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O modelo de repulsão dos pares de elétrons da camada de valência (modelo VSEPR) baseia–se na ideia de que as regiões de altas concentrações de elétrons (ligações e pares isolados do átomo central) se repelem e, para reduzir essa repulsão, elas tendem a se afastar o máximo possível, mantendo a mesma distância do átomo central. Aplicando essa teoria, a geometria prevista para a molécula de pentacloreto de fósforo é
Dados: P (Z=15) e Cl (Z=17)

A vitamina B5, encontrada em diversos alimentos, é importante para a saúde humana, pois ajuda a controlar a capacidade de resposta do corpo ao stress, além de aturar na produção dos hormônios nas glândulas suprarrenais, na formação de anticorpos e no metabolismo das proteínas, gorduras e açucares.



A estrutura química da vitamina B5, representada na figura, apresenta grupos funcionais que identificam as funções.

A ureia, utilizada como fertilizante, pode ser produzida através da reação de amônia líquida com o CO2 gasoso, em um reator de síntese, ocorrendo inicialmente a formação do carbamato de amônio que posteriormente se decompõe parcialmente em ureia e água. O carbamato de amônio não reagido é decomposto em amônia e CO2 num processo endotérmico segundo a equação:



Em relação ao equilíbrio apresentado, a reação de decomposição do carbamato é favorecida pela

As alternativas a seguir apresentam semelhanças entre a escravidão praticada em Roma Antiga e a praticada na América Portuguesa, à exceção de uma. Assinale–a.

“Deus é o nosso objetivo, o mensageiro [Maomé] é o nosso exemplo, o Alcorão é a nossa constituição, a jihad é o nosso método e o martírio é o nosso desejo”. (Hasan al–Banna, A mensagem dos ensinamentos, anos 1940) Com essas palavras, o fundador da Irmandade Muçulmana lançou as bases do movimento, defendendo 7.O uso do termo “descoberta” pela historiografia tradicional foi submetido a um forte revisionismo crítico na obra A conquista da América: a questão do outro (1982), de Tzvetan Todorov, que propôs ler o episódio do encontro entre os europeus e os índios como um modelo paradigmático para compreender o processo de conhecimento de si, da descoberta que o “Eu” faz do “Outro”.
Com base na perspectiva de Todorov, analise os relatos a seguir. 1- “São o melhor povo do mundo e sobretudo o mais doce”. (Cristóvão Colombo, Carta de 16 dezembro de 1492)
2- “Até pedaços de barris quebrados aceitavam, dando tudo o que tinham, como bestas idiotas”. (Cristóvão Colombo, Carta a Santangel, de fevereiro/março de 1493)
3- “Não há pior gente do que [estes] velhacos, que nunca arriscam a vida face a face; saibam que, se os índios encontram um ou dois homens isolados, é muito provável que os matem”. (Cristóvão Colombo, Instruções a Mosen Pedro Margarite, de 9 de abril de 1494)
Considerando os documentos apresentados acima, assinale a alternativa que caracteriza corretamente a questão da alteridade.

“Outro ponto ajuda a ampliar a interpretação sobre a sociedade colonial. Documentos trouxeram à luz uma vasta camada populacional, situada entre os grandes senhores e os escravos, que se inseria de forma decisiva na dinâmica do setor exportador. (...) A grande lavoura, portanto, não era auto– suficiente. Havia um importante mercado interno que relacionava os mais diversos setores de produção e de serviços aos negociantes que faziam a vez de patrocinadores da empresa colonial agroexportadora.” (FARIA, Sheila de Castro. “A colônia é mais embaixo”. Revista de História da Biblioteca Nacional. in: http://www.revistadehistoria.com.br/secao/educacao/a– colonia–e–mais–embaixo)
Uma das atividades econômicas da América Portuguesa voltadas prioritariamente para o abastecimento do mercado interno foi

“Em setembro de 1973, o golpe de Estado que derrubou o presidente eleito Salvador Allende motivou um debate entre advogados brasileiros da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). A ata da reunião da entidade ocorrida no mesmo mês registra a proposta de um dos seus membros para ‘que a OAB se dirija ao Governo do Chile solicitando seja respeitada a situação jurídica dos brasileiros que ali se encontram protegidos pelo instituto do asilo’. Outro advogado sugeriu também a necessidade de recorrer à ONU”.
(Apud Denise Rollemberg. “Memória, Opinião e Cultura Política. A Ordem dos Advogados do Brasil sob a Ditadura (1964–1974)”. In: REIS, Daniel Aarão; ROLLAND, Denis (orgs.). Modernidades Alternativas. Rio de Janeiro: Ed. FGV, 2008, p. 93.)

A respeito da conjuntura política nacional e internacional da década de 1970, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa. ( ) A OAB foi alvo de atentado a bomba por setores das Forças Armadas que se opunham ao processo de abertura política iniciado no governo Médici.
( ) A OAB e outras organizações da sociedade civil brasileira atuaram dentro e fora do país em defesa dos direitos humanos.
( ) A decisão da OAB de recorrer à ONU em defesa do direito de asilo representou uma crítica indireta à ditadura brasileira.
As afirmativas são, respectivamente,

O professor de História apresenta duas fotografias para estimular o debate sobre o esporte na sociedade contemporânea, entre os seus alunos.
A primeira foto registra a cerimônia de abertura dos jogos olímpicos de Berlim (1936). A segunda, a premiação de Tommie Smith e John Carlos na prova de atletismo dos 200 metros dos jogos olímpicos na Cidade do México (1968).


Sobre as duas imagens e seus respectivos contextos históricos, analise as afirmativas a seguir.

I. Ambas as imagens mostram o uso político do esporte, visto como instrumento útil para mobilizar a nação a favor do programa do regime instituído.
II. Enquanto a primeira imagem representa o esporte– propaganda gerido pelo Estado, a segunda enfatiza a comercialização do esporte–espetáculo, no segundo pós– guerra.
III. As imagens mostram o uso de eventos esportivos para difundir mensagens para as massas, seja por parte do Estado, seja por parte de minorias.
Assinale:

O aprendizado autônomo e a aplicação responsável das habilidades e competências adquiridas assumiram um papel central na Educação em História. Esta nova abordagem do processo de ensino e aprendizagem reativou o debate teórico sobre os conceitos de “consciência” e de “pensamento histórico”, derivados do historicismo e retomados por Jorn Rüsen no campo da didática.
Para Jorn Rüsen, a consciência histórica é “(...) a suma das operações mentais com as quais os homens interpretam sua experiência da evolução temporal de seu mundo e de si mesmos, de forma tal que possam orientar, intencionalmente, sua vida prática no tempo”.
(RÜSEN, Jorn. Razão histórica: teoria da história: fundamentos da ciência histórica. Brasília: Editora UNB, 2010. p. 57)

As alternativas a seguir identificam procedimentos didáticos relacionados ao processo de ensino e aprendizagem, centrados no tema da consciência histórica, tal como definida acima, à exceção de uma. Assinale–a.

Nossos livros e atividades escolares, ao longo do tempo, têm reproduzido imagens cristalizadas sobre os índios. Nas últimas décadas, entretanto, antropólogos, historiadores e arqueólogos vêm se indagando a respeito deste desafio: como superar o ensino estereotipado sobre o tema da cultura indígena nas salas de aula? Um primeiro passo é a análise crítica dos livros didáticos que produzimos e adotamos, identificando seus equívocos e contradições.
Com relação aos equívocos e contradições que encontramos na maioria dos livros didáticos, analise as afirmativas a seguir. I. As sociedades indígenas são mencionadas, na maior parte das vezes, nos capítulos referentes à chamada pré–história do Brasil, no período anterior à chegada dos exploradores europeus e na fase chamada de pré–colonizadora, o que transforma as sociedades indígenas em “objetos do passado”.
II. Existem mais de duas centenas de povos indígenas no Brasil atual, entretanto, em vários livros os índios costumam ser projetados em um “espaço distante” e caracterizados como habitantes das florestas.
III. Nos livros didáticos a população brasileira é apresentada como resultante de um processo histórico de miscigenação, o que nos transforma a todos em “descendentes” de europeus, africanos e indígenas, homogeneizando a pluralidade da cultura indígena.
Assinale:

Durante muito tempo, o espaço geográfico brasileiro foi considerado monótono em termos de suas condições paisagísticas. Todavia, segundo Aziz Ab’ Sáber, o território brasileiro apresenta um valioso mostruário das principais paisagens e ecologias do Mundo Tropical, as quais podem ser classificadas em seis domínios morfoclimáticos.
Sobre os domínios morfoclimáticos brasileiros, assinale a afirmativa correta.

Os problemas decorrentes do tráfego ineficiente já são sentidos nas grandes cidades brasileiras. A predominância do modal rodoviário, com carros particulares e ônibus, reflete os defeitos de planejamento de nossas cidades e a forte influência da indústria automobilística na determinação dos padrões de consumo e modelos de urbanização.
Considerando as relações entre o sistema de transporte por automóveis e ônibus, a expansão urbana e a qualidade de vida na cidade, analise as afirmativas a seguir.
I. A expansão urbana associada ao sistema rodoviário não segue eixos bem estruturados, avançando em todas as direções como uma “mancha de óleo”.
II. À medida que a malha viária se expande, cresce a demanda por instalação de infraestrutura e aumentam as distâncias a serem percorridas.
III. O transporte sobre rodas é considerado flexível, embora represente altos custos econômicos e ambientais.
Assinale:

“A partir da década de 20, quando se intensificou o processo de substituição de importações e cresceu o parque industrial paulistano, a cidade já havia enclausurado a antiga área do triângulo onde havia nascido, expandindo seu espaço ao longo dos eixos ferroviários e em direção à Avenida Paulista.”
(Adaptado de: SCARLATO, Francisco Capuano. População e Urbanização brasileira. In: ROSS, Jurandyr. Geografia do Brasil. São Paulo: Edusp, 1995: 443-4)
Sobre o crescimento urbano da cidade de São Paulo e sua relação com a consolidação do plano viário, assinale a afirmativa correta.

De acordo com o Currículo do Estado de São Paulo para o Ensino Fundamental (ciclo II) e para o Ensino Médio, o ensino de Geografia deve priorizar o estudo dos seguintes conceitos, em suas diferentes escalas:

Considerando as mudanças provocadas pela ação do homem sobre a natureza, analise as afirmativas a seguir.
I. A elevação da temperatura pela queima dos combustíveis fóseis e subsequente degelo das calotas polares pode ocasionar a inundação de regiões costeiras populosas.
II. A destruição da camada de ozônio, que protege a vida dos raios ultravioletas mais danosos, pode provocar desequilibrios de acossistemas inteiros.
III. A atividade antrópica é um catalisador dos desastres ambientais induzindo, no curto prazo, efeitos que a natureza levaria séculos para fazer.
Assinale: