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A sociedade moderna tem se baseado cada vez mais no contínuo desenvolvimento das pessoas, tendo sido cunhada no século XX a expressão “educação ao longo da vida”. Essa nova forma de pensar a educação caracteriza-se pela:

Julgue os itens seguintes, relativos às novas formas de conceber

e propor ações em treinamento e desenvolvimento para a educação

continuada.

As organizações de aprendizagem são aquelas que estimulam a aprendizagem da organização e o conhecimento organizacional; este último é criado mediante a departamentalização das ações e a socialização do conhecimento explícito.

Na atualidade, a Gestão de Pessoas procura soluções de remuneração mais compatíveis com a nova ênfase em valores como qualidade, serviço ao cliente, trabalho em equipe e produtividade. Diante dessas novas estratégias e táticas de remuneração temos a remuneração por competência em que:

Quais são as áreas de atividades para o desenvolvimento de RH nas empresas?

A respeito do treinamento e do desenvolvimento de pessoas nas

organizações, julgue os itens seguintes.

A execução de treinamentos pautada em princípios de

aprendizagem como modelagem e estabelecimento de metas,

organiza e direciona as ações de treinamento por meio da

quantidade de tempo destinada à prática para assimilação de

conhecimentos, habilidades e atitudes.

Para que um sistema de treinamento, desenvolvimento e educação (TD&E) seja estratégico, é preciso que o subsistema de avaliação de necessidades apresente

A área de educação corporativa está em transição em vários aspectos. Cada vez mais se buscam mecanismos que articulam aprendizagens individuais e coletivas, de forma a construir e consolidar uma cultura de organização aprendente. Para alcançar esse perfil de “organizações que aprendem”, a empresa precisa estar estruturada sob o paradigma da:

Soluções voltadas para situações de aprendizagem e de desenvolvimento de competências a partir do uso de métodos ativos apresentam uma estrutura comum, que adota a seguinte sequência: ( 1) Contextualização e Mobilização; (2 ) Atividade de Aprendizagem; ( 3) Organização da Atividade de Aprendizagem; ( 4) Coordenação e Acompanhamento; ( 5) Análise e Avaliação da Atividade de Aprendizagem; ( 6) Outras Referências; e ( 7) Síntese e Generalização. A etapa que propõe o envolvimento dos participantes no enfrentamento de um desafio, na resolução de um problema, na realização de uma pesquisa, no desenvolvimento de um projeto, na participação em um jogo ou dramatização é denominada:

A diretora de recursos humanos de uma empresa fabricante de autopeças quer avaliar os resultados dos projetos de desenvolvimento de pessoas realizados no ano anterior. O foco principal desses projetos foi o treinamento para melhoria do desempenho no nível dos cargos, e os projetos utilizaram métodos diversos, como participação em cursos externos, aprendizagem prática e exercícios de simulação. A diretora poderia utilizar como indicadores de avaliação dos resultados dessas iniciativas, no nível dos cargos:

A mensuração dos resultados do treinamento pode situarse em cinco níveis de acordo com Donald L. Kirkpatrick. O último nível é o mais profundo e refere-se

Treinamento é um processo de assimilação cultural a curto prazo que objetiva repassar ou reciclar

conhecimentos, habilidades ou atitudes relacionados diretamente à execução de tarefas ou à sua otimização

no trabalho. Sobre treinamento, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) O treinamento produz um estado de mudança no conjunto de Conhecimentos, Habilidades e Atitudes

(C.H.A.) de cada trabalhador, uma vez que implementa ou modifica a bagagem particular de cada um.

( ) O levantamento de necessidade de um treinamento pode ser feito por meio de aplicação de

questionários, aplicação de exames clínicos, folha de avaliação de desempenho, observação in loco de

trabalhos sendo realizados.

( ) Na qualidade da aplicação de cada módulo de treinamento, os fatores influentes são: didática do

instrutor, preparo técnico, qualidade dos recursos, técnicas utilizadas, lógica do módulo ministrado.

( ) Entre os objetivos específicos mais importantes da área de treinamento, destacam-se os seguintes:

formação profissional, especialização, reciclagem.

Assinale a sequência correta.

A abordagem sistêmica de treinamento assegura que os

investimentos em treinamentos causem impacto máximo no

desempenho organizacional. As fases dessa abordagem são:

Com relação às características do processo de treinamento e desenvolvimento de pessoal, assinale a opção correta.

Acerca das tendências na gestão de pessoas e na gestão de

desempenho, julgue os itens subsequentes.

Os indivíduos com elevada autoeficácia prescindem da participação em programas de treinamento e desenvolvimento.

O Levantamento de Necessidades de Treinamento detecta

e diagnostica carências em dois diferentes cenários,

são eles

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