Ir para o conteúdo principal

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 3575 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

Das infecções citadas no fragmento:

Um modelo para explicar a origem da jararaca-ilhoa (Bothrops insularis) e a do continente (Bothrops jararaca) propõe que a espécie ancestral apresentava ampla distribuição no continente. Com a elevação do nível do mar, houve a separação dessa espécie ancestral em duas populações. No decorrer do tempo, ocorrem diferenciações da espécie ancestral nos dois ambientes, originando duas espécies distintas.

Esse modelo exemplifica um(a):

O tecido conjuntivo denso não modelado é encontrado:

Em "Calculava-se, INCLUSIVE, que geração era um tempo de 25 anos." a expressão denotativa em destaque possui valor de:

Em “Se eu contar para eles que tinha seletor, que fazia barulho clac, clac., clac.” há um recurso, expressivo denominado:

O sentido do trecho destacado em “MAS, LEITOR AMIGO, ESSE MEIO É MAIS VELHO AINDA DO QUE AS CRÔNICAS, que apenas datam de Esdras.” é construído a partir do seguinte procedimento:

Leia o texto.

O mundo em que habitavam, quer na própria península grega, quer nas ilhas do mar egeu, tornara-se de fato totalmente grego, à exceção dos escravos e dos visitantes estrangeiros ou de casos muito especiais, como o estrato aborígene na Ilha da Samotrácia.
FINLEY, M.l. Os gregos Antigos. Lisboa: Edições 70, 2002, p.15

Sobre os gregos antigos, assinale a alternativa correta.

Leia o texto.

"Dentre todos, aquele país é maravilhoso e por apresentar um número de monumentos maior do que qualquer outro, superiores e do mais alto valor. Tanto em razão de seu clima, tão diferente dos demais como por seu rio cujas propriedades tanto o distinguem de qualquer outro."
Heródoto de Halicarnasso, Histórias. Livro II, XXXV. Rio de Janeiro/São Paulo: Prestígio, 201 O, pp.205. Adaptado.

O historiador grego Heródoto referiu-se maravilhado a essa civilização. O texto se refere á civilização:

Observe a imagem.


Sobre o trabalho na Idade Média feudal, assinale a alternativa correta.

Observe a imagem e leia o texto.

Assinado no dia 23 de agosto de 1939, o tratado estabelecia cláusulas de não agressão entre os países, o compromisso pela busca de soluções pacíficas entre ambas as nações, a intenção de estreitar os laços econômicos e comerciais e ajuda mútua.

A imagem e o texto estão relacionados ao:

A Educação Física no âmbito escolar, a partir do Decreto n° 69.450, de 1971, passou a ser considerada como a atividade que, por seus meios, processos e técnicas, desenvolvem e aprimoram forças físicas, morais, cívicas, psíquicas e sociais do educando. Este decreto deu ênfase à aptidão física, tanto na organização das atividades quanto no processo de avaliação, e a iniciação esportiva, se tornou um dos eixos fundamentais de ensino. Buscava-se, também, a descoberta de novos talentos que pudessem participar de competições internacionais representando a pátria. Na década de 80, os efeitos desse modelo começaram a serem sentidos e contestados: o Brasil não se tornou uma nação olímpica e o desporto de alto rendimento não aumentou significativamente o número de praticantes de atividades físicas. A partir daí, surgiram debates que influenciaram a elaboração de novas tendências da Educação Física. Entre estas, a tendência pedagógica cuja principal preocupação relacionou-se com a elaboração de experiências de movimento adequadas às características do processo de crescimento dos alunos transformando o movimento no principal meio e fim durante as aulas de Educação Física Escolar denomina-se:

Os primeiros movimentos que o feto faz são involuntários e controlados subcorticalmente, formando a base para as fases do desenvolvimento motor. A partir destes movimentos, mais adiante, o bebê obtém informações sobre o ambiente externo. Suas reações ao toque, à luz, a sons e a alterações na pressão provocam atividade motora involuntária. Esses movimentos involuntários e a crescente sofisticação cortical nos primeiros meses de vida pós-natal desempenham importante papel para auxiliar a criança a aprender mais sobre seu corpo e o mundo exterior. Considerando os conhecimentos da área do desenvolvimento motor esta fase é denominada:

O crescimento físico se refere a mudanças no tamanho ou massa, por isso, é correto dizer que uma criança cresce em estatura (altura) e/ou massa corporal (peso). Este fenômeno do aumento no tamanho do corpo de um indivíduo durante o processo de amadurecimento é causado pela multiplicação ou aumento das células. O aumento do número de células durante o período de crescimento das crianças é denominado:

A Primeira Infância representa um período em que as crianças pequenas estão ativamente envolvidas na exploração e na experimentação das capacidades motoras de seus corpos através da execução das habilidades motoras fundamentais. São exemplos de padrões de movimento fundamentais:

Em uma escola pública, alguns alunos do Ensino Médio foram destacados por seus excelentes rendimentos e incluídos no diagrama da figura a seguir:

Nesse diagrama, o conjunto M, limitado pelo círculo, indica o número de alunos que se sobressaíram em Matemática, já o conjunto F, limitado pelo quadrado, indica o número de alunos que se sobressaíram em Física e o conjunto Q, limitado pelo retângulo, indica o número de alunos que se sobressaíram em Química.

Dessa forma, quantos alunos se sobressaíram em apenas 2 destas 3 disciplinas?

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282