete em vários trechos do livro analisado". (Trecho do parecer da relatora Nilma Lino Gomes, 2010, sobre o livro Caçadas de Pedrinho de M. Lobato).
Nos trechos selecionados,a obra de Monteiro Lobato é acusada de ser, respectivamente,
“Nas várias áreas do currículo escolar existem, implícita ou
explicitamente, ensinamentos a respeito dos temas transversais
(...). Por outro lado, sua complexidade faz com que nenhuma
das áreas, isoladamente, seja suficiente para explicá–los; ao
contrário, a problemática dos temas transversais atravessa os
diferentes campos do conhecimento.”
(BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais:
terceiro e quarto ciclos: apresentação dos temas transversais. Brasília: MEC/SEF,
1998, p. 26 inhttp://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/ttransversais.pdf.)
Com relação ao ensino a partir de temas transversais ou
geradores, analise as afirmativas a seguir, de acordo com a
perspectiva dos PCN’s e das novas discussões teórico–
metodológicas e didáticas da História.
I. As questões dos temas transversais devem ser integradas
às áreas convencionais do currículo escolar, de tal forma
que produzam adaptações nas orientações didáticas de
cada área e que assegurem um trabalho pedagógico
voltado à educação de valores em todas as áreas.
II. A questão ambiental é um exemplo de tema que, embora
não seja habitualmente incluído nos conteúdos das aulas de
História, só pode ser plenamente compreendido por meio
da articulação de conhecimentos históricos com as
contribuições de outras disciplinas escolares.
III. A transversalidade do conjunto de temas escolhidos para
integrar o currículo escolar deve resultar na criação de
áreas didaticamente autônomas e estruturadas em torno
de atividades comuns às várias disciplinas, de modo que
incentive e promova a polivalência dos professores de
História.
Assinale:
A organização curricular por projetos é valorizada nos documentos publicados pelo MEC que abordam as relações entre tecnologia, currículo e projetos. Com relação aos princípios norteadores dessa prática, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa. ( ) Na pedagogia de projetos, o aluno aprende no processo de produzir, levantar dúvidas, pesquisar e criar relações que incentivam novas buscas, descobertas, compreensões e reconstruções de conhecimento. ( ) O papel do professor é o de transmitir informações e sua atuação, na organização curricular por projetos, ocupa o centro do processo. ( ) O professor deve considerar, para trabalhar com projetos, as possibilidades de desenvolvimento de seus alunos, as dinâmicas sociais do contexto em que atua e as possibilidades de sua mediação pedagógica. As afirmativas são, respectivamente,