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Para garantir o recebimento dos documentos arquivísticos digitais selecionados para preservação, algumas atividades têm como objetivos a autenticidade e a acessibilidade contínuas desses documentos, EXCETO:

A Lei de Acesso à Informação (Lei nº 12.527, de 18/11/2011) determina que os sítios de órgãos e entidades públicas deverão utilizar todos os meios e instrumentos legítimos de que dispuserem para fornecer, no âmbito de suas competências, informações de interesse coletivo ou geral por eles produzidas ou custodiadas, sendo obrigatória a divulgação em sítios oficiais da rede mundial de computadores (internet). Esses sítios deverão, na forma do regulamento, atender, entre outros, aos requisitos elencados abaixo. Marque a opção que apresenta INCORREÇÃO de acordo com o texto da lei.

A NOBRADE estabelece diretivas para a descrição de documentos arquivísticos no Brasil compatíveis com as normas internacionais em vigor, como a ISAD ( G ) e ISAAR (CPF), e tem em vista facilitar o acesso e o intercâmbio de informações em âmbito nacional e internacional. Em relação à descrição arquivística, considere as afirmações abaixo:

I – Nem todos os níveis precisam ser implementados.

II – Dentre os itens obrigatórios estão: código de referência; título; data(s); nível de descrição; dimensão e suporte; nome(s) do(s) produtor(es); condições de acesso somente para descrições em níveis 0 e 1.

III – Itens documentais (nível 5) só poderão ser descritos como parte integrante de dossiês/ processos.

Está CORRETA a alternativa:

Dentre as assertivas abaixo para o tratamento de arquivos permanentes, independente de seu suporte, qual alternativa NÃO condiz com princípios, conceitos e solução para o tratamento adequado a esses arquivos:

Alguns fatores determinam o recolhimento dos acervos. Nas alternativas abaixo, qual característica NÃO se encaixa nesse rol de fatores:

Em seu artigo 24, a Lei 9.394/1996 – LDB, institui a obrigatoriedade de estudos de recuperação, de preferência paralelos ao período letivo, para os casos de baixo rendimento escolar. Os responsáveis pela organização deste processo são:

Após ler e analisar o texto, assinale a alternativa CORRETA.

"Com base nos pressupostos da neutralidade científica e inspirada nos princípios da racionalidade, eficiência e produtividade, essa pedagogia advoga a reordenação do processo educativo de maneira que o torne objetivo e operacional (p. 379)".

Nesse fragmento de texto, Dermeval Saviani (2007) refere-se à pedagogia:

Em seu texto “Institutos Federais: uma revolução da educação profissional e tecnológica", Pacheco (2011, p.90-91), reflete sobre a Lei 11.892, de 29 de dezembro 2008, que institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica e cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. O autor dá ênfase ao artigo 8º, no qual estabelece que esta instituição deverá garantir, enquanto oferta de ensino, os seguintes percentuais:

Assinale a alternativa CORRETA:

Leia o texto abaixo:

"Com maior ou menor resistência, mais ou menos debates, esse novo paradigma vai sendo adaptado e adotado em diferentes países. Vasta literatura acadêmica, muitos relatórios e estudos sobre política educacional documentam essa nova visão da educação.

Os conteúdos disciplinares, tradicionalmente tratados como fins em si mesmos, passam a servir às aprendizagens ___________ e ___________. Tomar os conteúdos como meios para aprender implica numa mudança de cultura muito mais profunda do que os relatórios e documentos sobre esse tema permitem prever, porque coloca o foco da avaliação nos resultados da aprendizagem" (Mello, 2014. p.10-12).

No trecho acima, fragmento do texto “Currículo na educação básica do Brasil - concepções e políticas", a autora reflete sobre uma outra possibilidade de organização curricular. Marque a alternativa CORRETA que completa o sentido do texto exposto:

Segundo a Resolução Nº 6, de 20 de setembro de 2012, que define Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio, em seu art. 14, prevê que os currículos dos cursos de Educação Profissional Técnica de Nível Médio devem proporcionar aos estudantes:

I – Diálogo com diversos campos do trabalho, da ciência, da tecnologia e da cultura como referências fundamentais de sua formação.

II – Elementos para compreender e discutir as relações sociais de produção e de trabalho, bem como as especificidades históricas nas sociedades contemporâneas.

III – A consolidação e o aprofundamento dos conhecimentos adquiridos no Ensino Fundamental, visando exclusivamente o prosseguimento de estudos no ensino superior.

IV – Domínio intelectual das tecnologias pertinentes ao eixo tecnológico do curso, de modo a permitir progressivo desenvolvimento profissional e capacidade de construir novos conhecimentos e desenvolver novas competências profissionais com autonomia intelectual.

V – Recursos para exercer sua profissão com competência, idoneidade intelectual e tecnológica, autonomia e responsabilidade, orientados por princípios éticos, estéticos e políticos, bem como compromissos com a construção de uma sociedade democrática.

Assinale a alternativa que apresente as proposições CORRETAS:

“Para compreender a avaliação de desempenho cabe destacar que sua utilização é ampla, abrange grande maioria das organizações e com metodologias mais diversas. Avaliar desempenhos é uma atividade que existe no Brasil há mais de 50 anos e, naturalmente, com uma metodologia bastante simples" (ARAUJO E GARCIA, 2009). Analise as vantagens proporcionadas pelo processo de Avaliação de Desempenho abaixo:

I – Possibilita a descoberta de talentos – por meio da identificação dos atributos de cada pessoa. Para compreender esta vantagem é fundamental remeter-se às finalidades da avaliação de desempenho, especificamente à ideia de desenvolver pessoas via identificação de pontos positivos e negativos.

II – Auxilia o direcionamento dos esforços da organização – esta vantagem está diretamente conectada à finalidade que fala do fornecimento de informações essenciais que façam interface a outras atividades da gestão de pessoas.

III – Serve de justificativa para discussões salariais – tendo em vista que, ao mesmo tempo em que oferece feedback às pessoas da organização, possibilitando o seu autodesenvolvimento, o processo de avaliação de desempenho serve para situar as pessoas na estrutura organizacional, podendo gerar daí argumentações direcionadas a salários e vantagens, face a uma possível nova posição funcional numa outra unidade.

IV – Auxilia o aprimoramento da qualidade de vida – ou seja, constitui um poderoso meio de resolver problemas de desempenho e melhorar a qualidade do trabalho e a qualidade de vida dentro das organizações.

Verifique as afirmações acima e assinale a afirmativa CORRETA:

Robbins, Judge e Sobral (2011) afirmam que "uma estrutura organizacional define como as tarefas são formalmente distribuídas, agrupadas e coordenadas". Sobre os seis elementos básicos que planejam a estrutura organizacional apropriada, associe a segunda coluna (resposta relacionada) com a primeira (pergunta-chave):

Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA de associação, de cima para baixo.

"O poder diz respeito à capacidade que A tem de influenciar o comportamento de B, de maneira que B aja de acordo com a vontade de A (...). Os líderes utilizam o poder como meio de atingir os objetivos do grupo". Sobre os tipos de poder definidos por Robbins, Judge e Sobral (2011), associe a segunda coluna com a primeira:

Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA de associação, de cima para baixo:

Se a empresa CTR adquirir um veículo e realizar o pagamento à vista, utilizando dinheiro do caixa, considerando o Método das Partidas Dobradas, essa operação será de:

A Cia. Lucrativos apresentou, ao final de dado período, os seguintes saldos em suas contas patrimoniais:


Considerando tais informações, assinale a alternativa que corresponde ao valor do Ativo Total da Cia. Lucrativos:

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