O Projeto Político Pedagógico (PPP) é o conjunto de concepções pedagógicas que a escola adota, a explicitação da sua função social e a definição de procedimentos didático-metodológicos que serão desenvolvidos no processo educativo de seus alunos. Levando em consideração tal definição, analise as seguintes afirmações:
I. A dimensão administrativo-financeira não deve ser contemplada no processo de elaboração e execução do PPP.
II. O PPP deve ser elaborado coletivamente por representantes de todos os segmentos da comunidade escolar, como pais, alunos, professores e demais funcionários da escola.
III. O planejamento do PPP envolve pensar a organização do trabalho pedagógico da escola como um todo e da sala de aula em particular.
IV. O PPP de uma escola pode ser implementado por outra escola, desde que ambas façam parte do mesmo contexto territorial e, consequentemente, social.
Está correto somente o que se afirma em
Um dos elementos que constituem a gestão democrática na escola está relacionado à construção do projeto político pedagógico, que a partir da Lei nº 9394/96 (LDB) passou a ser obrigatório em todos os estabelecimentos de ensino.
Sobre o projeto político-pedagógico (PPP), analise as afirmativas a seguir.
I. O PPP é um produto do processo de planejamento escolar, dando visibilidade ao planejamento participativo.
II. O PPP deve ser elaborado com a participação dos profissionais da educação e representantes da comunidade escolar.
III. O PPP definirá as normas de gestão democrática da escola graças à participação do conselho escolar ou seu equivalente.
Está correto o que se afirma em
Leia o trecho de uma entrevista na qual um professor de Manaus é questionado sobre o Projeto Político-Pedagógico (PPP) de sua escola.
No que se refere ao Projeto Político-Pedagógico e sua proposição legal, a situação relatada pelo professor:
Conforme o artigo 10º da Resolução nº 04/09, afirma que o projeto pedagógico da escola de ensino regular deve institucionalizar a oferta do Atendimento Educacional Especializado (AEE) prevendo na sua organização, entre outros itens, o (a):
I - Sala de recursos multifuncionais: espaço físico, mobiliário, materiais didáticos, recursos pedagógicos e de acessibilidade e equipamentos específicos;
II - Matrícula no AEE de todos os alunos, mesmo que não estejam matriculados em uma instituição de ensino regular;
III - Cronograma de atendimento aos alunos;
IV - Plano do AEE: identificação das necessidades educacionais específicas dos alunos, definição dos recursos necessários e das atividades a serem desenvolvidas;
V - Professores para o exercício da docência do AEE, podendo ser os mesmo que lecionam no ensino regular.
Analisando as afirmações acima apresentadas, podemos afirmar que:
Para a elaboração do projeto político pedagógico (PPP) da escola, a equipe gestora convocou os professores, pais de alunos, representantes dos estudantes e representantes de organizações não governamentais da cidade. Em uma das reuniões de planejamento, com a participação de todos os convocados, foram pautadas as diferenças sociais e culturais dos estudantes que frequentavam a escola, bem como debatidas ações apropriadas para o tratamento de tais diferenças no cotidiano escolar.
Com relação a essa situação hipotética, julgue o próximo item.
A proposta de ações para tratar das diferenças existentes entre os estudantes se configura como construção do currículo oculto da escola.
De acordo com Medel, (2008) o Projeto Político Pedagógico possui quatro dimensões bem definidas, que são:
O projeto busca um rumo, uma direção. É uma ação intencional, com um sentido explícito, com um compromisso definido coletivamente. Por isso, todo projeto pedagógico da escola é, também, um projeto político por estar intimamente articulado ao compromisso sociopolítico com os interesses reais e coletivos da população majoritária.
Fonte: VEIGA, 1998.
Com base no texto acima, o que se pode afirmar sobre o Projeto Político-Pedagógico (PPP)?
Na educação escolar, o planejamento pode ser realizado em diferentes níveis de abrangência. O planejamento mais próximo da prática do professor e da sala de aula e que está diretamente relacionado ao aspecto didático, pode ser denominado:
Quanto aos diferentes níveis de abrangência do planejamento na educação escolar, assinale a alternativa que indica, respectivamente, aquele que corresponde ao de maior abrangência e aquele que se refere ao Projeto Político-Pedagógico.
O projeto político pedagógico é um processo democrático, onde são organizados os trabalhos pedagógicos, um processo de melhoria contínua da realidade. Construído por todos os interessados, sejam eles: equipe administrativa, equipe pedagógica, funcionários e alunos, pais, comunidade em geral. O processo de elaboração e implantação do projeto político-pedagógico é complexo e alguns aspectos básicos devem estar presentes na elaboração do mesmo. Antes de tudo, é preciso que todos conheçam bem a realidade da comunidade em que se inserem para, em seguida, estabelecer o plano de intenções - um plano de fundo para o desenvolvimento da proposta. Sobre o projeto político pedagógico, assinale a alternativa CORRETA.
São princípios norteadores do Projeto Político Pedagógico contemplados na LDB nº 9394/96, no seu Art. 3º, EXCETO:
O PPP define a _____ e as estratégias da escola. Porém, só pode ser percebido desta maneira se assumir uma estratégia de gestão _____, ou seja, se for baseado na _____. Ele será eficaz na medida em que gera o compromisso dos atores da escola com a proposta educacional e com o destino da instituição.
Preenchem adequadamente as lacunas acima as respectivas palavras:
A professora Clara seguindo as orientações didáticas do Projeto Político pedagógico -PPP, elaborado coletivamente, o qual se referendou nos PCN, especialmente no ensino de História procura promover visitas e pesquisas em locais ricos em informações. Nessa direção a professora deve:
Se o Projeto Político Pedagógico (P.P.P), é um projeto que busca um rumo, uma direção, um elencar de objetivos educativos a serem atingidos, porque em sua nomenclatura ele afirma que também é um projeto político:
Assinale a alternativa incorreta em relação ao Projeto Político Pedagógico.