O professor propõe uma atividade de pesquisa de opinião
dividindo a turma em três grupos. O primeiro irá fazer uma
pesquisa de opinião na escola perguntando aos entrevistados
qual a importância do sistema de cotas na educação brasileira.
O segundo grupo fará uma pesquisa de opinião pelo bairro, a
partir de um questionário, em que o entrevistado deverá
responder se é a favor ou contra o sistema de cotas. Por fim, o
terceiro grupo promoverá um encontro para discutir o tema
das cotas a partir de um vídeo.
As pesquisas são, respectivamente,
O retrato a seguir representa a família de índios Kalinã exposta no jardim zoológico de Acclimation em Paris. (1898–93).
Com base na imagem, assinale a opção que relaciona corretamente a acepção científica do conceito de raça com a representação visual do outro.
Analise os fragmentos a seguir.
“Comigo não, violão / Na cara que mamãe beijou / "Zé Ruela”
nenhum bota a mão / Se tentar me bater / Vai se arrepender
(...). Se me der um tapa / Da dona “Maria da Penha” / Você não
escapa / O bicho pegou, não tem mais a banca / De dar cesta
básica, amor / Vacilou, tá na tranca”.
(Maria da Penha, composta por Evandro Lima e Paulinho Rezende, interpretada
por Alcione. In: www.letrasdemusicas.com.br)
Art. 5º.Para os efeitos desta Lei, configura violência doméstica
e familiar contra a mulher qualquer ação ou omissão baseada
no gênero que lhe cause morte, lesão, sofrimento físico, sexual
ou psicológico e dano moral ou patrimonial (...).
Parágrafo único. As relações pessoais enunciadas neste artigo
independem de orientação sexual.
(Lei 11340, de 7 de agosto de 200In: http://www.planalto.gov.br/)
As opções a seguir avaliam corretamente o impacto, em termos
sociológicos, da Lei n. 11.340/06, conhecida como Lei Maria da
Penha, à exceção de uma. Assinale–a.
(...) Diferentemente das outras disciplinas escolares, a
Sociologia não chegou a um conjunto mínimo de conteúdos
sobre os quais haja uma unanimidade, sequer há consenso
sobre alguns tópicos ou perspectivas (...). Essa aparente
desvantagem da Sociologia em relação a outras disciplinas
escolares – não ter um corpus definido e consensual – pode
revelar uma vantagem (...) a não existência de conteúdos
consagrados favoreceria uma liberdade do professor não
permitida em outras disciplinas (...).
(BRASIL, Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) – Sociologia, 2002.)
As opções a seguir descrevem particularidades do ensino da
Sociologia em sintonia com o texto dos PCNs, à exceção de
uma. Assinale–a.
“O homem ocupa uma posição peculiar no reino animal. Ao
contrário dos outros mamíferos superiores não possui um
ambiente específico da espécie, um ambiente firmemente
estruturado por sua própria organização instintiva. (...) Neste
sentido, todos os animais não humanos, enquanto espécies e
enquanto indivíduos, vivem em mundos fechados, cujas
estruturas são pré–determinadas pelo equipamento biológico
das diversas espécies animais. (...) A peculiaridade da
constituição biológica do homem repousa antes em sua
componente instintiva. A organização instintiva do homem
pode ser descrita como subdesenvolvida, comparada com a de
outros mamíferos superiores. O homem, está claro, tem
impulsos, mas estes são consideravelmente desprovidos de
especialização e direção”.
(BERGER, Peter; LUCKMANN, Thomas. A construção social da realidade: tratado
de sociologia do conhecimento. 23ª ed. Petrópolis: Vozes, 2003, p. 69–70.)
Assinale a opção que apresenta, respectivamente, um conceito
que os autores não aceitam e uma caracterização que postulam
como correta para a análise dos comportamentos humanos.
Analise o fragmento a seguir.
“Estarei fazendo o papel de um sociólogo típico se começar
dizendo que pretendo dividir o conceito de cidadania em três
partes. (...) Chamarei estas três partes, ou elementos, de civil,
política e social.”
(MARSHALL, T. H. Cidadania, classe social e status. Rio de Janeiro: Zahar,s.d., p. 63.)
Com base na formulação sociológica acima, a análise do
processo histórico de construção da cidadania no Brasil
independente indica que as condições para o exercício de
direitos políticos foram
Uma forma de obter a energia necessária para o futuro é
encontrar maneiras efetivas de gerar eletricidade a partir das
reações químicas. Fontes de eletricidade portáteis, mas
eficientes, são necessárias para equipamentos pequenos, de
corações artificiais e computadores de bolso até automóveis
elétricos e habitações espaciais. Sendo assim, um dos ramos da
eletroquímica é o uso de reações químicas espontâneas para
produzir eletricidade.
(ATKINS, P. e JONES, L. Princípios de Química: questionando a vida moderna e o
meio ambiente. Porto Alegre: Bookman, 2001. p. 603. Adaptado)
Uma das formas de prever a espontaneidade de um processo
eletroquímico é por meio da análise dos potenciais−padrão de
redução.
Considere a tabela de potenciais a seguir.
A equação global que descreve o processo espontâneo, com
maior geração de energia, é dada por:
A viabilidade de qualquer forma de geração de energia não depende apenas dos custos de produção ou potencial energético, mas também do impacto ambiental causado pela sua obtenção. Uma possível alternativa para esse caso é o modelo de bateria de metal/ar.
A bateria Al/O2, por exemplo, pode atingir centenas de metros imerso na água do mar alimentando dispositivos e instrumentos durante vários meses.

O professor preparou quatro experimentos para demonstrar
aos alunos os fatores que afetam as velocidades das reações.
Nestes experimentos o professor utilizou óxido de magnésio na
presença de quantidades iguais de água e do indicador
fenolftaleína.
As condições dos experimentos eram as seguintes:

Alguns hidrocarbonetos aromáticos são essenciais para a síntese de um grande número de substâncias de importância econômica. Estes compostos são obtidos industrialmente por meio da Reforma Catalítica de determinadas frações de petróleo. Os hidrocarbonetos aromáticos são separados dos alifáticos por um processo de extração seletiva e, em seguida, purificados.
A tabela a seguir relaciona os hidrocarbonetos aromáticos produzidos através desse processo e as suas temperaturas de fusão e de ebulição.

O correto armazenamento dos reagentes utilizados em um laboratório de química é fundamental para garantir a segurança do professor e dos alunos. A organização dos reagentes deve sempre levar em conta o grau de risco representado por cada um deles, além da sua reatividade.
Um laboratório recém−inaugurado conta com os reagentes relacionados na lista a seguir, que devem ser organizados em armários diferentes.

Os equilíbrios químicos explicam grande número de fenômenos
naturais e têm papéis importantes em muitos processos
industriais. A constante de equilíbrio permite avaliar se a
reação é favorável aos produtos ou aos reagentes.
A tabela a seguir apresenta os valores das constantes de
equilíbrio em função das concentrações molares, calculadas a
500K, de alguns sistemas.

Entre os séculos V e VI d.C., o ostrogodo Teodorico, que
governou a Itália depois da queda do Império Romano do
Ocidente, se apresentou como o sucessor dos príncipes
romanos e como um novo Trajano. Três séculos mais tarde,
Carlos Magno gravou em seus sinetes o lema “Restauração do
Império Romano” e se fez coroar imperador em Roma, pelo
papa, na noite de natal do ano de 800. No século XII, o cronista
inglês Godofredo de Monmouth estabeleceu a descendência
dos ingleses de Eneias, o herói troiano relacionado à fundação
mítica de Roma. Assim como fizeram os Habsburgos, dinastia
que governou o Sacro Império Romano–Germânico e que se
proclamou a última descendente de Eneias.
Com relação à persistência do mito de Roma nos exemplos
citados, analise as afirmativas a seguir.
I. Os vários renascimentos de Roma indicam que ela era
mitificada, sendo considerada a fonte do exercício da
soberania, modelo ideal a ser imitado.
II. As relações que os novos povos do Ocidente estabeleceram
com a memória perpetuada da Roma Antiga, eram
simbólicas.
III. Estas retomadas do mito de Roma se inspiravam em seus
atributos republicanos de potência militar, excelência
política e centralismo decisório.
Assinale:
“Ao iniciar a década de 1880, o abolicionismo entrou em uma
fase insurrecional. A princípio de forma quase espontânea,
depois de modo organizado. Surgiram sociedades secretas cujo
fito principal era instigar a rebelião das senzalas e promover a
fuga dos escravos. Entre tais organizações estão o Clube do
Cupim, em Recife, e os Caifazes, em São Paulo.”
(COSTA, Emília Viotti da. A Abolição. São Paulo: Editora UNESP, 2008, p. 111.)
0
As ações e sociedades mencionadas no texto confirmam e
reforçam a validade da tese de que a abolição da escravidão no
Brasil resultou, entre outros fatores, da
Os trechos a seguir foram selecionados da bula Romanus
Pontifex que, em 1455, o Papa Nicolau V emitiu para o Rei
Afonso V de Portugal.
4- (...) por outras cartas nossas concedemos ao dito rei Afonso
a plena e livre faculdade, entre outras, de invadir,
conquistar, subjugar quaisquer sarracenos e pagãos,
inimigos de Cristo, suas terras e bens, a todos reduzir à
servidão e tudo aplicar em utilidade própria e dos seus
descendentes. Por esta mesma faculdade, o mesmo D.
Afonso ou, por sua autoridade, o Infante legitimamente a
adquiriram mares e terras, sem que até aqui ninguém sem
sua permissão neles se intrometesse, o mesmo devendo
suceder a seus sucessores (...).
5- (...) vigorando até para quanto foi adquirido antes da data
daquela faculdade, como para quanto posteriormente pode
ou possa ser conquistado aos infiéis e pagãos províncias e
ilhas, portos e mares, incluindo ainda a conquista desde os
cabos Bojador e Não até toda a Guiné e, além dela, toda a
extensão meridional: tudo declaramos pertencer de direito
‘in perpetuum’ aos mesmos D. Afonso e seus sucessores
(...).
8- Poderão fundar nessas terras igrejas ou mosteiros, para lá
enviar eclesiásticos seculares e, com autorização dos
superiores, regulares das ordens mendicantes (...).
11- Se alguém, indivíduo ou coletividade, infringir estas
determinações, seja excomungado, só podendo ser
absolvido se, satisfeitos o rei Afonso e seus sucessores ou o
Infante, eles nisso concordarem.
(http://www.histedbr.fae.unicamp.br/navegando/fontes_escritas/1_Jesuitico/an
naes_da_biblioteca.htm)
Nos trechos selecionados, o pontífice estabelece para o reino
de Portugal, seu rei e sucessores,