Com relação aos princípios do direito ambiental, analise as afirmativas, assinalando com
V as verdadeiras com F as falsas.
( ) O estudo prévio de impacto ambiental constitui exigência feita pelo poder público
em cumprimento ao princípio da prevenção, de ordem constitucional.
( ) O princípio da reparação tem por fundamento a responsabilidade subjetiva do
agente. Logo, se afastada a ilicitude administrativa de um ato lesivo ao meio
ambiente, não haverá a correspondente responsabilidade civil pelos danos
causados.
( ) Na aplicação do princípio do poluidor-pagador, a cobrança de um preço pelos
danos causados ao meio ambiente só pode ser efetuada sobre fatos que tenham
respaldo em lei, sob pena de se outorgar ao agente o direito de poluir.
( ) O princípio da função socioambiental da propriedade determina que o seu uso
seja condicionado ao bem-estar social, sem, contudo, impor comportamentos
positivos ao proprietário para o exercício de seu direito.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.
A validade e eficácia do ato administrativo depende da forma como ele é praticado. Assinale a alternativa que define CORRETAMENTE o ato administrativo válido e eficaz.
Os agentes públicos exercem uma função pública como preposto do Estado.
Sobre o conceito de agente público, assinale a alternativa CORRETA.
Considere as afirmativas sobre a ética profissional do servidor público.
I. A função pública deve ser tida como exercício profissional e, portanto, se integra na
vida particular de cada servidor público.
II. O servidor não poder emitir ou falsear a verdade, salvo quando necessário à defesa
do interesse superior do Estado e da Administração Pública.
III. É vedado ao servidor público demonstrar solidariedade a colegas hierarquicamente
superiores ou inferiores que tenham praticado infrações contra a ética profissional.
Conforme o que dispõe o Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder
Executivo, estão CORRETAS:
Para Sanmartí (2009), a avaliação não só mensura os resultados, como também
condiciona o que e como se ensina, principalmente o que aprendem os estudantes e de
que maneira o fazem.
Sobre a avaliação, é INCORRETO afirmar que
Segundo Candau (2002), um grande desafio para os educadores, diante dos novos
cenários da sociedade contemporânea, é articular igualdade e diferença à base cultural
comum e expressões da pluralidade social e cultural.
Analise as seguintes afirmativas sobre cidadania, pluralidade cultural e educação.
I. O papel de formadora de identidades, sejam estas individuais, sociais e culturais,
tem sido um dos trunfos da legitimação da escola.
II. A percepção da escola como espaço sociocultural possibilita pensar o processo
educativo escolar como sendo heterogêneo, produto da ação recíproca entre sujeito
e instituição e capaz de reconhecer e incorporar a diversidade no desenvolvimento
dos educandos como sujeitos socioculturais.
III. No mundo de hoje, há uma grande igualdade, não só do acesso, mas também do
uso que se faz do conhecimento.
A partir dessa análise, pode–se concluir que estão CORRETAS
Para Cunha (2004), o desenvolvimento do ensino superior se dá por um processo
desigual e combinado de diversos setores.
Analise as seguintes afirmativas sobre o ensino superior no Brasil.
I. Não são mencionados os exames (concursos) vestibulares na Lei de Diretrizes e
Base/96, porém é feita referência à aprovação em processos seletivos e à exigência
de conclusão do ensino médio como condições para um candidato ser admitido a
qualquer curso de graduação.
II. As universidades devem cumprir requisitos específicos, relativos à qualificação e
dedicação dos docentes: dois terços deles devem ter títulos de pós–graduação de
mestre ou de doutor; um terço deve atuar na instituição em tempo integral.
III. As instituições de ensino superior brasileiras oferecem cursos de graduação, de
pós–graduação e de extensão como também cursos sequenciais.
A partir dessa análise, pode–se concluir que estão CORRETAS
De acordo com o plano de contas aplicado ao setor público, os desdobramentos dos
códigos da estrutura do plano de contas são classe, grupo, subgrupo, título, subtítulo, item
e subitem.
Sobre as possíveis classes do plano de contas, assinale a alternativa INCORRETA.
O patrimônio das entidades do setor público corresponde ao conjunto de direitos e bens,
tangíveis ou intangíveis, onerados ou não, adquiridos, formados, produzidos, recebidos,
mantidos ou utilizados por essas entidades, que seja portador ou represente um fluxo de
benefícios, presente ou futuro, inerente à prestação de serviços públicos ou à exploração
econômica por entidades do setor público e suas obrigações.
Dessa forma, considerando que os fatos listados em sequência ocorreram dentro de uma
mesma unidade de tempo como, por exemplo, em um mesmo mês, podem refletir no
patrimônio das entidades do setor público, EXCETO:
Numere a COLUNA II de acordo com a COLUNA I relacionando cada função
administrativa à sua respectiva definição.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.
Em relação à higiene e segurança do trabalho, é INCORRETO afirmar que
Com relação à comunicação interpessoal e atendimento ao público, é INCORRETO afirmar que
Considerando a Lei nº 11.091/2005, que dispõe sobre o Plano de Carreiras dos cargos
Técnico–Administrativos em Educação, no âmbito das Instituições Federais de Ensino
vinculadas ao Ministério da Educação, relacione as duas colunas.

Baseando–se na disciplina da referida Lei, a adequada correlação entre as duas colunas
fica assim estabelecida:
Analise as afirmativas sobre a estrutura da notícia e os critérios de seleção (noticiabilidade) e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.
( ) O processo de seleção das notícias pode ser comparado a um funil dentro do qual se colocam inúmeros dados de que apenas um número restrito consegue ser filtrado.
( ) A seleção de notícias é um processo relativamente simples e que se resolve em pouco tempo.
( ) A agenda de serviço (pauta) é um documento-chave em cada redação. É aí que se registram os acontecimentos programados que merecem ser cobertos devido à sua indubitável relevância pública.
( ) Os valores-notícia derivam-se de pressupostos implícitos ou de considerações relativas ao seu conteúdo, à disponibilidade do material, aos critérios relativos ao produto informativo, ao público e à concorrência.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.
Considerando a relação entre ética e o trabalho dos jornalistas, é INCORRETO afirmar que