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Um bloco de borracha de massa 5,0 kg está em repouso sobre uma superfície plana e

horizontal. O gráfico mostra os valores dos coeficientes de atrito, à medida que o bloco é

submetido a uma força externa horizontal paralela à superfície.


Quando a intensidade da força exercida sobre o bloco atingir 20 N, qual será o valor da

aceleração sobre o bloco? (Considere a aceleração da gravidade g = 10 m/s2)

Numere a COLUNA II de acordo com a COLUNA I, fazendo a relação das técnicas de

pesquisa com as suas respectivas características.


Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.

Analise as seguintes afirmativas sobre a educação profissional e tecnológica, assinalando

com V as verdadeiras e com F as falsas.

( ) A educação profissional técnica de nível médio pode ser desenvolvida articulada

com o ensino médio ou na forma subsequente, no caso de quem já concluiu o

ensino médio.

( ) A Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica foi instituída

pela LDB/96

( ) A educação profissional e tecnológica abrangerá os cursos de formação inicial e

continuada ou qualificação profissional e de educação profissional técnica de nível

médio.

( ) Os diplomas de educação profissional técnica possuem validade nacional e

permitem o prosseguimento nos estudos superiores.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.

Com base nas reflexões feitas por Vasconcellos (2005) sobre a avaliação, é INCORRETO

afirmar que

A Lei nº 9.394/96 regulamenta e integra a educação profissional técnica de nível médio e

a educação profissional e tecnológica aos diferentes níveis e modalidades de educação.

Numere a COLUNA II de acordo com a COLUNA I fazendo a correspondência da

educação profissional técnica de nível médio e da educação profissional e tecnológica

com as suas respectivas normas a partir dessa Lei.


Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.

Analise as seguintes afirmativas sobre a Rede Federal de Educação Profissional,

Científica e Tecnológica, assinalando com V as verdadeiras e com F as falsas.

( ) Estende-se por todos os estados brasileiros, oferecendo cursos técnicos,

superiores de tecnologia, licenciaturas, mestrado e doutorado.

( ) A história da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica teve

o seu início com a criação dos Centros Federais de Educação Profissional e

Tecnológica (Cefets), em 1978

( ) É composta pelos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia e Centros

Federais de Educação Tecnológica.

( ) Os Institutos Federais têm como foco a justiça social, a equidade, a competitividade

econômica e a geração de novas tecnologias.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.

A valorização do profissional da educação é um dos princípios definidos para a educação

nacional, com a compreensão de que valorizá-lo é valorizar a escola, com qualidade

gestorial, educativa, social, cultural, ética, estética, ambiental.

Sobre a valorização do profissional da educação, é INCORRETO afirmar que

Libâneo, Oliveira e Toshi (2012) pontuaram estudos que mostram a influência do modo de

funcionamento de uma escola nos resultados escolares dos alunos, sinalizando

características organizacionais, os quais podem ser úteis para a compreensão do

funcionamento dessa escola.

Sobre as características organizacionais que influenciam positivamente no desempenho

dos alunos, assinale a alternativa INCORRETA.

Analise as seguintes afirmações referentes à educação inclusiva.

I. A Educação Especial efetiva-se em todos os níveis, etapas e modalidades de

ensino, tendo como parte integrante do processo educacional o Atendimento

Educacional Especializado (AEE).

II. A Lei das Diretrizes e Base da Educação Nacional/96 concebe a educação especial

como modalidade de educação escolar oferecida preferencialmente na rede regular

de ensino, para educandos com deficiência e transtornos globais do

desenvolvimento.

III. O Programa Implantação de Salas de Recursos Multifuncionais disponibiliza às

escolas públicas de ensino regular equipamentos de informática, mobiliários,

materiais pedagógicos e de acessibilidade para a organização do espaço de

atendimento educacional especializado.

A partir dessa análise, conclui-se que estão CORRETAS as afirmativas

Para Shaffer (2009), o desenvolvimento da cognição social é bastante influenciado pelas

interações sociais e experiências vividas pelas crianças e adolescentes.

Sobre a cognição social, assinale a alternativa INCORRETA.

Para Carrara (2008), a garantia para que a criança sustente uma atitude ativa em relação

ao conhecimento e que conheça o novo é o fazer compartilhado entre o educador e a

criança.

O educador, na coordenação e direção desse processo, deve compartilhar com a criança,

EXCETO:

São princípios da concepção de gestão democrático-participativa apontados por Libâneo,

Oliveira e Toshi (2012), EXCETO:

A tendência tecnicista na educação insere-se em uma estrutura maior, na qual se

desenrola o que podemos chamar de crise da razão contemporânea.

ARANHA, Maria Lúcia de Arruda. Filosofia da educação. 3. ed. Revista e Ampliada, São Paulo: Moderna,

2006 p.171

Nas reformas educacionais brasileiras, promovidas sob a orientação tecnicista, infere-se

que

“Não é o sujeito epistemológico que efetua a síntese, é o corpo; quando sai de sua

dispersão, se ordena, se dirige por todos os meios para um termo único de seu

movimento, e quando, pelo fenômeno da sinergia, uma intenção única se concebe nele."

MERLEAU-PONTY, M. Fenomenologia da percepção. Trad. Carlos Alberto ribeiro de Moura São

Paulo: Martins Fontes, 2006 p.312

Em conformidade com essa visão de percepção, assinale a alternativa CORRETA.

Leia os fragmentos a seguir, extraídos do diálogo entre Sócrates e Mênon:

SÓCRATES ___ Vês, Mênon, que não lhe estou a ensinar nada e que me limito a

interrogá-lo? Neste momento ele julga saber qual é o comprimento do lado que dá um

quadrado de oito pés. Concordas comigo?

MÊNON ___ Sim.

SÓCRATES ___ Mas sabe-o?

MÊNON ___ Certamente que não, [...]

SÓCRATES ___ Vês, Mênon, a distância que ele já percorreu no percurso da

reminiscência? A princípio, não sabendo o lado do quadrado de oito pés, que aliás ainda

não sabe, julgava sabê-lo e respondia com segurança, como se soubesse, sem qualquer

sentido da dificuldade. Agora tem consciência do seu embaraço e, embora não saiba,

pelo menos não julga que sabe.

PLATÃO. Mênon. [84] Rio de Janeiro: Editora PUC-Rio / São Paulo: Edições Loyola, 2001 .Tradução de

Maura Iglesias. [Mênon, 84].

Com base nesses fragmentos e em outras informações, o método socrático é

essencialmente caracterizado por

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