Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 72 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d

O termo zona de desenvolvimento proximal é provavelmente uma das mais amplamente conhecidas e difundidas ideias associadas à produção científica de Vygotsky. A zona de desenvolvimento proximal é estabelecida quando o aluno:

A teoria do desenvolvimento cognitivo de Lev Vygotsky baseia-se principalmente na ideia de que o conhecimento será obtido quando a criança interage com:

Segundo ______________________________, aquilo que o aluno pode realizar com ajuda, em dado momento, poderá realizar de maneira ________________________ mais tarde, e participar da tarefa conjuntamente com um colega mais experiente é o que possibilita modificações em seus esquemas de conhecimento, adquirindo uma atuação ____________________________ e uso independente desses esquemas, em novas situações. Preenchem adequadamente as lacunas acima as respectivas palavras:

Acerca do que é desenvolvida na teoria de Vygotsky sobre a Zona de Desenvolvimento Proximal, é correto afirmar que:

Segundo Vygotsky cada indivíduo é absolutamente único e, por meio de seus processos psicológicos mais sofisticados (que envolvem consciência, vontade e intenção):

O pedagogo Alan considerou uma das propostas discutidas, coletivamente, no planejamento anual onde foi definido que nas situações de aprendizagem é preciso considerar tudo o que o aluno já sabe para oferecer os subsídios para que se apropriem dos conhecimentos e conceitos científicos, de acordo com a Zona de Desenvolvimento Proximal a qual foi defendida por:

De acordo com Vygotsky, todas as atividades cognitivas básicas do indivíduo podem ocorrer conforme sua história social, assim o sujeito se constitui como produto do desenvolvimento histórico- social, dessa forma, pode-se dizer que as habilidades cognitivas e a maneira de estruturar o pensamento do indivíduo não são denominadas por fatores, esse tipo de fator que é citado, pode descrever como:

I) fatores congênitos, onde são resultados das atividades praticadas com hábitos sociais da cultura na qual o individuo se desenvolve.

II) O conhecimento e o entendimento das relações entre pensamentos e linguagens.

III) Nesse processo apenas o saber cognitivo é contato como não ser sócio intelectual.

Estão CORRETAS apenas:

Assinale a alternativa que representa o pensamento de Vygotsky (1896-1934) sobre o processo educativo.

Para Vygotsky, as crianças pequenas dão nome a seus desenhos somente após completá-los; elas têm necessidade de vê-los, antes de decidir o que eles são. À medida que as crianças se tornam mais velhas, elas adquirem a capacidade de decidir previamente o que vão desenhar. Esse deslocamento temporal do processo de nomeação significa uma mudança na função da fala. Inicialmente, a fala segue a ação, sendo provocada e dominada pela atividade. Posteriormente, entretanto, quando a fala se desloca para o início da atividade, surge uma nova relação entre palavra e ação. Nesse instante a fala dirige, determina e domina o curso da ação; surge, então:

Em relação à teoria de Vygotski, pode-se afirmar, exceto:

Segundo a teoria histórico-cultural do desenvolvimento humano, o papel do professor é fundamental na construção do conhecimento. Ele é o mediador e sua prática caracteriza-se principalmente pela:

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282