As técnicas da informação alteraram sensivelmente a
experiência humana em termos da relação entre espaço e
tempo. A globalização, considerada o ápice da
internacionalização do mundo capitalista, é marcada pelos
imperativos da fluidez e da velocidade.
O cantor e compositor Gilberto Gil expôs, na letra de
“Parabolicamará”, a sensação de redução das distâncias e do
aumento da velocidade dos fluxos:
A Proposta Curricular do Estado de São Paulo para a Educação
Física estabelece eixos temáticos atuais e relevantes que irão se
relacionar com os eixos de conteúdos. Entre estes está o eixo
“Lazer e Trabalho”.
A esse respeito, analise as afirmativas a seguir.
I. Os conteúdos da Educação Física devem ser incorporados
como possibilidades de lazer tanto no tempo escolar como
após este.
II. Os conteúdos da Educação Física devem ser incorporados
como forma de aprendizado sobre a importância do
controle do esforço físico e repouso durante o trabalho.
III. Os conteúdos da Educação Física devem ser incorporados
como forma de aprofundar e sistematizar as experiências
do “se movimentar”.
Assinale
A participação dos portadores de necessidades especiais nas
aulas de Educação Física pode trazer muitos benefícios,
particularmente no que diz respeito ao desenvolvimento das
capacidades perceptivas, afetivas, de integração e inserção
social. (BRASIL, 1998; p. 56).
Nesse sentido, é importante que o professor de Educação Física
adote os procedimentos relacionados a seguir, à exceção de
um. Assinale–o.
Leia o fragmento a seguir.
“O brinquedo supõe uma relação com a criança e uma abertura,
uma indeterminação quanto ao uso, ou seja, a ausência de um
sistema de regras que organizam sua utilização”.
(Kishimoto, 2010).
A partir do fragmento acima, analise as afirmativas a seguir.
I. Ao contrário dos brinquedos, os jogos implicam, de modo
explícito ou implícito, o desempenho de certas habilidades
definidas por uma estrutura preexistente no próprio objeto
e suas regras.
II. Os brinquedos podem incorporar, também, um imaginário
pré–existente criado pelos desenhos animados, pelo mundo
da ficção científica e pelo mundo encantado dos contos de
fada.
III. O brinquedo propõe um mundo imaginário para a criança.
Assinale:
A Proposta Curricular do Estado de São Paulo estabelece que a
Educação Física, no ensino fundamental deve aprofundar os
conhecimentos sobre jogo, esporte, ginástica, etc., atribuindo–
lhes os “sentidos e intencionalidades presentes nas codificações
das culturas esportiva, lúdica, gímnica, das lutas e rítmica.”
(pag. 44).
Com base no descrito e nos Parâmetros Curriculares Nacionais,
analise as afirmativas a seguir.
I. O gesto desportivo deve ser demonstrado com precisão
pelo professor, para que o aluno possa repeti–lo
perfeitamente.
II. O professor deve incentivar o aluno a desenvolver seu
gesto, guiando–o para uma execução eficiente.
III. O professor deve orientar o aluno no sentido de uma
execução eficiente, mas abrindo espaço para que ele
arrisque movimentos mais complexos.
Assinale:
A Proposta Curricular do Estado de São Paulo para a Educação
Física procura destacar a importância do fato de os indivíduos
se movimentarem em contextos concretos e faz uso da
expressão “Se Movimentar”.
O “Se”, que segundo o texto foi colocado propositalmente
antes do verbo, visa enfatizar
I. que o sujeito (aluno) é autor dos próprios movimentos;
II. que os movimentos estão carregados de emoções, desejos
e possibilidades;
III. que os movimentos não devem resultar de referências
externas, como as técnicas desportivas.
Analise:
Em 1973 o biólogo russo Theodosius Dobzhansky publicou um
artigo cujo título é: “Nada em Biologia faz sentido exceto à luz
da evolução”. O autor utiliza a palavra evolução no sentido de
teoria evolutiva.
A esse respeito, analise as afirmativas a seguir.
I. A origem das variações das características morfológicas,
fisiológicas e comportamentais dos seres vivos na natureza,
é compreendida por meio da teoria evolutiva, sem a qual
não poderia ser explicada.
II. Apenas a teoria evolutiva permite a percepção das
interações entre os seres vivos, assim como o mecanismo
que origina essas interações.
III. Sem a teoria evolutiva, poderiam ser observados muitos
fatos interessantes ou curiosos, mas dessas observações
não emergiria nenhuma imagem da natureza com
significado.
Assinale:
No gráfico a seguir, as linhas pontilhadas correspondem às medidas da pressão arterial da pessoa (X) e as linhas contínuas às medidas da pessoa (Y).

Balanus balanoides e Chtamalus stellatus são duas espécies de
cracas que vivem no litoral do Atlântico.
Na figura a seguir, o Balanus ocupa o espaço indicado por X,
mas suas larvas atingem o espaço indicado por W. O Chtamalus
ocupa o espaço indicado por Z.
Num experimento feito no Atlântico Norte, os Balanus foram
removidos da região e em pouco tempo, os Chtamalus
ocuparam o espaço Y.

A fermentação lática ocorre em duas etapas químicas (I e II), como resumido na figura a seguir:

Na tabela a seguir estão registradas as concentrações de sódio e potássio no meio em que vive um protista, no seu citoplasma e no interior do seu vacúolo pulsátil.

As pesquisas indicam que a formação de planeta Terra ocorreu há cerca de 4,6 bilhões de anos atrás, que os primeiros seres vivos surgiram há, aproximadamente, 3,6 bilhões de anos atrás e que, com eles, surgiu o processo evolutivo. Na tabela a seguir constam as datas aproximadas dos principais eventos evolutivos.

Em um calorímetro de capacidade térmica desprezível que contém uma pedra de gelo a 0qC, são injetados 20g de vapor d’água a 1000C. Considere o calor latente de fusão do gelo 80cal/g, o calor latente de condensação do vapor d’água 540 cal/g e o calor específico da água (líquida) 1,0 cal/g.0C. Para que, ao se restabelecer o equilíbrio térmico no interior do calorímetro, haja apenas água na fase líquida, a massa da pedra de gelo deve ter um valor dentro de um certo intervalo (entre um valor mínimo e um valor máximo). O valor mínimo é de
Com relação à análise energética, à luz da 1ª Lei da Termodinâmica, nos processos sofridos por um gás ideal, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.
( ) Durante um processo isotérmico, para que sua temperatura possa permanecer constante, o gás não pode trocar calor com sua vizinhança.
( ) Durante um processo adiabático, a temperatura do gás não varia, uma vez que não ocorrem trocas de calor com sua vizinhança.
( ) A menor quantidade de calor necessária para fazer a temperatura de um gás sofrer um determinado acréscimo ΔT é a que lhe é cedida no processo isovolumétrico (volume constante).
As afirmativas são, respectivamente,
Experimentos de efeito fotoelétrico são realizados com Sódio, Magnésio e Prata, fazendo.se incidir sobre esses elementos uma onda luminosa de comprimento de onda O = 400nm.
As respectivas funções.trabalho desses elementos são dadas por: Sódio: 2,3eV; Magnésio: 3,7eV e Prata: 4,7eV. Considerando hc = 1240eV.nm, a luz incidente é capaz de arrancar elétrons