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Segundo o artigo 18 da Lei 9.784/99, é impedido de atuar em processo administrativo o servidor ou autoridade que:

I – tenha interesse direto ou indireto na matéria.

II – não tenha participado ou venha a participar como perito, testemunha ou representante, ou se tais situações ocorrem quanto ao cônjuge, companheiro ou parente e afins até o terceiro grau.

III – esteja litigando judicial ou administrativamente com o interessado ou respectivo cônjuge ou companheiro.

Analise as afirmativas acima e assinale a alternativa que contém somente afirmativa(s) INCORRETA(S):

O Ifes executou uma obra constituída de três etapas, A, B e C, cujos valores são R$ 100.000,00, R$ 120.000,00 e R$ 90.000,00, respectivamente. Segundo o cronograma desta obra, foram realizadas quatro medições, sendo que a etapa A foi executada nas quatro medições com 25% em cada medição. A etapa B foi executada na segunda e terceira medições com 60% e 40% respectivamente; e a etapa C, nas três últimas medições, com 30%, 30% e 40%, respectivamente. Qual o valor pago na terceira medição?

Planejamento e controle são etapas importantes no acompanhamento de edificações, principalmente no que se refere à elaboração e ao acompanhamento de orçamentos. Com relação à elaboração de orçamentos de obra pública, julgue as afirmativas abaixo como (V) VERDADEIRAS e (F) FALSAS.

( ) A Curva ABC aponta os itens de maior peso econômico de uma obra, permitindo negociações de compra de materiais de forma mais objetiva e proveitosa.

( ) A composição de custo unitário baseia-se na decomposição em partes do produto a executar, com premissa da existência de proporcionalidade entre custo e quantidade produzida.

( ) O BDI incorpora o valor dos custos diretos e o lucro (bonificação) da empresa construtora.

( ) Os custos relativos a encargos sociais são calculados como uma porcentagem que incide apenas sobre o custo de mão de obra.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo:

O sistema de esgoto sanitário tem por funções básicas coletar e conduzir os despejos provenientes do uso adequado dos aparelhos sanitários a um destino apropriado. Sobre o sistema predial de esgotamento sanitário, marque a alternativa INCORRETA:

Analise as assertivas referentes à Lei de Licitações e Contratos nº 8.666/93:

I – O contratado fica obrigado a aceitar, nas mesmas condições contratuais, os acréscimos e supressões que se fizerem nas obras ou serviços até o valor de 10% (dez por cento) do valor inicial do contrato e, em caso de reforma, até o valor de 25% (vinte e cinco por cento) para seus acréscimos.

II – Após a execução do contrato, o objeto será recebido, provisoriamente, pelo responsável por seu acompanhamento e fiscalização, mediante termo circunstanciado, assinado pelas partes em até 15 (quinze) dias da comunicação escrita do contratado.

III – O contratado, na execução do contrato, não poderá subcontratar partes da obra, serviço ou fornecimento.

IV – As obras e os serviços somente poderão ser licitados quando: houver projeto básico aprovado pela autoridade competente; existir orçamento detalhado; houver previsão de recursos orçamentários e o produto dela esperado estiver contemplado nas metas estabelecidas no Plano Plurianual.

Assinale a alternativa que apresenta todas as afirmativas CORRETAS:

A curva ABC é uma técnica muito aplicada no controle de estoque e planejamento de produção. Avalie as afirmativas abaixo.

I – Tabela obtida a partir da planilha orçamentária da obra, na qual os itens do orçamento são agrupados e, posteriormente, ordenados por sua importância relativa ao preço total, em ordem crescente, determinando-se o peso percentual do valor de cada um em relação ao valor total do orçamento, calculando-se, em seguida, os valores percentuais acumulados desses pesos.

II – A curva pode ser elaborada para insumos ou para serviços da obra. Permite o conhecimento dos itens que possuem maior impacto no valor do orçamento e que deverão ter uma análise mais aprofundada no momento da definição do preço.

III – Os itens mais relevantes do orçamento tendem a seguir a regra de Paretto: 80% dos serviços (ou insumos) correspondem a 20% dos custos da obra.

Assinale a alternativa que apresenta todas as afirmativas INCORRETAS:

De acordo com as diretrizes para avaliação de documentos digitais com fins de preservação permanente, avalie os itens abaixo e encontre aquele que está INCORRETO.

Na perspectiva da gestão de documentos, o diagnóstico é um trabalho que antecede às funções arquivísticas. Uma de suas etapas é o diagnóstico institucional que, segundo Lopes (2000), deve abranger vários itens, alguns elencados abaixo, porém um deles NÃO está adequado a esse momento. Identifique-o:

Abaixo encontram-se afirmativas acerca das funções arquivísticas. Julgue-as e selecione a CORRETA:

Considerando que o documento arquivístico é definido como qualquer documento produzido ou recebido por pessoa física ou jurídica no curso de uma atividade prática como um instrumento e subproduto de tal atividade, existem diretrizes que objetivam fornecer recomendações para a produção e manutenção de materiais digitais confiáveis em geral, e de documentos arquivísticos em particular. Das opções abaixo, marque a opção que está INCORRETA:

Segundo Bellotto (2014), quanto ao Princípio de Respeito aos Fundos, constituem os pilares da arquitetura orgânica dos documentos de arquivos:

Leia o texto e observe as imagens abaixo: Segundo a Resolução nº 1, de 30 de Maio de 2012, que estabelece as Diretrizes Nacionais para a Educação em Direitos Humanos, em seu artigo 3º, determina que a Educação em Direitos Humanos tem a fi nalidade de promover a educação para a mudança e a transformação social, e fundamenta-se nos seguintes princípios:

I – Dignidade humana;

II – Igualdade de direitos;

III – Reconhecimento e valorização das diferenças e das diversidades;

IV – Laicidade do Estado;

V – Democracia na educação;

VI – Transversalidade, vivência e globalidade;

VII – Sustentabilidade socioambiental.

As imagens anteriores, dentro da proposta de educação em Direitos Humanos, dizem respeito a:

A Resolução nº 4, de 2 de outubro de 2009, que institui as Diretrizes Operacionais para o Atendimento Educacional Especializado na Educação Básica, modalidade Educação Especial, enumera que são público-alvo estudantes que dentre outras especificidades possuem transtornos globais do desenvolvimento. Segundo a Resolução, enquadram-se nesta especificidade citada, de acordo com o artigo 4º , item II, EXCETO:

Segundo Acácia Kuenzer (2017, p. 331), a reforma regulamentada pela Lei nº 13.415/2017 “propõe-se a flexibilizar o ensino médio, pela possibilidade de escolha, pelo aluno, de um percurso de formação em uma área acadêmica ou técnica e profissional, a partir de sua trajetória e de seu projeto de vida, desde que assegurada a base nacional". Tendo como base o texto da autora e suas considerações sobre essa reforma, analise as proposições:

I – A aprendizagem flexível, como organização curricular e como metodologia, é uma das formas de atender à finalidade de formação desses profissionais cuja força de trabalho poderá ser consumida de forma mais ou menos predatória, ao longo das cadeias produtivas, segundo as necessidades da produção puxada pela demanda;

II – É possível afirmar que a aprendizagem flexível é uma nova forma de mercadoria que, para ser produzida e consumida, demanda a formação de subjetividades flexíveis: pragmatistas, presentistas e fragmentadas;

III – A educação técnica e profissional, em uma manifesta retomada do Decreto nº 2.208/97, poderá ser organizada em módulos com sistema de créditos e terminalidade específica; essa flexibilização abre a possibilidade, reincorporada pela Lei, de que sejam firmados convênios com instituições de ensino que ofertem formação técnica e profissional de modo presencial e a distância reconhecidas, de modo que as competências e os cursos desenvolvidos em outros espaços sejam validados.

IV – A fragmentação passa a substituir a proposta de diretrizes anterior, cujo eixo era a integralidade da pessoa humana e, portanto, sua formação integral.

Assinale a alternativa que apresente as proposições CORRETAS:

Leia o fragmento de texto abaixo e complete as lacunas com a sequência de palavras CORRETAS:

"Para não ser __________ e __________ , a avaliação terá de ser , ou seja, deverá ser um instrumento dialético do avanço, terá de ser um instrumento de identificação de novos rumos. Enfim, terá de ser um instrumento de reconhecimento dos caminhos percorridos e da identificação dos caminhos a serem perseguidos" (Luckesi, 2002, p. 43).

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