“Os que se dedicam à critica das ações humanas jamais se sentem tão embaraçados
como quando procuram agrupar e harmonizar sob uma mesma luz todos os atos dos
homens, pois estes se contradizem comumente e a tal ponto que não parecem provir de
um mesmo indivíduo. (...). Nossa maneira habitual de fazer está em seguir os nossos
impulsos instintivos para a direita ou para a esquerda, para cima ou para baixo, segundo
as circunstâncias. Só pensamos no que queremos no próprio instante em que o queremos,
e mudamos de vontade como muda de cor o camaleão".
MONTAIGNE, M. Ensaios. Livro II. Cap. I. Trad. Sérgio Milliet. São Paulo: Nova cultural, 1991. P.157.
Em conformidade com o fragmento acima, sobre as condições do agir humano, é
CORRETO afirmar que
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Visto que na alma se encontram três espécies de coisas ___ paixões, faculdades e
disposições de caráter ___ a virtude deve pertencer a uma destas. (...) A virtude é, pois,
uma disposição de caráter relacionada com a escolha e consistente numa mediania, isto é,
a mediania relativa a nós, a qual é determinada por um princípio racional próprio do
homem dotado de sabedoria prática (...). Pois, tornamo-nos justos praticando atos justos,
moderados praticando ações moderadas, e corajosos praticando ações corajosas.
[...] Ora, julga-se que é cunho característico de um homem dotado de sabedoria prática o
poder deliberar bem sobre o que é bom e conveniente para ele, não sob um aspecto
particular, como por exemplo sobre as espécies de coisas que contribuem para a saúde e
o vigor, mas sobre aquelas que contribuem para a vida boa em geral.
Aristóteles, Ética a Nicômaco. Livro II e VI. São Paulo: Nova cultural, 1991, p.31 . 33 104
Com base nesse trecho e em outras informações sobre o pensamento aristotélico, é
CORRETO afirmar que a virtude
Há duas maneiras de subestimar, desdenhar e se equivocar no julgamento da importância
do Holocausto [...]. Uma é apresentar o Holocausto como algo que aconteceu aos judeus,
como um evento da história judaica. Isso torna o Holocausto único, confortavelmente
atípico e sociologicamente inconsequente. [...]. Outra maneira de apresentar o Holocausto
[...] é como um caso extremo de uma ampla e conhecida categoria de fenômenos sociais,
categoria seguramente abominável e repulsiva, mas com a qual podemos (e devemos)
conviver. [...] Assim, o Holocausto é como mais um item (embora de destaque) numa
ampla categoria que abarca muitos casos “semelhantes” de conflito, preconceito ou
agressão.
BAUMAN, Zygmunt. Modernidade e Holocausto. Trad. Marcus Penchel. Rio de janeiro: Zahar, 1998.
p. 19-20
O mundo dos campos da morte e a sociedade que engendra revelam o lado
progressivamente mais obscuro da civilização judaico-cristã. Civilização significa
escravidão, guerras, exploração e campos da morte. Também significa higiene médica,
elevadas ideias religiosas, belas artes e requintada música. É um erro imaginar que
civilização e crueldade selvagem sejam antíteses [...]
RUBENSTEIN, Richard. “The Cunning of History”. Nova York: Harper, 1978, p. 91, 195 Citado
em BAUMAN, Zygmunt. Modernidade e Holocausto. Trad. Marcus Penchel. Rio de janeiro: Zahar,
1998 . p. 28
A partir desses fragmentos, considerando o tema do totalitarismo, sobre o fenômeno do
holocausto, é CORRETO afirmar que ele
Na contramão das tendências dominantes, as políticas de orçamento participativo
permitem fortalecer os direitos de cidadania e resgatar a importância do espaço político e
o significado dos interesses públicos, e dão início a um processo de reforma radical do
Estado centrada numa esfera pública renovada ___ nem estatal, nem privada: pública [...].
Trata-se de reformular a relação dos governos com a cidadania, de colocar as estruturas
de governo sob controle direto da população, de levar a cabo uma tentativa de
mobilização permanente dos cidadãos, apontando para outra forma de Estado, na prática
incompatível não apenas com os modelos políticos liberais, mas com a própria dinâmica
do capitalismo, ainda mais em sua fase neoliberal, em que os mecanismos de mercado e
de liberdade da propriedade privada primam sobre tudo.
SADER, Emir. Para outras democracias. In: SANTOS, Boaventura de Souza (Org.) Democratizar a
democracia: os caminhos da democracia participativa. Rio de janeiro: Civilização Brasileira, 2009 P. 670
Com base nesse fragmento, considerando as exigências e o desafio da construção de
uma nova forma de Estado e governo, é CORRETO afirmar que
[...] a França repudiou sem pestanejar seus gurus de outrora. Depois, impediu a
passagem das políticas identitárias provenientes da América, assim como das teorias da
sociedade como emaranhado de comunidades [...]. Por todas essas razões, a França
parecesse ter desertado do debate intelectual mundial: não adotou suas novas
modalidades acadêmicas nem aderiu verdadeiramente às redes internacionais e deixoulhe
de pasto uma dezena de autores marginalizados em seu país.
CUSSET, François. Filosofia francesa: a influência de Foucault, Derrida, Deleuze & cia. Trad.
Fátima Murad. Porto Alegre: Artmed, 2008. p. 291
A partir da leitura da obra Filosofia Francesa, é CORRETO afirmar que
Considerando-se a reflexão de Edgar Morin sobre os sete saberes necessários à educação do futuro, é CORRETO afirmar que esses saberes essenciais dizem respeito também
À primeira vista, nada pode parecer mais ilimitado do que o pensamento humano, que
não apenas escapa a toda autoridade e a todo poder do homem, mas também nem
sempre é reprimido dentro dos limites da natureza e da realidade. (...). Entretanto, embora
nosso pensamento pareça possuir esta liberdade ilimitada, verificaremos, através de um
exame mais minucioso, que ele está realmente confinado dentro de limites muito
reduzidos e que todo poder criador do espírito não ultrapassa a faculdade de combinar,
de transpor, aumentar ou de diminuir os materiais que nos foram fornecidos pelos
sentidos e pela experiência. (...)
HUME, David. Investigação acerca do entendimento humano. Seção II. Da origem das ideias.
Trad. Anoar Aiex. 5 edição. Coleção Os Pensadores. São Paulo: Nova Cultural, 1992, p.70
Na disputa com Renê Descartes, sobre a possibilidade de ideia inata e universal, é
CORRETO afirmar que David Hume considera que
Sobre os diferentes métodos para avaliar as alterações biológicas que ocorrem na adolescência, assinale a alternativa INCORRETA.
O ensino dos esportes em aulas de educação física deve contemplar diferentes objetivos, EXCETO:
Quanto a características da educação física nas quatro primeiras décadas do Século XX,
assinale com V as afirmativas verdadeiras e com F as falsas.
( ) A identidade pedagógica da educação física foi baseada nas normas e nos valores
da instituição militar.
( ) O ideal de homem a ser construído era uma pessoa autônoma, crítica e criativa.
( ) As aulas de educação física eram ministradas por instrutores físicos do exército.
( ) A função da educação física na escola era aprimorar a técnica esportiva dos
indivíduos.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.
São benefícios da atividade física para crianças e adolescentes em idade escolar, EXCETO:
Conforme os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), um importante conteúdo para o ensino dos jogos desportivos nas aulas de educação física é
Quanto aos objetivos da educação física e o ensino dos jogos desportivos propostos
pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), analise as afirmativas, assinalando com
V as verdadeiras e com F as falsas.
( ) Apropriar-se dos processos de aperfeiçoamento das capacidades físicas implica
em algo mais do que desenvolver as capacidades físicas.
( ) Espera-se que os próprios alunos aprendam como aperfeiçoar habilidades
motoras.
( ) Os alunos deverão aplicar as habilidades motoras naquelas situações
padronizadas.
( ) O domínio das habilidades motoras permitirá os alunos enfrentar problemas
imprevisíveis.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.
A correção da execução de padrões de movimento sempre foi entendida como um dos
papéis do professor de educação física, especialmente no ensino do esporte e de seus
fundamentos.
Sobre a correção da execução de padrões de movimento, assinale a alternativa
CORRETA.
São características da abordagem sistêmica da educação física escolar, EXCETO: