Ir para o conteúdo principal

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 20833 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

As alternativas a seguir exemplificam formas de inserir o ensino de História da África e da cultura afro–brasileira nas escolas de Nível Fundamental e Médio, com base nos conteúdos e princípios da Lei n. 10.639/03, à exceção de uma. Assinale–a.

De acordo com Eric Hobsbawm, o anarquismo não teve grande importância política nas primeiras décadas após a “Primavera dos Povos”. Contudo, outros historiadores reconhecem que as ideias anarquistas já tinham logrado obter adesões significativas no movimento operário europeu e norte– americano, às vésperas da virada do século.
Um dos fenômenos que evidencia a difusão de ideias e táticas revolucionárias de inspiração anarquista é a visibilidade, cada vez maior, de atentados contra chefes de Estado. Tratava–se de recorrer à “propaganda pelo fato”, a exemplo do assassinato

Um professor de História propõe à turma uma pesquisa a partir de registros documentais que circulam e estão facilmente acessíveis por meio de uma rede social. O objetivo de tal expediente é partir das experiências de vida cotidianas dos alunos como um instrumento para estabelecer o diálogo com os discentes em sua própria historicidade.
Um dos alunos, como resultado de uma breve pesquisa, apresenta ao professor o material a seguir:



A respeito da atividade proposta aos alunos, analise as afirmativas a seguir.
I. Um dos temas de pesquisa é o das relações entre os donos dos meios de comunicação e o Estado brasileiro, na Nova República.
II. O estímulo à pesquisa de fontes primárias veiculadas por meio de redes sociais mostra–se, no caso em tela, profícuo em termos da diversidade dos registros documentais encontrados.
III. O recurso à busca de fontes primárias veiculadas pela internet inviabiliza a crítica interna e externa das fontes, condição para realizar a atividade proposta.
Assinale:

Analise os fragmentos a seguir.
I. “(...) tendo em vista que a ignorância, o esquecimento ou o desprezo dos direitos do homem são as únicas causas dos males públicos e da corrupção dos Governos, resolveram declarar solenemente os direitos naturais, inalienáveis e sagrados do homem, a fim de que esta declaração, sempre presente em todos os membros do corpo social, lhes lembre permanentemente seus direitos e seus deveres”.
(Declaração de Direitos do Homem e do Cidadão, 1789)
II. “Considerando que os povos (...) reafirmaram (...) sua fé nos direitos humanos fundamentais, na dignidade e no valor da pessoa humana e na igualdade de direitos dos homens e das mulheres, e que decidiram promover o progresso social e melhores condições de vida em uma liberdade mais ampla (...)”.
(Declaração Universal dos Direitos Humanos, 1948)

Assinale a alternativa que identifica corretamente uma semelhança entre os fragmentos acima.

Leia o fragmento a seguir.
______ é um conjunto de certa grandeza territorial onde há um esquema coerente de feições de relevo, tipos de solos, forma de vegetação e condições climato-hidrológicas. Cada um destes conjuntos é formado por diversos ______. A expressão ______ designa manchas de cerrado e caatinga situadas no interior de conjunto totalmente diferente, podendo revelar a dinâmica paleoclimática brasileira e sua influência sobre a fitogeografia.
Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas do fragmento acima.

Costuma-se pensar em uma cidade como uma entidade isolada e fortemente individual. [...] Ocorre que as cidades, muito frequentemente, situam-se tão próximas umas das outras que a interação entre elas vai, à medida que se relacionam mais e mais entre si, sofrendo uma transformação importante.
(Souza, M. L.ABC do desenvolvimento urbano. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2007).

Sobre os conceitos e noções vinculados à intensificação das interações entre cidades próximas, assinale a afirmativa incorreta.

A desconcentração da produção industrial a partir da década de 1970 é uma das manifestações da reconfiguração da divisão territorial do trabalho no Brasil.
Sobre o processo de “descentralização” industrial brasileiro, assinale a afirmativa correta.

Sobre os objetivos específicos da reforma urbana, segundo SOUZA, M.L, em ABC do desenvolvimento urbano. Rio de Janeiro:Betrand Brasil, 2010, analise as afirmativas a seguir.
I. Coibir a especulação imobiliária.
II. Reduzir o nível de disparidade socioeconômico-espacial intraurbana.
III. Democratizar o planejamento e a gestão do espaço urbano.
Assinale:

Sobre o processo de mediação didática na Geografia Escolar e os conteúdos programáticos dos currículos de Geografia, analise as afirmativas a seguir.
I. A avaliação na Geografia Escolar, como parte do processo de mediação escolar, deve priorizar a capacidade de memorização, descrição e análise do espaço conhecido pelos alunos.
II. O conceito de lugar é de especial interesse na mediação didática da Geografia Escolar, devido à sua capacidade de abordagem do espaço vivido dos alunos, cujas experiências se tornam parte do conhecimento construído.
III. Os primeiros anos da escolarização devem ser idealmente o foco da alfabetização cartográfica, valorizando a contínua evolução e complexidade das relações e conceitos espaciais da criança.
Assinale:

Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais, três aspectos são fundamentais para a prática pedagógica do Professor de Educação Física.
Um desses aspectos afirma que o professor deve “reverter o quadro histórico da área de seleção entre indivíduos aptos e inaptos para as práticas corporais, resultante da valorização exacerbada do desempenho e da eficiência.” (BRASIL, 1998; p. 19)
O trecho em destaque refere–se ao

Sobre o diabetes tipo 2, analise as afirmativas a seguir. I. A atividade física se apresenta como um eficiente e seguro coadjuvante no tratamento e controle do diabetes tipo 2.
II. Está associado à obesidade e ao sedentarismo e caracteriza–se pela resistência à ação da insulina.
III. A atividade física mimetiza a ação da insulina no transporte da glicose para o interior das células.
Assinale

Kishimoto (2010) discute que o jogo infantil carrega uma série de características que o distingue de outros comportamentos.
Uma destas características é definida pelo predomínio da realidade interna sobre a externa, isto é, o sentido dado previamente pode ser substituído por um novo.
Esta característica é definida pela autora como

Segundo Borges (2005), são procedentes as críticas ao modelo curricular da formação de Professores de Educação Física.
A esse respeito, analise as afirmativas a seguir.
I. As críticas afirmam que o currículo está distante da realidade, estruturando–se de uma forma compartimentalizada, o que pode ser identificado na fragmentação entre teoria e prática.
II. As críticas afirmam que o currículo está estruturado com ênfase em conteúdos da área desportiva e biomédica
III. As críticas afirmam que o currículo separa os conhecimentos específicos da área da Educação Física dos conhecimentos pedagógicos, do conhecimento da sociedade e do conhecimento filosófico.
Assinale.

É de fundamental importância que reconheçamos o corpo como algo alicerçado pela e na cultura. Entretanto, este parece ser um grande desafio, porque rompe de certa forma, com o olhar naturalista sob o qual o corpo é entendido.
(GOELLNER, 2003. p. 28 – 29)
Neste sentido, as alternativas a seguir corroboram coma ideia apresentada no fragmento, à exceção de uma. Assinale–a. ele se atribuem.

“A encenação, utilizando o termo por empréstimo do teatro, enquadra–se bem no mundo dos esportes. No teatro, a encenação significa pôr–se de forma sempre renovada em cena. No esporte também é assim, ou seja, há papéis predeterminados, regras a serem seguidas, o desempenho dos papéis depende de um texto, ou de um livro–texto, em que a abordagem e as ações são rigidamente estabelecidas, especialmente quando se trata de apresentações oficiais.”
(Kunz, 2010)
Considerando as finalidades pedagógicas da Educação Física, as encenações do esporte poderiam auxiliar nos aspectos relacionados a seguir, à exceção de um. Assinale–o.

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282