Dentre os recursos coesivos utilizados no texto está a retomada de elementos já mencionados. Uma das alternativas a seguir apresenta elemento destacado que contraria tal estratégia. Identifique-o.
É um antigo poema épico da Mesopotâmia, uma das primeiras obras conhecidas da literatura mundial. Acredita-se que sua origem sejam diversas lendas e poemas sumérios. Esse texto influenciou os textos da Gênese na Bíblia, na história de Noé. Essa descrição faz referência à:
"a antiguidade clássica conheceu inúmeras cidades-Estados, mas Roma se destaca entre elas: conquistou o mundo [...]. O mundo romano se apresentava extremamente complexo e variado, interligado por uma rede de estradas, com uma moeda comum aceita em toda área mediterrânica. [...]"
CORASSIN, Maria Luiza. Sociedade e política na Roma antiga. São Paulo: Atual Editora, 2001, pp. 7-8.
A história política de Roma na antiguidade foi marcada por três regimes ou formas de governo, denominados:
O artigo 5°. da Constituição do Império do Brasil, datada de 1824, dizia o seguinte:
Sobre as consequências desse artigo para a vida cultural, social e política do Brasil no Período Monárquico é correto afirmar:
Em 1910, o Almirante Negro João cândido abalou as estruturas da Marinha do Brasil quando, juntamente com outros marinheiros, tomou os navios e apontou os canhões para o Rio de Janeiro exigindo o fim dos maus tratos na Marinha. Esse movimento social foi a(o):
Observe a imagem.
A imagem acima correu o mundo. Ela representa uma guerra que marcou o século XX. Esta foto retrata os horrores da guerra:
A utilização dos instrumentos de avaliação durante as aulas de Educação Física Escolar mesmo para os aspectos mais subjetivos, como, por exemplo: a participação com interesse; a organização para o trabalho cooperativo; o respeito aos materiais e aos colegas; determina que o aluno deva saber logo de início como, quando e de que modo estará sendo avaliado, para que sua participação e entendimento do processo de ensino e aprendizagem sejam ampliados. Dentro deste contexto, percebe-se que o professor de Educação Física durante o processo avaliativo deverá:
A Psicomotricidade é um termo empregado para uma concepção de movimento organizado e integrado, em função das experiências vividas pelo sujeito cuja ação é resultante de sua individualidade, sua linguagem e sua socialização. Dentro deste contexto, o professor de Educação Física pode utilizar brincadeiras e jogos, adequados ao desenvolvimento motor das crianças estimulando, assim, suas funções psicomotoras. Dessa forma, estabeleça a correta correspondência entre as funções psicomotoras da coluna I com os conceitos da coluna II:
Coluna I
1) Esquema corporal.
2) Imagem corporal.
3) Coordenação geral.
4) Motricidade fina.
5) Ritmo.
Coluna II
( ) É a ação simultânea de diferentes grupos musculares na execução de movimentos voluntários, amplos e relativamente complexos.
( ) É a ordenação constante e periódica de um ato motor.
( ) É o saber pré-consciente a respeito do seu próprio corpo e de suas partes.
( ) É a representação mental inconsciente que se faz do nosso próprio corpo.
( ) É a capacidade de realizar movimentos utilizando pequenos grupos musculares das extremidades.
A sequência correta é:
O desenvolvimento motor ocorre devido ao processo contínuo de alterações no nível de funcionamento do indivíduo, adquirindo, ao longo do tempo, uma maior capacidade de controlar movimentos. O movimento observável pode ser agrupado em três categorias: movimentos estabilizadores, locomotores e manipulativos. Podem ser considerados exemplos de movimentos manipulativos:
O setor de Recursos Humanos de uma empresa está selecionando candidatos para uma vaga de emprego, na qual a Matemática é indispensável para o cargo. Foram aplicadas 5 provas para os candidatos a esta vaga e o critério analisado pela banca era apenas a regularidade das notas nestas 5 provas.
Tendo em vista o critério estipulado, a banca calculou! de cada candidato a(o):
Uma caixa contém vários sólidos geométricos convexos. Todos estes sólidos foram mapeados em uma matriz s, na qual cada elemento sij representa o número de sólidos do tipo i que contém j arestas em sua base:
Se i = 1 representam os sólidos prismáticos e i = 2 representam os sólidos piramidais, determine o total de arestas contidas nesta caixa.
Um polinômio q(x) = - 4 + 5x + 3x² - 5x³ + x4 possui o 1 como uma raiz dupla. Assim, este polinômio possui:
Um filtro duplo foi projetado para poder servir dois tipos de sucos simultaneamente em torneiras individuais.
Em um dado momento, a altura da coluna de suco 2 era 80% da altura do filtro, que possui o raio da base 1 O em. Sabe-se que a razão entre o volume de suco 1 e o volume de suco 2 é de 3/4. Se a altura da coluna de suco 1 é de 30 em, determine, em litros, a quantidade de suco que já foi retirada do filtro.
Considere que os dois compartimentos estavam totalmente cheios e use.
Analise as afirmativas a seguir, a respeito do trecho "Em síntese, o autor traz uma reflexão crítica de como esse mundo 'fluido', uma das principais características dos compostos líquidos, fragilizou os relacionamentos humanos".
I. Pela nova ortografia, as palavras CRÍTICA e CARACTERÍSTICAS não devem mais ser acentuadas.
II. FLUIDO, no contexto, genericamente, significa líquido.
III. Sem alteração de sentido, a expressão EM SÍNTESE pode ser substituída por CONTUDO.
Está correto apenas o que se afirma em:
Em uma das alternativas a seguir, o termo destacado da primeira parte do primeiro parágrafo do texto funciona como objeto direto da oração a qual pertence. Assinale-o.