Sem espaço para aterrar o lixo que produzem, dois municípios do Estado do Mato Grosso decidiram queimar o lixo coletado nas ruas e deixaram em alerta especialistas ambientais. Em relação a esse fato, é possível afirmar que:
Segundo John Conger e Paul Mussen (1995), existem duas grandes abordagens teóricas que orientam o estudo do desenvolvimento cognitivo. Uma delas tem como seu maior representante Jean Piaget, para quem o desenvolvimento cognitivo se relaciona:
Vygotsky (1988) propõe uma nova definição do que seria um "bom aprendizado". Para o autor, o "bom aprendizado" é aquele que:
Cláudia Gomes e Vera Lúcia de Souza (2011) apontam como um dos obstáculos da inclusão escolar o fato de as concepções e práticas pedagógicas serem limitadas e restritivas, respaldadas na reprodução do discurso médico sobre a necessidade especial. Nesse sentido, um dos maiores desafios da inclusão, segundo as autoras, é:
Para Luckesi (2006), a avaliação é:
Conversando com a diretora de uma instituição de Educação Infantil, ela revela que sempre está atenta para que a proposta pedagógica da creche possibilite o desenvolvimento físico, afetivo, cognitivo e social das crianças, por meio de parcerias com os educadores, funcionários e família. Com base nas Diretrizes Curriculares Nacionais de Educação Infantil, é correto afirmar que a proposta pedagógica deve garantir que as instituições de Educação Infantil cumpram efetivamente a função:
O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) considera como aprendiz aquele que aprende uma profissão, dentro das normas da legislação sobre educação. No Capítulo V- Do Direito à Profissionalização e à Proteção no Trabalho- define-se o que é considerado como aprendizagem, da seguinte forma:
Os estudos sobre o lazer indicam uma superação das questões dicotômicas entre lazer e trabalho em suas esferas isoladas da atuação humana e, dessa forma, descontextualizadas. Algumas visões denominadas de funcionalistas concebem o trabalho como um instrumento de dominação. Contrapondo-se a isso, o lazer deve ser considerado como:
De acordo com o Texto I, NÃO pode ser considerado um mito relacionado ao ESP no Brasil o fato de que:
Em "But the point is that it is only international to the extent that it is not their language."(2° Parágrafo), o demonstrativo their nessa sentença se refere:
Segundo Luckesi (2006), o erro do aluno deve ser utilizado como fonte de crescimento e para tal é necessária uma efetiva verificação, para ver se estamos diante dele ou da valorização preconceituosa de um fato. Também é necessário um esforço para avaliar o erro quanto a:
Na "receita" de Ano Novo, o poeta afirma que, ao se seguir essa receita, o Ano Novo será tão belo e novo que:
Espontâneo escreve-se com a letra s. Deve ser escrita com s a palavra:
Considere verdadeiras as seguintes proposições:
Então, se Luís não dorme bem, é correto afirmar que Luís:
A administração é uma atividade executada por pessoas visando alcançar os objetivos previamente definidos, de forma eficaz e com maior eficiência. Nesse sentido, existem quatro funções relacionadas ao processo administrativo, caracterizadas abaixo.
(I) implementa as ações estabelecidas para atingir os objetivos da organização
(II) define e estabelece as atividades a serem realizadas e os resultados a serem alcançados
(III) orienta os recursos disponíveis para realizar o que foi estabelecido, fazendo a distribuição das tarefas, das autoridades e dos recursos materiais entre os membros da organização
(IV) analisa os resultados obtidos verificando se estão em conformidade com o estabelecido, monitora as atividades, determinando se a organização está ou não de acordo com as metas traçadas
As funções caracterizadas em (I, (II), (III) e (IV) são denominadas, respectivamente: