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Considerando-se uma reação de ordem zero e uma de primeira ordem, se ao se dobrar a quantidade de reagentes, respectivamente, a consequência é que

Sobre a constante de equilíbrio químico (K), é correto afirmar que

Considere as afirmativas dadas abaixo.

I. A primeira energia de ionização, I1, é a quantidade de energia necessária para remover o elétron mais fracamente ligado de um átomo gasoso.

II. A afinidade eletrônica é a alteração de energia quando um átomo gasoso ganha um elétron para formar um íon gasoso.

III. É modo geral, ao longo de um período, a carga nuclear efetiva Zef aumenta e, consequentemente, fica mais difícil remover um elétron.

Está(Estão) correta(s) a(s) afirmativa(s)

Em uma pilha combustível ocorre as seguintes semi - reações representadas abaixo, responda à questão

A ordem de grandeza da constante de equilíbrio K da pilha é

Na mesma família do sódio, segundo a tabela periódica, encontra-se o elemento químico césio. Uma amostra abandonada de seu isótopo 137 foi responsável pelo maior acidente radioativo registrado no Brasil, mais especificamente em Goiânia, no ano de 1987. Considerando, hipoteticamente, que a meia-vida deste isótopo fosse de 10 anos e que sua massa inicial em 1987 fosse igual a 30 g, em 2017 a massa, em gramas, que restaria seria de

Considerando as substâncias formadas pela ligação química de um átomo de carbono com i) 4 átomos de hidrogênio, ii) dois átomos de oxigênio e iii) um átomo de oxigênio e dois de hidrogênio, tem-se as afirmativas:

I- Uma das moléculas formadas apresenta geometria trigonal plana.

II- Uma delas possui ângulo de ligação igual a 104,5 °.

III- Todos são moléculas polares.

IV- Entre as forças intermoleculares presentes, não há, em nenhum caso, ligação de hidrogênio.

V- O composto formado por carbono e oxigênio deve apresentar o menor ponto de fusão entre os três.

Está correto o que se afirma em

As fórmulas estruturais de alguns carotenoides importantes são apresentadas a seguir:

Sobre eles NÃO se pode afirmar que

Em um laboratório há 250 mL de uma solução de NaOH(aq.) pronta em um frasco, porém com a etiqueta rasgada e a concentração da solução está ilegível. Você decide fazer uma titulação para descobrir qual a concentração da solução e a massa de NaOH nela presente. Você põe em um erlenmeyer 20 mL de uma solução aquosa padronizada de ácido sulfúrico 0,15 mol/L e algumas gotas da solução alcoólica de fenolftaleína a 1%. Em seguida, com o auxílio de uma bureta, você transfere, gota a gota, para o erlenmeyer, a solução aquosa de NaOH. A solução do erlenmeyer apresenta uma coloração rósea permanente após serem transferidos 15 mL da solução alcalina. Dessa forma, pode-se dizer que a massa, em gramas, de NaOH presente nos 250 mL de solução é de: Considerando que as massas molares em g.mol-1 são Na = 23, H = 1,S = 32 e O = 16, pode-se dizer que a massa, em gramas, de NaOH presente nos 250 mL de solução é de

Considerando as espécies químicas H +, Cu+, Mg2+, BF3, Au+, NH4+, BH3, F-, NH3, I- e C6H6, responda às questão.

Sobre as espécies apresentadas não se pode afirmar que

Leia atentamente o texto a seguir para responder à questão.

O referente do elemento coesivo grifado NÃO está corretamente indicado em

Uma das regras deontológicas do Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal é a de que

De acordo com a Lei nº 11.892/2008, uma das finalidades dos Institutos Federais é

A característica que melhor identifica uma questão do tipo definição é a seguinte:

O associacionismo, cuja expressão mais relevante é o behaviorismo, influenciou as teorias da aprendizagem ao considerar

As Diretrizes Nacionais para a Educação em Direitos Humanos, estabelecidas pela Resolução nº 1, de 30 de maio de 2012, do Conselho Pleno do Conselho Nacional de Educação, define como fundamentos para a Educação em Direitos Humanos, dentre outros, os seguintes princípios:

I. dignidade humana;

II. reconhecimento e valorização das diferenças e das diversidades;

III. sustentabilidade socioambiental;

IV. o pluralismo de ideias e concepções pedagógicas, na perspectiva da inter, multi e transdisciplinaridade;

V. o enfoque humanista, holístico, democrático e participativo.

Os princípios que realmente são definidos na Resolução constam dos itens

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