Ir para o conteúdo principal

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 440 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

Em relação aos parâmetros fonológicos, leia as afirmações e assinale V para verdadeiras e F para as falsas:

( ) A CM pode permanecer a mesma durante a articulação de um sinal, ou pode passar de uma configuração para outra. Quando há mudança na configuração de mão, ocorre movimento interno da mão – essencialmente mudança na configuração dos dedos selecionados.

( ) Nas línguas de sinais, a(s) mão(s) do enunciador representa(m) o objeto, enquanto o espaço em que o movimento se realiza (o espaço de enunciação) é a área em torno do corpo do enunciador.

( ) Os movimentos direcionais podem ser unidirecionais, bidirecionais ou multidirecionais. A maneira é a categoria que descreve a qualidade, a tensão e a velocidade do movimento. A frequência refere-se ao número de repetições de um movimento.

( ) O espaço de enunciação é uma área que contém todos os pontos dentro do raio de alcance das mãos em que os sinais são articulados.

( ) O espaço de enunciação é um espaço ideal, no sentido de que se considera que os interlocutores estejam face a face. Pode haver situações em que o espaço de enunciação seja totalmente reposicionado e/ou reduzido.

Assinale a alternativa correta:

Entre as competências necessárias a serem estudadas e desenvolvidas por um tradutor/intérprete de Libras, temos a competência linguística, competência para transferência, competência metodológica, competência na área e competência bicultural. Define-se competência linguística e competência técnica respectivamente:

Entre os modelos de processamento no ato da tradução e interpretação, destacamos alguns apresentados por Quadros (2004), sendo eles: Modelo Interpretativo, Modelo Interativo, Modelo Cognitivo, Modelo Comunicativo e Modelo Sociolinguístico. A explicação a seguir faz relação com qual modelo de processamento?

A mensagem é codificada para a transmissão. O código pode ser o português, a língua de sinais ou qualquer outra forma de comunicação. A mensagem é transmitida através de um CANAL e quando é recebida é CODIFICADA. Qualquer coisa que interfira na transmissão é considerada RUÍDO. O intérprete não assume qualquer responsabilidade pela interação ou dinâmica de comunicação, assumindo uma posição de mero transmissor.

A Pontuação é assunto de extrema relevância na Língua Portuguesa, pois auxilia na mensagem que o texto deseja passar, evitando ambiguidades, por exemplo. Sobre a pontuação, mais precisamente o uso da vírgula, analise as afirmativas a seguir: I- A vírgula pode ser utilizada para separar explicações que estão no meio da frase. Exemplo: João, o aluno que não fez a prova, esteve na escola hoje. II- A vírgula não pode ser utilizada para separar orações independentes. Exemplo: Eu iria à festa mas fiquei indisposta. III- A vírgula pode ser utilizada para separar o lugar, o tempo ou o modo, que vier no início da frase. Exemplo: De um modo geral, os alunos da quinta série estão com boas notas. Agora, assinale a opção correta:

Os Gêneros do Discurso são elementos fundamentais no processo de produção textual, pois eles são os res-ponsáveis pelas formas que estes assumem, entre outras funções. Podemos afirmar que toda manifestação verbal se organiza de acordo com algum gênero. Sobre os Gêneros do discurso, analise as afirmativas a seguir: I- A proficiência do aluno em Língua Portuguesa depende também do conhecimento que ele tem sobre os gêneros e de sua adequação às diferentes situações comunicativas. Suas características, portanto, devem ser objeto de ensino e tema das atividades que se organizar. II- Os gêneros se caracterizam pelos temas que podem veicular, por sua composição e marcas linguísticas específicas. Assim, não é qualquer gênero que serve para se dizer qualquer coisa, em qualquer situação comunicativa. III- Os gêneros são formas de enunciados, produzidas historicamente, que se estão disponíveis na cultura, como notícia, reportagem, conto (literário, popular, maravilhoso, de fadas, de aventuras…), romance, anún-cio, receita médica, receita culinária, tese, monografia, fábula, crônica, cordel, poema, repente, relatório, seminário, palestra, conferência, verbete, parlenda, adivinha, entre outros. IV- Saber identificar/selecionar o gênero para organizar um discurso implica conhecer as suas características, para avaliar a sua adequação aos objetivos a que se propõe e ao lugar de circulação, por exemplo. Sendo assim, quanto mais se sabe sobre um gênero, maiores são as possibilidades do discurso ser eficaz. Agora, assinale a alternativa correta:

Assinale a alternativa que indica o propósito da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência:

A literatura infantil teve início no século XVIII. Nessa época, a criança começava, efetivamente, a ser vista como criança. As crianças da nobreza liam os grandes clássicos, e as mais pobres liam lendas e contos folclóricos (literatura de cordel), muito populares na época. Como tudo evolui, esse tipo de literatura também evoluiu para atingir ao público infantil: os clássicos sofreram adaptações e os contos folclóricos serviram de inspiração para os contos de fadas. Levando em consideração a temática da literatura infantil, analise as afirmativas a seguir e assinale a opção correta, que traz autor e sua obra:

É responsabilidade e atribuição do Professor efetuar registros burocráticos pedagógicos. Nesse caso, cabe-lhe preencher em formulários específicos dados acerca de: I- Conteúdos e atividades ministradas. II- Frequência do aluno. III- Ocorrências diversas. IV- Notas. Está correto o que se afirma em:

Leia o texto e classifique as afirmações com verdadeiro (v) ou falso (f).

“No Segundo Reinado do Brasil, com as reformas centralizadoras que ocorreram a partir de 1840, o governo central conseguiu limitar o poder das elites locais e promover acordos que contemplavam diferentes interesses sob o controle da Coroa. Dois desses acordos tiveram longa duração, a Política de Conciliação (1853-1858) e a Liga Progressista (1862-1868)."

(CABRINI. 2005 p. 200)

( ) O governo imperial concedia favores, distribuía cargos e verbas públicas para atrair quem lhe interessasse.

( ) Os acordos não permitiram que o governo Imperial mantivesse as elites sob o seu pleno poder.

( ) Nos dois casos, o Partido conservador e o Partido Liberal formularam um programa comum para se manter no poder.

( ) Tal programa de consenso entre os dois partidos incluía uma reforma judiciária e um reforma eleitoral.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência completa de forma correta:

“As semelhanças entre as ditaduras de Getúlio Vargas e a de Benito Mussolini já foram apontadas por muitos historiadores. […] Após romper relações diplomáticas com o Eixo, o Brasil teve navios atacados por submarinos alemães, o que levou o país a enviar 25 mil soldados para lutar na Itália em 1944."

https://educacao.uol.com.br/disciplinas/historia-brasil/brasil-na-segunda-guerra---vargas-e-hitler-ditador-brasileiro-preferia-a-neutrali-dade.htm

Complementando esse contexto, podemos afirmar:

I- Ao todo, estima-se que perto de 15000 brasileiros tenham morrido em combate contra os alemães.

II- Vargas era um político hábil, conseguiu manter o Brasil neutro na guerra, soube tirar proveito das vantagens de ter relações comerciais tanto com os Estados Unidos quanto com a Alemanha.

III- O próprio nome Estado Novo foi tirado de outra ditadura europeia da época, instituída por Salazar em Por-tugal, país que se manteve oficialmente neutro durante a Segunda Guerra.

IV- O governo brasileiro realizou um esforço para a mobilização de soldados para enviá-los ao fronte de guerra.

Assinale a alternativa correta:

“A antropofagia foi o conceito mais polêmico que surgiu a partir do movimento modernista de 22. Mais precisa-mente, o termo ganhou permanência alguns anos depois, com a publicação do Manifesto Antropófago, por Oswald de Andrade, em 1928.

[…] O canibalismo serviu de mote para outros movimentos de vanguarda."

(Da Costa, 1998. P. 43)

Os movimentos de vanguarda foram:

I- O concretismo de Augusto e Haroldo de Campos.

II- O Cinema Novo de Glauber Rocha.

III- O “Teatro selvagem" de Lygia Clark.

IV- O tropicalismo de Caetano Veloso.

V- XXIV Bienal de Arte de São Paulo.

Assinale a alternativa correta:

Leia o texto e marque a opção certa.

“Florianópolis, capital de Santa Catarina, ganhou esse nome em homenagem ao alagoano Floriano Peixoto, herói na Guerra do Paraguai e segundo presidente do Brasil nascido em 1839, até hoje uma das mais contro-versas personalidades da história do país."

Fonte: https://www.sohistoria.com.br/biografias/floriano/

Sobre Floriano Peixoto, assinale a questão certa:

Considerando as afirmações abaixo, assinale (v) para verdadeiro e (f) para falso, onde A e B são matrizes de ordem n.

Uma sala de aula possui 5 portas. Quantas maneiras diferentes ela pode ser aberta, sendo que no mínimo 2 portas devem ficar abertas?

A média das alturas das 6 jogadoras em quadra de um time é 1,92m. Após substituir 3 jogadoras por outras, a média das alturas do time passou para 1,90m. Nessas condições, a média, em metros, das alturas das jogadoras que entraram é de:

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282