Segundo MARCONDES, Danilo: 2001; 261, "a filosofia analítica considera que o tratamento e a solução de problemas filosóficos devem se dar por meio da análise lógica da(o):
"A descoberta e o reconhecimento de uma terceira ordem, de um terceiro reino: o do simbólico" (DELEUZE, G: 1995; 259). O tipo de corrente de pensamento, no âmbito da filosofia contemporânea, que corresponde a essa caracterização é o:
Átomos diferentes que apresentam o mesmo número de nêutrons são chamados:
A pólvora, uma mistura de carvão, salitre e enxofre, foi um dos produtos químicos que tiveram impacto crucial na História da humanidade. A estequiometria da reação de explosão da pólvora pode ser expressa pela reação a seguir:
Os valores dos coeficientes a, b e c, respectivamente, para o correto balanceamento da equação de explosão da pólvora é:
A cinética química estuda a velocidade com que as reações químicas se processam.
Sobre cinética química julgue os itens a seguir.
I. Quanto mais alta a energia de ativação mais lenta será a reação.
II. Quanto menor a concentração dos reagentes, mais lenta será a reação.
III. Reações envolvendo reagentes exclusivamente no estado gasoso têm sua velocidade aumentada quando se diminui a pressão.
Está(ão) correta(s) a(s) sentença(s):
Proteínas são biopolímeros de a-aminoácidos. Os a-aminoácidos são unidos para formar proteínas por meio de ligações peptídicas as quais correspondem o grupo funcional representativo da função:
0 comprimento de onda (λ) de De Broglie de um elétron cuja energia cinética é 100 e V é, em Å: considere os seguintes dados:
As diferentes possibilidades do emprego conotativo das palavras constituem um amplo conjunto de recursos expressivos a que se dá o nome de figuras de linguagem. Neste sentido, assinale a alternativa em que se emprega expressão com sentido diferente do usual, baseado em relação implícita entre dois elementos, atribuindo-lhe nova identidade.
0 Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (ldeb) foi criado em 2007 e reúne, em um só indicador, os resultados de dois conceitos igualmente importantes para a qualidade da educação. Esses conceitos são denominados:
A formação inicial e continuada de profissionais para a Educação de Jovens e Adultos terá como referência as diretrizes curriculares nacionais para o Ensino Fundamental e para o Ensino Médio e as diretrizes curriculares nacionais para a formação de professores, apoiada em:
A capacidade de conceber, operacionalizar, fazer opção no conjunto de valores, de conhecimentos que constituem, para o conjunto de pessoas envolvidas, a dialética entre o horizonte e o "aqui e agora" é a dimensão denominada Planejamento:
O Projeto Político Pedagógico (PPP) é um referencial teórico da escola e constitui-se de três marcos, a saber:
0 processo de ensino pelo qual a matéria (conteúdos, conhecimentos sobre determinado fato, acontecimento ou fenômeno natural) é estudada no seu relacionamento com fatos sociais a ela conexos é denominado:
0 sociólogo britânico Anthony Giddens, um dos mais importantes pensadores das implicações sociais da globalização, toma a relação entre confiança e modernidade como um dos fenômenos contemporâneos que mais sofreram transformações em face dos impactos da globalização. Os conceitos de desencaixe e reencaixe são fundamentais à compreensão desses novos processos. Complementam estes conceitos outros dois, igualmente importantes: o primeiro se refere a "relações verdadeiras que são mantidas por, ou expressas em, condições sociais estabelecidas em circunstâncias de co-presença"; o segundo diz respeito "ao desenvolvimento de fé em fichas simbólicas ou sistemas peritos" (GIDDENS; 1990; 84). Esses conceitos, respectivamente, recebem as seguintes definições:
O conceito de estrutura social é fundamental para a definição não só de um tipo de sociedade específico, mas também toda uma série de conceitos sociológicos fundamentais, dentre os quais o próprio conceito de cultura. "O primeiro passo na Sociologia, como em qualquer ciência, é a classificação sistemática dos fenômenos de que trata. A primeira coisa a observar é que tais classificações parecem muito inadequadas para abranger todas as variedades de sociedade humana que existem ou existiram. Se examinarmos mais atentamente as classificações, verificaremos que, sob aspectos importantes, elas se assemelham entre si" (BOTTOMORE, T: 1978; 124). Nessa esteira, o conceito que define " um complexo formado pelas características culturais idênticas mais importantes de várias sociedades determinadas" (Idem; 133) é o de: