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Regras do jogo da Mega-Sena Como jogar
São sorteados 6 números (dezenas) de um total de 60. O apostador pode marcar de 6 a 15 dezenas em um volante. O valor da aposta varia de acordo com o número de dezenas marcadas.
Disponível em: . Acesso em: 3 fev. 2017 (adaptado).
Um volante da Mega-Sena com 10 dezenas assinaladas equivale a quantos volantes com 6 dezenas assinaladas?

O Manual de Redação da Presidência da República foi criado com a finalidade de oferecer subsídios aos gestores para consolidar uma cultura administrativa de profissionalização dos servidores públicos e para sistematizar e padronizar comunicações oficiais nos seus aspectos essenciais. Uma das características mais importantes das comunicações públicas é a impessoalidade, que se caracteriza por



A utilização de uma ficha de conselho de classe tem o objetivo de

A existência de um Conselho Escolar na escola pública é uma prática relacionada à

A Lei n° 9394, de 20 de dezembro de 1996, estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Em função de necessidades específicas, muitas dessas diretrizes necessitam de Leis Complementares ou Decretos para entrarem em vigor. Nesse contexto, o Decreto n° 5622, de 19 de dezembro de 2 005, tem como finalidade regulamentar o artigo

Para cada sinal da coluna da esquerda, encontre a sequência de

sinais da coluna da direita que apresenta os mesmos parâmetros

de configuração de mão, locação e movimento, respectivamente.


Qual a alternativa corresponde à relação correta?

Dadas as afirmativas sobre sinais icônicos e sinais arbitrários na Libras,
I. A arbitrariedade na língua não mantém semelhança do objeto referente.
II. Copo, escova e bola são exemplos de sinais arbitrários.
III. Primo e tio são exemplos de sinais icônicos.
verifica-se que está(ão) correta(s)

Alguns sinais da Libras podem ter suas origens influenciadas pela

escrita da língua portuguesa. Com o passar do tempo, esses

sinais assumem outra forma, como é o caso de: i) AZUL, que

incialmente era soletrado A-Z-U-L e, posteriormente, passou a ter

a forma AL (conforme figura); e ii) NUNCA, que mudou de

N-U-N-C-A para NUN.


ados os fenômenos,

I. Empréstimo linguístico.

II. Nativização lexical.

III. Acomodação fonológica.

IV. Soletração manual.

qual a sequência cronológica correta do processo descrito?

A relação entre surdez e linguagem é comumente estabelecida em textos acadêmicos. Isso se deve às especificidades que algumas condições particulares de perda de audição são capazes de revelar. Refletindo sobre esse contexto, dadas as afirmativas, I. O desempenho insatisfatório da linguagem em casos de perda de audição se deve ao grau dessa perda. Os outros fatores são decorrentes do desempenho individual.
II. A surdez, por si só, não é responsável por um desempenho insatisfatório de linguagem, uma vez que a cognição permanece preservada.
III. A língua de sinais é mais apropriada para pessoas com surdez porque é um instrumento linguístico reconhecido legalmente como próprio do sujeito surdo.
verifica-se que está(ão) correta(s)

Dentre as diversas direções para a formação profissional do tradutor e intérprete de Libras – Língua portuguesa, em nível médio, a Lei nº 12.319/2010 inclui a formação por meio de I. organizações da sociedade civil representativas da comunidade surda, desde que o certificado seja convalidado por instituições credenciadas por Secretarias de Educação; II. cursos de educação profissional reconhecidos pelo sistema que os credenciou;
III. cursos de extensão universitária;
IV. cursos de formação continuada promovidos por instituições de ensino superior.
Das afirmativas, verifica-se que está(ão) correta(s)

No Brasil, mesmo após a oficialização da Libras, é comum constatarmos posicionamentos equivocados em relação a esse fenômeno da linguagem humana. Nesse contexto, dadas as afirmativas,
I. A Libras é uma língua natural e específica para surdos, pois emergiu da necessidade de comunicação dessa comunidade.
A naturalidade ocorre no processo de criação e divulgação dos sinais, geralmente desempenhado com o apoio de recursos tecnológicos por uma comissão de surdos eleita.
II. A Libras é de fato uma língua como qualquer outra língua, apresentando, assim, uma gramática própria, com propriedades linguísticas e níveis hierárquicos, tais como: fonologia, morfologia, sintaxe, semântica e pragmática.
III. A modalidade da Libras pode ser chamada gestuo-visual, apontando uma marca gestual na sua produção. Contudo, há gestos que são considerados extralinguísticos, ou seja, que não fazem parte nem do vocabulário nem da gramática dessa língua de sinais.
IV. A Libras apresenta variações regionais nacionais, variações históricas (vocábulos que mudam com o tempo) e difere de outras línguas de sinais, excluindo o rótulo de universalidade das línguas visuo-espaciais.
verifica-se que está(ão) correta(s)

Dadas as afirmativas em relação à avaliação da aprendizagem, I. A avaliação envolve necessariamente uma ação que promova a melhoria da aprendizagem.
II. Na avaliação, o professor assume o papel de investigador, de esclarecedor e de organizador de experiências significativas.
III. A avaliação mediadora confronta os objetivos pretendidos e os alcançados com o objetivo de classificar os estudantes.
verifica-se que está(ão) correta(s)

Entre as várias definições de currículo, Marisa Vorraber Costa (2001) afirma que o currículo constitui um conjunto articulado de saberes, regidos por uma ordem social que elege determinadas narrativas consideradas válidas. Nesse contexto, o currículo I. envolve elementos culturais.
II. diz respeito unicamente a uma listagem de conteúdos a serem transmitidos aos educandos.
III. expressa relações de poder, de classe social e de visão de mundo de uma determinada sociedade.
Das afirmativas, verifica-se que está(ão) correta(s)

O Estatuto da Criança e do Adolescente, Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990, I. assegura a todas as mulheres o acesso aos programas e às políticas de saúde da mulher e de planejamento reprodutivo;
II. estabelece que é dever de todos velar pela dignidade da criança e do adolescente, pondo-os a salvo de qualquer tratamento desumano, violento, aterrorizante, vexatório ou constrangedor;
III. determina que incumbe ao poder público proporcionar assistência psicológica à gestante e à mãe, no período pré e pós-natal, inclusive como forma de prevenir ou minorar as consequências do estado puerperal.
Das afirmativas, verifica-se que está(ão) correta(s)


Na imagem, a relação entre a escola pública e a realidade social

brasileira é marcada pela

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