Analise os fragmentos a seguir.
I. O progresso social consiste, como se crê, em produzir uma
quantidade crescente de artigos mais e mais variados, para
satisfazer as necessidades dos homens; para aumentar a
segurança das pessoas e das propriedades; para estender
nossa liberdade de ação; mas, para quem o compreende bem,
o fundo do progresso social, são as mudanças da estrutura do
organismo social, as quais trouxeram essas consequências.
(Herbert Spencer. Lei e causa do progresso, 1857)
II. Em certo estágio do seu desenvolvimento, as forças
produtivas materiais entram em contradição com as relações
de produção existentes ou, o que é apenas sua expressão
jurídica, com as relações de propriedade, no interior das quais
se tinham movido até então. De formas de desenvolvimento
das forças produtivas, estas relações transformam-se em
entraves das mesmas. Inaugura-se então uma época de
revolução social. Com a alteração da base econômica, alterase
mais lentamente ou mais rapidamente toda a imensa
superestrutura.
(Karl Marx. Contribuição à crítica da economia política, 1859)
O pensamento sociológico do século XIX se fundamentou em
conceitos das ciências naturais e da filosofia da história para
produzir modelos explicativos sobre a interação entre os
fenômenos sociais.
Assinale a opção que identifica corretamente os conceitos
absorvidos pela sociologia presentes, respectivamente, nos
trechos I e II.

A tira critica de forma humorada o conceito de ideologia referido
às concepções de
“Onde acaba a natureza? Onde começa a cultura? Nenhuma
análise real permite apreender o ponto de passagem entre os
fatos da natureza e os fatos da cultura, e reconhecer o
mecanismo da articulação entre eles. Mas, com a presença ou a
ausência da regra nos comportamentos não sujeitos às
determinações instintivas, a análise nos forneceu o critério mais
válido para reconhecer as atitudes sociais.
Em toda parte onde se manifesta uma regra, nós sabemos com
certeza de estar no plano da cultura. Simetricamente, é fácil
reconhecer no universal o critério da natureza: de fato, tudo o que
é constante em todos os homens escapa necessariamente ao
domínio dos costumes, das técnicas e das instituições que
diferenciam e opõem os grupos. Estabeleçamos, pois, que tudo
quanto é universal no homem pertence à ordem da natureza e é
caracterizado pela espontaneidade, e que tudo quanto está
assujeitado a uma norma pertence à cultura e apresenta os
atributos do relativo e do particular.”
(Adaptado de Claude Lévi-Strauss.
As estruturas elementares de parentesco, 1949)
A passagem do “estado de natureza” para o “estado de
sociedade” é
A sociedade da informação, para usar a expressão de Manuel
Castells, corresponde às transformações técnicas, organizacionais
e administrativas que têm como principal fator os insumos
baratos de informação propiciados pelos avanços tecnológicos na
microeletrônica e telecomunicações. As transformações em
direção à sociedade da informação definem um novo paradigma,
o da tecnologia da informação, que expressa a transformação
tecnológica em curso e suas implicações com a economia e a
sociedade.
Em relação às características do paradigma da tecnologia da
informação, analise as afirmativas a seguir.
I. Graças às novas tecnologias, predomina a lógica das redes,
uma vez que pode ser implementada em qualquer tipo de
processo.
II. A tecnologia digital favorece a flexibilidade, já que permite
modificar os processos em função de sua alta capacidade de
reconfiguração.
III. A convergência das tecnologias mostra a interligação entre
diversas áreas de saber, graças, por exemplo, à
microeletrônica, à robótica e à inteligência artificial.
Assinale:
Com o objetivo de fornecer instrumentos para que os alunos
possam aprender a exercitar a própria “imaginação sociológica”,
o professor elabora o programa de sua disciplina e define as
competências específicas que devem ser apropriadas em relação
aos três campos assinalados nos PCNs-Ensino Médio.
Relacione os três campos com as competências e habilidades
específicas listadas a seguir.
1- Representação e comunicação.
2- Investigação e compreensão.
3- Contextualização sociocultural.
( ) Ler e analisar as situações socioculturais mediante categorias
próprias dos paradigmas teóricos das Ciências Sociais;
( ) desenvolver uma visão crítica da sociedade contemporânea e
compreender as diversidades culturais e sociais;
( ) participar da construção da própria identidade social e
política, atuando para que haja maior conscientização quanto
à reciprocidade de direitos e deveres.
Assinale a opção que indica a relação correta, de cima para baixo.
As figuras a seguir ilustram a tarefa que o professor propôs para
os alunos no laboratório de uma escola da rede municipal de São
Paulo.

Inicialmente, os alunos devem pesar uma esfera metálica maciça
suspensa por um fio de volume desprezível a um dinamômetro D1
. Devem pesar, também, um recipiente com água que seencontra sobre o dinamômetro D2
, como mostra a figura 1.Em seguida a esfera é totalmente submersa na água, sem tocar
as paredes do recipiente, como mostra a figura 2. Restabelecido
o equilíbrio hidrostático, repetem-se as pesagens. Assim, os
alunos podem constatar que o decréscimo na indicação do
dinamômetro D1 é igual ao acréscimo na indicação do dinamômetro D2
.
Desse modo, o professor induziu os alunos a evidenciar,
experimentalmente, o princípio
Um dêutron e um próton penetram simultaneamente no interior
de um capacitor plano carregado, normalmente à placa negativa,
através de dois furos nela existentes, com velocidades
respectivamente iguais a
como ilustra a figura a seguir.

Suponha que essas velocidades sejam tais que nenhum dos dois
consiga atingir a placa positiva. Assim, o dêutron inverte o
sentido de movimento decorrido intervalo de tempo ?t, a uma
distância d da placa negativa. Já o próton inverte o sentido de seu
movimento decorrido um intervalo de tempo ?t', a uma distância
d` da placa negativa.
Lembre-se de que o dêutron é o núcleo do átomo do deutério,
sendo constituído, portanto, por um próton e um nêutron.
Despreze os efeitos de borda.
Esses intervalos de tempo ?t e ?t' e essas distâncias d e d' são
tais que
Os alunos ficaram incrédulos quando o professor de Biologia afirmou: “a combustão e a respiração celular são dois processos químicos similares”. De fato, os dois processos são reações de oxi-redução com liberação de energia. A diferença é que, na combustão, a energia é liberada de uma só vez, abruptamente, enquanto, na respiração celular, a liberação de energia é lenta e controlada, portanto, diluída no tempo. A grandeza física que caracteriza a diferença entre esses dois processos químicos é
A figura a seguir mostra (esquematicamente) como funciona o
“espectrômetro de Dempster".

Em uma região limitada há um campo magnético uniforme
perpendicular ao plano da figura, apontando para dentro.
Quando partículas carregadas penetram nessa região
perpendicularmente ao campo magnético
sua trajetória no
interior do espectrômetro é um semicírculo.
Por meio de um dispositivo apropriado, fazem-se partículas
carregadas penetrarem no espectrômetro com a mesma energia
cinética.
A tabela a seguir apresenta as características de três partículas,
sendo e o módulo da carga do elétron.

Sejam Rpr, Rd e Ra os raios dos semicírculos percorridos no
interior do espectrômetro, respectivamente, pelo próton, pelo
dêutron e pela partícula a.
Esses raios são tais que
A posição de um ponto da superfície da Terra, em relação ao
equador, pode ser caracterizada pelo ângulo ?, denominado
“latitude", que seu raio-posição em relação ao centro C da Terra
forma com o plano equatorial, como ilustra a figura.

Os geógrafos contam a latitude, em cada hemisfério, do equador
para os polos.
Assim, em cada hemisfério:

Assinale a opção que indica o gráfico que melhor representa
como o módulo V da velocidade de um ponto da superfície da
Terra, devida à sua rotação, varia com a latitude θ
A figura a seguir mostra a trajetória de uma bolinha de pequenas
dimensões que cai verticalmente e colide com um anteparo.
Nela, estão representados por segmentos orientados a
velocidade
da bolinha imediatamente antes da colisão
(vertical, para baixo, de módulo igual a 20 m/s) e a velocidade 
da bolinha imediatamente após a colisão (horizontal, para a
direita, de módulo igual a 15 m/s).
É razoável supor que a bolinha esteve em contato com o
anteparo durante 0,10 s.

Neste caso, sendo a massa da bolinha 0,20 kg, podemos estimar
que, o módulo da força média exercida pelo anteparo sobre a
bolinha durante a colisão foi de
Após a extração de uma amostra, as observações obtidas são
tabuladas, gerando a seguinte distribuição de frequências:

Considerando que E(X ) = Média de X, Mo(X ) = Moda de X e Me(X )
= Mediana de X, é correto afirmar que:
De um modo geral a humanidade dispôs, ao longo do tempo, de 4 estratégias para a melhoria da performance de plantas em cultura – mudanças ambientais, mudanças genéticas, poda e fitorregulação química. Nesse contexto, pode-se considerar que:
Sob o ponto de vista agronômico, solo é a cobertura superficial da crosta terrestre, constituída por material mineral e orgânico, com capacidade de armazenar água e ar e de fornecer suporte ao crescimento de plantas e de outros organismos. Por ser um recurso natural, as características dos solos variam com o tempo, caracterizando um sistema dinâmico em constante transformação. Portanto, sua formação e suas propriedades dependem de outros fatores além do tempo, dentre os quais se destacam:
Desde a Revolução Industrial, muitas inovações da engenharia têm modificado profundamente as atividades humanas, incluindo a agricultura. Entretanto, o desenvolvimento tecnológico ainda não permite a redenção energética das fontes de energia não renováveis, para o agricultor em geral, de forma que a produção de alimentos seja majoritariamente dependente de fontes renováveis de energia, tais como: