Um bloco de borracha de massa 5,0 kg está em repouso sobre uma superfície plana e
horizontal. O gráfico mostra os valores dos coeficientes de atrito, à medida que o bloco é
submetido a uma força externa horizontal paralela à superfície.

Quando a intensidade da força exercida sobre o bloco atingir 20 N, qual será o valor da
aceleração sobre o bloco? (Considere a aceleração da gravidade g = 10 m/s2)
Numere a COLUNA II de acordo com a COLUNA I, fazendo a relação das técnicas de
pesquisa com as suas respectivas características.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.
Analise as seguintes afirmativas sobre a educação profissional e tecnológica, assinalando
com V as verdadeiras e com F as falsas.
( ) A educação profissional técnica de nível médio pode ser desenvolvida articulada
com o ensino médio ou na forma subsequente, no caso de quem já concluiu o
ensino médio.
( ) A Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica foi instituída
pela LDB/96
( ) A educação profissional e tecnológica abrangerá os cursos de formação inicial e
continuada ou qualificação profissional e de educação profissional técnica de nível
médio.
( ) Os diplomas de educação profissional técnica possuem validade nacional e
permitem o prosseguimento nos estudos superiores.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.
Com base nas reflexões feitas por Vasconcellos (2005) sobre a avaliação, é INCORRETO
afirmar que
A Lei nº 9.394/96 regulamenta e integra a educação profissional técnica de nível médio e
a educação profissional e tecnológica aos diferentes níveis e modalidades de educação.
Numere a COLUNA II de acordo com a COLUNA I fazendo a correspondência da
educação profissional técnica de nível médio e da educação profissional e tecnológica
com as suas respectivas normas a partir dessa Lei.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.
Analise as seguintes afirmativas sobre a Rede Federal de Educação Profissional,
Científica e Tecnológica, assinalando com V as verdadeiras e com F as falsas.
( ) Estende-se por todos os estados brasileiros, oferecendo cursos técnicos,
superiores de tecnologia, licenciaturas, mestrado e doutorado.
( ) A história da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica teve
o seu início com a criação dos Centros Federais de Educação Profissional e
Tecnológica (Cefets), em 1978
( ) É composta pelos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia e Centros
Federais de Educação Tecnológica.
( ) Os Institutos Federais têm como foco a justiça social, a equidade, a competitividade
econômica e a geração de novas tecnologias.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.
A valorização do profissional da educação é um dos princípios definidos para a educação
nacional, com a compreensão de que valorizá-lo é valorizar a escola, com qualidade
gestorial, educativa, social, cultural, ética, estética, ambiental.
Sobre a valorização do profissional da educação, é INCORRETO afirmar que
Libâneo, Oliveira e Toshi (2012) pontuaram estudos que mostram a influência do modo de
funcionamento de uma escola nos resultados escolares dos alunos, sinalizando
características organizacionais, os quais podem ser úteis para a compreensão do
funcionamento dessa escola.
Sobre as características organizacionais que influenciam positivamente no desempenho
dos alunos, assinale a alternativa INCORRETA.
Analise as seguintes afirmações referentes à educação inclusiva.
I. A Educação Especial efetiva-se em todos os níveis, etapas e modalidades de
ensino, tendo como parte integrante do processo educacional o Atendimento
Educacional Especializado (AEE).
II. A Lei das Diretrizes e Base da Educação Nacional/96 concebe a educação especial
como modalidade de educação escolar oferecida preferencialmente na rede regular
de ensino, para educandos com deficiência e transtornos globais do
desenvolvimento.
III. O Programa Implantação de Salas de Recursos Multifuncionais disponibiliza às
escolas públicas de ensino regular equipamentos de informática, mobiliários,
materiais pedagógicos e de acessibilidade para a organização do espaço de
atendimento educacional especializado.
A partir dessa análise, conclui-se que estão CORRETAS as afirmativas
Para Shaffer (2009), o desenvolvimento da cognição social é bastante influenciado pelas
interações sociais e experiências vividas pelas crianças e adolescentes.
Sobre a cognição social, assinale a alternativa INCORRETA.
Para Carrara (2008), a garantia para que a criança sustente uma atitude ativa em relação
ao conhecimento e que conheça o novo é o fazer compartilhado entre o educador e a
criança.
O educador, na coordenação e direção desse processo, deve compartilhar com a criança,
EXCETO:
São princípios da concepção de gestão democrático-participativa apontados por Libâneo,
Oliveira e Toshi (2012), EXCETO:
A tendência tecnicista na educação insere-se em uma estrutura maior, na qual se
desenrola o que podemos chamar de crise da razão contemporânea.
ARANHA, Maria Lúcia de Arruda. Filosofia da educação. 3. ed. Revista e Ampliada, São Paulo: Moderna,
2006 p.171
Nas reformas educacionais brasileiras, promovidas sob a orientação tecnicista, infere-se
que
“Não é o sujeito epistemológico que efetua a síntese, é o corpo; quando sai de sua
dispersão, se ordena, se dirige por todos os meios para um termo único de seu
movimento, e quando, pelo fenômeno da sinergia, uma intenção única se concebe nele."
MERLEAU-PONTY, M. Fenomenologia da percepção. Trad. Carlos Alberto ribeiro de Moura São
Paulo: Martins Fontes, 2006 p.312
Em conformidade com essa visão de percepção, assinale a alternativa CORRETA.
Leia os fragmentos a seguir, extraídos do diálogo entre Sócrates e Mênon:
SÓCRATES ___ Vês, Mênon, que não lhe estou a ensinar nada e que me limito a
interrogá-lo? Neste momento ele julga saber qual é o comprimento do lado que dá um
quadrado de oito pés. Concordas comigo?
MÊNON ___ Sim.
SÓCRATES ___ Mas sabe-o?
MÊNON ___ Certamente que não, [...]
SÓCRATES ___ Vês, Mênon, a distância que ele já percorreu no percurso da
reminiscência? A princípio, não sabendo o lado do quadrado de oito pés, que aliás ainda
não sabe, julgava sabê-lo e respondia com segurança, como se soubesse, sem qualquer
sentido da dificuldade. Agora tem consciência do seu embaraço e, embora não saiba,
pelo menos não julga que sabe.
PLATÃO. Mênon. [84] Rio de Janeiro: Editora PUC-Rio / São Paulo: Edições Loyola, 2001 .Tradução de
Maura Iglesias. [Mênon, 84].
Com base nesses fragmentos e em outras informações, o método socrático é
essencialmente caracterizado por