Das infecções citadas no fragmento:
Um modelo para explicar a origem da jararaca-ilhoa (Bothrops insularis) e a do continente (Bothrops jararaca) propõe que a espécie ancestral apresentava ampla distribuição no continente. Com a elevação do nível do mar, houve a separação dessa espécie ancestral em duas populações. No decorrer do tempo, ocorrem diferenciações da espécie ancestral nos dois ambientes, originando duas espécies distintas.
Esse modelo exemplifica um(a):
O tecido conjuntivo denso não modelado é encontrado:
Em "Calculava-se, INCLUSIVE, que geração era um tempo de 25 anos." a expressão denotativa em destaque possui valor de:
Em “Se eu contar para eles que tinha seletor, que fazia barulho clac, clac., clac.” há um recurso, expressivo denominado:
O sentido do trecho destacado em “MAS, LEITOR AMIGO, ESSE MEIO É MAIS VELHO AINDA DO QUE AS CRÔNICAS, que apenas datam de Esdras.” é construído a partir do seguinte procedimento:
Leia o texto.
O mundo em que habitavam, quer na própria península grega, quer nas ilhas do mar egeu, tornara-se de fato totalmente grego, à exceção dos escravos e dos visitantes estrangeiros ou de casos muito especiais, como o estrato aborígene na Ilha da Samotrácia.
FINLEY, M.l. Os gregos Antigos. Lisboa: Edições 70, 2002, p.15
Sobre os gregos antigos, assinale a alternativa correta.
Leia o texto.
"Dentre todos, aquele país é maravilhoso e por apresentar um número de monumentos maior do que qualquer outro, superiores e do mais alto valor. Tanto em razão de seu clima, tão diferente dos demais como por seu rio cujas propriedades tanto o distinguem de qualquer outro."
Heródoto de Halicarnasso, Histórias. Livro II, XXXV. Rio de Janeiro/São Paulo: Prestígio, 201 O, pp.205. Adaptado.
O historiador grego Heródoto referiu-se maravilhado a essa civilização. O texto se refere á civilização:
Observe a imagem.
Sobre o trabalho na Idade Média feudal, assinale a alternativa correta.
Observe a imagem e leia o texto.
Assinado no dia 23 de agosto de 1939, o tratado estabelecia cláusulas de não agressão entre os países, o compromisso pela busca de soluções pacíficas entre ambas as nações, a intenção de estreitar os laços econômicos e comerciais e ajuda mútua.
A imagem e o texto estão relacionados ao:
A Educação Física no âmbito escolar, a partir do Decreto n° 69.450, de 1971, passou a ser considerada como a atividade que, por seus meios, processos e técnicas, desenvolvem e aprimoram forças físicas, morais, cívicas, psíquicas e sociais do educando. Este decreto deu ênfase à aptidão física, tanto na organização das atividades quanto no processo de avaliação, e a iniciação esportiva, se tornou um dos eixos fundamentais de ensino. Buscava-se, também, a descoberta de novos talentos que pudessem participar de competições internacionais representando a pátria. Na década de 80, os efeitos desse modelo começaram a serem sentidos e contestados: o Brasil não se tornou uma nação olímpica e o desporto de alto rendimento não aumentou significativamente o número de praticantes de atividades físicas. A partir daí, surgiram debates que influenciaram a elaboração de novas tendências da Educação Física. Entre estas, a tendência pedagógica cuja principal preocupação relacionou-se com a elaboração de experiências de movimento adequadas às características do processo de crescimento dos alunos transformando o movimento no principal meio e fim durante as aulas de Educação Física Escolar denomina-se:
Os primeiros movimentos que o feto faz são involuntários e controlados subcorticalmente, formando a base para as fases do desenvolvimento motor. A partir destes movimentos, mais adiante, o bebê obtém informações sobre o ambiente externo. Suas reações ao toque, à luz, a sons e a alterações na pressão provocam atividade motora involuntária. Esses movimentos involuntários e a crescente sofisticação cortical nos primeiros meses de vida pós-natal desempenham importante papel para auxiliar a criança a aprender mais sobre seu corpo e o mundo exterior. Considerando os conhecimentos da área do desenvolvimento motor esta fase é denominada:
O crescimento físico se refere a mudanças no tamanho ou massa, por isso, é correto dizer que uma criança cresce em estatura (altura) e/ou massa corporal (peso). Este fenômeno do aumento no tamanho do corpo de um indivíduo durante o processo de amadurecimento é causado pela multiplicação ou aumento das células. O aumento do número de células durante o período de crescimento das crianças é denominado:
A Primeira Infância representa um período em que as crianças pequenas estão ativamente envolvidas na exploração e na experimentação das capacidades motoras de seus corpos através da execução das habilidades motoras fundamentais. São exemplos de padrões de movimento fundamentais:
Em uma escola pública, alguns alunos do Ensino Médio foram destacados por seus excelentes rendimentos e incluídos no diagrama da figura a seguir:
Nesse diagrama, o conjunto M, limitado pelo círculo, indica o número de alunos que se sobressaíram em Matemática, já o conjunto F, limitado pelo quadrado, indica o número de alunos que se sobressaíram em Física e o conjunto Q, limitado pelo retângulo, indica o número de alunos que se sobressaíram em Química.
Dessa forma, quantos alunos se sobressaíram em apenas 2 destas 3 disciplinas?