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Será necessário realizar uma adequação nas estruturas de um Campus. Um dos ambientes a serem adequados é o Laboratório de Física. Para tanto foi solicitado ao engenheiro a elaboração do orçamento para esta adequação. A composição de custos unitários, apresentada abaixo, estava entre os documentos entregues:



A quantidade de bancada a ser instalada será de 7,00 m² . Qual o preço final, em reais, deste serviço?

O pós-modernismo é tratado como um fenômeno intelectual que já abrange diversas áreas do saber. Analisando neste âmbito o panorama contemporâneo da avaliação arquivística, encontre a alternativa que diverge dos conceitos atuais discutidos nesse sentido:

A eliminação de documentos arquivísticos públicos é regulamentada e deve obedecer a determinados procedimentos. Analise os itens abaixo e identifique a opção CORRETA acerca dos mesmos.

Segundo Santos (2015), são características do documento arquivístico, EXCETO:

Considerando os processos de descrição documental, no preparo de instrumentos de busca, qual alternativa abaixo, segundo análise de Schellenberg (2005), NÃO está relacionada aos aspectos que levam em consideração o Princípio da Proveniência:

Certos fatores do meio, como a umidade, a temperatura, a iluminação e a contaminação do ar, junto a manipulação incorreta, acarretam a proliferação de agentes biológicos nos arquivos. Marque a alternativa abaixo, considerada eficaz e econômica segundo Valentín (2001, apud MILAGROS, 2013), para estabilizar as condições ambientais e diminuir a contaminação microbiológica:

A Lei 9.394/1996 – LDB, em seu Art. 36-C diz que a educação profissional técnica de nível médio articulada, prevista no inciso I do caput do art. 36-B desta Lei, será desenvolvida de forma integrada , concomitante ou subsequente. O Ifes oportuniza aos alunos a sua entrada na instituição a partir de processos seletivos. No caso dos cursos anteriormente citados, para o ingresso nestes é importante saber que:

A Resolução nº 4, de 2 de outubro de 2009, que institui as Diretrizes Operacionais para o Atendimento Educacional Especializado na Educação Básica, modalidade Educação Especial, indica em seu artigo 13, que são atribuições do professor do Atendimento Educacional Especializado as seguintes funções abaixo, EXCETO:

De acordo com Libâneo (2013, p. 246-247), “a ação de planejar (…) não se reduz ao simples preenchimento de formulários para controle administrativo; é, antes, a atividade consciente da previsão das ações docentes, fundamentadas em opções político – pedagógicas, e tendo como referência permanente as situações didáticas concretas (isto é, a problemática social, econômica, política e cultural que envolve a escola, os professores, os alunos, os pais, a comunidade, que interagem no processo de ensino)". O planejamento escolar tem, assim, as seguintes funções:

I – Atualizar o conteúdo do plano sempre que é revisto, aperfeiçoando-o em relação aos progressos feitos no campo de conhecimentos, adequando-o às condições de aprendizagem dos alunos, aos métodos, técnicas e recursos de ensino que vão sendo incorporados na experiência cotidiana;

II – Facilitar a preparação das aulas: selecionar o material didático em tempo hábil, saber que tarefas professor e alunos devem executar, replanejar o trabalho frente a novas situações que aparecem no decorrer das aulas;

III – Assegurar a racionalização, organização e coordenação do trabalho docente, de modo que a previsão das ações docentes possibilite ao professor a realização de um ensino de qualidade e evite a improvisação e a rotina;

IV – Estabelecer objetivos, conteúdos e métodos afastando-se das exigências postas pela realidade social, do nível de preparo e as condições socioculturais e individuais do aluno a fim de garantir a neutralidade da ação pedagógica do professor;

V – Assegurar a unidade e a coerência do trabalho docente, uma vez que torna possível interrelacionar, num plano, os elementos que compõem o processo de ensino: os objetivos (para que ensinar), os conteúdos (o que ensinar), os alunos e suas possibilidades (a quem ensinar), os métodos e técnicas (como ensinar) e a avaliação que está intimamente relacionada aos demais.

Assinale a alternativa que apresenta as funções CORRETAS:

A Resolução Nº 06, de 20 de setembro de 2012, que define Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio, no capítulo III, que trata da duração dos cursos, em seu art. 27, indica que os cursos de Educação Profissional Técnica de Nível Médio, na forma articulada com o Ensino Médio, integrada ou concomitante em instituições de ensino distintas com projeto pedagógico unificado, têm as seguintes cargas horárias totais:

Libâneo, Oliveira e Toschi (2003, p. 59 - 62) afirmam que “boa parte dos autores levam a crer que as mudanças econômicas, sociais, políticas, culturais e educacionais, decorrem sobretudo, da aceleração das transformações técnico-científicas". Considerando o aspecto educacional, faça a relação entre as revoluções científicas e tecnológicas da modernidade, segundo os autores acima citados:

I – Primeira Revolução Científica e Tecnológica (segunda metade do século XVIII)

II – Segunda Revolução Científica e Tecnológica (segunda metade do século XIX)

III – Terceira Revolução Científica e Tecnológica (segunda metade do século XX)

( ) Aumenta a velocidade e descontinuidade do processo tecnológico, da escala de produção, da organização do processo produtivo, da centralização do capital, da organização do processo de trabalho e da qualificação dos trabalhadores.

( ) Faz surgir as escolas industriais e profissionalizantes (escolas técnicas, bem como operário padrão).

( ) Demanda qualificação simples (trabalho simples), o que leva o trabalhador a perder o saber mais global sobre o trabalho.

( ) Intensifica ainda mais a divisão técnica do trabalho ao mesmo tempo que promove a sua padronização e desqualificação.

( ) Transforma a ciência e tecnologia em matérias-primas por excelência.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo:

De acordo com a Lei 9.784/1999, a Administração Pública obedecerá, dentre outros, aos princípios da legalidade, finalidade, motivação, razoabilidade, proporcionalidade, moralidade, ampla defesa, contraditório, segurança jurídica, interesse público e eficiência. Conforme o artigo 2º da Lei 9.784/1999, assinale a alternativa CORRETA que contém os critérios que são observados nos processos administrativos:

“A cultura organizacional é um fator importante a ser considerado pelos gestores, tanto nas organizações privadas, quanto nas públicas. Uma cultura forte proporciona estabilidade para uma organização. Mas, para algumas delas, também pode ser uma importante barreira à mudança (...). A cultura organizacional se refere a um sistema de valores compartilhados pelos membros de uma organização que a diferencia das demais. Existem características básicas que capturam a essência de uma organização". Acerca do tema: Cultura Organizacional, apresentado por Robbins, Judge e Sobral (2011), assinale a alternativa que indica a afirmativa INCORRETA:

João passou por um treinamento recentemente e deseja desenvolver habilidades para ser um líder carismático na empresa ABC Capixaba em que trabalha. De acordo com Robbins, Judge e Sobral (2011), a liderança tem um papel central para compreensão do comportamento do grupo, pois é o líder quem, geralmente, oferece a direção para alcançar os objetivos. Conforme a Teoria da Liderança Carismática e sua relação com o comportamento organizacional considerada pelo pesquisador Robert House, marque a alternativa que apresenta uma característica-chave do Líder Carismático, a que João almeja:

As Contas Patrimoniais representam os Bens, os Direitos, as Obrigações e o Patrimônio Líquido. Denominam-se Ativo e Passivo e são as que representam o Patrimônio da empresa num dado momento, mediante o Balanço Patrimonial. Em relação às contas patrimoniais, marque a alternativa CORRETA:

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