O modelo de repulsão dos pares de elétrons da camada de
valência (modelo VSEPR) baseia–se na ideia de que as regiões
de altas concentrações de elétrons (ligações e pares isolados do
átomo central) se repelem e, para reduzir essa repulsão, elas
tendem a se afastar o máximo possível, mantendo a mesma
distância do átomo central. Aplicando essa teoria, a geometria
prevista para a molécula de pentacloreto de fósforo é
Dados: P (Z=15) e Cl (Z=17)
A vitamina B5, encontrada em diversos alimentos, é importante para a saúde humana, pois ajuda a controlar a capacidade de resposta do corpo ao stress, além de aturar na produção dos hormônios nas glândulas suprarrenais, na formação de anticorpos e no metabolismo das proteínas, gorduras e açucares.

A ureia, utilizada como fertilizante, pode ser produzida através da reação de amônia líquida com o CO2 gasoso, em um reator de síntese, ocorrendo inicialmente a formação do carbamato de amônio que posteriormente se decompõe parcialmente em ureia e água. O carbamato de amônio não reagido é decomposto em amônia e CO2 num processo endotérmico segundo a equação:

As alternativas a seguir apresentam semelhanças entre a escravidão praticada em Roma Antiga e a praticada na América Portuguesa, à exceção de uma. Assinale–a.
“Deus é o nosso objetivo, o mensageiro [Maomé] é o nosso
exemplo, o Alcorão é a nossa constituição, a jihad é o nosso
método e o martírio é o nosso desejo”.
(Hasan al–Banna, A mensagem dos ensinamentos, anos 1940)
Com essas palavras, o fundador da Irmandade Muçulmana
lançou as bases do movimento, defendendo
7.O uso do termo “descoberta” pela historiografia tradicional foi
submetido a um forte revisionismo crítico na obra A conquista
da América: a questão do outro (1982), de Tzvetan Todorov,
que propôs ler o episódio do encontro entre os europeus e os
índios como um modelo paradigmático para compreender o
processo de conhecimento de si, da descoberta que o “Eu” faz
do “Outro”.
Com base na perspectiva de Todorov, analise os relatos a
seguir.
1- “São o melhor povo do mundo e sobretudo o mais doce”.
(Cristóvão Colombo, Carta de 16 dezembro de 1492)
2- “Até pedaços de barris quebrados aceitavam, dando tudo o
que tinham, como bestas idiotas”. (Cristóvão Colombo, Carta a
Santangel, de fevereiro/março de 1493)
3- “Não há pior gente do que [estes] velhacos, que nunca
arriscam a vida face a face; saibam que, se os índios
encontram um ou dois homens isolados, é muito provável
que os matem”. (Cristóvão Colombo, Instruções a Mosen Pedro
Margarite, de 9 de abril de 1494)
Considerando os documentos apresentados acima, assinale
a alternativa que caracteriza corretamente a questão da
alteridade.
“Outro ponto ajuda a ampliar a interpretação sobre a sociedade
colonial. Documentos trouxeram à luz uma vasta camada
populacional, situada entre os grandes senhores e os escravos,
que se inseria de forma decisiva na dinâmica do setor
exportador. (...) A grande lavoura, portanto, não era auto–
suficiente. Havia um importante mercado interno que
relacionava os mais diversos setores de produção e de serviços
aos negociantes que faziam a vez de patrocinadores da
empresa colonial agroexportadora.”
(FARIA, Sheila de Castro. “A colônia é mais embaixo”. Revista de História da
Biblioteca Nacional. in: http://www.revistadehistoria.com.br/secao/educacao/a–
colonia–e–mais–embaixo)
Uma das atividades econômicas da América Portuguesa
voltadas prioritariamente para o abastecimento do mercado
interno foi
“Em setembro de 1973, o golpe de Estado que derrubou o
presidente eleito Salvador Allende motivou um debate entre
advogados brasileiros da Ordem dos Advogados do Brasil
(OAB). A ata da reunião da entidade ocorrida no mesmo mês
registra a proposta de um dos seus membros para ‘que a OAB
se dirija ao Governo do Chile solicitando seja respeitada a
situação jurídica dos brasileiros que ali se encontram
protegidos pelo instituto do asilo’. Outro advogado sugeriu
também a necessidade de recorrer à ONU”.
(Apud Denise Rollemberg. “Memória, Opinião e Cultura Política. A Ordem dos
Advogados do Brasil sob a Ditadura (1964–1974)”. In: REIS, Daniel Aarão; ROLLAND,
Denis (orgs.). Modernidades Alternativas. Rio de Janeiro: Ed. FGV, 2008, p. 93.)
A respeito da conjuntura política nacional e internacional da
década de 1970, assinale V para a afirmativa verdadeira e
F para a falsa.
( ) A OAB foi alvo de atentado a bomba por setores das Forças
Armadas que se opunham ao processo de abertura política
iniciado no governo Médici.
( ) A OAB e outras organizações da sociedade civil brasileira
atuaram dentro e fora do país em defesa dos direitos
humanos.
( ) A decisão da OAB de recorrer à ONU em defesa do direito
de asilo representou uma crítica indireta à ditadura
brasileira.
As afirmativas são, respectivamente,
O professor de História apresenta duas fotografias para estimular
o debate sobre o esporte na sociedade contemporânea, entre os
seus alunos.
A primeira foto registra a cerimônia de abertura dos jogos
olímpicos de Berlim (1936). A segunda, a premiação de Tommie
Smith e John Carlos na prova de atletismo dos 200 metros dos
jogos olímpicos na Cidade do México (1968).

Sobre as duas imagens e seus respectivos contextos históricos, analise as afirmativas a seguir.
I. Ambas as imagens mostram o uso político do esporte, visto como instrumento útil para mobilizar a nação a favor do programa do regime instituído.O aprendizado autônomo e a aplicação responsável das
habilidades e competências adquiridas assumiram um papel
central na Educação em História. Esta nova abordagem do
processo de ensino e aprendizagem reativou o debate teórico
sobre os conceitos de “consciência” e de “pensamento
histórico”, derivados do historicismo e retomados por Jorn
Rüsen no campo da didática.
Para Jorn Rüsen, a consciência histórica é “(...) a suma das
operações mentais com as quais os homens interpretam sua
experiência da evolução temporal de seu mundo e de si
mesmos, de forma tal que possam orientar, intencionalmente,
sua vida prática no tempo”.
(RÜSEN, Jorn. Razão histórica: teoria da história: fundamentos da ciência
histórica. Brasília: Editora UNB, 2010. p. 57)
As alternativas a seguir identificam procedimentos didáticos
relacionados ao processo de ensino e aprendizagem, centrados
no tema da consciência histórica, tal como definida acima,
à exceção de uma. Assinale–a.
Nossos livros e atividades escolares, ao longo do tempo, têm
reproduzido imagens cristalizadas sobre os índios. Nas últimas
décadas, entretanto, antropólogos, historiadores e arqueólogos
vêm se indagando a respeito deste desafio: como superar o
ensino estereotipado sobre o tema da cultura indígena nas
salas de aula? Um primeiro passo é a análise crítica dos livros
didáticos que produzimos e adotamos, identificando seus
equívocos e contradições.
Com relação aos equívocos e contradições que encontramos na
maioria dos livros didáticos, analise as afirmativas a seguir.
I. As sociedades indígenas são mencionadas, na maior parte
das vezes, nos capítulos referentes à chamada pré–história
do Brasil, no período anterior à chegada dos exploradores
europeus e na fase chamada de pré–colonizadora, o que
transforma as sociedades indígenas em “objetos do
passado”.
II. Existem mais de duas centenas de povos indígenas no Brasil
atual, entretanto, em vários livros os índios costumam ser
projetados em um “espaço distante” e caracterizados como
habitantes das florestas.
III. Nos livros didáticos a população brasileira é apresentada
como resultante de um processo histórico de miscigenação,
o que nos transforma a todos em “descendentes” de
europeus, africanos e indígenas, homogeneizando a
pluralidade da cultura indígena.
Assinale:
Durante muito tempo, o espaço geográfico brasileiro foi
considerado monótono em termos de suas condições
paisagísticas. Todavia, segundo Aziz Ab’ Sáber, o território
brasileiro apresenta um valioso mostruário das principais
paisagens e ecologias do Mundo Tropical, as quais podem ser
classificadas em seis domínios morfoclimáticos.
Sobre os domínios morfoclimáticos brasileiros, assinale a
afirmativa correta.
Os problemas decorrentes do tráfego ineficiente já são sentidos
nas grandes cidades brasileiras. A predominância do modal
rodoviário, com carros particulares e ônibus, reflete os defeitos
de planejamento de nossas cidades e a forte influência da
indústria automobilística na determinação dos padrões de
consumo e modelos de urbanização.
Considerando as relações entre o sistema de transporte por
automóveis e ônibus, a expansão urbana e a qualidade de vida
na cidade, analise as afirmativas a seguir.
I. A expansão urbana associada ao sistema rodoviário não
segue eixos bem estruturados, avançando em todas as
direções como uma “mancha de óleo”.
II. À medida que a malha viária se expande, cresce a demanda
por instalação de infraestrutura e aumentam as distâncias a
serem percorridas.
III. O transporte sobre rodas é considerado flexível, embora
represente altos custos econômicos e ambientais.
Assinale:
“A partir da década de 20, quando se intensificou o processo de
substituição de importações e cresceu o parque industrial
paulistano, a cidade já havia enclausurado a antiga área do
triângulo onde havia nascido, expandindo seu espaço ao longo
dos eixos ferroviários e em direção à Avenida Paulista.”
(Adaptado de: SCARLATO, Francisco Capuano. População e Urbanização
brasileira. In: ROSS, Jurandyr. Geografia do Brasil. São Paulo: Edusp, 1995: 443-4)>
Sobre o crescimento urbano da cidade de São Paulo e sua
relação com a consolidação do plano viário, assinale a
afirmativa correta.
De acordo com o Currículo do Estado de São Paulo para o Ensino Fundamental (ciclo II) e para o Ensino Médio, o ensino de Geografia deve priorizar o estudo dos seguintes conceitos, em suas diferentes escalas:
Considerando as mudanças provocadas pela ação do homem sobre a natureza, analise as afirmativas a seguir.
I. A elevação da temperatura pela queima dos combustíveis fóseis e subsequente degelo das calotas polares pode ocasionar a inundação de regiões costeiras populosas.
II. A destruição da camada de ozônio, que protege a vida dos raios ultravioletas mais danosos, pode provocar desequilibrios de acossistemas inteiros.
III. A atividade antrópica é um catalisador dos desastres ambientais induzindo, no curto prazo, efeitos que a natureza levaria séculos para fazer.
Assinale: