Em relação aos parâmetros fonológicos, leia as afirmações e assinale V para verdadeiras e F para as falsas:
( ) A CM pode permanecer a mesma durante a articulação de um sinal, ou pode passar de uma configuração para outra. Quando há mudança na configuração de mão, ocorre movimento interno da mão – essencialmente mudança na configuração dos dedos selecionados.
( ) Nas línguas de sinais, a(s) mão(s) do enunciador representa(m) o objeto, enquanto o espaço em que o movimento se realiza (o espaço de enunciação) é a área em torno do corpo do enunciador.
( ) Os movimentos direcionais podem ser unidirecionais, bidirecionais ou multidirecionais. A maneira é a categoria que descreve a qualidade, a tensão e a velocidade do movimento. A frequência refere-se ao número de repetições de um movimento.
( ) O espaço de enunciação é uma área que contém todos os pontos dentro do raio de alcance das mãos em que os sinais são articulados.
( ) O espaço de enunciação é um espaço ideal, no sentido de que se considera que os interlocutores estejam face a face. Pode haver situações em que o espaço de enunciação seja totalmente reposicionado e/ou reduzido.
Assinale a alternativa correta:
Entre as competências necessárias a serem estudadas e desenvolvidas por um tradutor/intérprete de Libras, temos a competência linguística, competência para transferência, competência metodológica, competência na área e competência bicultural. Define-se competência linguística e competência técnica respectivamente:
Entre os modelos de processamento no ato da tradução e interpretação, destacamos alguns apresentados por Quadros (2004), sendo eles: Modelo Interpretativo, Modelo Interativo, Modelo Cognitivo, Modelo Comunicativo e Modelo Sociolinguístico. A explicação a seguir faz relação com qual modelo de processamento?
A mensagem é codificada para a transmissão. O código pode ser o português, a língua de sinais ou qualquer outra forma de comunicação. A mensagem é transmitida através de um CANAL e quando é recebida é CODIFICADA. Qualquer coisa que interfira na transmissão é considerada RUÍDO. O intérprete não assume qualquer responsabilidade pela interação ou dinâmica de comunicação, assumindo uma posição de mero transmissor.
A Pontuação é assunto de extrema relevância na Língua Portuguesa, pois auxilia na mensagem que o texto deseja passar, evitando ambiguidades, por exemplo. Sobre a pontuação, mais precisamente o uso da vírgula, analise as afirmativas a seguir: I- A vírgula pode ser utilizada para separar explicações que estão no meio da frase. Exemplo: João, o aluno que não fez a prova, esteve na escola hoje. II- A vírgula não pode ser utilizada para separar orações independentes. Exemplo: Eu iria à festa mas fiquei indisposta. III- A vírgula pode ser utilizada para separar o lugar, o tempo ou o modo, que vier no início da frase. Exemplo: De um modo geral, os alunos da quinta série estão com boas notas. Agora, assinale a opção correta:
Os Gêneros do Discurso são elementos fundamentais no processo de produção textual, pois eles são os res-ponsáveis pelas formas que estes assumem, entre outras funções. Podemos afirmar que toda manifestação verbal se organiza de acordo com algum gênero. Sobre os Gêneros do discurso, analise as afirmativas a seguir: I- A proficiência do aluno em Língua Portuguesa depende também do conhecimento que ele tem sobre os gêneros e de sua adequação às diferentes situações comunicativas. Suas características, portanto, devem ser objeto de ensino e tema das atividades que se organizar. II- Os gêneros se caracterizam pelos temas que podem veicular, por sua composição e marcas linguísticas específicas. Assim, não é qualquer gênero que serve para se dizer qualquer coisa, em qualquer situação comunicativa. III- Os gêneros são formas de enunciados, produzidas historicamente, que se estão disponíveis na cultura, como notícia, reportagem, conto (literário, popular, maravilhoso, de fadas, de aventuras…), romance, anún-cio, receita médica, receita culinária, tese, monografia, fábula, crônica, cordel, poema, repente, relatório, seminário, palestra, conferência, verbete, parlenda, adivinha, entre outros. IV- Saber identificar/selecionar o gênero para organizar um discurso implica conhecer as suas características, para avaliar a sua adequação aos objetivos a que se propõe e ao lugar de circulação, por exemplo. Sendo assim, quanto mais se sabe sobre um gênero, maiores são as possibilidades do discurso ser eficaz. Agora, assinale a alternativa correta:
Assinale a alternativa que indica o propósito da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência:
A literatura infantil teve início no século XVIII. Nessa época, a criança começava, efetivamente, a ser vista como criança. As crianças da nobreza liam os grandes clássicos, e as mais pobres liam lendas e contos folclóricos (literatura de cordel), muito populares na época. Como tudo evolui, esse tipo de literatura também evoluiu para atingir ao público infantil: os clássicos sofreram adaptações e os contos folclóricos serviram de inspiração para os contos de fadas. Levando em consideração a temática da literatura infantil, analise as afirmativas a seguir e assinale a opção correta, que traz autor e sua obra:
É responsabilidade e atribuição do Professor efetuar registros burocráticos pedagógicos. Nesse caso, cabe-lhe preencher em formulários específicos dados acerca de: I- Conteúdos e atividades ministradas. II- Frequência do aluno. III- Ocorrências diversas. IV- Notas. Está correto o que se afirma em:
Leia o texto e classifique as afirmações com verdadeiro (v) ou falso (f).
“No Segundo Reinado do Brasil, com as reformas centralizadoras que ocorreram a partir de 1840, o governo central conseguiu limitar o poder das elites locais e promover acordos que contemplavam diferentes interesses sob o controle da Coroa. Dois desses acordos tiveram longa duração, a Política de Conciliação (1853-1858) e a Liga Progressista (1862-1868)."
(CABRINI. 2005 p. 200)
( ) O governo imperial concedia favores, distribuía cargos e verbas públicas para atrair quem lhe interessasse.
( ) Os acordos não permitiram que o governo Imperial mantivesse as elites sob o seu pleno poder.
( ) Nos dois casos, o Partido conservador e o Partido Liberal formularam um programa comum para se manter no poder.
( ) Tal programa de consenso entre os dois partidos incluía uma reforma judiciária e um reforma eleitoral.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência completa de forma correta:
“As semelhanças entre as ditaduras de Getúlio Vargas e a de Benito Mussolini já foram apontadas por muitos historiadores. […] Após romper relações diplomáticas com o Eixo, o Brasil teve navios atacados por submarinos alemães, o que levou o país a enviar 25 mil soldados para lutar na Itália em 1944."
https://educacao.uol.com.br/disciplinas/historia-brasil/brasil-na-segunda-guerra---vargas-e-hitler-ditador-brasileiro-preferia-a-neutrali-dade.htm
Complementando esse contexto, podemos afirmar:
I- Ao todo, estima-se que perto de 15000 brasileiros tenham morrido em combate contra os alemães.
II- Vargas era um político hábil, conseguiu manter o Brasil neutro na guerra, soube tirar proveito das vantagens de ter relações comerciais tanto com os Estados Unidos quanto com a Alemanha.
III- O próprio nome Estado Novo foi tirado de outra ditadura europeia da época, instituída por Salazar em Por-tugal, país que se manteve oficialmente neutro durante a Segunda Guerra.
IV- O governo brasileiro realizou um esforço para a mobilização de soldados para enviá-los ao fronte de guerra.
Assinale a alternativa correta:
“A antropofagia foi o conceito mais polêmico que surgiu a partir do movimento modernista de 22. Mais precisa-mente, o termo ganhou permanência alguns anos depois, com a publicação do Manifesto Antropófago, por Oswald de Andrade, em 1928.
[…] O canibalismo serviu de mote para outros movimentos de vanguarda."
(Da Costa, 1998. P. 43)
Os movimentos de vanguarda foram:
I- O concretismo de Augusto e Haroldo de Campos.
II- O Cinema Novo de Glauber Rocha.
III- O “Teatro selvagem" de Lygia Clark.
IV- O tropicalismo de Caetano Veloso.
V- XXIV Bienal de Arte de São Paulo.
Assinale a alternativa correta:
Leia o texto e marque a opção certa.
“Florianópolis, capital de Santa Catarina, ganhou esse nome em homenagem ao alagoano Floriano Peixoto, herói na Guerra do Paraguai e segundo presidente do Brasil nascido em 1839, até hoje uma das mais contro-versas personalidades da história do país."
Fonte: https://www.sohistoria.com.br/biografias/floriano/
Sobre Floriano Peixoto, assinale a questão certa:
Considerando as afirmações abaixo, assinale (v) para verdadeiro e (f) para falso, onde A e B são matrizes de ordem n.
Uma sala de aula possui 5 portas. Quantas maneiras diferentes ela pode ser aberta, sendo que no mínimo 2 portas devem ficar abertas?
A média das alturas das 6 jogadoras em quadra de um time é 1,92m. Após substituir 3 jogadoras por outras, a média das alturas do time passou para 1,90m. Nessas condições, a média, em metros, das alturas das jogadoras que entraram é de: