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O professor propõe uma atividade de pesquisa de opinião dividindo a turma em três grupos. O primeiro irá fazer uma pesquisa de opinião na escola perguntando aos entrevistados qual a importância do sistema de cotas na educação brasileira. O segundo grupo fará uma pesquisa de opinião pelo bairro, a partir de um questionário, em que o entrevistado deverá responder se é a favor ou contra o sistema de cotas. Por fim, o terceiro grupo promoverá um encontro para discutir o tema das cotas a partir de um vídeo.
As pesquisas são, respectivamente,

O retrato a seguir representa a família de índios Kalinã exposta no jardim zoológico de Acclimation em Paris. (1898–93).

Com base na imagem, assinale a opção que relaciona corretamente a acepção científica do conceito de raça com a representação visual do outro.

Analise os fragmentos a seguir. “Comigo não, violão / Na cara que mamãe beijou / "Zé Ruela” nenhum bota a mão / Se tentar me bater / Vai se arrepender (...). Se me der um tapa / Da dona “Maria da Penha” / Você não escapa / O bicho pegou, não tem mais a banca / De dar cesta básica, amor / Vacilou, tá na tranca”.
(Maria da Penha, composta por Evandro Lima e Paulinho Rezende, interpretada por Alcione. In: www.letrasdemusicas.com.br) Art. 5º.Para os efeitos desta Lei, configura violência doméstica e familiar contra a mulher qualquer ação ou omissão baseada no gênero que lhe cause morte, lesão, sofrimento físico, sexual ou psicológico e dano moral ou patrimonial (...).
Parágrafo único. As relações pessoais enunciadas neste artigo independem de orientação sexual.

(Lei 11340, de 7 de agosto de 200In: http://www.planalto.gov.br/)
As opções a seguir avaliam corretamente o impacto, em termos sociológicos, da Lei n. 11.340/06, conhecida como Lei Maria da Penha, à exceção de uma. Assinale–a.

(...) Diferentemente das outras disciplinas escolares, a Sociologia não chegou a um conjunto mínimo de conteúdos sobre os quais haja uma unanimidade, sequer há consenso sobre alguns tópicos ou perspectivas (...). Essa aparente desvantagem da Sociologia em relação a outras disciplinas escolares – não ter um corpus definido e consensual – pode revelar uma vantagem (...) a não existência de conteúdos consagrados favoreceria uma liberdade do professor não permitida em outras disciplinas (...).
(BRASIL, Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) – Sociologia, 2002.)
As opções a seguir descrevem particularidades do ensino da Sociologia em sintonia com o texto dos PCNs, à exceção de uma. Assinale–a.

“O homem ocupa uma posição peculiar no reino animal. Ao contrário dos outros mamíferos superiores não possui um ambiente específico da espécie, um ambiente firmemente estruturado por sua própria organização instintiva. (...) Neste sentido, todos os animais não humanos, enquanto espécies e enquanto indivíduos, vivem em mundos fechados, cujas estruturas são pré–determinadas pelo equipamento biológico das diversas espécies animais. (...) A peculiaridade da constituição biológica do homem repousa antes em sua componente instintiva. A organização instintiva do homem pode ser descrita como subdesenvolvida, comparada com a de outros mamíferos superiores. O homem, está claro, tem impulsos, mas estes são consideravelmente desprovidos de especialização e direção”.
(BERGER, Peter; LUCKMANN, Thomas. A construção social da realidade: tratado de sociologia do conhecimento. 23ª ed. Petrópolis: Vozes, 2003, p. 69–70.)
Assinale a opção que apresenta, respectivamente, um conceito que os autores não aceitam e uma caracterização que postulam como correta para a análise dos comportamentos humanos.

Analise o fragmento a seguir. “Estarei fazendo o papel de um sociólogo típico se começar dizendo que pretendo dividir o conceito de cidadania em três partes. (...) Chamarei estas três partes, ou elementos, de civil, política e social.”
(MARSHALL, T. H. Cidadania, classe social e status. Rio de Janeiro: Zahar,s.d., p. 63.)

Com base na formulação sociológica acima, a análise do processo histórico de construção da cidadania no Brasil independente indica que as condições para o exercício de direitos políticos foram

Uma forma de obter a energia necessária para o futuro é encontrar maneiras efetivas de gerar eletricidade a partir das reações químicas. Fontes de eletricidade portáteis, mas eficientes, são necessárias para equipamentos pequenos, de corações artificiais e computadores de bolso até automóveis elétricos e habitações espaciais. Sendo assim, um dos ramos da eletroquímica é o uso de reações químicas espontâneas para produzir eletricidade.
(ATKINS, P. e JONES, L. Princípios de Química: questionando a vida moderna e o meio ambiente. Porto Alegre: Bookman, 2001. p. 603. Adaptado)
Uma das formas de prever a espontaneidade de um processo eletroquímico é por meio da análise dos potenciais−padrão de redução.
Considere a tabela de potenciais a seguir.



A equação global que descreve o processo espontâneo, com maior geração de energia, é dada por:

A viabilidade de qualquer forma de geração de energia não depende apenas dos custos de produção ou potencial energético, mas também do impacto ambiental causado pela sua obtenção. Uma possível alternativa para esse caso é o modelo de bateria de metal/ar.
A bateria Al/O2, por exemplo, pode atingir centenas de metros imerso na água do mar alimentando dispositivos e instrumentos durante vários meses.



Sobre o funcionamento da bateria esquematizada na figura acima, assinale a afirmativa correta.

O professor preparou quatro experimentos para demonstrar aos alunos os fatores que afetam as velocidades das reações. Nestes experimentos o professor utilizou óxido de magnésio na presença de quantidades iguais de água e do indicador fenolftaleína.
As condições dos experimentos eram as seguintes:



Os resultados permitiram avaliar as velocidades das reações através da mudança de coloração da solução.
Assinale a alternativa que indica a ordem de aparecimento da cor nos experimentos.

Alguns hidrocarbonetos aromáticos são essenciais para a síntese de um grande número de substâncias de importância econômica. Estes compostos são obtidos industrialmente por meio da Reforma Catalítica de determinadas frações de petróleo. Os hidrocarbonetos aromáticos são separados dos alifáticos por um processo de extração seletiva e, em seguida, purificados.
A tabela a seguir relaciona os hidrocarbonetos aromáticos produzidos através desse processo e as suas temperaturas de fusão e de ebulição.



Sobre a separação e purificação dos hidrocarbonetos aromáticos produzidos através da Reforma Catalítica, assinale a afirmativa correta.

O correto armazenamento dos reagentes utilizados em um laboratório de química é fundamental para garantir a segurança do professor e dos alunos. A organização dos reagentes deve sempre levar em conta o grau de risco representado por cada um deles, além da sua reatividade.
Um laboratório recém−inaugurado conta com os reagentes relacionados na lista a seguir, que devem ser organizados em armários diferentes.



Assinale a alternativa que indica os códigos dos reagentes que deverão ser colocados em um mesmo armário.

Os equilíbrios químicos explicam grande número de fenômenos naturais e têm papéis importantes em muitos processos industriais. A constante de equilíbrio permite avaliar se a reação é favorável aos produtos ou aos reagentes.
A tabela a seguir apresenta os valores das constantes de equilíbrio em função das concentrações molares, calculadas a 500K, de alguns sistemas.



Em relação aos dados fornecidos na tabela, assinale a afirmativa correta. maior que o produto das concentrações dos reagentes.

Entre os séculos V e VI d.C., o ostrogodo Teodorico, que governou a Itália depois da queda do Império Romano do Ocidente, se apresentou como o sucessor dos príncipes romanos e como um novo Trajano. Três séculos mais tarde, Carlos Magno gravou em seus sinetes o lema “Restauração do Império Romano” e se fez coroar imperador em Roma, pelo papa, na noite de natal do ano de 800. No século XII, o cronista inglês Godofredo de Monmouth estabeleceu a descendência dos ingleses de Eneias, o herói troiano relacionado à fundação mítica de Roma. Assim como fizeram os Habsburgos, dinastia que governou o Sacro Império Romano–Germânico e que se proclamou a última descendente de Eneias. Com relação à persistência do mito de Roma nos exemplos citados, analise as afirmativas a seguir.
I. Os vários renascimentos de Roma indicam que ela era mitificada, sendo considerada a fonte do exercício da soberania, modelo ideal a ser imitado.
II. As relações que os novos povos do Ocidente estabeleceram com a memória perpetuada da Roma Antiga, eram simbólicas.
III. Estas retomadas do mito de Roma se inspiravam em seus atributos republicanos de potência militar, excelência política e centralismo decisório.
Assinale:

“Ao iniciar a década de 1880, o abolicionismo entrou em uma fase insurrecional. A princípio de forma quase espontânea, depois de modo organizado. Surgiram sociedades secretas cujo fito principal era instigar a rebelião das senzalas e promover a fuga dos escravos. Entre tais organizações estão o Clube do Cupim, em Recife, e os Caifazes, em São Paulo.”
(COSTA, Emília Viotti da. A Abolição. São Paulo: Editora UNESP, 2008, p. 111.)

0 As ações e sociedades mencionadas no texto confirmam e reforçam a validade da tese de que a abolição da escravidão no Brasil resultou, entre outros fatores, da

Os trechos a seguir foram selecionados da bula Romanus Pontifex que, em 1455, o Papa Nicolau V emitiu para o Rei Afonso V de Portugal.
4- (...) por outras cartas nossas concedemos ao dito rei Afonso a plena e livre faculdade, entre outras, de invadir, conquistar, subjugar quaisquer sarracenos e pagãos, inimigos de Cristo, suas terras e bens, a todos reduzir à servidão e tudo aplicar em utilidade própria e dos seus descendentes. Por esta mesma faculdade, o mesmo D. Afonso ou, por sua autoridade, o Infante legitimamente a adquiriram mares e terras, sem que até aqui ninguém sem sua permissão neles se intrometesse, o mesmo devendo suceder a seus sucessores (...).
5- (...) vigorando até para quanto foi adquirido antes da data daquela faculdade, como para quanto posteriormente pode ou possa ser conquistado aos infiéis e pagãos províncias e ilhas, portos e mares, incluindo ainda a conquista desde os cabos Bojador e Não até toda a Guiné e, além dela, toda a extensão meridional: tudo declaramos pertencer de direito ‘in perpetuum’ aos mesmos D. Afonso e seus sucessores (...).
8- Poderão fundar nessas terras igrejas ou mosteiros, para lá enviar eclesiásticos seculares e, com autorização dos superiores, regulares das ordens mendicantes (...).
11- Se alguém, indivíduo ou coletividade, infringir estas determinações, seja excomungado, só podendo ser absolvido se, satisfeitos o rei Afonso e seus sucessores ou o Infante, eles nisso concordarem.
(http://www.histedbr.fae.unicamp.br/navegando/fontes_escritas/1_Jesuitico/an naes_da_biblioteca.htm)
Nos trechos selecionados, o pontífice estabelece para o reino de Portugal, seu rei e sucessores,