Ir para o conteúdo principal

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 4114 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d

Considere que um químico recebeu uma solução para analisar se há a presença dos íons

Ag+, Ca2+ e/ou Hg2+. Os testes em sequência feitos pelo químico e os resultados obtidos

foram:

I. Adicionou à solução ácido clorídrico, e nada aconteceu.

II. Adicionou ácido sulfúrico diluído e formou–se um precipitado branco.

III. Filtrou o sólido e adicionou sulfeto de hidrogênio na solução residual e formou–se um

precipitado preto.

A partir das análises feitas pelo químico e seus resultados, é CORRETO afirmar que os

íons presentes na solução são

São espécies utilizadas como nucleófilos em uma reação de substituição nucleofílica,

EXCETO:

Considere as moléculas abaixo:


Analise as comparações realizadas entre as duas moléculas citadas.

I. A molécula B é o o–dicloro–benzeno e ela tem temperatura de ebulição mais baixa.

II. A molécula A é o p–dicloro–benzeno e ela tem polaridade mais baixa.

III. As moléculas A e B são isômeros de posição.

A partir dessa análise, conclui–se que estão CORRETAS.

Considere que um químico encontrou no almoxarifado algumas garrafas antigas de

reagentes. Um dos reagentes estava rotulado como óxido cobáltico mono–hidratado.

Assinale a alternativa que apresenta respectivamente a nomenclatura atual e a fórmula

química CORRETA.

Ao longo da história da ciência, as pessoas que fazem descobertas importantes são

frequentemente homenageadas, tendo os seus nomes ligados às descobertas. Embora

essa prática não seja muito comum atualmente, os métodos mais antigos tais como os

métodos argentimétricos, recebem o nome dos químicos responsáveis pelo seu

desenvolvimento.

Numere a COLUNA II de acordo com a COLUNA I, fazendo a relação entre o método

argentimétrico e o químico relacionado ao método.


Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.

Considere que uma solução de um ácido fraco (Ka=10–10) com pH igual a 5 foi diluído 10

vezes.

Nessas condições, é CORRETO afirmar que a concentração da solução do ácido fraco

após sua diluição será igual a

Considere que num experimento de difração foram utilizados raios X de comprimento de

onda de 0,154 nm sobre um cristal de NaCl. Uma difração de primeira ordem teve lugar

no ângulo θ de 22,77º.

Nessas condições experimentais, é CORRETO afirmar que a distância entre as camadas

de átomos responsáveis por esse raio é

Considere sen θ=0,4

Releia o parágrafo a seguir.
“Podría pensarse que estas diferencias se deben a una mayor sensibilidad ante la violencia por parte de las mujeres que viven en las sociedades más igualitarias, pero no parece ser el caso. Precisamente para evitar los sesgos derivados de las diferencias de percepción, la encuesta fue diseñada de manera que las mujeres no calificaran la agresión, sino que respondieran a una batería de preguntas muy concretas y detalladas, como si habían sido abofeteadas por su pareja, si alguien les había tocado los pechos u otras partes de su cuerpo sin su permiso, si habían recibido fotos pornográficas de jefes o compañeros con proposiciones sexuales, etcétera.”
Com relação à elaboração da pesquisa, é INCORRETO afirmar que

Observe el pasaje extraído del texto. “En otras culturas más sofisticadas, como la de Buenos Aires o Nueva York, la visita al psicólogo era una actividad normal; abstenerse se consideraba evidencia de incultura o simpleza mental.”
El recurso retórico utilizado al emplearse el adjetivo femenino plural sofisticadas es

Lea la frase extraída del texto a continuación. “Eran épocas en las cuales la gente todavía leía libros de literatura, hablaba con un lenguaje más o menos cuidado, existían las tertulias y las charlas de café tenían otro carácter, donde la mujer hacía su aparición –pero no demasiado– sobre todo en ciertos ámbitos artísticos o intelectuales.”
Sin que se produzcan cambios semánticos y/o gramaticales, el término subrayado puede ser sustituído por

Observe la cita a continuación extraída del texto.
“Hay muchas maneras de distinguir un restaurante de menú. De entrada, se le reconoce por su decoración tradicional.”
Sobre su estructura sintáctica, ES INCORRECTO afirmar que

Observe la frase extraída de la viñeta: “Te duele el alma”. Al cambiar el número del sujeto de doler, se obtiene:

Lea la sentencia extraída del texto, fijándose en el término destacado. “En nuestro amplio y pintoresco idioma porteño se ha puesto de moda la palabra “squenun”.”
Respecto al carácter de la transformación que el verbo de cambio ponerse expresa, ES CORRECTO afirmar que

Afirma Vaquero Ramírez, en el libro El español de América I. Pronunciación: “el vocalismo del español de América está acorde con el sistema fonológico de la lengua española, que se representa por el triángulo articulatorio ofrecido por Quilis”. No obstante, algunos fenómenos fonéticos son característicos del dialectismo vocálico de hispanoamérica.
VAQUERO DE RAMÍREZ, M. El español de América I. Pronunciación. Madrid: Arco Libros, 1996
Respecto al dialectismo vocálico hispanoamericano, ES INCORRECTO afirmar que:

Como resalta Alcaraz (2005:195), A proximidade entre o português e o espanhol é um fato que dispensa argumentos. A constatação, no entanto, não implica, per se, facilidade para aprender uma dessas línguas a partir da outra; a voz de alerta tem cabimento de maneira especial quando se fala de uma aprendizagem acurada.
ALCARAZ, R.C: Do português ao espanhol: os prós e os contas da proximidade (2005). In SEDYCIAS, J. (Org.). O ensino do espanhol no Brasil. São Paulo: Parábola.
En base al artículo citado, respecto a las desventajas de dicha proximidad en la enseñanza de español a lusohablantes, ES INCORRECTO afirmar que:

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282