A equipe de engenharia do Ifes, ao analisar uma amostra de solo de onde será implantado um novo campus, percebeu que o volume total de 900 cm³ apresenta um volume de vazios de 225 cm³. De acordo com essa amostra, a porosidade do solo é de:
De acordo com a NBR 5410 – Instalações Elétricas de Baixa Tensão, assinale a alternativa INCORRETA:
Com relação à prevenção e combate a incêndio, é INCORRETO afirmar:
Para desenhar um projeto de instalação hidrossanitária, o projetista utilizou alguns dos seguintes comandos no Autocad (versão inglês): Line, Copy, Zoom, Dim. Estes comandos são, respectivamente:
De acordo com a literatura, na visão de alguns autores acerca do papel do arquivista, identifique a alternativa CORRETA:
Há determinados requisitos que caracterizam um SIGAD (Sistema Informatizado de Gestão Arquivística de Documentos). Julgue os itens abaixo e marque a opção que NÃO se aplica às características deste tipo de sistema.
Devido à importância dos pontos de acesso para a recuperação da informação, o Conselho Internacional de Arquivos (CIA) criou uma norma específica para essa finalidade. Marque a alternativa CORRETA:
Segundo Maria Odila Fonseca (2006): “a preservação não mais será voltada para a restauração, conservação e guarda adequada dos documentos físicos; ao contrário, seu principal objetivo será ".
Marque a opção que completa o pensamento da autora CORRETAMENTE:
Leia o texto abaixo que trata da Educação Especial na Lei 9.596/1996 – LDB:
Art. 58. Entende-se por educação especial, para os efeitos desta Lei, a modalidade de educação escolar oferecida preferencialmente na rede regular de ensino, para educandos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação.
A lei, neste artigo, em seu § 3º, prevê que a oferta da educação especial:
De acordo com Libâneo (2013, p. 247-248), “para que os planos sejam efetivamente instrumentos para a ação", devem ter algumas características específicas.
I – O plano é um(a) __________ pois nele(a) são estabelecidas as diretrizes e os meios de realização do trabalho docente. Sua função é orientar a prática partindo da exigência da própria prática, não pode ser um documento rígido e absoluto.
II – O plano deve ter um(a) __________ , progressivo(a). Para alcançar os objetivos, são necessários vários passos, de modo que a ação docente obedeça a uma sequência lógica.
III – Por __________ entendemos a correspondência do plano com a realidade que se vai aplicar. Não adianta fazer previsões fora das possibilidades humanas e materiais da escola, fora das possibilidades dos alunos.
IV – Deve haver __________ entre os objetivos gerais, objetivos específicos, os conteúdos, métodos e avaliação. É também a ligação lógica entre os componentes do plano.
V – O plano deve ter __________ no decorrer do ano letivo, o professor está sempre organizando e reorganizando o seu trabalho.
Em sequência, de cima para baixo, as palavras que completam CORRETAMENTE essas lacunas são:
Considerando a Resolução do Conselho Superior do Instituto Federal do Espírito Santo 55/2017, em seu art. 4º, que estabelece que o acompanhamento ao estudante deve ser feito tão logo a demanda seja identificada ou recebida pelo Napne, com a realização de ações para que haja compreensão ampla da situação, não se restringindo ou se obrigando a estas, analise as ações propostas:
I – Identificação da situação pela equipe e entendimento da demanda.
II – Conversa inicial com o estudante.
III – Dar publicidade das especificidades dos casos identificados aos demais alunos da turma.
IV – Reuniões/entrevista com pais, responsáveis ou familiares.
V – Levantamento de dados pedagógicos, tais como frequência, participação nas atividades do curso, interação com a turma e desempenho (avaliações/notas).
VI – Reuniões com docentes e equipe pedagógica do campus.
Assinale a alternativa que apresente as proposições CORRETAS:
De acordo com Veiga (1998, p.11) “o projeto político-pedagógico tem sido objeto de estudos para professores, pesquisadores e instituições educacionais em nível nacional, estadual e municipal, em busca da melhoria da qualidade do ensino". Nessa direção, analise as alternativas e verifique quais são VERDADEIRAS (V) e quais são FALSAS (F).
( ) A escola, para se desvencilhar da divisão do trabalho, de sua fragmentação e do controle hierárquico, precisa criar condições para gerar uma outra forma de organização do trabalho pedagógico.
( ) A reorganização da escola deverá ser buscada de fora para dentro. O fulcro para a realização dessa tarefa será o empenho individual na construção de um projeto político-pedagógico e isso implica fazer costuras com o existente para mantê-lo.
( ) É preciso entender o projeto político-pedagógico da escola como uma reflexão de seu cotidiano. Para tanto, ela precisa de um tempo razoável de reflexão e ação, para se ter um mínimo necessário à consolidação de sua proposta.
( ) A construção do projeto político-pedagógico requer continuidade das ações, descentralização, democratização do processo de tomada de decisões e instalação de um processo coletivo de avaliação de cunho emancipatório.
( ) Há que se pensar que o movimento de luta e resistência dos educadores é indispensável para ampliar as possibilidades e apressar as mudanças que se fazem necessárias dentro e fora dos muros da escola.
Assinale a opção que contém a sequência CORRETA, de cima para baixo.
Para SILVA (2010, p. 166) “nem todas as situações de violência que ocorrem nas escolas podem ser creditadas como sendo bullying. Por isso, para evitar equívocos na avaliação e no encaminhamento dos casos, devemos sempre considerar os critérios essenciais para efetuar o diagnóstico de bullying".
Consideram-se critérios para o diagnóstico de bullying, segundo a autora:
I – A vítima tem que ser alvo de ataques de maneira repetitiva durante um determinado período de tempo. Isso corresponde a, no mínimo, duas vezes durante o ano letivo.
II – Os ataques não têm qualquer motivação que possam justificá-los.
III – Sempre existe um desequilíbrio de poder entre o agressor e a vítima, o que impede a defesa desta e a faz mobilizar uma série de sentimentos desagradáveis em torno da situação. IV – Os ataques têm sempre características de violência material e física.
Assinale a alternativa que apresente as proposições CORRETAS:
“A departamentalização é uma característica típica das grandes organizações. Ela é diretamente relacionada com o tamanho da organização e com a complexidade das operações. Quando a organização torna-se grande, todas as atividades não podem ser supervisionadas diretamente pelo proprietário ou diretor, mas por meio de vários executivos responsáveis pelas diferentes fases da atividade ou pelos diferentes aspectos dessa atividade" (CHIAVENATO, 2014).
Os principais tipos de departamentalização são: por funções, produtos ou serviços, localização geográfica, clientes, fases dos processos e projetos.
Assinale a alternativa abaixo que representa uma VANTAGEM da departamentalização por produtos ou serviços:
De acordo com o artigo 3º da Lei 9.784/1999, o administrado tem os seguintes direitos perante a Administração, sem prejuízo de outros que lhe sejam assegurados:
I – Fazer-se assistir, obrigatoriamente, por advogado, salvo quando facultado a representação, por força de lei.
II – Ser tratado com respeito pelas autoridades e servidores, que deverão facilitar o exercício de seus direitos e o cumprimento de suas obrigações.
III – Ter ciência da tramitação dos processos administrativos em que tenha a condição de interessado, ter vista dos autos, obter cópias de documentos neles contidos e conhecer as decisões proferidas.
IV – Formular alegações e apresentar documentos depois da decisão, os quais serão objeto de consideração pelo órgão competente.
Analise as afirmações acima e assinale a alternativa CORRETA: