Ir para o conteúdo principal

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 3575 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

Dentre os recursos coesivos utilizados no texto está a retomada de elementos já mencionados. Uma das alternativas a seguir apresenta elemento destacado que contraria tal estratégia. Identifique-o.

É um antigo poema épico da Mesopotâmia, uma das primeiras obras conhecidas da literatura mundial. Acredita-se que sua origem sejam diversas lendas e poemas sumérios. Esse texto influenciou os textos da Gênese na Bíblia, na história de Noé. Essa descrição faz referência à:

"a antiguidade clássica conheceu inúmeras cidades-Estados, mas Roma se destaca entre elas: conquistou o mundo [...]. O mundo romano se apresentava extremamente complexo e variado, interligado por uma rede de estradas, com uma moeda comum aceita em toda área mediterrânica. [...]"
CORASSIN, Maria Luiza. Sociedade e política na Roma antiga. São Paulo: Atual Editora, 2001, pp. 7-8.

A história política de Roma na antiguidade foi marcada por três regimes ou formas de governo, denominados:

O artigo 5°. da Constituição do Império do Brasil, datada de 1824, dizia o seguinte:

Sobre as consequências desse artigo para a vida cultural, social e política do Brasil no Período Monárquico é correto afirmar:

Em 1910, o Almirante Negro João cândido abalou as estruturas da Marinha do Brasil quando, juntamente com outros marinheiros, tomou os navios e apontou os canhões para o Rio de Janeiro exigindo o fim dos maus tratos na Marinha. Esse movimento social foi a(o):

Observe a imagem.

A imagem acima correu o mundo. Ela representa uma guerra que marcou o século XX. Esta foto retrata os horrores da guerra:

A utilização dos instrumentos de avaliação durante as aulas de Educação Física Escolar mesmo para os aspectos mais subjetivos, como, por exemplo: a participação com interesse; a organização para o trabalho cooperativo; o respeito aos materiais e aos colegas; determina que o aluno deva saber logo de início como, quando e de que modo estará sendo avaliado, para que sua participação e entendimento do processo de ensino e aprendizagem sejam ampliados. Dentro deste contexto, percebe-se que o professor de Educação Física durante o processo avaliativo deverá:

A Psicomotricidade é um termo empregado para uma concepção de movimento organizado e integrado, em função das experiências vividas pelo sujeito cuja ação é resultante de sua individualidade, sua linguagem e sua socialização. Dentro deste contexto, o professor de Educação Física pode utilizar brincadeiras e jogos, adequados ao desenvolvimento motor das crianças estimulando, assim, suas funções psicomotoras. Dessa forma, estabeleça a correta correspondência entre as funções psicomotoras da coluna I com os conceitos da coluna II:

Coluna I

1) Esquema corporal.
2) Imagem corporal.
3) Coordenação geral.
4) Motricidade fina.
5) Ritmo.

Coluna II

( ) É a ação simultânea de diferentes grupos musculares na execução de movimentos voluntários, amplos e relativamente complexos.
( ) É a ordenação constante e periódica de um ato motor.
( ) É o saber pré-consciente a respeito do seu próprio corpo e de suas partes.
( ) É a representação mental inconsciente que se faz do nosso próprio corpo.
( ) É a capacidade de realizar movimentos utilizando pequenos grupos musculares das extremidades.

A sequência correta é:

O desenvolvimento motor ocorre devido ao processo contínuo de alterações no nível de funcionamento do indivíduo, adquirindo, ao longo do tempo, uma maior capacidade de controlar movimentos. O movimento observável pode ser agrupado em três categorias: movimentos estabilizadores, locomotores e manipulativos. Podem ser considerados exemplos de movimentos manipulativos:

O setor de Recursos Humanos de uma empresa está selecionando candidatos para uma vaga de emprego, na qual a Matemática é indispensável para o cargo. Foram aplicadas 5 provas para os candidatos a esta vaga e o critério analisado pela banca era apenas a regularidade das notas nestas 5 provas.

Tendo em vista o critério estipulado, a banca calculou! de cada candidato a(o):

Uma caixa contém vários sólidos geométricos convexos. Todos estes sólidos foram mapeados em uma matriz s, na qual cada elemento sij representa o número de sólidos do tipo i que contém j arestas em sua base:

Se i = 1 representam os sólidos prismáticos e i = 2 representam os sólidos piramidais, determine o total de arestas contidas nesta caixa.

Um polinômio q(x) = - 4 + 5x + 3x² - 5x³ + x4 possui o 1 como uma raiz dupla. Assim, este polinômio possui:

Um filtro duplo foi projetado para poder servir dois tipos de sucos simultaneamente em torneiras individuais.

Em um dado momento, a altura da coluna de suco 2 era 80% da altura do filtro, que possui o raio da base 1 O em. Sabe-se que a razão entre o volume de suco 1 e o volume de suco 2 é de 3/4. Se a altura da coluna de suco 1 é de 30 em, determine, em litros, a quantidade de suco que já foi retirada do filtro.

Considere que os dois compartimentos estavam totalmente cheios e use.

Analise as afirmativas a seguir, a respeito do trecho "Em síntese, o autor traz uma reflexão crítica de como esse mundo 'fluido', uma das principais características dos compostos líquidos, fragilizou os relacionamentos humanos".

I. Pela nova ortografia, as palavras CRÍTICA e CARACTERÍSTICAS não devem mais ser acentuadas.
II. FLUIDO, no contexto, genericamente, significa líquido.
III. Sem alteração de sentido, a expressão EM SÍNTESE pode ser substituída por CONTUDO.

Está correto apenas o que se afirma em:

Em uma das alternativas a seguir, o termo destacado da primeira parte do primeiro parágrafo do texto funciona como objeto direto da oração a qual pertence. Assinale-o.

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282