
Arnaldo Niskier, 67, educador, é membro da Academia Brasileira de Letras e Conselheiro do Imae (Instituto Metropolitano de Altos Estudos).
(https://www1.folha.uol.com.br/fsp/opiniao/fz2009200210.htm)
Pode-se afirmar que a tese do autor baseia-se em crítica relativa à ausência/ineficiência de política de
Ainda sobre o excerto “Exemplo curioso é o do ensino médio.” (linhas 4-5), pode-se afirmar que o signo linguístico "o" funciona sintaticamente como
A Constituição Federal estabelece, como via de regra, a vedação à acumulação de cargos públicos. No entanto, há a previsão de algumas exceções. Sobre o tema, assinale a alternativa incorreta.
Em determinado semestre de uma universidade, dos 90 alunos aptos a se matricular nas disciplinas Estágio Supervisionado, Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) e Libras, 30 alunos se matricularam nas 3 disciplinas, 45 alunos se matricularam em Estágio Supervisionado e TCC, 50 alunos se matricularam em Estágio Supervisionado e Libras, 40 alunos se matricularam em TCC e Libras, nenhum aluno se matriculou somente em Estágio Supervisionado, 10 alunos se matricularam somente em TCC e 65 alunos se matricularam em Libras. Quantos alunos se matricularam em somente 1 disciplina?
Assinale a alternativa que não corresponde a um dos tópicos relacionados ao processo de liderança voltado às políticas de recursos humanos.
O modelo de estrutura em que se encontra uma chefia para
cada função, de modo que os subalternos exerçam mais de
uma função, ficando sob o mando de mais de um chefe, é
Mészáros (2002), em seu artigo “A crise estrutural do capital”,
assevera que, na sua forma contemporânea, o sistema
capitalista, em sua luta desenfreada por reproduzir-se,
enfrenta uma crise estrutural que permite ao capital se utilizar
de artimanhas ideopolíticas, no sentido de
A questão da inclusão é um assunto que entrou na pauta
educacional e de políticas públicas desde a Constituição
Federal de 1988. A Lei 13.146/2015, em seu artigo 27, diz que
a educação constitui direito da pessoa com deficiência,
assegurado sistema educacional inclusivo e aprendizado, de
forma a alcançar o máximo desenvolvimento possível de seus
talentos e habilidades físicas, sensoriais, intelectuais e sociais,
segundo suas características, interesses e necessidades de
aprendizagem. Sobre a questão da inclusão das pessoas com
deficiência, no que se refere à educação, assinale a alternativa
correta.
Segundo a Lei 9.394/96 – Lei de Diretrizes e Bases da
Educação Nacional – LDB, a estrutura dos programas de
ensino superior se configura em
A gestão pedagógica trabalha com
Segundo a Lei nº 13.005/2014, os Estados, o Distrito Federal
e os Municípios deverão elaborar seus correspondentes
planos de educação, ou adequar os planos já aprovados em
lei, em consonância com as diretrizes, metas e estratégias
previstas no PNE, no prazo de 1 (um) ano contado da
publicação da referida Lei. Os entes federados estabelecerão
nos respectivos planos de educação estratégias que
Quanto ao SINAES – Sistema Nacional de Avaliação da
Educação Superior, instituído pela Lei nº 10.861/2004,
assinale a alternativa incorreta.
Em “Eu canto porque o instante existe” (linha 1), há um
marcador textual (conectivo) que pode ser substituído, sem
prejuízo de sentido, por
A obrigatoriedade da realização de licitações públicas encontra seu imperativo normativo no inciso XXI do art. 37 da CRFB de 1988. Com efeito, a obrigação de licitar abrange todos os órgãos administrativos dos Poderes Legislativo e Judiciário e dos Tribunais de Contas, o que foi objeto de expressa menção pelo art. 117 da Lei no 8.666/1993. Sobre quem está obrigado a licitar, analise a relação abaixo:
I. Órgãos da administração pública direta;
II. Administração pública indireta;
III. autarquias (incluindo as agências reguladoras e executivas);
IV. Conselhos profissionais (autarquias especiais);
V. Fundações públicas;
VI. Empresas públicas;
VII. Sociedades de economia mista;
VIII. Sindicatos Patronais;
IX. Entidades do sistema “S”, por meio de regulamentos próprios, observados os princípios da Administração Pública;
X. Organizações da sociedade civil de interesse público (OSCIP, Lei no 9.790/1999);
XI. Organizações sociais (OS, Lei no 9.637/1998).
Assinale
Contemporaneamente, refletir sobre o trabalho do assistente social requer, também, debater sobre a formação dessa força de trabalho qualificada no âmbito do ensino universitário que, Segundo Marilda Iamamoto (2012), em seu livro “Serviço Social em tempo de capital fetiche”,