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“Os que se dedicam à critica das ações humanas jamais se sentem tão embaraçados

como quando procuram agrupar e harmonizar sob uma mesma luz todos os atos dos

homens, pois estes se contradizem comumente e a tal ponto que não parecem provir de

um mesmo indivíduo. (...). Nossa maneira habitual de fazer está em seguir os nossos

impulsos instintivos para a direita ou para a esquerda, para cima ou para baixo, segundo

as circunstâncias. Só pensamos no que queremos no próprio instante em que o queremos,

e mudamos de vontade como muda de cor o camaleão".

MONTAIGNE, M. Ensaios. Livro II. Cap. I. Trad. Sérgio Milliet. São Paulo: Nova cultural, 1991. P.157.

Em conformidade com o fragmento acima, sobre as condições do agir humano, é

CORRETO afirmar que

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Visto que na alma se encontram três espécies de coisas ___ paixões, faculdades e

disposições de caráter ___ a virtude deve pertencer a uma destas. (...) A virtude é, pois,

uma disposição de caráter relacionada com a escolha e consistente numa mediania, isto é,

a mediania relativa a nós, a qual é determinada por um princípio racional próprio do

homem dotado de sabedoria prática (...). Pois, tornamo-nos justos praticando atos justos,

moderados praticando ações moderadas, e corajosos praticando ações corajosas.

[...] Ora, julga-se que é cunho característico de um homem dotado de sabedoria prática o

poder deliberar bem sobre o que é bom e conveniente para ele, não sob um aspecto

particular, como por exemplo sobre as espécies de coisas que contribuem para a saúde e

o vigor, mas sobre aquelas que contribuem para a vida boa em geral.

Aristóteles, Ética a Nicômaco. Livro II e VI. São Paulo: Nova cultural, 1991, p.31 . 33 104

Com base nesse trecho e em outras informações sobre o pensamento aristotélico, é

CORRETO afirmar que a virtude

Há duas maneiras de subestimar, desdenhar e se equivocar no julgamento da importância do Holocausto [...]. Uma é apresentar o Holocausto como algo que aconteceu aos judeus, como um evento da história judaica. Isso torna o Holocausto único, confortavelmente atípico e sociologicamente inconsequente. [...]. Outra maneira de apresentar o Holocausto [...] é como um caso extremo de uma ampla e conhecida categoria de fenômenos sociais, categoria seguramente abominável e repulsiva, mas com a qual podemos (e devemos) conviver. [...] Assim, o Holocausto é como mais um item (embora de destaque) numa ampla categoria que abarca muitos casos “semelhantes” de conflito, preconceito ou agressão. BAUMAN, Zygmunt. Modernidade e Holocausto. Trad. Marcus Penchel. Rio de janeiro: Zahar, 1998. p. 19-20
O mundo dos campos da morte e a sociedade que engendra revelam o lado progressivamente mais obscuro da civilização judaico-cristã. Civilização significa escravidão, guerras, exploração e campos da morte. Também significa higiene médica, elevadas ideias religiosas, belas artes e requintada música. É um erro imaginar que civilização e crueldade selvagem sejam antíteses [...] RUBENSTEIN, Richard. “The Cunning of History”. Nova York: Harper, 1978, p. 91, 195 Citado em BAUMAN, Zygmunt. Modernidade e Holocausto. Trad. Marcus Penchel. Rio de janeiro: Zahar, 1998 . p. 28
A partir desses fragmentos, considerando o tema do totalitarismo, sobre o fenômeno do holocausto, é CORRETO afirmar que ele

Na contramão das tendências dominantes, as políticas de orçamento participativo permitem fortalecer os direitos de cidadania e resgatar a importância do espaço político e o significado dos interesses públicos, e dão início a um processo de reforma radical do Estado centrada numa esfera pública renovada ___ nem estatal, nem privada: pública [...].
Trata-se de reformular a relação dos governos com a cidadania, de colocar as estruturas de governo sob controle direto da população, de levar a cabo uma tentativa de mobilização permanente dos cidadãos, apontando para outra forma de Estado, na prática incompatível não apenas com os modelos políticos liberais, mas com a própria dinâmica do capitalismo, ainda mais em sua fase neoliberal, em que os mecanismos de mercado e de liberdade da propriedade privada primam sobre tudo.
SADER, Emir. Para outras democracias. In: SANTOS, Boaventura de Souza (Org.) Democratizar a democracia: os caminhos da democracia participativa. Rio de janeiro: Civilização Brasileira, 2009 P. 670 Com base nesse fragmento, considerando as exigências e o desafio da construção de uma nova forma de Estado e governo, é CORRETO afirmar que

[...] a França repudiou sem pestanejar seus gurus de outrora. Depois, impediu a passagem das políticas identitárias provenientes da América, assim como das teorias da sociedade como emaranhado de comunidades [...]. Por todas essas razões, a França parecesse ter desertado do debate intelectual mundial: não adotou suas novas modalidades acadêmicas nem aderiu verdadeiramente às redes internacionais e deixoulhe de pasto uma dezena de autores marginalizados em seu país.
CUSSET, François. Filosofia francesa: a influência de Foucault, Derrida, Deleuze & cia. Trad. Fátima Murad. Porto Alegre: Artmed, 2008. p. 291
A partir da leitura da obra Filosofia Francesa, é CORRETO afirmar que

Considerando-se a reflexão de Edgar Morin sobre os sete saberes necessários à educação do futuro, é CORRETO afirmar que esses saberes essenciais dizem respeito também

À primeira vista, nada pode parecer mais ilimitado do que o pensamento humano, que

não apenas escapa a toda autoridade e a todo poder do homem, mas também nem

sempre é reprimido dentro dos limites da natureza e da realidade. (...). Entretanto, embora

nosso pensamento pareça possuir esta liberdade ilimitada, verificaremos, através de um

exame mais minucioso, que ele está realmente confinado dentro de limites muito

reduzidos e que todo poder criador do espírito não ultrapassa a faculdade de combinar,

de transpor, aumentar ou de diminuir os materiais que nos foram fornecidos pelos

sentidos e pela experiência. (...)

HUME, David. Investigação acerca do entendimento humano. Seção II. Da origem das ideias.

Trad. Anoar Aiex. 5 edição. Coleção Os Pensadores. São Paulo: Nova Cultural, 1992, p.70

Na disputa com Renê Descartes, sobre a possibilidade de ideia inata e universal, é

CORRETO afirmar que David Hume considera que

Sobre os diferentes métodos para avaliar as alterações biológicas que ocorrem na adolescência, assinale a alternativa INCORRETA.

O ensino dos esportes em aulas de educação física deve contemplar diferentes objetivos, EXCETO:

Quanto a características da educação física nas quatro primeiras décadas do Século XX, assinale com V as afirmativas verdadeiras e com F as falsas. ( ) A identidade pedagógica da educação física foi baseada nas normas e nos valores da instituição militar.
( ) O ideal de homem a ser construído era uma pessoa autônoma, crítica e criativa.
( ) As aulas de educação física eram ministradas por instrutores físicos do exército.
( ) A função da educação física na escola era aprimorar a técnica esportiva dos indivíduos.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.

São benefícios da atividade física para crianças e adolescentes em idade escolar, EXCETO:

Conforme os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), um importante conteúdo para o ensino dos jogos desportivos nas aulas de educação física é

Quanto aos objetivos da educação física e o ensino dos jogos desportivos propostos pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), analise as afirmativas, assinalando com V as verdadeiras e com F as falsas. ( ) Apropriar-se dos processos de aperfeiçoamento das capacidades físicas implica em algo mais do que desenvolver as capacidades físicas.
( ) Espera-se que os próprios alunos aprendam como aperfeiçoar habilidades motoras.
( ) Os alunos deverão aplicar as habilidades motoras naquelas situações padronizadas.
( ) O domínio das habilidades motoras permitirá os alunos enfrentar problemas imprevisíveis.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.

A correção da execução de padrões de movimento sempre foi entendida como um dos

papéis do professor de educação física, especialmente no ensino do esporte e de seus

fundamentos.

Sobre a correção da execução de padrões de movimento, assinale a alternativa

CORRETA.

São características da abordagem sistêmica da educação física escolar, EXCETO:

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