Ir para o conteúdo principal

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 20833 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

As técnicas da informação alteraram sensivelmente a experiência humana em termos da relação entre espaço e tempo. A globalização, considerada o ápice da internacionalização do mundo capitalista, é marcada pelos imperativos da fluidez e da velocidade.
O cantor e compositor Gilberto Gil expôs, na letra de “Parabolicamará”, a sensação de redução das distâncias e do aumento da velocidade dos fluxos:


Considerando a problemática do tempo e das técnicas da informação na globalização, analise as afirmativas a seguir.
I. As técnicas da informação desempenham um papel fundamental no sistema de técnicas no sentido de criar um elo entre as demais técnicas.
II. A possibilidade de conhecimento instantâneo do acontecer do outro foi denominada por Milton Santos “multiplicidade do tempo”.
III. O tempo real não é utilizado por todos os atores uniformemente: a fluidez pode ser potencial ou efetiva.
Assinale:

A Proposta Curricular do Estado de São Paulo para a Educação Física estabelece eixos temáticos atuais e relevantes que irão se relacionar com os eixos de conteúdos. Entre estes está o eixo “Lazer e Trabalho”.
A esse respeito, analise as afirmativas a seguir.
I. Os conteúdos da Educação Física devem ser incorporados como possibilidades de lazer tanto no tempo escolar como após este.
II. Os conteúdos da Educação Física devem ser incorporados como forma de aprendizado sobre a importância do controle do esforço físico e repouso durante o trabalho.
III. Os conteúdos da Educação Física devem ser incorporados como forma de aprofundar e sistematizar as experiências do “se movimentar”.
Assinale

A participação dos portadores de necessidades especiais nas aulas de Educação Física pode trazer muitos benefícios, particularmente no que diz respeito ao desenvolvimento das capacidades perceptivas, afetivas, de integração e inserção social. (BRASIL, 1998; p. 56).
Nesse sentido, é importante que o professor de Educação Física adote os procedimentos relacionados a seguir, à exceção de um. Assinale–o.

Leia o fragmento a seguir.
“O brinquedo supõe uma relação com a criança e uma abertura, uma indeterminação quanto ao uso, ou seja, a ausência de um sistema de regras que organizam sua utilização”.
(Kishimoto, 2010). A partir do fragmento acima, analise as afirmativas a seguir.
I. Ao contrário dos brinquedos, os jogos implicam, de modo explícito ou implícito, o desempenho de certas habilidades definidas por uma estrutura preexistente no próprio objeto e suas regras.
II. Os brinquedos podem incorporar, também, um imaginário pré–existente criado pelos desenhos animados, pelo mundo da ficção científica e pelo mundo encantado dos contos de fada.
III. O brinquedo propõe um mundo imaginário para a criança.
Assinale:

A Proposta Curricular do Estado de São Paulo estabelece que a Educação Física, no ensino fundamental deve aprofundar os conhecimentos sobre jogo, esporte, ginástica, etc., atribuindo– lhes os “sentidos e intencionalidades presentes nas codificações das culturas esportiva, lúdica, gímnica, das lutas e rítmica.” (pag. 44).
Com base no descrito e nos Parâmetros Curriculares Nacionais, analise as afirmativas a seguir.
I. O gesto desportivo deve ser demonstrado com precisão pelo professor, para que o aluno possa repeti–lo perfeitamente.
II. O professor deve incentivar o aluno a desenvolver seu gesto, guiando–o para uma execução eficiente.
III. O professor deve orientar o aluno no sentido de uma execução eficiente, mas abrindo espaço para que ele arrisque movimentos mais complexos.
Assinale:

A Proposta Curricular do Estado de São Paulo para a Educação Física procura destacar a importância do fato de os indivíduos se movimentarem em contextos concretos e faz uso da expressão “Se Movimentar”.
O “Se”, que segundo o texto foi colocado propositalmente antes do verbo, visa enfatizar
I. que o sujeito (aluno) é autor dos próprios movimentos;
II. que os movimentos estão carregados de emoções, desejos e possibilidades;
III. que os movimentos não devem resultar de referências externas, como as técnicas desportivas.
Analise:

Em 1973 o biólogo russo Theodosius Dobzhansky publicou um artigo cujo título é: “Nada em Biologia faz sentido exceto à luz da evolução”. O autor utiliza a palavra evolução no sentido de teoria evolutiva.
A esse respeito, analise as afirmativas a seguir.
I. A origem das variações das características morfológicas, fisiológicas e comportamentais dos seres vivos na natureza, é compreendida por meio da teoria evolutiva, sem a qual não poderia ser explicada.
II. Apenas a teoria evolutiva permite a percepção das interações entre os seres vivos, assim como o mecanismo que origina essas interações.
III. Sem a teoria evolutiva, poderiam ser observados muitos fatos interessantes ou curiosos, mas dessas observações não emergiria nenhuma imagem da natureza com significado.
Assinale:

No gráfico a seguir, as linhas pontilhadas correspondem às medidas da pressão arterial da pessoa (X) e as linhas contínuas às medidas da pessoa (Y).



Com relação aos dados fornecidos pelos registros, assinale a alternativa correta.

Balanus balanoides e Chtamalus stellatus são duas espécies de cracas que vivem no litoral do Atlântico.
Na figura a seguir, o Balanus ocupa o espaço indicado por X, mas suas larvas atingem o espaço indicado por W. O Chtamalus ocupa o espaço indicado por Z.
Num experimento feito no Atlântico Norte, os Balanus foram removidos da região e em pouco tempo, os Chtamalus ocuparam o espaço Y.



A partir dos dados fornecidos e da figura, para a existência dessas duas espécies neste local, assinale a alternativa correta.

A fermentação lática ocorre em duas etapas químicas (I e II), como resumido na figura a seguir:



Com relação a essas duas etapas, é correto afirmar que:

Na tabela a seguir estão registradas as concentrações de sódio e potássio no meio em que vive um protista, no seu citoplasma e no interior do seu vacúolo pulsátil.



Com relação ao meio em que vive o protista e o funcionamento da bomba de sódio–potássio, assinale a afirmativa correta.

As pesquisas indicam que a formação de planeta Terra ocorreu há cerca de 4,6 bilhões de anos atrás, que os primeiros seres vivos surgiram há, aproximadamente, 3,6 bilhões de anos atrás e que, com eles, surgiu o processo evolutivo. Na tabela a seguir constam as datas aproximadas dos principais eventos evolutivos.



Assinale a alternativa que apresenta a relação das datas (aproximadas) corretamente.

Em um calorímetro de capacidade térmica desprezível que contém uma pedra de gelo a 0qC, são injetados 20g de vapor d’água a 1000C. Considere o calor latente de fusão do gelo 80cal/g, o calor latente de condensação do vapor d’água 540 cal/g e o calor específico da água (líquida) 1,0 cal/g.0C. Para que, ao se restabelecer o equilíbrio térmico no interior do calorímetro, haja apenas água na fase líquida, a massa da pedra de gelo deve ter um valor dentro de um certo intervalo (entre um valor mínimo e um valor máximo). O valor mínimo é de

Com relação à análise energética, à luz da 1ª Lei da Termodinâmica, nos processos sofridos por um gás ideal, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.

( ) Durante um processo isotérmico, para que sua temperatura possa permanecer constante, o gás não pode trocar calor com sua vizinhança.

( ) Durante um processo adiabático, a temperatura do gás não varia, uma vez que não ocorrem trocas de calor com sua vizinhança.
( ) A menor quantidade de calor necessária para fazer a temperatura de um gás sofrer um determinado acréscimo ΔT é a que lhe é cedida no processo isovolumétrico (volume constante). As afirmativas são, respectivamente,

Experimentos de efeito fotoelétrico são realizados com Sódio, Magnésio e Prata, fazendo.se incidir sobre esses elementos uma onda luminosa de comprimento de onda O = 400nm.
As respectivas funções.trabalho desses elementos são dadas por: Sódio: 2,3eV; Magnésio: 3,7eV e Prata: 4,7eV. Considerando hc = 1240eV.nm, a luz incidente é capaz de arrancar elétrons

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282