Em relação à gestão da qualidade dos recursos humanos de enfermagem, julgue o item seguinte.
Na gestão da qualidade do serviço de enfermagem, os manuais de enfermagem fazem referência a indicadores que metrificam essa qualidade; por exemplo, o indicador índice de treinamento de profissionais de enfermagem mede o grau de treinamento e capacitação do profissional, desconsiderando-se, nesse caso, os cursos de formação profissional.
Considerando as teorias e os processos de aprendizagem, treinamento e desenvolvimento nas organizações, julgue o item a seguir.
Eventos educacionais de curta e média duração focados na melhoria do desempenho funcional e na qualificação profissional contínua são exemplos de treinamento nas organizações.
No que se refere à educação corporativa e ao coaching, julgue o item que se segue.
Tanto coaching quanto mentoring referem-se ao processo de troca de experiências e aprendizagens entre o profissional mais experiente e o profissional sob sua orientação.
Julgue o item seguinte acerca de treinamento e desenvolvimento.
Um treinamento possui dois objetivos muito importantes. O primeiro é o objetivo específico, que traz a qualificação do profissional e a oportunidade de elevar seus conhecimentos, estando sempre atualizado às inovações dentro das suas atividades. Já o segundo é o objetivo genérico, que, por sua vez, visa a trazer a oportunidade de elevar o desenvolvimento do empregado, ou seja, a desenvolver a motivação dentro da organização.
A respeito de gestão de pessoas nas organizações, julgue o item a seguir.
No mundo contemporâneo, um dos desafios da gestão de pessoas é o gerenciamento de mudanças reativas e proativas nas organizações de trabalho.
Julgue o seguinte item, relativo ao comportamento humano em organizações e a aspectos relacionados.
Depressão e alcoolismo são exemplos de acometimentos que podem ocorrer em razão de condições precárias de saúde e segurança no trabalho.
A respeito de relações humanas, desempenho profissional e trabalho em equipe, julgue o item a seguir.
A capacidade do indivíduo de analisar, compreender e desenvolver as próprias potencialidades é característica relativa à competência interpessoal.
Considerando as teorias e os processos de aprendizagem, treinamento e desenvolvimento nas organizações, julgue o item a seguir.
A aprendizagem contínua está relacionada à educação de toda a vida do indivíduo, com ênfase em diferentes saberes e nas perspectivas profissionais futuras.
No que se refere à educação corporativa e ao coaching, julgue o item que se segue.
O coaching pode ter como público-alvo populações clínicas e não clínicas e visa ao desenvolvimento comportamental do ser humano para desafios futuros.
Com referência à gestão de pessoas em uma organização, julgue o item seguinte.
A necessidade do aumento da produtividade nas organizações tornou o trabalho mais flexível, o que rompeu com as identidades e os papéis profissionais definidos.
Julgue o item a seguir, acerca do levantamento de necessidades de treinamento.
Se o levantamento de necessidades focalizar as competências individuais, deverá considerar não as lacunas nos repertórios de conhecimentos, habilidade e atitudes necessários ao bom desempenho, mas o próprio desempenho no trabalho.
Acerca dos programas de treinamento, desenvolvimento e educação de pessoas, julgue o item subsequente.
Treinamento, educação e desenvolvimento se distinguem por visarem conteúdos instrucionais diferentes: o treinamento atualiza o repertório de conhecimentos dos indivíduos; a educação os torna hábeis para desafios futuro no trabalho; e o desenvolvimento ajusta as atitudes dos trabalhadores conforme os valores organizacionais.
Após inúmeros cortes orçamentários, o setor de capacitação e desenvolvimento de determinado órgão público decidiu ampliar a oferta de treinamentos a distância conduzidos por instrutores internos. Prevendo a resistência dos servidores, acostumados aos tradicionais treinamentos presenciais ministrados por instrutores externos, o setor optou pela implantação de um projeto com vistas a facilitar a aceitação da mudança organizacional anunciada.
Considerando essa situação hipotética, julgue os itens que se seguem.
Se a pesquisa-ação for a opção, então o processo de trabalho deverá considerar que análises situacionais devem subsidiar o planejamento, o monitoramento e avaliação das ações de mudança, que a pesquisa deve ser cíclica e repetitiva, que a reflexão deve permear todas as etapas de investigação e que os servidores podem ser obrigados ou cooptados a participar da pesquisa.
Julgue os seguintes itens, acerca de treinamento e desenvolvimento.
Ações de gestão do conhecimento realizadas por profissionais de uma instituição fazem parte do contexto dos programas educacionais para desenvolvimento de competências.
Julgue os seguintes itens, acerca de treinamento e desenvolvimento.
A identificação de lacunas de competências dos servidores para fins de treinamento deve ser realizada de maneira independente da avaliação de desempenho, para evitar desvio de finalidade.