En otro trecho del texto de Goettenauer, se encuentra la siguiente afirmación: “Infelizmente, uma das atitudes do aprendiz de língua espanhola é o nivelamento: olhar sob um único ângulo distintos povos e crer que é possível comunicar-se com todos eles a partir de um mesmo paradigma, como se a língua fosse uma forma, um conjunto de normas, e não precisasse de adaptações, reformulações ou ajustes, conforme as diferentes realidades. Por outro lado, o professor privilegia, via de regra, uma das nações onde o espanhol é o idioma oficial – Espanha, na maior parte dos casos – ignorando as demais, seja por considerá-las de menor prestígio, seja por praticidade. As duas atitudes são extremas e improdutivas por uma razão muito simples: restringem as possibilidades de encontro.” (GOETTENAUER, 2005, p. 70) Las opciones abajo demuestran las actitudes de estudiantes o docentes de español lengua extranjera criticadas por la autora, a excepción de una. Señálela.
A partir de la campaña publicitaria de la revista AutoPlus se puede explorar elementos importantes para el trabajo con lengua extranjera en la educación básica. De acuerdo con los Parámetros Curriculares de la Enseñanza Media en Brasil, es importante desarrollar en las clases de lengua extranjera en la escuela diversas competencias, entre las cuales se puede citar: I.hacer distinción entre las variedades lingüísticas. II.comprender de qué forma se puede interpretar un enunciado en razón a sus aspectos sociales y/o culturales. III.utilizar estrategias verbales y no verbales para favorecer la comunicación. Señale la alternativa que contenga la(s ) afirmativa(s ) que coincide(n ) con las características presentes en el texto publicitario citado:
Observe a imagem a seguir.

Sobre a Prova Brasil, assinale a afirmativa correta.
Observe o gráfico a seguir:

Sobre o IDEB, analise as afirmativas a seguir.
I. É o principal indicador adotado pelo Governo Federal para
traçar metas educacionais a serem alcançadas por escolas e
redes estaduais e municipais.
II. A ideia central da adoção de metas pelo IDEB é a de obter um
maior comprometimento das redes e escolas com a melhoria
dos indicadores educacionais.
III. O indicador expressa exclusivamente uma medida da
aprendizagem dos alunos, a partir dos resultados da Prova
Brasil.
Está correto o que se afirma em
Observe a imagem a seguir.

O cartaz refere-se à
O conceito de solubilidade pode ser trabalhado em sala de aula
por meio de análise da curva de solubilidade apresentada sob a
forma de gráficos e/ou da realização de experimentos simples
que mostrem os fatores que alteram a solubilidade.
Após uma discussão sobre esse assunto em sala de aula foram
levantados pelos alunos alguns fatores que alteram a solubilidade
tais como: o solvente, o ponto de fusão do soluto, a temperatura
da solução, a pressão, as interações intermoleculares envolvidas.
O fator apresentado pelos alunos que deve ser rediscutido por
não influenciar na solubilidade das substâncias é
O professor propôs, como introdução ao estudo das reações de
oxirredução, um experimento bem simples para que o aluno
tenha condições de observar um fenômeno que envolve
mudanças visuais muito nítidas desse tipo de reação.
No experimento, o aluno deve acrescentar um comprimido de
vitamina C não efervescente a uma solução de iodo
(farmacêutica) e adicionar água. Nessa reação a vitamina C que é
oxidada promove um descoramento da solução de iodo que é
reduzido.
A transformação que ocorre no iodo pode ser codificada em uma
linguagem química como
Relacione os conceitos que têm sido utilizados por pesquisadores
para refletir sobre o ensino de Química/Ciências aos respectivos
idealizadores/fundamentos.
1- Construtivismo
2- Aprendizagem significativa
3- Processo de internalização
4- Teoria da enunciação
( ) Constructo fundamental na obra de Vygotsky que aponta
para questões relacionadas com a constituição do sujeito.
( ) Foi proposta por Bakhtin que, juntamente com outras noções
como as de dialogia e das vozes, considera as interações
verbais orais e escritas na produção do conhecimento.
( ) Noção marcada por uma variedade de visões e abordagens,
as vezes contraditórias, que busca a valorização das
contribuições dos estudantes no processo ensinoaprendizagem.
( ) Admite que a aprendizagem ocorre por meio da “ancoragem”
de um novo conhecimento a um conceito já existente na
estrutura cognitiva do sujeito.
Assinale a opção que indica a relação correta, de cima para baixo.
No ensino de Química, os conteúdos abordados e as atividades
desenvolvidas devem ser propostas de forma a promover o
desenvolvimento de competências dentro de três domínios, com
suas características e especificidades próprias.
Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino
Médio, esses três domínios são:
Compostos orgânicos de baixa polaridade, como o p-diclorodifenil-tricloro-etano
(DDT), são pouco solúveis em água e muito
solúveis no tecido adiposo.
Quando um pesticida com polaridade semelhante ao DDT passa
da solução aquosa para a gordura dos animais pode ocorrer o
processo apresentado no esquema a seguir.

O processo é denominado
Foi detectada a presença de 32µg de dióxido de enxofre em 100L
de ar de um recinto fechado que se encontra a 25°C (a 1 atm).
A composição em ppm (v/v) desse poluente no recinto,
considerando o comportamento ideal dos gases, é
aproximadamente igual a
Dados: Constante dos gases = 0,082 atm.L.mol–1.K–1. Massa molares
(g.mol–1): S = 32 e O = 16
Observe a figura a seguir

O documento “Diálogos interdisciplinares a caminho da autoria",
organizado pela Secretaria Municipal de Educação de São Paulo,
apresenta este esquema para sintetizar a compreensão de
currículo construída na Rede.
A partir da análise desse esquema é possível identificar três
conjuntos de condicionantes na estrutura desse currículo.
Assinale a afirmativa que os apresenta.
Observe a imagem a seguir

A partir da imagem, registro de uma atividade realizada no Ensino
Fundamental, é correto afirmar
Os professores e a equipe de direção da Escola X estão reunidos,
analisando os seguintes resultados de seus alunos na última
edição da Prova Brasil.
Sobre esta prática, analise as afirmativas a seguir.
I. Os resultados dessas avaliações dizem respeito a todos os
professores da escola, uma vez que sintetizam o resultado de
uma testagem de conhecimentos desenvolvidos ao longo de
toda uma etapa de ensino.
II. Um dos objetivos da divulgação dos resultados dessas
avaliações em larga escala é o de estimular o maior
comprometimento das escolas e das redes com a melhora
dos indicadores escolares.
III. As iniciativas de avaliação da aprendizagem estão
relacionadas à qualidade do ensino, estabelecendo novos
parâmetros de gestão para os sistemas educacionais.
Está correto o que afirma em
A invenção de uma outra forma de organização social na Utopia de Thomas More e a análise das condições necessárias para a conservação do poder em o Príncipe de Maquiavel evidenciam a emergência de um novo pensamento social, marcado