No que se refere à gestão de equipes, julgue o item a seguir.
Na liderança autocrática, o líder tem participação mínima e não faz tentativas para regular as ações do grupo.
Uma pesquisa de qualidade no atendimento em um órgão da administração pública demonstrou discrepância entre as avaliações, quando foram comparados os atendimentos prestados por servidores mais experientes e por servidores mais novos. A análise dos motivos mostrou que os mais novos se consideravam autossuficientes e ignoravam o conhecimento dos mais experientes. Por outro lado, os mais experientes consideravam que os mais novos eram arrogantes e omitiam informações importantes sobre o atendimento.
Nessa situação hipotética,
percebe-se que a comunicabilidade no órgão em questão ocorre de maneira fluida, em decorrência de os integrantes de um mesmo grupo pactuarem a adoção de comportamentos similares.
Sobre os tipos de grupos existentes dentro das organizações, assinale a alternativa correta.
Após inúmeros cortes orçamentários, o setor de capacitação e desenvolvimento de determinado órgão público decidiu ampliar a oferta de treinamentos a distância conduzidos por instrutores internos. Prevendo a resistência dos servidores, acostumados aos tradicionais treinamentos presenciais ministrados por instrutores externos, o setor optou pela implantação de um projeto com vistas a facilitar a aceitação da mudança organizacional anunciada.
Considerando essa situação hipotética, julgue os itens que se seguem.
A formação de equipes com servidores de áreas diversas do órgão que, orientados pelo setor responsável, exercitem coordenadamente os papéis de conteudista, designer instrucional, supervisão e tutoria dos cursos a distância é uma estratégia eficaz para minar a resistência, pois tende a estabelecer um clima de confiança e apoio, equalizar o desnível de poder entre os servidores e engajá-los na mudança prevista.
No que se refere à gestão de equipes, julgue o item a seguir.
O empowerment cuida de atribuir maiores responsabilidades às chefias, de modo que os subordinados tenham um controle mais rígido de suas ações.
Julgue o item seguinte, referente à gestão da qualidade nas organizações.
Os grupos de pessoas que se reúnem regularmente para discutir e resolver problemas que afetam a qualidade de seus trabalho são exemplos de círculos da qualidade.
O conjunto de categorias funcionais reunidas segundo a correlação e afinidade existentes entre elas, quanto à natureza do trabalho e/ou o grau de conhecimentos, denomina-se
COMPLETE. Uma (Um) é uma unidade de duas ou mais pessoas que interagem e coordenam o seu trabalho para realizar uma meta específica.
Uma equipe multidisciplinar autogerenciada, trabalhava no desenvolvimento de um produto com alta produtividade, com foco no prazo e visando o lançamento no Natal. Atuaram muito bem, de forma autônoma, cada um compreendia seu papel e contribuía com seu conhecimento. Próximo ao lançamento, dois membros da equipe, Paulo e Mariana, se desentenderam seriamente quanto à visão pessoal de Paulo sobre a liderança feminina nas empresas, o que fez com que o lançamento ficasse comprometido. O principal motivo para esse desfecho foi
A organização, o controle e a conferência dos serviços e tarefas executados na instituição ou unidade são atividades rotineiras e indispensáveis ao funcionamento de qualquer órgão ou empresa. Estão corretamente relacionadas as áreas com suas atribuições ou atividades, exceto em:
Um gerente que pretenda promover a eficiência no trabalho de sua equipe deve priorizar
Uma das mudanças recentes nas práticas administrativas, consiste na contratação de uma outra empresa para realizar atividades anteriormente feitas pela própria organização, visando aumentar a eficiência e reduzir custos operacionais. Essa prática é chamada de:
A gestão por competências tem base em três características fundamentais. Assinale a alternativa que apresenta os componentes de uma competência.
De acordo com Chiavenato (2005), da – se o nome de inventário de materiais à verificação ou confirmação da existência dos materiais ou bem patrimoniais da empresa. Conforme o autor, o planejamento do inventário deve incluir quais etapas?
A respeito do trabalho em equipe, julgue o item subsequente.
Em uma equipe, o alcance de resultados é medido pela soma do alcance das metas individuais de seus membros.