Ao final de uma ação de capacitação, é necessário coletar informações quanto à efetividade desta, isto é, fazer a análise do alcance dos resultados obtidos com ela. É correto afirmar que a etapa de avaliação que mais oferece resposta quanto à efetividade da capacitação é a
Acerca do desenvolvimento no Setor Público, julgue o item
A noção de desenvolvimento está associada à questão da formação e do treinamento do servidor. A formação refere‐se ao desenvolvimento de aptidões múltiplas, incluindo as competências técnicas e administrativas.
Para decidir o conteúdo de uma Universidade Corporativa (UC), uma organização deve pautar-se principalmente
A organização pública Alfa está planejando um programa de desenvolvimento de pessoal baseado em competências. Para que tenha êxito, os responsáveis pelo programa devem considerar, conforme as orientações constantes nos Manuais de Gestão de Pessoas, as competências:
A respeito da gestão por competências, julgue o item
Os processos para desenvolver pessoas envolvem treinamento e desenvolvimento de pessoas, gestão do conhecimento, gestão de competências, aprendizagem corporativa, programas de mudanças e desenvolvimento de carreiras e programas de comunicação e consonância.
Um gerente avaliou os resultados do último treinamento comportamental de sua Universidade em três níveis distintos: (i) da organização, (ii) dos recursos humanos e, (iii) das tarefas e operações.
Para tanto, ele teve de considerar, respectivamente, os seguintes resultados:
Uma vez que a empresa busca novos empregados no mercado de trabalho e já realizou tarefas de recrutamento, torna-se necessário selecionar os candidatos adequados. Testes psicométricos são utilizados em atividades de seleção para cargos mais complexos, como o de gerente ou de diretor, e uma das formas de se medirem aptidões é usar a teoria multifatorial de Thurstone. Segundo essa abordagem, a estrutura mental das pessoas é constituída por fatores que são responsáveis, cada qual, por uma determinada aptidão.
A capacidade de concentrar a atenção e ter facilidade em tratar de detalhes está associada à aptidão
O processo de treinamento e ajuda a desenvolver habilidades importantes, tanto para as organizações como para os trabalhadores. Por isso a importância de uma política corporativa de desenvolvimento de pessoas, com a função de
Assinale a opção que corresponde a sequência correta das etapas de um treinamento de habilidades de negociar:
Para ganhar competitividade e otimizar os respectivos processos de gestão, organizações de grande porte acabam investindo nas Universidades Corporativas (UC) para capacitar o próprio corpo de funcionários. Por essa razão, o currículo de uma UC está predominantemente voltado para
A rotatividade de pessoal afeta quase todos os processos da área de recursos humanos. A rotatividade também implica diversos custos de reposição de mão de obra, que devem ser levados em conta no processo de planejamento de recursos humanos.
Representam custos de reposição de mão de obra, em função da rotatividade:
Sobre o conjunto de etapas que corresponde ao processo de treinamento, analise as afirmativas.
I. Na etapa de levantamento das necessidades de treinamento num cenário reativo, diante de situações desfavoráveis, busca-se solução imediata focando em sanar o problema diagnosticado.
II. A etapa de programação de treinamento consiste em analisar e coordenar as ações consideradas prioritárias e necessárias para serem implementadas em módulos de aprendizagem, conforme previamente planejado.
III. Na etapa de implementação e execução de um treinamento, o preparo técnico de quem o conduzirá é indiferente na relação da qualidade de aplicação do programa.
IV. Quanto à eficácia de um treinamento aferida na etapa de avaliação dos resultados, a reação corresponde a um tipo de avaliação que procura medir, principalmente, se os participantes do programa de treinamento mudaram seu comportamento.
Estão corretas as afirmativas
Quanto aos conceitos introdutórios da administração, julgue o item
O benchmarking consiste em uma ferramenta para medir o desempenho de cada departamento da organização em comparação com os demais
A respeito da gestão de pessoas, julgue o item
O treinamento no local de trabalho é o método mais utilizado para a capacitação do pessoal destinado aos postos de gerência.
Existem cinco níveis de análise para determinar as necessidades de treinamento de uma empresa: análise organizacional, análise das competências organizacionais requeridas, análise dos recursos humanos, análise da estrutura de cargos e análise do treinamento. Os comportamentos, atitudes e competências necessários para alcançar os objetivos da organização são determinados na análise