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Segundo Veiga (2011), no que se refere ao Projeto Político-Pedagógico, é correto afirmar que:

I - É um agrupamento de planos de ensino e de atividades diversas voltadas para os estudantes.

II- É construído e vivenciado em todos os momentos, por todos os envolvidos com o processo educativo da escola.

III- Tem o professor como protagonista de sua construção, uma vez que ele é o responsável pelo processo de ensino-aprendizagem dos estudantes.

IV- Busca a organização do trabalho pedagógico da escola na sua globalidade.

Estão CORRETAS as afirmativas:

A revisão, análise e avaliação do Projeto Político Pedagógico deve ser feita:

A OE Carla participa, sistematicamente, do planejamento bimestral, de acordo com os encaminhamentos definidos no PPP escolar que foi elaborado e é avaliado coletivamente. De acordo com o PPP “Todas as pessoas têm direito subjetivo à educação de qualidade socialmente referenciada". A este direito corresponde a obrigação:

Na construção e implementação do projeto político pedagógico, não é necessário:

Toda escola tem objetivos que deseja alcançar, metas a cumprir e sonhos a realizar. O conjunto dessas aspirações, bem como os meios para concretizá-las, é o que dá forma e vida ao chamado:

Utilize V para verdadeiro e F para falso e marque a sequência correta. Sobre o Projeto Político Pedagógico pode-se afirmar que:

( ) O Projeto Político Pedagógico (P.P.P.) é uma organização de caráter secundário do trabalho pedagógico escolar como um todo, em suas especificidades, níveis e modalidades.

( ) Supõe reflexão e discussão sobre problemas da sociedade e da educação para encontrar as possibilidades de intervenção na realidade. É interessante observar que o projeto exige e articula a participação de todos os sujeitos do processo educativo: professores, funcionários, pais, alunos e outros para construir uma visão global da realidade e dos compromissos coletivos.

( ) O P.P.P. vai além de um simples agrupamento de planos de ensino e de atividades. Não é algo que é construído e em seguida arquivado ou encaminhado às autoridades educacionais como prova do cumprimento de tarefas burocráticas.

( ) Ele é construído e vivenciado em momento exclusivo, pelos responsáveis da sua produção, como no caso do pedagogo.

O Projeto Político Pedagógico é um dos documentos utilizados na gestão escolar, sendo de fundamental importância, uma vez que:

A respeito do Projeto político pedagógico, analise a alternativa INCORRETA:

A professora Marta procura formular boas perguntas que exigem de seus alunos, a busca de pesquisas, a pensarem por si mesmos, tirarem conclusões acerca da temática estudada. Ao assumir uma postura pedagógica que expressa confiabilidade, coerência, segurança a professora deve:

Vasconcellos (2002) entende que o projeto político-pedagógico, construído participativamente, é um grande instrumento para a escola superar o isolamento, a histórica prática individualista e, portanto, a fragmentação do trabalho no seu interior. Libâneo (2003) compreende a participação como o principal meio de assegurar a gestão democrática, possibilitando o envolvimento de todos os integrantes da escola no processo de tomada de decisões. Para ambos, a participação proporciona conhecimento dos objetivos e das metas da escola, sua estrutura organizacional e suas relações com a comunidade, possibilitando um clima de trabalho favorável e a maior aproximação entre todos. Analise as alternativas abaixo, assinalando a correta. Em relação ao Projeto Político-Pedagógico, podemos afirmar que:

O SE Maurício orienta as atividades permanentes no cotidiano escolar, por terem sido evidenciadas no PPP, elaborado coletivamente. As atividades permanentes são:

Sobre o PPP:

I- Apesar das escolas se basearem em normas gerais da educação, as unidades escolares se diferenciam entre si, pois cada instituição possui suas necessidades e princípios específicos;

II- Um ponto que difere as escolas é a região em que cada unidade se situa, bem como os desejos de cada membro envolvido na construção do projeto educativo.

Dos itens acima:

Para a elaboração do projeto político pedagógico (PPP) da escola, a equipe gestora convocou os professores, pais de alunos, representantes dos estudantes e representantes de organizações não governamentais da cidade. Em uma das reuniões de planejamento, com a participação de todos os convocados, foram pautadas as diferenças sociais e culturais dos estudantes que frequentavam a escola, bem como debatidas ações apropriadas para o tratamento de tais diferenças no cotidiano escolar.

Com relação a essa situação hipotética, julgue o próximo item.

A definição de novas ações que abordem as diferenças sociais e culturais dos estudantes pode implicar a renovação das práticas pedagógicas dos docentes dessa escola.

Os Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN's material normativo que tem como referência novos padrões de conteúdos mínimos e competências básicas a serem implementadas. Todas estão corretas, EXCETO:

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