O termo zona de desenvolvimento proximal é provavelmente uma das mais amplamente conhecidas e difundidas ideias associadas à produção científica de Vygotsky. A zona de desenvolvimento proximal é estabelecida quando o aluno:
A teoria do desenvolvimento cognitivo de Lev Vygotsky baseia-se principalmente na ideia de que o conhecimento será obtido quando a criança interage com:
Para Vygotsky a estreita associação entre sujeito psicológico e contexto cultural:
Segundo ______________________________, aquilo que o aluno pode realizar com ajuda, em dado momento, poderá realizar de maneira ________________________ mais tarde, e participar da tarefa conjuntamente com um colega mais experiente é o que possibilita modificações em seus esquemas de conhecimento, adquirindo uma atuação ____________________________ e uso independente desses esquemas, em novas situações. Preenchem adequadamente as lacunas acima as respectivas palavras:
Acerca do que é desenvolvida na teoria de Vygotsky sobre a Zona de Desenvolvimento Proximal, é correto afirmar que:
Segundo Vygotsky cada indivíduo é absolutamente único e, por meio de seus processos psicológicos mais sofisticados (que envolvem consciência, vontade e intenção):
O pedagogo Alan considerou uma das propostas discutidas, coletivamente, no planejamento anual onde foi definido que nas situações de aprendizagem é preciso considerar tudo o que o aluno já sabe para oferecer os subsídios para que se apropriem dos conhecimentos e conceitos científicos, de acordo com a Zona de Desenvolvimento Proximal a qual foi defendida por:
De acordo com Vygotsky, todas as atividades cognitivas básicas do indivíduo podem ocorrer conforme sua história social, assim o sujeito se constitui como produto do desenvolvimento histórico- social, dessa forma, pode-se dizer que as habilidades cognitivas e a maneira de estruturar o pensamento do indivíduo não são denominadas por fatores, esse tipo de fator que é citado, pode descrever como:
I) fatores congênitos, onde são resultados das atividades praticadas com hábitos sociais da cultura na qual o individuo se desenvolve.
II) O conhecimento e o entendimento das relações entre pensamentos e linguagens.
III) Nesse processo apenas o saber cognitivo é contato como não ser sócio intelectual.
Estão CORRETAS apenas:
Assinale a alternativa que representa o pensamento de Vygotsky (1896-1934) sobre o processo educativo.
Para Vygotsky, as crianças pequenas dão nome a seus desenhos somente após completá-los; elas têm necessidade de vê-los, antes de decidir o que eles são. À medida que as crianças se tornam mais velhas, elas adquirem a capacidade de decidir previamente o que vão desenhar. Esse deslocamento temporal do processo de nomeação significa uma mudança na função da fala. Inicialmente, a fala segue a ação, sendo provocada e dominada pela atividade. Posteriormente, entretanto, quando a fala se desloca para o início da atividade, surge uma nova relação entre palavra e ação. Nesse instante a fala dirige, determina e domina o curso da ação; surge, então:
Em relação à teoria de Vygotski, pode-se afirmar, exceto:
Segundo a teoria histórico-cultural do desenvolvimento humano, o papel do professor é fundamental na construção do conhecimento. Ele é o mediador e sua prática caracteriza-se principalmente pela: