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Leias os fragmentos a seguir.

O ingresso da massa na atividade política, causa originária e característica da democracia,

é um pressuposto histórico necessário para se colocarem conscientemente os problemas

eternos que com tanta profundidade o pensamento grego se colocou naquela fase da sua

evolução e legou à posteridade.

W. Jaeger, Paidéia. São Paulo: Martins fontes, 2001 p. 337

“O homem é a medida de todas as coisas, daquelas que são por aquilo que são e

daquelas que não são por aquilo que não são". (Protágoras)

A partir desses fragmentos, a presença dos sofistas na emergente democracia grega

significou

Leia o fragmento a seguir:

Uma ciência não é meramente um “corpo de fatos". Será, no mínimo, uma coleção, e

como tal depende dos interesses do colecionador, de um ponto de vista. Em ciência, esse

ponto de vista é determinado por uma teoria científica; isto é, escolhemos dentre a infinita

variedade de fatos e dentre a infinita variedade de aspectos dos fatos aqueles fatos e

aspectos que são interessantes porque ligados a alguma teoria científica mais ou menos

preconcebida. O método da ciência reside na procura de fatos que possam refutar a

teoria.

Karl POPPER. A sociedade aberta e seus inimigos. Tomo 2. 3ª edição. São Paulo: Itatiaia, 1998 p.267-268

Com base nesse fragmento e em outras informações sobre a concepção de Karl Popper

sobre a atividade científica, é CORRETO afirmar que ela é o saber que

“Foi nos séculos XVII e XVIII que a moralidade passou a ser entendida em geral como oferecendo uma solução para os problemas gerados pelo egoísmo e que o conteúdo da moralidade passou a ser igualado ao do altruísmo, pois foi nesse mesmo período que os homens passaram a ser vistos como se fossem, num grau perigoso, egoístas por natureza; e é só quando consideramos a humanidade perigosamente egoísta por natureza que o altruísmo se torna, de imediato, socialmente necessário, porém obviamente impossível e, se e quando ocorre, inexplicável. Na tese aristotélica tradicional, tais problemas não surgem, pois o que a educação em virtudes me ensina é que o meu bem como homem é o mesmo que o bem dos outros, a quem estou unido na comunidade humana. A minha busca do meu bem como um homem não é necessariamente antagônica à sua procura do seu, pois o bem não é meu bem nem seu __ os bens não são propriedade privada. Consequentemente, a definição aristotélica de amizade, a forma fundamental de relacionamento humano, tem como fundamento os bens compartilhados. O egoísmo é, então, para os mundos antigo e medieval, sempre alguém que cometeu um erro fundamental com relação ao lugar do seu próprio bem, e alguém que, assim, excluiu a si mesmo dos relacionamentos humanos.
MACINTYRE, Alasdair. Depois da virtude: um estudo em teoria moral. Trad. Jussara Simões. Bauru, SP: EDUSC. p.383-384
A partir desse texto, confrontando-se as concepções moderna e antiga de moralidade, é CORRETO afirmar que

O povo, por si, quer sempre o bem, mas por si nem sempre o encontra. A vontade geral é

sempre certa, mas o julgamento que a orienta nem sempre é esclarecido. (...) Os

particulares discernem o bem que rejeitam; o público quer o bem que não discerne. Todos

necessitam, igualmente, de guias. A uns é preciso obrigar a conformar a vontade à razão,

a outro, ensinar a conhecer o que quer. Então, das luzes públicas resulta a união do

entendimento e da vontade no corpo social, daí o perfeito concurso das partes e, enfim, a

maior força do todo. Eis donde nasce a necessidade de um Legislador.(...)

Aquele que ousa empreender a instituição de um povo deve sentir-se com capacidade

para, por assim dizer, mudar a natureza humana, transformar cada ser individual, que por

si mesmo é um todo perfeito e solitário, em parte de um todo maior, do qual de certo

modo esse indivíduo recebe sua vida e seu ser; alterar a constituição do homem para

fortificá-la, substituir a existência física e independente, que todos nós recebemos da

natureza, por uma existência parcial e moral.

ROUSSEAU, J. Jacques, Do contrato social. Livro segundo. Trad. Lourdes Santos Machado. 5ª ed. São

Paulo: Nova Cultural, 1991 p.56-57

A partir desse fragmento, a ideia de governo da natureza humana expressa que

A consciência não pode nunca ser outra coisa, senão o ser consciente e o ser dos

homens é seu processo de vida real. E se, em toda ideologia, os homens e suas relações

nos parecem postos de cabeça para baixo como numa câmera escura, esse fenômeno

decorre de seu processo de vida histórica, absolutamente como a inversão dos objetos na

retina decorre de seu processo de vida diretamente física.

MARX, ideologia alemã. In: VV. AA. Os filósofos através dos textos. De Platão a Sartre. Tradução de

Constança Terezinha M. César. São Paulo: Paulus, 1997 P.253-254

A partir desse fragmento e considerando o pensamento filosófico, econômico e político de

Karl Marx, assinale a alternativa que apresenta a concepção de ideologia expressa por

Marx.

O homem, tal como o concebe o existencialista, se não é definível, é porque

primeiramente não é nada. Só depois será alguma coisa e tal como a si próprio se fizer.

Assim, não há natureza humana (...). Mas se verdadeiramente a existência precede a

essência, o homem é responsável por aquilo que é. Assim, o primeiro esforço do

existencialismo é o de pôr todo homem no domínio do que ele é de lhe atribuir a total

responsabilidade da sua existência. E, quando dizemos que o homem é responsável por

si próprio, não queremos dizer que o homem é responsável pela sua restrita

individualidade, mas que é responsável por todos os homens.

SARTRE, Jean-Paul. O existencialismo é um humanismo. São Paulo: Abril Cultural, 1973 p. 11-12

Com base nesse fragmento, a partir do existencialismo de Sartre, sobre o tema da

condição humana é CORRETO afirmar que

Na tradição filosófica em que predomina a abordagem metafísica herdada dos gregos

busca-se a unidade na multiplicidade dos seres, ou seja, a essência que caracteriza cada

coisa. [...]. É assim que Kant, no século XVIII, diz que “o fim da educação é desenvolver,

em cada indivíduo, toda a perfeição de que ele seja capaz". O educador polonês

Suchodolski chama de essencialista essa tendência que marca a pedagogia durante

longo período da história da educação e ainda hoje coexiste com outras tendências. Os

limites dessa abordagem se acham na visão parcial do problema educacional.

Excessivamente centrado no interior do indivíduo e nas formas ideais que determinam a

priori o que é o homem e como deve ser a educação.

ARANHA, Maria Lucia de Arruda. Filosofia da educação. 2ed. São Paulo: Moderna, 1996 p.112-113

A concepção de educação está profundamente vinculada à concepção de homem que se

pretende educar.

Considerando-se as diferentes concepções históricas de homem, que seguiram essa

visão transcrita no fragmento acima, é CORRETO afirmar que

Cada príncipe deve desejar ser tido como piedoso e não como cruel: apesar disso, deve

cuidar de empregar convenientemente essa piedade. César Borgia era considerado cruel;

contudo, sua crueldade havia reerguido a Romanha e conseguido uni-la e conduzi-la à

paz e à fidelidade. O que, bem considerado, mostrará que ele foi muito mais piedoso do

que o povo florentino, o qual, para evitar a pecha de cruel, deixou que Pistoia fosse

destruída. Não deve, portanto, importar ao Príncipe a qualificação de cruel para manter

seus súditos unidos e leais, porque, com raras exceções, é ele mais piedoso do que

aqueles que por muita clemência deixam acontecer desordens, das quais podem nascer

assassínios ou rapinagem.

MAQUIAVEL.N. O príncipe. Cap. XVII. Trad. Livio Xavier. São Paulo: Folha de São Paulo, 2010 p. 38

A partir do fragmento acima, sobre o poder e a ação do príncipe Maquiavel é CORRETO

afirmar que

A prática de atividades físicas por jovens parece ter diminuído na sociedade atual, que

pode resultar em problemas de saúde.

Considerando-se as justificativas para tal fenômeno, assinale a alternativa INCORRETA.

O ensino dos jogos esportivos em aulas de educação física apresenta vários conteúdos.
Assinale a alternativa que NÃO é um conteúdo adequado ao ensino dos jogos esportivos.

Sobre o papel da educação física escolar proposto nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), assinale a alternativa CORRETA. 18

O estudo publicado por Monego e Jardim (2006) conclui que o ambiente escolar pode ser

o melhor espaço para se combaterem os fatores de risco que se instalam ainda na

infância.

Os autores sugerem como estratégia para esclarecer os alunos

Analise as afirmativas seguintes sobre os movimentos praticados nas aulas de educação física. I. As aulas de educação física deverão proporcionar oportunidades para a integração dos diferentes componentes dos padrões de movimento praticados.
II. O aprimoramento das ações das pernas, do tronco, dos braços e da cabeça nas habilidades deverá ocorrer de forma sincronizada e simultânea.
III. As ações de cada segmento corporal devem ser integradas para o desempenho correto da habilidade, numa execução fluente.
A partir da análise, conclui-se que estão CORRETAS.

A interpretação do erro de execução no contexto pedagógico das aulas de educação

física deverá conduzir a um conjunto de procedimentos listados a seguir, EXCETO:

Sobre as abordagens pedagógicas da educação física, analise as afirmativas,

assinalando com V as verdadeiras e com F as falsas.

( ) As abordagens que se iniciam a partir do final da década de 1970 inspiraram-se no

momento histórico-social por que passou o país.

( ) As abordagens apresentaram em comum a tentativa de se romper com o modelo

interacionista.

( ) Atualmente as abordagens se dissiparam, visto que nenhuma delas conseguiu

alterar o modelo vigente de educação física.

( ) Os conteúdos propostos para a educação física mantêm-se os mesmos,

independente da abordagem pedagógica.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.

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