Acerca de gestão, seleção, capacitação de pessoas e temas correlatos, julgue o item subsequente.
A capacitação de pessoas depende da iniciativa dos colaboradores, que indicam em que áreas do conhecimento precisam de reforço ou reciclagem.
Acerca de gestão, seleção, capacitação de pessoas e temas correlatos, julgue o item subsequente.
O conceito de equilíbrio organizacional, quando se trata da gestão de pessoas, diz respeito ao equilíbrio entre as recompensas concedidas e as contribuições dos colaboradores, de forma a obter-se o melhor resultado para a instituição.
Leia o seguinte trecho de artigo de revisão e responda à
pergunta que se segue.
Esta forma descrita de avaliação de treinamentos
denomina-se Modelo
A respeito do treinamento e do desenvolvimento de pessoas nas
organizações, julgue os itens seguintes.
Para identificar os efeitos diretos e indiretos dos
conhecimentos, habilidades e atitudes adquiridos no trabalho
e nos resultados da organização, os psicólogos avaliam o
aprendizado e o comportamento resultantes dos treinamentos.
Segundo Chiavenato (2010), a gestão de pessoas é
contingencial e situacional, pois depende de vários
aspectos, como a estrutura organizacional adotada, a
cultura que existe em cada organização, as características
do contexto ambiental, o negócio da empresa, os
processos internos e outras variáveis importantes. Analise
os itens a seguir e escolha a opção correta.
I. A gestão por competências não deve somente mapear
lacunas de competências entre a situação atual e
a necessária, mas se preparar para desenvolver as
competências que serão necessárias no futuro.
II. Em razão da importância da administração de recursos
humanos no âmbito das organizações, o órgão de gestão
de pessoas deve estar posicionado no nível decisório
da estrutura organizacional, o que corresponde ao nível
hierárquico de diretoria.
III. Os profissionais de recursos humanos devem preocuparse
em garantir que os empregados façam corretamente
as tarefas, com base nos padrões definidos pela
organização, para garantir a eficiência e o alcance dos
objetivos organizacionais e individuais.
IV. Para que seja realizado com sucesso, o processo de
gestão de pessoas deve ser contínuo e envolver toda a
organização.
V. Os líderes devem acompanhar de perto seu time,
devendo mostrar conhecimento sobre as dúvidas que
eventualmente surgirem.
Estão corretos apenas os itens
As políticas e as práticas para administrar o trabalho dos colaboradores, de acordo com a gestão de pessoas, podem ser resumidas em seis processos básicos, quais sejam: agregar, aplicar, recompensar, desenvolver, manter e monitorar pessoas. Assim, é correto afirmar que
O Decreto nº 5.707, de 23 de fevereiro de 2006, institui a Política e as Diretrizes para o Desenvolvimento de Pessoal da administração pública federal direta, autárquica e fundacional. O referido decreto é um importante guia para a educação corporativa no setor público. De acordo com esse decreto, a Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoal tem como algumas de suas finalidades:
O desenvolvimento de recursos humanos é um conceito que envolve um conjunto de estratégias de gestão de pessoas. No cenário atual, os pressupostos teórico-metodológicos nas ações de treinamento, desenvolvimento e educação devem estar alinhados com:
Moema foi contratada em maio de 2015 para trabalhar em uma autarquia federal após aprovação em concurso público. Tendo formação em Pedagogia, Moema foi alocada na área de recursos humanos, especificamente no sistema de desenvolvimento de pessoas. No seu primeiro mês de trabalho, Moema se dedicou a estudar o plano anual de capacitação, a fim de elaborar projetos pedagógicos a ele alinhados. É correto afirmar que a atuação de Moema no início de seu contrato foi:
Julgue os itens seguintes, relativos às novas formas de conceber
e propor ações em treinamento e desenvolvimento para a educação
continuada.
O treinamento pode ser considerado uma ação intencional e planejada para aquisição e modificação do desempenho no trabalho.
A respeito do treinamento e do desenvolvimento de pessoas nas
organizações, julgue os itens seguintes.
Na hipótese de um psicólogo determinar os resultados que
espera serem atingidos em um programa de treinamento, é
correto afirmar que os objetivos instrucionais foram
estabelecidos para a ação de aprendizagem.
O modelo tradicional de carreira que predominou até a década
de 70 requeria um padrão tipicamente masculino de trabalho, de
tempo integral, para o mesmo empregador, por uma carreira
inteira, com busca constante pelo avanço vertical e por
recompensas externas. Paulo é um competente profissional da
área de educação corporativa e sabe que esse modelo está
ultrapassado e que o novo modelo traz um conjunto de impactos
para as políticas de Gestão de Pessoas. Visando adequar tais
políticas a esse novo modelo de carreiras, Paulo poderia propor:
A evolução teórico-metodológica da área de educação corporativa levou a uma proliferação de conceitos relacionados à área. A aquisição sistemática de atitudes, conceitos, conhecimentos, regras ou habilidades que resultem na melhoria do desempenho no trabalho é a definição de:
A sociedade do conhecimento característica da pós-modernidade é sustentada por diferentes formas de linguagem e por um novo tempo em que o saber é muito mais valorizado. Expressões como capital humano e capital intelectual marcam esse cenário em que o capital financeiro deixa de ser o grande diferencial das sociedades e das organizações de trabalho. Nesse novo ambiente, tem sido muito comum o emprego da expressão “Objetos de Aprendizagem”, termo que vem da terminologia inglesa “Learning Objects”, cuja denominação surgiu para representar:
Julgue os itens seguintes, relativos às novas formas de conceber
e propor ações em treinamento e desenvolvimento para a educação
continuada.
O Modelo de Avaliação Integrado Somativo (MAIS), utilizado como referência para o desenvolvimento do plano de gestão de treinamento, desenvolvimento e educação, contém como componentes e indicadores os moderadores de cenário, as ações, os insumos e os sistemas e processos.