Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 72 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d

Analise o trecho a seguir e assinale a alternativa que completa respectivamente as lacunas:

“O educador deve considerar a Zona de Desenvolvimento ________________ de _______________, a lei de equilíbrio e desequilíbrio de Piaget e a internalização do conhecimento e trabalhar com hipóteses, no contexto escolar, com visão de processo, aceitando a problematização, dentro da visão dialética _______________."

São funções psicológicas superiores, segundo os estudos propostos por Lev Vygotsky, os seguintes tópicos, exceto:

Ainda que na educação infantil não se tenha a apropriação de conceitos científicos pelas crianças , é importante que as situações de ensino sejam organizadas de modo que elas questionem o senso comum, em uma perspectiva resolvedora de problemas. Dessa forma, pode-se entender que a educação infantil tem um nível potencial, constituindo-se, em relação ao ensino fundamental, em uma

A aquisição, a elaboração e a expansão da linguagem são elementos fundamentais para o desenvolvimento da criança. Para favorecê-los, a Educação Infantil deve:

A distância entre o nível de desenvolvimento real e o nível de desenvolvimento potencial é chamada de zona de desenvolvimento proximal (ZDP). Esse conceito foi formulado e apresentado inicialmente por

No âmbito das teorias sobre o desenvolvimento infantil, Vygotsky afirma que antes da inserção no contexto escolar, a criança já possui elementos de aprendizagem em sua formação. É correto afirmar:

De acordo com os estudos de Vygotsky, existem três momentos importantes da aprendizagem da criança. Identifique a primeira coma a segunda coluna para responder a questão:

Em que ordem ficou a segunda coluna?.

Considerando os aspectos psicológicos da educação, é importante que o Professor observe a interação que cada aluno estabelece com determinado ambiente (a escola, a família, os amigos, etc). É a chamada experiência pessoalmente significativa. No contexto das teorias psicogenéticas esta prática pode ser corretamente relacionada ao seguinte autor:

A Zona de Desenvolvimento Proximal é um conceito desenvolvido por Lev Vygotsky para definir o constante movimento do intelecto rumo:

Vigotski vê todo o processo de aprendizagem e formação de conceitos como um sistema, que ele considera ponto central em toda a história do desenvolvimento dos conceitos e no qual os conceitos espontâneos e os científicos estão interligados por complexos vínculos internos. É isto que dá sistematicidade ao processo de aprendizagem e permite perceber as suas diferentes etapas como integrantes de um processo uno. Sobre a construção do pensamento e linguagem assinale o que for CORRETO.

De acordo com as observações de Lev Semenovitch Vygotsky acerca do processo educacional é inadequado afirmar que:

De acordo com a visão de Vygostky, a criança surda não é capaz de estabelecer as primeiras relações sociais por meio da família. Crianças surdas filhas de pais ouvintes são privadas dessas primeiras interações que são de grande importância para sua cognição, pois o sujeito é interativo, adquire conhecimentos a partir de relações interpessoais e de troca com o meio, a partir de um processo denominado:

Diante das diferentes hipóteses de escrita, em turmas de alfabetização heterogêneas, pode-se utilizar estratégias de aprendizagem com foco interativo, baseando-se na teoria da Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP) de Vygotsky, como, por exemplo, o agrupamento produtivo. Esse agrupamento pode ser trabalhado:

A partir do momento em que o homem, em seu convívio social, adota e desenvolve a linguagem enquanto um instrumento e um sistema simbólico fundamental ao convívio, ele estará reestruturando e modificando os processos psíquicos elementares em novos processos. Isso contribuirá com processos psíquicos superiores, exceto:

A aprendizagem, para Vygotsky, ocorre no relacionamento do aluno:

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282