Ir para o conteúdo principal

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 440 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

Gaelic and Welsh were the languages spoken by which people

São tipos de páginas disponíveis para criação no software EdiLIM versão 5, exceto:

Em relação ao software EdiLIM versão 5, assinale a alternativa que contém o tipo de atividade ilustrada na imagem abaixo:

Marque a alternativa que contém um software/ferramenta que permite que o professor elabore questionários eletrônicos, que podem ser respondidos pelos alunos, em computadores ou celulares:

Sobre os objetivos da Informática Pedagógica, descritos nas Diretrizes Curriculares do município de Blumenau, marque com V as proposições verdadeiras e com F as falsas: ( ) O professor responsável pela sala de tecnologia tem como função localizar ou ainda desenvolver as atividades e/ou softwares pedagógicos de acordo com a possibilidade existente ao que foi solicitado, sendo que deve ter disponibilidade em seu horário do tempo necessário para tal desenvolvimento, além de dar suporte aos alunos e professores na parte tecnológica. ( ) O acompanhamento pedagógico é de inteira responsabilidade da direção da escola, que deverá efetuar o acompanhamento das atividades a serem realizadas no laboratório de informática durante a aula. ( ) Toda a comunidade escolar deve saber como, quando e para o que poderá utilizar a informática na unidade de ensino e em suas práticas diárias, preocupando-se com a possibilidade de que este recurso possa contribuir na construção do conhecimento do educando. ( ) Atualmente, no âmbito da Rede Municipal de Ensino de Blumenau, o uso das diferentes Tecnologias Digitais na Educação é compreendido como tecnologia para o desenvolvimento sócio-cognitivo-afetivo dos sujeitos, sendo trabalhado de forma a propiciar a construção do conhecimento, de maneira interdisciplinar, colaborativa, cooperativa e qualitativa com as demais áreas do conhecimento, no âmbito da Educação Infantil, anos iniciais, anos finais do Ensino Fundamental e educação de jovens e adultos. ( ) Ao planejar com antecedência suas aulas na sala de informática, o educador não deve definir as ativida-des que seus educandos irão utilizar, pois o uso do computador sempre será feito de maneira adequada, como um recurso didático pedagógico, propondo também que o aluno construa e desenvolva outras atividades utilizando as tecnologias. Assinale a alternativa que contém a sequência correta para as proposições acima:

De acordo com o decreto 7611, de 17 de novembro de 2011, o atendimento educacional especializado (AEE) é compreendido como o conjunto de atividades, recursos de acessibilidade e pedagógicos organizados institucio-nal e continuamente”. São objetivos do AEE:

A Deficiência Visual é classificada em Baixa Visão (BV) e Cegueira. Com relação à escolarização de estudantes com baixa visão, é correto afirmar que:

Observe os princípios a seguir: I- Ética. II- Integridade. III- Ideologia de gênero. IV- Discriminação étnica e religiosa. V- Privilégio dos ideais cristãos em detrimento de outras religiões. VI- Compromisso com o interesse público. VII- Respeito ao meio ambiente e à dignidade da pessoa humana. Estão corretos os princípios que regem a conduta do servidor público:

A respeito da Educação Especial no Brasil, é correto afirmar: I- A Educação Especial é uma modalidade de ensino transversal a todas as etapas e outras modalidades, como parte integrante da educação regular, devendo ser prevista no projeto político-pedagógico da unidade escolar. II- Os sistemas de ensino devem matricular todos os estudantes com deficiência, transtornos globais do de-senvolvimento e altas habilidades/superdotação, cabendo às escolas organizar-se para seu atendimento, garantindo as condições para uma educação de qualidade para todos, devendo considerar suas necessida-des educacionais específicas, pautando-se em princípios éticos, políticos e estéticos. III- As pessoas com deficiência podem ter acesso ao ensino fundamental inclusivo, de qualidade e gratuito, e ao ensino médio, considerando as possibilidades de acessibilidade e adaptação do espaço físico. IV- As pessoas com deficiência devem receber o apoio necessário, no âmbito do sistema educacional geral, com vistas a facilitar sua efetiva educação. Assinale a alternativa correta:

Analise as opções abaixo e assinale as afirmativas que possibilitam a criação de um ambiente propício à aprendizagem, de acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Básica (2013): I- O trabalho compartilhado e o compromisso dos professores e dos demais profissionais com a aprendizagem dos alunos. II- O atendimento às necessidades específicas de aprendizagem de cada um mediante formas de abordagem apropriadas. III- A realização de provas frequentes para garantir com eficácia a avaliação da aprendizagem dos estudantes. IV- A definição de métodos de ensino que esclareçam para o professor como abordar cada um dos conteúdos preestabelecidos. V- A contextualização dos conteúdos, assegurando que a aprendizagem seja relevante e socialmente signifi-cativa. Assinale a alternativa correta:

De acordo com o Art. 5, da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB - 9.394/96), “O acesso à educação básica obrigatória é direito público subjetivo, podendo qualquer cidadão, grupo de cidadãos, associação comu-nitária, organização sindical, entidade de classe ou outra legalmente constituída e, ainda, o Ministério Público, acionar o poder público para exigi-lo”. Posto isso, analise as alternativas abaixo: I- O poder público, na esfera de sua competência federativa, deverá recensear anualmente as crianças e adolescentes em idade escolar, bem como os jovens e adultos que não concluíram a educação básica. II- A prefeitura deverá recensear anualmente as crianças e adolescentes em idade escolar. III- O poder público, na esfera de sua competência federativa, deverá zelar, com os pais ou responsáveis, pela frequência à escola. IV- O poder público, na esfera de sua competência federativa, deverá recensear anualmente os jovens e adultos que não concluíram a educação básica. Assinale a alternativa correta:

Afirma-se: I- No que compete ao campo da promoção da atividade física, apesar de suas ações visarem modificar o com-portamento de base populacional, pouco progresso tem sido documentado. pois II- Em geral, os esforços, no campo da promoção da atividade física, concentram-se nos comportamentos indi-viduais. Isto posto, é correto afirmar que:

A assimilação estética de um espetáculo desportivo será tanto mais limpa dos miasmas da alienação quanto maior for a formação e vivências desportivas do espectador. Ao formarmos seres com vivências e cultura desportivas, ajudamos a desenvolver a antítese do homem-massa. Esse paradigma de desporto que se deve constituir como a referência da nossa práxis profissional: o desporto como assimilação vivencial, sentida, única de corpos felizes em ação e movimento”. (SANTOS, 2017) Deve-se encarar o desporto como:

De acordo com as competências físicas, afirma-se: ( ) As competências físicas consistem em habilidades de planejar, trabalhar, decidir, descrever, analisar e interpretar dados, fatos e situações relacionadas diretamente com a capacidade física do ser humano, mais especificamente, à sua condição físico-motora. ( ) As competências físicas motoras coordenativas são aquelas ligadas ao processo energético e metabólico, sendo determinadas pela obtenção e transformação de energia. ( ) As competências físicas motoras condicionais são essencialmente determinadas pelos processos de controle motor e regulação do sistema nervoso central e atuam na precisão, direção, alteração e controle do movimento, constituindo-se, portanto, na base para a aprendizagem motora. Ao se considerar V às assertivas verdadeiras e F às falsas, a correta sequência é encontrada em:

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282