Ir para o conteúdo principal

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 440 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

Quem acordou cedinho pôde ver um lindo amanhecer avermelhado na Capital paulista, mas a situação foi mu-dando durante a manhã do sábado (27) e vamos entender o porquê! Ao contrário da cidade de São Paulo, o município de Guarulhos amanheceu com uma névoa, que foi ficando cada vez mais densa durante as primeiras horas da manhã do sábado. Às 05h00, a névoa limitava a visibilidade no aeroporto internacional de Guaru-lhos para 3000 m, enquanto às 7h, a visibilidade ficou restrita a apenas 500 m. Entre às 06h e 07h, uma névoa começava a se formar sobre a cidade de São Paulo, limitando a visibilidade nos aeroportos de Congonhas e Campo de Marte. Além disso, o vento estava soprando do mar, trazendo ainda mais umidade para a região metropolitana, alimentando as condições para a formação e manutenção da névoa/nevoeiro. A névoa/nevoeiro que se formou sobre a região metropolitana começou a se dissipar no finalzinho da manhã e esteve associada a um fenômeno que ficará bem mais comum nesta época do ano!

Disponível em: http://www.jb.com.br/pais/noticias/2017/05/27/inversao-termica-provoca-nevoeiro-na-grande-sp. Acesso em 04/07/2018.

É correto afirmar que o fenômeno descrito na notícia se trata de:

O Brasil é considerado um país emergente ou em desenvolvimento. Apesar disso, está há quase um século atrasado industrial e tecnologicamente em relação às nações que ingressaram no processo de industrialização no momento em que a Primeira Revolução Industrial entrou em vigor. As indústrias no Brasil se desenvolveram a partir de mudanças estruturais de caráter econômico, social e político. Sobre as características da industriali-zação brasileira, é correto afirmar que:

A Geografia é uma ciência humana que estuda o espaço geográfico e suas composições. No âmbito desse mérito, essa área do conhecimento utiliza, em suas abordagens, uma série de conceitos que são considerados como basilares para a fundamentação de seus estudos. Trata-se das chamadas categorias da Geografia. Os principais conceitos da Geografia são: lugar, paisagem, região e território. Entre as alternativas a seguir, assinale a que se refere corretamente ao conceito de espaço geográfico:

[...] acontece o 18º Congresso do Partido Comunista Chinês. Nele, serão eleitos sete dos nove membros que compõem o comitê permanente do Politburo - conforme explica Ricardo Bacelette no trabalho "Eleições na China em 2012: reflexos nas mudanças socioeconômicas", publicado na revista do IPEA (Instituto de Pesquisas Eco-nômicas Aplicadas). [...] Há dois órgãos de poder na China: o Comitê Permanente, composto por 25 membros; e o Politburo, com 9 membros. Em 1992, dos 25 membros do Comitê Central, 50% possuíam experiência em liderança provincial. Em 2007, 76,6%. Atualmente, dos 9 membros do Politburo, 8 exerceram liderança provin-cial. Esse aumento de influência das províncias é reflexo das políticas adotadas pela China a partir de 1993. Os governos provinciais ganharam autonomia e, em meados da década de 1990, foi lançado o programa Grande Desenvolvimento Ocidental, destinado a desenvolver o oeste da China. Hoje, na China, convivem dois modelos.

Disponível em: https://www.cartacapital.com.br/internacional/os-modelos-economicos-chineses. Acesso em 11/07/2018.

O sistema político-econômico chinês, que mescla características socialistas na área política com princípios da economia capitalista, é chamado:

As Diretrizes Curriculares Municipais para a Educação Básica de Blumenau (2012) demarcam a importância do resgate da maneira como o currículo é pensado e materializado no cotidiano das instituições. Apresentam as concepções que fundamentam o currículo, os indicativos conceituais e metodológicos dos componentes curri-culares. A partir disso, analise as afirmativas abaixo identificando a(s) correta(s): I- O currículo é apenas uma lista de conteúdos prontos a serem transmitidos aos alunos. Na elaboração do currículo, não se deve levar em conta as características da comunidade escolar. II- O currículo é visto como o moderador da construção das identidades e constrói as relações de poder da sociedade. III- Existe um modelo único de currículo, desprovido de intenções e sem necessidade de reflexão. IV- É desnecessário analisar o percurso formativo das crianças, adolescentes e adultos na construção da pro-posta curricular. Assinale a alternativa correta:

As Diretrizes Curriculares Municipais para a Educação Básica de Blumenau (2012) abordam a estreita relação entre desenvolvimento humano e aprendizagem. Apontam sobre a importância desses dois processos quando se planeja o ensino. A importância de estudar o desenvolvimento humano significa conhecer as características especificas de cada faixa etária. Assim, planejar o que e como ensinar pressupõe saber quem é esse aluno. Sobre o processo de desenvolvimento e aprendizagem, conforme a teoria de Vygotsky, podemos afirmar que:

As tecnologias de informação e comunicação (TIC) estão transformando a vida em sociedade, a escola não poderá ficar alheia em relação ao imenso repertório de possibilidades que essas tecnologias oferecem. Cada vez mais as inovações tecnológicas exigem professores em constante aperfeiçoamento em relação à inserção dos recursos tecnológicos aplicados ao ensino, buscando inserir em sua prática educativa recursos que auxiliem no processo de ensino e aprendizagem. Em relação às tecnologias de informação e comunicação no ambiente escolar, leia e complete as lacunas abaixo: Com a inserção dos computadores na escola, toda a comunidade escolar deve estar atenta às mudanças que esta ferramenta pode oportunizar ao aluno, uma nova forma de buscar ____________, gerenciar as informações. Os professores passam a ter um papel fundamental neste processo de aprendizagem, pois devem propor formas de levar o educando a refletir, participar e desenvolver sua criatividade, levando-o a uma nova forma de desenvolver seu__________. Neste método novo de aprendizagem que utiliza o computador como objeto de _____________para uma melhor forma de o aluno aprender, o professor desenvolve um papel importante como__________ no processo de ensino aprendizagem, buscando instigar a curiosidade e criatividade, não sendo apenas um transmissor de conteúdos. O professor deve estar apto a planejar e desenvolver na informática atividades que façam a _____________ com os conteúdos desenvolvidos em sala, desafiando-os para que assim se atinjam os objetivos pedagógicos propostos no plano de ensino da disciplina. Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas:

Assinale a alternativa que indica uma atribuição do Coordenador Pedagógico:

Em consonância com a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, para os estudantes surdos, devido à diferença linguística, orienta-se que:

Em relação ao Decreto Federal n. 5626/05, são denominadas escolas ou classes de educação bilíngue aquelas em que a Libras e a modalidade escrita da Língua Portuguesa sejam ___________________ utilizadas no de-senvolvimento de todo o processo educativo. Preencha a lacuna:

Sobre o processo de aquisição da língua de sinais como segunda língua L2, o que diferencia fundamentalmente um adulto de uma criança é:

Os instrumentos musicais classificam-se, segundo o modo de produção do som, em cinco grandes tipos: cordo-fones, aerofones, idiofones, membranofones e eletrofones. Os instrumentos, também chamados autor-ressonadores, produzem sons por sua própria vibração ao ser percutidos. Exemplos: castanholas, pratos, triângulo, xilofone, etc. Considerando esta última premissa, está-se falando de:

O artista contemporâneo Ron Mueck é um escultor australiano que trabalha na Grã-Bretanha. Cresceu vendo seus pais construírem brinquedos. Sua mãe fazia bonecos de pano e seu pai brinquedos de barro. Em suas obras, o artista utiliza materiais como resina, fibra de vidro, silicone, argila. O processo de suas esculturas passa pelo seguinte: primeiro, são moldadas em argila; depois, fundidas em silicone; a partir de um molde; por último, têm cabelos e os olhos implantados, além de receberem roupas e acessórios. As suas esculturas reproduzem fielmente detalhes do corpo humano, mas brinca com a escala, por vezes muito grande, para criar uma observação desconcertante no público. Como, por exemplo, a escultura Boy (1999) que possui cinco metros de altura e foi exposta na Bienal de Veneza.


O movimento artístico ao qual pertence o artista Ron Mueck é conhecido por:

A imagem da obra é de um artista catarinense, nascido na cidade de Pouso Redondo, mas que efetivou sua carreira artística em Blumenau, a partir da década de 70. Além de artista plástico, trabalhou como arte finalista e ilustrador. Autor de algumas pinturas murais, talvez “As costureiras" seja a mais conhecida, por estar num local público, no bairro Itoupava Norte, em Blumenau. O artista mencionado é:

In the sentences: “(I) I need some thorough informations on the new staff."; “(II) Did you ever lost the bus to school?" and (III) “I'm looking for a new pair of sun glasses.":

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282