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Observe a passagem abaixo:

“... a língua e os usos linguísticos vêm antes dos dicionários, que nada mais são que "cartórios" da língua.” (4º parágrafo).

O termo em destaque funciona como elo coesivo substituindo:

Sobre ambos os textos é INCORRETO afirmar que:

Nos versos 10 e 11 “Um movimento universal de insânia/Arrancará da insciência o homem precito...” (Ultima Visio), o vocábulo destacado traz para a compreensão do texto que:

As crianças fazem as leis

1    A MENINA me havia advertido: para entender a sua escola eu teria de me esquecer de tudo o que eu sabia sobre as outras escolas... Lembrei-me da pedagogia de Ricardo Reis: "... tendo as crianças por nossas mestras...". E ali estava eu, um velho, aprendendo de uma criança!

2   Quis aprender um pouco mais. Perguntei: "Vocês não têm problemas de disciplina? Não há, entre vocês, os valentões que há em todas as escolas, que agridem, ofendem, ameaçam e amedrontam?" "Ah", ela me respondeu. "Temos sim. Mas para esses casos temos o tribunal..." "Tribunal?", perguntei curioso. Mais uma coisa que eu nunca vira em escolas! Ela então me
explicou: "As leis de nossa escola foram estabelecidas por nós mesmos, alunos. Temos então de zelar para que essas leis sejam cumpridas. A responsabilidade com o cumprimento das leis é nossa e não dos professores e do diretor. Somos nós, e não eles, que temos de tomar as providências para que a vida da escola não seja perturbada. Quando um aluno se torna um problema ele é levado a um tribunal - tribunal mesmo, com juiz, advogado de defesa, advogado de acusação - e é julgado. E a comunidade de alunos toma a decisão cabível".

3   Voltei à Escola da Ponte um ano depois e fui informado de que o tribunal deixara de existir. A razão? Um aluno terrível fora levado a julgamento. O juiz - não me lembro se menina ou menino - nomeou o advogado de acusação, e o réu nomeou seu
próprio advogado. No dia marcado, reunidos os alunos, o advogado de acusação proferiu a sua peça, tudo de mau que aquele menino havia feito. O diretor, que apenas assistia à sessão, relatou-me sua impressão: "O réu estava perdido. A peça acusatória era arrasadora..."

4   Chegou a vez do advogado da defesa que ficou mudo e não conseguiu falar. A presidência do tribunal nomeou então um
advogado "ad hoc", uma menina que teve de improvisar. E essa foi sua linha de argumentação:

5   "Vocês são todos religiosos, vão ao catecismo e aprendem as coisas da igreja. Vocês aprenderam que quando alguém está
em dificuldades é preciso ajudá-lo. Todos vocês sabiam que o nosso colega estava em dificuldades. Precisava ser ajudado. Eu
gostaria de saber o que foi que vocês, que aqui estão assentados como júri para proferir a sentença, fizeram para ajudar nosso colega..."

6   Seguiu-se um silêncio profundo. Ninguém disse nada.

7   A menina continuou: "Então vocês, que nada fizeram para ajudar esse colega, agora comparecem a esse julgamento com
pedras na mão, prontos a apedrejá-lo?"

8   Com essa pergunta, o tribunal se dissolveu porque perceberam que todos, inclusive o juiz e o advogado de acusação,
eram culpados. Como é que estão resolvendo agora o problema da indisciplina e da violência?

9   Criaram um novo sistema, inspirado numa história da escritora Sophia Mello de Breyner Andressen que conta de uma fada - acho que o seu nome era Oriana - que vivia para ajudar crianças em dificuldades. Como funciona? É simples. Quando um aluno começa a apresentar comportamento agressivo forma-se um pequeno grupo de "fadas Orianas" para impedir que a agressão e a violência aconteçam. Pelo que me foi relatado, as fadas Orianas têm tido resultados muito bons. Quem sabe coisa parecida poderia funcionar com os "bullies" que infernizam a vida dos mais fracos nas escolas...

RUBENS ALVES
Extraído de:
http://www1.folha.uol.com.br/fsp/cotidian/ff2009201106.htm

Observe a passagem “A presidência do tribunal nomeou então um advogado "ad hoc", uma menina que teve de improvisar.
(4º parágrafo).

Assinale a opção correta sobre o termo destacado.

Segundo os arts. 29 e 30 da Lei Nº 9493/94 (LDB), a educação infantil, primeira etapa da educação básica, tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança préescolar, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade. Observada a faixa etária correspondente, a educação infantil será oferecida em:

As etapas necessárias a um planejamento de ensino bem-sucedido se norteiam pelas seguintes etapas:

1. Escolha dos procedimentos didáticos.

2. Formulação dos objetivos.

3. Estabelecimentos dos processos avaliativos.

4. Seleção do conteúdo.

5. Seleção das tecnologias didáticas.

6. Diagnóstico da realidade do aluno.

7. Organização dos conteúdos.

Marque a alternativa que estabelece a ordem correta dos itens acima, de cima para baixo:

Dias (1996) defende que é preciso resgatar o trabalho com jogos e brincadeiras na educação infantil. Assim, na criança, a
imaginação criadora surge na forma de jogos que se transformam num primeiro instrumento de enfrentamento da realidade.
O conhecimento deixa de estar preso ao aqui e agora para se transformar em canal de expressão de linguagem verbal, experiências vividas e interpretação da realidade. Outros benefícios didáticos decorrentes do uso do lúdico na educação pré-escolar, além da capacidade criadora, incluem, EXCETO:

Acerca do princípio da publicidade, marque alternativa INCORRETA.

Compete aos Municípios instituir impostos sobre:

Correlacione os itens abaixo, às suas respectivas características:

(1) Imposto.
(2) Taxas.
(3) Tributo.
(4) Contribuições Especiais.
(5) Empréstimo Compulsório.

(   ) Os municípios poderão instituí-las em razão do exercício do poder de polícia ou pela utilização, efetiva ou potencial, de serviços públicos específicos e divisíveis, prestados ao contribuinte ou postos a sua disposição.

(   ) É toda prestação pecuniária compulsória instituída em lei cobrada mediante atividade administrativa plenamente vinculada.

(   ) De acordo com a Constituição Federal terão caráter pessoal e serão graduados segundo a capacidade econômica do contribuinte.

(   ) De competência exclusiva da união é o único tributo restituível.

(   ) De competência exclusiva da união, comporta exceção.

Com base nesta correlação, marque a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

Acerca do processo cautelar, assinale a opção CORRETA:

Ao longo dos tempos a humanidade busca explicar o processo saúde-doença de várias formas, no entanto todas essas explicações contribuem para o desenvolvimento de novas teorias. A explicação do processo saúdedoença proposta por Leavell e Chark em 1976 é denominado:

O Serviço Social é socialmente necessário porque ele atua sobre questões que dizem respeito a sobrevivência social e material dos setores majoritários da população trabalhadora. Viabiliza o acesso não só a recursos materiais, mas as ações
implementadas incidem sobre as condições de sobrevivência social dessa população. Diante da análise de Iamamoto, podemos concluir que:

Segundo Iamamoto (2005), ora é entendida como desigualdade, ora como rebeldia, por envolver sujeitos que vivenciam
desigualdades e a ela resistem e se opõem. É nesta tensão entre produção da desigualdade e produção da rebeldia e da resistência, que trabalham os assistentes sociais, situados neste terreno movidos por interesses sociais distintos, aos quais não é possível abstrair ou deles fugir porque tecem a vida em sociedade. Portanto é de fundamental importância para o
Serviço Social, decifrar as novas mediações por meio das quais se expressam a base de sua fundação como especialização do trabalho. O contexto refere-se:

Na realização de uma pesquisa, a classificação de dados que exigem leitura exaustiva e repetida, assumindo uma relação
interrogativa; elaboração de uma primeira classificação, onde cada assunto, tópico ou tema, é separado e guardado e enxugamento da classificação por temas mais relevantes, identificam qual fase da pesquisa?

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