Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 72 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 3
    • Certo
    • Errado
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • Certo
    • Errado
  • 7
    • Certo
    • Errado
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d

O conceito de Zona de Desenvolvimento Proximal ajuda a entender:

Com base em VYGOTSKY a internalização é a reconstrução interna de uma operação externa, onde o processo de internalização consiste numa série de, transformações: Assinale alternativa INCORRETA acerca dessas transformações:

No campo da psicologia da educação, os estudos de Vygotsky se destacaram no Brasil principalmente a partir da década de 1980. Acerca dos conceitos estudados por Vygotsky e sua influência nos processos de ensino e de aprendizagem, julgue o item a seguir.

O conceito de zona de desenvolvimento proximal é definidor das funções que já amadureceram e que são importantes para a aprendizagem dos indivíduos. Corresponde, portanto, ao que se pode considerar como desenvolvimento em seu sentido completo.

Considere o conceito de signos para Lev Vygotsky e assinale a alternativa correta:

Observe:

( ) O pensamento e a palavra estão ligados entre si por um vínculo primário.

( ) O significado é um traço constitutivo indispensável da palavra.

( ) Generalização e significado da palavra não são sinônimos.

Com base no livro A construção do pensamento e da Linguagem, indique respectivamente se as afirmativas acima são verdadeiras (V) ou falsas (F).

No campo da psicologia da educação, os estudos de Vygotsky se destacaram no Brasil principalmente a partir da década de 1980. Acerca dos conceitos estudados por Vygotsky e sua influência nos processos de ensino e de aprendizagem, julgue o item a seguir.

Ao longo do desenvolvimento cultural da criança, as funções psicológicas superiores aparecem duas vezes, em dois níveis: primeiramente, dentro da criança, como categoria intrapsicológica, e depois, entre as pessoas, como categoria interpsicológica.

Com base na teoria sociocultural de Vygotsky, julgue o item subsequente.

Objetivos instrucionais, sequenciamento de passos e reforço de aprendizagem são etapas básicas da teoria de aprendizagem vygotskyana.

Para Lev Vygotsky é correto afirmar que o desenvolvimento cognitivo acontece na transição:

Leia com atenção: ( ) Não existe uma psicologia geral e única. ( ) Do ponto de vista da teoria básica de Piaget, o elo central, que permite resumir numa unidade todas as peculiaridades do pensamento infantil consiste no egocentrismo. ( ) Vygotsky foi quem introduziu o método clínico, que o promoveu a um dos primeiros lugares na metodologia da investigação psicológica. De acordo com o livro “A formação do símbolo na criança: imitação, jogos, sonho e representação”, indique abaixo a sequência correta quanto às alternativas verdadeiras V ou falsas F.

As concepções da teoria vigotskiana sobre o funcionamento do cérebro humano fundamentam-se na ideia de que

Moreira esclarece que para Vygotsky, o "[ ... ] desenvolvimento cognitivo do ser humano não pode ser entendido sem referência ao meio social." (1999, p.1 08) Para que haja aprendizagem através da mediação, Vygotsky afirma ser necessário a utilização de (da):

“Vygotsky estabelece uma relação estreita entre o jogo e a aprendizagem, atribuindo-lhe uma grande importância”. Assinale a alternativa INCORRETA em relação ao jogo para Vygotsky.

Dentro do contexto desenvolvido por Vygotsky ou o socioconstrutivismo e interacionismo, compreende-se o processo de aquisição da linguagem conforme os tópicos apresentados abaixo.
I- “A aquisição da linguagem é vista num processo interacionista através da escola;
II- A linguagem oral (a fala) é concebida como uma organização das sociedades;
III- As relações de construção do conhecimento estão alicerçadas na criança com o outro (interlocutor);
IV- Pensamento e linguagem são concepções indissociáveis, em que fala e imagem são evocadas na mente." (Revista Científica da FASETE, 2007)

Considera-se correto o que está contido na alternativa:

Analise o trecho abaixo e assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna:

Partindo de um princípio de compreensão sintética da contribuição das pesquisas desenvolvidas por Lev Vygotsky, é correto afirmar que ele tinha seus estudos focados principalmente no desenvolvimento _________________________________ da criança.

De acordo com Vygotsky, o desenvolvimento dos conceitos, dos significados das palavras, pressupõe o desenvolvimento de muitas funções intelectuais, sendo elas:

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282