El siguiente texto servirá para contestar a las preguntas 19 y
20.
La televisión/2
—La televisión,¿muestra lo que ocurre? En nuestros países,la televisión muestralo que ella quiere que ocurra; y nada ocurre si la televisióno lo muestra.
La televisión, esa última luz que te salva de la soledad y de la noche,es la realidad.Porque la vida es un espectáculo :a los que se portan bien,el sistema les promete un cómodo asiento. (GALEANO,Eduardo.1987.Ellibrrodelosabrazos.MMontevideo,SigloXXXI.)
Lea las afirmaciones a continuación respecto al uso del pronombre ella en el texto.
I. El pronombre ella señala el sujeto,para que no haya dudas en cuanto a su identificación.
II.El pronombre ella refuerza argumentativamente la importancia del rol de la televisión.
III. El uso de ella para referirse a la televisión podría explicarse debido al contexto de subordinación.
Señale
El pooema de la cuuestión anterior construye una coherencia propia y pone de relieve la presencia paródica del discurso ajeno por medio de la articulación de enunciados en los que se perciben indicios de distintas voces. El lector identifica tal heterogeneidad enunciativa debido
I. al diálogo que la ilustración proomueve con el texto poético.
II. a la presencia de citas entre comillas como señal del discurso del otro.
III. al desarreglo sintáctico que provoca esta forma de organización del texto poético..
Señale
Hume partiu essencialmente de um único, mas importante conceito da metafísica, a saber, a conexão de causa e efeito (...) e intimou a razão, que pretende tê lo gerado no seu seio, a explicar lhe com que direito ela pensa que uma coisa pode ser de tal modo constituída que, uma vez posta, se segue
necessariamente que uma outra também deva ser posta (...). Ele provou de modo irrefutável que é absolutamente impossível à razão pensar a priori e a partir dos conceitos uma tal relação, porque esta encerra uma necessidade. (...) Daí concluía ele que a razão se iludia inteiramente com este conceito, considerando
o falsamente como seu próprio filho, quando nada mais é do que um bastardo da imaginação, a qual fecundada pela experiência, colocou certas representações sob a lei da associação (...).
(KANT, I. Prolegômenos a toda a metafísica futura. Lisboa: Edições 70, 1987, p. 14.)
Para Kant, o problema da causalidade assinala o ponto de partida, ao mesmo tempo comum e diferente, entre o seu programa filosófico do conhecimento e o apresentado por David Hume.
Assinale a alternativa que identifica corretamente a relação entre as concepções kantiana e humeana do conhecimento.
Analise os fragmentos a seguir.
Em nossa vida cotidiana, afirmamos, negamos, desejamos, aceitamos ou recusamos coisas, pessoas, situações (……). [Achamos] óbvio que todos os seres humanos seguem regras e normas de conduta, possuem valores morais, religiosos, políticos, artísticos (…).
(CHAUÍ, Marilena. Convite à Filosofia. São Paulo: Ática, 1999, p. 9, 111) O que se costuma solicitar à Filosofia é que ilumine o sentido teórico e prático daquilo que pensamos e fazemos, (…) que nos diga alguma coisa sobre nós mesmos, que nos ajude a compreender como, por que, para quem, por quem, contra quem ou contra o que as ideias e e os valores forram elaborados e o que fazer deles.
(CHAUÍ, Marilena. A Reforma do ensino. Refazendo a Memória. 1987, p. 1559. httpp://www.fflch.usp.bbr/df/site/publicacoes/discurso/pdf/D008_A_reforma_do__e nsin no.pdf)
Com base nos fragmentos acima, assinale a alternativa que distingue corretamente o “ filosofar” espontâneo, próprio do senso comum, do “ filosofar” propriamente dito.
No Livro VII da República de Platão, encontra se a alegoria da caverrna, na qual o filósofo trata de sua teoria do conhecimento, usando uma imagem de forte apelo evocativo para os gregos,, na medida em que o Hades era oo mundo dos mortos situado nas entranhas da terra. Na alegoria os homens comuns habitamm essa morada subterrrânea, a ela acorrentados. Na caverna, os homens são prisioneiros
Liberdade e igualdade são duas grandes “ famílias” políticas contemporâneas herdeiras do estandarte da Revolução Francesa. Ao longo do século XX, assistimos a lutas políticas que ora acentuaram a defesa da primeira, ora da segunda. Com relação às características do debate filosófico que moldou essas correntes e seus desdobramentos contemporâneos, analise as afirmativas a seguir.
I. O princípio da igualdade alimentou uma plataforma de direitos coletivos econômicos e sociais, como a distribuição de renda, de que é exemplo o programa “ Brasil sem Miséria” .
II. O princípio da liberdade foi traduzido em direitos individuais e civis, entre os quais a equiparação de direitos e deveres de casais heterossexuais e homossexuais, recentemente adotada pelo Código Civil brasileiro.
III. Uma radicalização do princípio da liberdade é representada pelo neoliberalismo, alinhado aos valores do individualismo e do mercado livre, de que é exemplo o monetarismo de Milton Friedman.
Assinale:
Em O existencialismo é um humanismo, Jean Paul Sartre afirmou: “ O homem nada mais é do que aquilo que ele faz de si mesmo” , mostrando que a liberdade
Desde a antiga Grécia até aos nossos dias, a reflexão sobre a política constitui uma parte fundamental do desenvolvimento histórico da filosofia, articulada em quatro vertentes:
1- como indagação sobre o político ou o Estado ideal;
2- como pesquisa do critério da legitimidade do poder;
3- como identificação da especificidade da política;
4- como metodologia das ciências políticas e análise da linguagem política.
As afirmativas a seguir caracterizam corretamente as vertentes citadas, à exceção de uma. Assinale a.
Em Ideologia e aparelhos ideológicos do Estado, Louis Althusser propõe a distinção entre Aparelho Repressivo de Estado e Aparelhos Ideológicos de Estado, contribuindo para a teoria marxista de Estado.

A partir da charge, analise as afirmativas a seguir.
I. A atitude pedagógica da personagem Mafalda remete ao universo escolar, lembrando que as instituições de ensino são aparelhos repressivos de Estado.
II. A luta de classes visa aos aparelhos ideológicos de Estado; daí o interesse do proletariado em tomar o poder de instituições que “ apagam ideologias” , como a polícia.
III. O cassetete simboliza uma função da violência exercida pelo aparelho repressivo de Estado que secundariamente também exerce função de ideologia.
Assinale:
A crítica à racionalidade instrumental iluminista pelos pensadores da Escola de Frankfurt levou à constatação do desencantamento do mundo e redundou no desaparecimento do sujeito autônomo. Na modernidade, o esclarecimento se converteu no “ triunfo da igualdade repressiva, na medida em que a cultura contemporânea confere a tudo um ar de semelhançaM” , segundo Adorno e Horkheimer.
Com relação a essa crítica da razão iluminista, analise as afirmativas a seguir.
I. A racionalidade iluminista derrubou o controle mítico religioso sobre a natureza e a sociedade, mas passou a dominá las e controlá las por meio da ciência e da técnica.
II. A racionalidade instrumental anula a reflexão em detrimento da ação voltada para a mercantilização, devendo ser substituída por uma razão crítica.
III. Adorno e Horkheimer recusam a noção liberal de progresso substituindo a pela de consciência de classe como motor transformador da história.
Assinale:
Para mim, estudar era muito fácil e prazeroso; dediquei me às letras com tanta paixão e tal foi o fascínio que exercitaram sobre mim, que, muito cedo, decidi renunciar à carreira militar, à herança e aos meus direitos de primogênito em favor dos meus irmãos: abandonei, em suma, definitivamente a corte de Marte para ser educado no seio de Minerva. E, dado que, entre todas as disciplinas filosóficas, preferi as armas da dialética, por seus argutos raciocínios, posso dizer que troquei as armas da guerra por estas armas, e que, aos triunfos militares, preferi as vitórias nas disputas filosóficas.
(Traduzido de Pedro Abelardo. Storia delle mie disgrazie. Lettere d'amore di Abelardo e Eloisa. Milano: Garzanti, 1974.)
A partir do texto de Pedro Abelardo, assinale a alternativa que identifica corretamente as características da educação escolástica nele referidas.
Pensar a disciplina Arte em um processo de formação continuada de professores pressupõe estabelecer uma articulação com os três eixos norteadores estabelecidos pelos PCNN’s:
produzir, apreciar e contextualizar.Assinale a alternativa que descreve corretamente as orientações curriculares da disciplina Arte em seus eixos norteadores.
O repertório musical brasileiro, seja ele folclórico, popular ou erudito, oferece um rico manancial de possibilidades e de escolhas que podem contribuir para o desenvolvimento de propostas de apreciação, sensibilização, interpretação ou mesmo de criação.
Encontramos neste repertório vários gêneros, infantis ou não, que são bastante adequados para uma atividade musical ao mesmo tempo pedagógica e de entretenimento, tais como os Acalantos, os Brincos, as Parlendas, a Canção Popular e as Cantigas de Roda, entre outros.
Assinale a alternativa que identifica, dentre os gêneros acima citados, as brincadeiras rítmicas que mais se assemelham ao RAP moderno, principalmente por apresentarem um texto rimado, desacompanhado de melodia (sem música).
Um dos desafios frequentes das aulas de Teatro é a apresentação de cenas sem falas.
Ao solicitar tal atividade, o professor tem como objetivos
I. reduzir o barulho excessivo em sala de aula.
II. estimular o desenvolvimento das ações físicas do aluno.
III. promover novas formas de comunicação e expressão.
Assinale:
Em relação a negócios jurídicos realizados na vigência do Código Civil de 2002, assinale a afirmativa correta.