São tipos de páginas disponíveis para criação no software EdiLIM versão 5, exceto:
Em relação ao software EdiLIM versão 5, assinale a alternativa que contém o tipo de atividade ilustrada na imagem abaixo:
Marque a alternativa que contém um software/ferramenta que permite que o professor elabore questionários eletrônicos, que podem ser respondidos pelos alunos, em computadores ou celulares:
Sobre os objetivos da Informática Pedagógica, descritos nas Diretrizes Curriculares do município de Blumenau, marque com V as proposições verdadeiras e com F as falsas: ( ) O professor responsável pela sala de tecnologia tem como função localizar ou ainda desenvolver as atividades e/ou softwares pedagógicos de acordo com a possibilidade existente ao que foi solicitado, sendo que deve ter disponibilidade em seu horário do tempo necessário para tal desenvolvimento, além de dar suporte aos alunos e professores na parte tecnológica. ( ) O acompanhamento pedagógico é de inteira responsabilidade da direção da escola, que deverá efetuar o acompanhamento das atividades a serem realizadas no laboratório de informática durante a aula. ( ) Toda a comunidade escolar deve saber como, quando e para o que poderá utilizar a informática na unidade de ensino e em suas práticas diárias, preocupando-se com a possibilidade de que este recurso possa contribuir na construção do conhecimento do educando. ( ) Atualmente, no âmbito da Rede Municipal de Ensino de Blumenau, o uso das diferentes Tecnologias Digitais na Educação é compreendido como tecnologia para o desenvolvimento sócio-cognitivo-afetivo dos sujeitos, sendo trabalhado de forma a propiciar a construção do conhecimento, de maneira interdisciplinar, colaborativa, cooperativa e qualitativa com as demais áreas do conhecimento, no âmbito da Educação Infantil, anos iniciais, anos finais do Ensino Fundamental e educação de jovens e adultos. ( ) Ao planejar com antecedência suas aulas na sala de informática, o educador não deve definir as ativida-des que seus educandos irão utilizar, pois o uso do computador sempre será feito de maneira adequada, como um recurso didático pedagógico, propondo também que o aluno construa e desenvolva outras atividades utilizando as tecnologias. Assinale a alternativa que contém a sequência correta para as proposições acima:
De acordo com o decreto 7611, de 17 de novembro de 2011, o atendimento educacional especializado (AEE) é compreendido como o conjunto de atividades, recursos de acessibilidade e pedagógicos organizados institucio-nal e continuamente”. São objetivos do AEE:
A Deficiência Visual é classificada em Baixa Visão (BV) e Cegueira. Com relação à escolarização de estudantes com baixa visão, é correto afirmar que:
Observe os princípios a seguir: I- Ética. II- Integridade. III- Ideologia de gênero. IV- Discriminação étnica e religiosa. V- Privilégio dos ideais cristãos em detrimento de outras religiões. VI- Compromisso com o interesse público. VII- Respeito ao meio ambiente e à dignidade da pessoa humana. Estão corretos os princípios que regem a conduta do servidor público:
A respeito da Educação Especial no Brasil, é correto afirmar: I- A Educação Especial é uma modalidade de ensino transversal a todas as etapas e outras modalidades, como parte integrante da educação regular, devendo ser prevista no projeto político-pedagógico da unidade escolar. II- Os sistemas de ensino devem matricular todos os estudantes com deficiência, transtornos globais do de-senvolvimento e altas habilidades/superdotação, cabendo às escolas organizar-se para seu atendimento, garantindo as condições para uma educação de qualidade para todos, devendo considerar suas necessida-des educacionais específicas, pautando-se em princípios éticos, políticos e estéticos. III- As pessoas com deficiência podem ter acesso ao ensino fundamental inclusivo, de qualidade e gratuito, e ao ensino médio, considerando as possibilidades de acessibilidade e adaptação do espaço físico. IV- As pessoas com deficiência devem receber o apoio necessário, no âmbito do sistema educacional geral, com vistas a facilitar sua efetiva educação. Assinale a alternativa correta:
Analise as opções abaixo e assinale as afirmativas que possibilitam a criação de um ambiente propício à aprendizagem, de acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Básica (2013): I- O trabalho compartilhado e o compromisso dos professores e dos demais profissionais com a aprendizagem dos alunos. II- O atendimento às necessidades específicas de aprendizagem de cada um mediante formas de abordagem apropriadas. III- A realização de provas frequentes para garantir com eficácia a avaliação da aprendizagem dos estudantes. IV- A definição de métodos de ensino que esclareçam para o professor como abordar cada um dos conteúdos preestabelecidos. V- A contextualização dos conteúdos, assegurando que a aprendizagem seja relevante e socialmente signifi-cativa. Assinale a alternativa correta:
De acordo com o Art. 5, da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB - 9.394/96), “O acesso à educação básica obrigatória é direito público subjetivo, podendo qualquer cidadão, grupo de cidadãos, associação comu-nitária, organização sindical, entidade de classe ou outra legalmente constituída e, ainda, o Ministério Público, acionar o poder público para exigi-lo”. Posto isso, analise as alternativas abaixo: I- O poder público, na esfera de sua competência federativa, deverá recensear anualmente as crianças e adolescentes em idade escolar, bem como os jovens e adultos que não concluíram a educação básica. II- A prefeitura deverá recensear anualmente as crianças e adolescentes em idade escolar. III- O poder público, na esfera de sua competência federativa, deverá zelar, com os pais ou responsáveis, pela frequência à escola. IV- O poder público, na esfera de sua competência federativa, deverá recensear anualmente os jovens e adultos que não concluíram a educação básica. Assinale a alternativa correta:
Afirma-se: I- No que compete ao campo da promoção da atividade física, apesar de suas ações visarem modificar o com-portamento de base populacional, pouco progresso tem sido documentado. pois II- Em geral, os esforços, no campo da promoção da atividade física, concentram-se nos comportamentos indi-viduais. Isto posto, é correto afirmar que:
A assimilação estética de um espetáculo desportivo será tanto mais limpa dos miasmas da alienação quanto maior for a formação e vivências desportivas do espectador. Ao formarmos seres com vivências e cultura desportivas, ajudamos a desenvolver a antítese do homem-massa. Esse paradigma de desporto que se deve constituir como a referência da nossa práxis profissional: o desporto como assimilação vivencial, sentida, única de corpos felizes em ação e movimento”. (SANTOS, 2017) Deve-se encarar o desporto como:
De acordo com as competências físicas, afirma-se: ( ) As competências físicas consistem em habilidades de planejar, trabalhar, decidir, descrever, analisar e interpretar dados, fatos e situações relacionadas diretamente com a capacidade física do ser humano, mais especificamente, à sua condição físico-motora. ( ) As competências físicas motoras coordenativas são aquelas ligadas ao processo energético e metabólico, sendo determinadas pela obtenção e transformação de energia. ( ) As competências físicas motoras condicionais são essencialmente determinadas pelos processos de controle motor e regulação do sistema nervoso central e atuam na precisão, direção, alteração e controle do movimento, constituindo-se, portanto, na base para a aprendizagem motora. Ao se considerar V às assertivas verdadeiras e F às falsas, a correta sequência é encontrada em: