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Analise os fragmentos a seguir.
I. O progresso social consiste, como se crê, em produzir uma quantidade crescente de artigos mais e mais variados, para satisfazer as necessidades dos homens; para aumentar a segurança das pessoas e das propriedades; para estender nossa liberdade de ação; mas, para quem o compreende bem, o fundo do progresso social, são as mudanças da estrutura do organismo social, as quais trouxeram essas consequências.
(Herbert Spencer. Lei e causa do progresso, 1857) II. Em certo estágio do seu desenvolvimento, as forças produtivas materiais entram em contradição com as relações de produção existentes ou, o que é apenas sua expressão jurídica, com as relações de propriedade, no interior das quais se tinham movido até então. De formas de desenvolvimento das forças produtivas, estas relações transformam-se em entraves das mesmas. Inaugura-se então uma época de revolução social. Com a alteração da base econômica, alterase mais lentamente ou mais rapidamente toda a imensa superestrutura.
(Karl Marx. Contribuição à crítica da economia política, 1859) O pensamento sociológico do século XIX se fundamentou em conceitos das ciências naturais e da filosofia da história para produzir modelos explicativos sobre a interação entre os fenômenos sociais.
Assinale a opção que identifica corretamente os conceitos absorvidos pela sociologia presentes, respectivamente, nos trechos I e II.


A tira critica de forma humorada o conceito de ideologia referido

às concepções de

“Onde acaba a natureza? Onde começa a cultura? Nenhuma análise real permite apreender o ponto de passagem entre os fatos da natureza e os fatos da cultura, e reconhecer o mecanismo da articulação entre eles. Mas, com a presença ou a ausência da regra nos comportamentos não sujeitos às determinações instintivas, a análise nos forneceu o critério mais válido para reconhecer as atitudes sociais.
Em toda parte onde se manifesta uma regra, nós sabemos com certeza de estar no plano da cultura. Simetricamente, é fácil reconhecer no universal o critério da natureza: de fato, tudo o que é constante em todos os homens escapa necessariamente ao domínio dos costumes, das técnicas e das instituições que diferenciam e opõem os grupos. Estabeleçamos, pois, que tudo quanto é universal no homem pertence à ordem da natureza e é caracterizado pela espontaneidade, e que tudo quanto está assujeitado a uma norma pertence à cultura e apresenta os atributos do relativo e do particular.”
(Adaptado de Claude Lévi-Strauss.
As estruturas elementares de parentesco, 1949)
A passagem do “estado de natureza” para o “estado de sociedade” é

A sociedade da informação, para usar a expressão de Manuel Castells, corresponde às transformações técnicas, organizacionais e administrativas que têm como principal fator os insumos baratos de informação propiciados pelos avanços tecnológicos na microeletrônica e telecomunicações. As transformações em direção à sociedade da informação definem um novo paradigma, o da tecnologia da informação, que expressa a transformação tecnológica em curso e suas implicações com a economia e a sociedade.
Em relação às características do paradigma da tecnologia da informação, analise as afirmativas a seguir.
I. Graças às novas tecnologias, predomina a lógica das redes, uma vez que pode ser implementada em qualquer tipo de processo.
II. A tecnologia digital favorece a flexibilidade, já que permite modificar os processos em função de sua alta capacidade de reconfiguração.
III. A convergência das tecnologias mostra a interligação entre diversas áreas de saber, graças, por exemplo, à microeletrônica, à robótica e à inteligência artificial.
Assinale:

Com o objetivo de fornecer instrumentos para que os alunos possam aprender a exercitar a própria “imaginação sociológica”, o professor elabora o programa de sua disciplina e define as competências específicas que devem ser apropriadas em relação aos três campos assinalados nos PCNs-Ensino Médio. Relacione os três campos com as competências e habilidades específicas listadas a seguir. 1- Representação e comunicação.
2- Investigação e compreensão.
3- Contextualização sociocultural.
( ) Ler e analisar as situações socioculturais mediante categorias próprias dos paradigmas teóricos das Ciências Sociais;
( ) desenvolver uma visão crítica da sociedade contemporânea e compreender as diversidades culturais e sociais;
( ) participar da construção da própria identidade social e política, atuando para que haja maior conscientização quanto à reciprocidade de direitos e deveres.
Assinale a opção que indica a relação correta, de cima para baixo.

As figuras a seguir ilustram a tarefa que o professor propôs para

os alunos no laboratório de uma escola da rede municipal de São

Paulo.

Inicialmente, os alunos devem pesar uma esfera metálica maciça

suspensa por um fio de volume desprezível a um dinamômetro D1

. Devem pesar, também, um recipiente com água que seencontra sobre o dinamômetro D2

, como mostra a figura 1.Em seguida a esfera é totalmente submersa na água, sem tocar

as paredes do recipiente, como mostra a figura 2. Restabelecido

o equilíbrio hidrostático, repetem-se as pesagens. Assim, os

alunos podem constatar que o decréscimo na indicação do

dinamômetro D1 é igual ao acréscimo na indicação do dinamômetro D2

.

Desse modo, o professor induziu os alunos a evidenciar,

experimentalmente, o princípio

Um dêutron e um próton penetram simultaneamente no interior

de um capacitor plano carregado, normalmente à placa negativa,

através de dois furos nela existentes, com velocidades

respectivamente iguais a como ilustra a figura a seguir.

Suponha que essas velocidades sejam tais que nenhum dos dois

consiga atingir a placa positiva. Assim, o dêutron inverte o

sentido de movimento decorrido intervalo de tempo ?t, a uma

distância d da placa negativa. Já o próton inverte o sentido de seu

movimento decorrido um intervalo de tempo ?t', a uma distância

d` da placa negativa.

Lembre-se de que o dêutron é o núcleo do átomo do deutério,

sendo constituído, portanto, por um próton e um nêutron.

Despreze os efeitos de borda.

Esses intervalos de tempo ?t e ?t' e essas distâncias d e d' são

tais que

Os alunos ficaram incrédulos quando o professor de Biologia afirmou: “a combustão e a respiração celular são dois processos químicos similares”. De fato, os dois processos são reações de oxi-redução com liberação de energia. A diferença é que, na combustão, a energia é liberada de uma só vez, abruptamente, enquanto, na respiração celular, a liberação de energia é lenta e controlada, portanto, diluída no tempo. A grandeza física que caracteriza a diferença entre esses dois processos químicos é

A figura a seguir mostra (esquematicamente) como funciona o

“espectrômetro de Dempster".

Em uma região limitada há um campo magnético uniforme

perpendicular ao plano da figura, apontando para dentro.

Quando partículas carregadas penetram nessa região

perpendicularmente ao campo magnético sua trajetória no

interior do espectrômetro é um semicírculo.

Por meio de um dispositivo apropriado, fazem-se partículas

carregadas penetrarem no espectrômetro com a mesma energia

cinética.

A tabela a seguir apresenta as características de três partículas,

sendo e o módulo da carga do elétron.

Sejam Rpr, Rd e Ra os raios dos semicírculos percorridos no

interior do espectrômetro, respectivamente, pelo próton, pelo

dêutron e pela partícula a.

Esses raios são tais que

A posição de um ponto da superfície da Terra, em relação ao

equador, pode ser caracterizada pelo ângulo ?, denominado

“latitude", que seu raio-posição em relação ao centro C da Terra

forma com o plano equatorial, como ilustra a figura.

Os geógrafos contam a latitude, em cada hemisfério, do equador

para os polos.

Assim, em cada hemisfério:

Assinale a opção que indica o gráfico que melhor representa

como o módulo V da velocidade de um ponto da superfície da

Terra, devida à sua rotação, varia com a latitude θ

A figura a seguir mostra a trajetória de uma bolinha de pequenas

dimensões que cai verticalmente e colide com um anteparo.

Nela, estão representados por segmentos orientados a

velocidade da bolinha imediatamente antes da colisão

(vertical, para baixo, de módulo igual a 20 m/s) e a velocidade

da bolinha imediatamente após a colisão (horizontal, para a

direita, de módulo igual a 15 m/s).

É razoável supor que a bolinha esteve em contato com o

anteparo durante 0,10 s.

Neste caso, sendo a massa da bolinha 0,20 kg, podemos estimar

que, o módulo da força média exercida pelo anteparo sobre a

bolinha durante a colisão foi de

Após a extração de uma amostra, as observações obtidas são

tabuladas, gerando a seguinte distribuição de frequências:


Considerando que E(X ) = Média de X, Mo(X ) = Moda de X e Me(X )

= Mediana de X, é correto afirmar que:

De um modo geral a humanidade dispôs, ao longo do tempo, de 4 estratégias para a melhoria da performance de plantas em cultura – mudanças ambientais, mudanças genéticas, poda e fitorregulação química. Nesse contexto, pode-se considerar que:

Sob o ponto de vista agronômico, solo é a cobertura superficial da crosta terrestre, constituída por material mineral e orgânico, com capacidade de armazenar água e ar e de fornecer suporte ao crescimento de plantas e de outros organismos. Por ser um recurso natural, as características dos solos variam com o tempo, caracterizando um sistema dinâmico em constante transformação. Portanto, sua formação e suas propriedades dependem de outros fatores além do tempo, dentre os quais se destacam:

Desde a Revolução Industrial, muitas inovações da engenharia têm modificado profundamente as atividades humanas, incluindo a agricultura. Entretanto, o desenvolvimento tecnológico ainda não permite a redenção energética das fontes de energia não renováveis, para o agricultor em geral, de forma que a produção de alimentos seja majoritariamente dependente de fontes renováveis de energia, tais como:

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