O Projeto Político-Pedagógico é um instrumento que define a identidade da instituição e cuja elaboração está prevista na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Durante a sua elaboração, não é necessário:
Diz respeito a um princípio norteador do Projeto Político-Pedagógico a(o):
O Projeto Político Pedagógico, um documento orientador das escolas NÃO tem como prática:
A proposta pedagógica, ou projeto pedagógico, é o plano orientador das ações da instituição que contemplam as metas que se pretende para o desenvolvimento dos meninos e meninas que nela são educados e cuidados, as aprendizagens que se quer promovidas. Na sua execução, a instituição de Educação Infantil organiza seu currículo, o qual deve ser entendido:
O Projeto Político Pedagógico consiste em instrumento da gestão democrática. Segundo Libâneo, o projeto pedagógico representa a oportunidade de a direção, a coordenação pedagógica, os professores e a comunidade tomarem sua escola nas mãos, definirem seu papel estratégico na educação das crianças e dos jovens e organizarem suas ações, visando a atingir os objetivos a que se propõem. Ele é o ordenador, o norteador da vida escolar. Nesse contexto, o projeto pedagógico da escola

Assinale a alternativa que completa CORRETAMENTE as lacunas.
Sobre o Projeto Pedagógico relacione a COLUNA I que apresenta os itens que o compõe com a COLUNA II, que esclarece para que deve ser utilizado.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.
Conforme Veiga (1995), são princípios do Projeto Político-Pedagógico:
Conforme Vasconcellos (2002), considere os conceitos abaixo sobre planejamento:
I. É o processo, contínuo e dinâmico, de reflexão, tomada de decisão, colocação em prática e acompanhamento.
II. Remete à prática; tem uma relação intrínseca com ela.
III. É uma mediação teórico-metodológica para a ação consciente e intencional.
IV. Assemelha-se ao relatório, pois se trata de uma prática já realizada.
Em relação aos conceitos acima, estão corretos:
O Plano Nacional de Convivência Familiar e Comunitária contempla o Programa de Famílias Acolhedoras, cujo programa se caracteriza por um serviço que organiza o acolhimento de crianças e adolescentes, na residência de famílias acolhedoras, afastados da família de origem por medida protetiva. Essa modalidade de atendimento visa oferecer proteção integral às crianças e aos adolescentes, até que seja possível a reintegração familiar. Esse Programa de Famílias Acolhedoras tem como objetivos, exceto:
Discute-se constantemente a importância da família atuar em conjunto com a escola. Neste sentido é CORRETO afirmar:
Com o objetivo de desenvolver um acompanhamento responsável, ético e propositivo do processo educativo na escola, e visando uma educação emancipadora, o Conselho Escolar deve estar atento a alguns aspectos extremamente relevantes desse processo, compreendendo que:
1- O projeto de educação que a escola vai desenvolver, dando sentido às suas ações, deve ser discutido, deliberado e seguido portados.
2- O sentido de pluralidade nas relações sociais da escola, com respeito às diferenças existentes entre os sujeitos sociais, deve ser a marca do processo educativo.
3- A unidade do trabalho escolar deve ser garantida utilizando-se o Projeto Político-Pedagógico da escola como instrumento para impedir a fragmentação das ações.
4- O sentido de qualidade na educação não pode ser uma simples transposição deste conceito do mundo empresarial para a escola, isto é, na educação, esse sentido necessita estar referenciado no social e não no mercado.
5- A aprendizagem é decorrente da construção individual do conhecimento e se basta à transmissão de informações.
Estão corretos apenas os itens:
Há uma etapa, precedente ao diagnóstico, no início do processo de construção do projeto político pedagógico (PPP), em que se reflete sobre questões como, por exemplo, a identificação da missão da escola, ou seja, sua finalidade dentro do contexto histórico, social e político a qual está inserida. Esta etapa denomina-se marco:
Considerando que o projeto político‐pedagógico seja o principal instrumento organizador do trabalho pedagógico da escola, assinale a alternativa que apresenta os atores de sua elaboração.
O projeto político pedagógico da escola é uma construção coletiva. Assinale a alternativa INCORRETA: