O conceito de Zona de Desenvolvimento Proximal ajuda a entender:
Com base em VYGOTSKY a internalização é a reconstrução interna de uma operação externa, onde o processo de internalização consiste numa série de, transformações: Assinale alternativa INCORRETA acerca dessas transformações:
No campo da psicologia da educação, os estudos de Vygotsky se destacaram no Brasil principalmente a partir da década de 1980. Acerca dos conceitos estudados por Vygotsky e sua influência nos processos de ensino e de aprendizagem, julgue o item a seguir.
O conceito de zona de desenvolvimento proximal é definidor das funções que já amadureceram e que são importantes para a aprendizagem dos indivíduos. Corresponde, portanto, ao que se pode considerar como desenvolvimento em seu sentido completo.
Considere o conceito de signos para Lev Vygotsky e assinale a alternativa correta:
Observe:
( ) O pensamento e a palavra estão ligados entre si por um vínculo primário.
( ) O significado é um traço constitutivo indispensável da palavra.
( ) Generalização e significado da palavra não são sinônimos.
Com base no livro A construção do pensamento e da Linguagem, indique respectivamente se as afirmativas acima são verdadeiras (V) ou falsas (F).
No campo da psicologia da educação, os estudos de Vygotsky se destacaram no Brasil principalmente a partir da década de 1980. Acerca dos conceitos estudados por Vygotsky e sua influência nos processos de ensino e de aprendizagem, julgue o item a seguir.
Ao longo do desenvolvimento cultural da criança, as funções psicológicas superiores aparecem duas vezes, em dois níveis: primeiramente, dentro da criança, como categoria intrapsicológica, e depois, entre as pessoas, como categoria interpsicológica.
Com base na teoria sociocultural de Vygotsky, julgue o item subsequente.
Objetivos instrucionais, sequenciamento de passos e reforço de aprendizagem são etapas básicas da teoria de aprendizagem vygotskyana.
Para Lev Vygotsky é correto afirmar que o desenvolvimento cognitivo acontece na transição:
Leia com atenção: ( ) Não existe uma psicologia geral e única. ( ) Do ponto de vista da teoria básica de Piaget, o elo central, que permite resumir numa unidade todas as peculiaridades do pensamento infantil consiste no egocentrismo. ( ) Vygotsky foi quem introduziu o método clínico, que o promoveu a um dos primeiros lugares na metodologia da investigação psicológica. De acordo com o livro “A formação do símbolo na criança: imitação, jogos, sonho e representação”, indique abaixo a sequência correta quanto às alternativas verdadeiras V ou falsas F.
As concepções da teoria vigotskiana sobre o funcionamento do cérebro humano fundamentam-se na ideia de que
Moreira esclarece que para Vygotsky, o "[ ... ] desenvolvimento cognitivo do ser humano não pode ser entendido sem referência ao meio social." (1999, p.1 08) Para que haja aprendizagem através da mediação, Vygotsky afirma ser necessário a utilização de (da):
“Vygotsky estabelece uma relação estreita entre o jogo e a aprendizagem, atribuindo-lhe uma grande importância”. Assinale a alternativa INCORRETA em relação ao jogo para Vygotsky.
Dentro do contexto desenvolvido por Vygotsky ou o socioconstrutivismo e interacionismo, compreende-se o processo de aquisição da linguagem conforme os tópicos apresentados abaixo.
I- “A aquisição da linguagem é vista num processo interacionista através da escola;
II- A linguagem oral (a fala) é concebida como uma organização das sociedades;
III- As relações de construção do conhecimento estão alicerçadas na criança com o outro (interlocutor);
IV- Pensamento e linguagem são concepções indissociáveis, em que fala e imagem são evocadas na mente." (Revista Científica da FASETE, 2007)
Considera-se correto o que está contido na alternativa:
Analise o trecho abaixo e assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna:
Partindo de um princípio de compreensão sintética da contribuição das pesquisas desenvolvidas por Lev Vygotsky, é correto afirmar que ele tinha seus estudos focados principalmente no desenvolvimento _________________________________ da criança.
De acordo com Vygotsky, o desenvolvimento dos conceitos, dos significados das palavras, pressupõe o desenvolvimento de muitas funções intelectuais, sendo elas: