O processo de desenvolver pessoas engloba o treinamento, o desenvolvimento de pessoas e o desenvolvimento organizacional. Sabe-se que esse processo implica conceder informação, propiciar aprendizagens, aquisição de conhecimentos e de comportamentos, com o objetivo de que as pessoas se tornem mais eficazes naquilo que fazem. Na moderna gestão de pessoas, busca-se desenvolver esses processos com base no modelo de gestão por competências. Sobre esse modelo, é correto afirmar:
Acerca do desenvolvimento no Setor Público, julgue o item
O treinamento refere‐se ao desenvolvimento de capacidades em equipes, basicamente relacionadas às funções próprias. O programa de treinamento compreende três etapas principais: levantamento de necessidades; desenvolvimento e controle; e avaliação.
Administração de Recursos Humanos é o conjunto de políticas e práticas necessárias para conduzir os aspectos da posição gerencial relacionados com as pessoas ou recursos humanos. Dentre seus programas, há um que é uma forma de agregar valor às pessoas, à organização e portanto aos clientes. Projetado para auxiliar os indivíduos a desenvolverem suas capacidades, competências para que se tornem mais produtivos, criativos e inovadores a fim de contribuir melhor para os objetivos organizacionais. Qual é esse programa?
A respeito da gestão de pessoas, julgue o item
A análise de determinado cargo para efeito de gestão de recursos humanos deve coletar informações sobre as responsabilidades básicas, os comportamentos, as habilidades e as exigências feitas aos candidatos
A abordagem sistêmica de treinamento envolve as seguintes fases:
Para que os indicadores de desempenho possam ser eficazes, e seu uso possa ser amplamente disseminado pelo corpo de colaboradores, é de suma importância o(a)
Considerando as teorias e os processos de aprendizagem, treinamento e desenvolvimento nas organizações, julgue o item a seguir.
A análise das necessidades organizacionais visa ao exame do ambiente, dos recursos e das estratégias da organização, com vistas a avaliar como as variáveis políticas, sociais, econômicas e tecnológicas influenciam a disponibilidade de pessoas qualificadas para o trabalho.
No que se refere à educação corporativa e ao coaching, julgue o item que se segue.
A sinergia entre programas de educação corporativa e projetos sociais estimula a formação de atores sociais dentro e fora das organizações.
Após inúmeros cortes orçamentários, o setor de capacitação e desenvolvimento de determinado órgão público decidiu ampliar a oferta de treinamentos a distância conduzidos por instrutores internos. Prevendo a resistência dos servidores, acostumados aos tradicionais treinamentos presenciais ministrados por instrutores externos, o setor optou pela implantação de um projeto com vistas a facilitar a aceitação da mudança organizacional anunciada.
Considerando essa situação hipotética, julgue os itens que se seguem.
Independentemente da ação planejada para o enfrentamento da resistência prevista, é fundamental que essa questão seminal não seja diretamente tratada junto dos servidores, sob pena de que disso resultem conflitos que dificultem ainda mais a ampliação da oferta dos treinamentos a distância ministrados por instrutores internos.
Acerca dos modelos de gestão de pessoas e da gestão de pessoas por competências, julgue os itens seguintes.
Para fins de treinamento, entre as competências de maior importância devem ser priorizadas aquelas que forem de maior domínio pelos servidores em relação às de que eles tiverem menor domínio.
Julgue o item seguinte acerca de treinamento e desenvolvimento.
O treinamento tem por definição a melhoria e o aperfeiçoamento das habilidades cognitivas e desenvolve as habilidades comportamentais do colaborador.
Julgue o item a seguir, acerca do levantamento de necessidades de treinamento.
Caso as necessidades de aprendizagem não tenham sido identificadas a partir de referenciais de desempenho organizacional e individual, então é pouco provável que os programas e ações instrucionais exerçam efeitos positivos sobre o comportamento dos colaboradores e os resultados da organização.
Acerca dos programas de treinamento, desenvolvimento e educação de pessoas, julgue o item subsequente.
Para exercer efeitos positivos na motivação dos aprendizes, os objetivos de ensino devem ser formulados de maneira clara, desafiadora e factível, como no seguinte exemplo: ao final do curso, os aprendizes devem ser capazes de identificar necessidades de aprendizagem de natureza afetiva, psicomotora e cognitiva.
A respeito de atração e retenção de talentos, julgue o item subsecutivo.
A gestão das relações com as comunidades internas e externas às organizações, orientada pela lógica do desenvolvimento sustentável, pode ser uma estratégia de atração e retenção de talentos, além de melhorar a imagem da empresa e o seu próprio desempenho.
No que concerne a indicadores da gestão de desempenho hospitalar, julgue o item subsequente.
O retorno sobre investimento (return on investment – ROI) constitui o indicador faturamento hospitalar e representa a produtividade decorrente da utilização dos recursos: quanto mais produtiva for a instituição, mais bem aproveitados são os recursos investidos.