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Para responder à questão, considere o tema Planejamento, de acordo com Celso Vasconcellos.

Ter um ____________________________ construído com cuidado é essencial para que toda a comunidade escolar conheça os objetivos educacionais que a instituição pretende atingir e os meios disponíveis para tanto. Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho acima.

O Projeto Pedagógico é uma ferramenta utilizada pelos docentes, que muitas vezes trazem questões definidas pelo próprio educador para sua construção que podem não ser um problema para o aluno, por isso muitas vezes é interessante permitir que os alunos definam os temas, que formulem problemas e coloquem o pensamento em funcionamento pela necessidade de entendê-lo melhor e alcançar soluções.

Nesse sentido, o Projeto Pedagógico é composto por alguns itens importantes de estrutura, são itens que compõe a estrutura de um Projeto Pedagógico, EXCETO:

O Projeto Político-Pedagógico da escola, construído coletivamente, além de passar pela reflexão de seus princípios, deve ser organizado a partir da análise de pelo menos sete elementos básicos constitutivos, descritos corretamente na alternativa:

O projeto político-pedagógico é entendido como uma ação intencional, com um sentido explícito, com um compromisso definido coletivamente. Por isso, o projeto pedagógico da escola é, também, um projeto político por estar intimamente articulado ao compromisso sócio - político e com os interesses reais e coletivos da comunidade escolar. (...) Na dimensão pedagógica reside a possibilidade da efetivação da intencionalidade da escola, que é a formação do cidadão participativo, responsável, compromissado, crítico e criativo. Pedagógico, no sentido de se definir as ações educativas e as características necessárias às escolas de cumprirem seus propósitos e sua intencionalidade.”. (Veiga, 1995) Podemos buscar sua efetividade por meio de que modelo de gestão na escola pública?

Para a elaboração do projeto político pedagógico (PPP) da escola, a equipe gestora convocou os professores, pais de alunos, representantes dos estudantes e representantes de organizações não governamentais da cidade. Em uma das reuniões de planejamento, com a participação de todos os convocados, foram pautadas as diferenças sociais e culturais dos estudantes que frequentavam a escola, bem como debatidas ações apropriadas para o tratamento de tais diferenças no cotidiano escolar.

Com relação a essa situação hipotética, julgue o próximo item.

A ação da equipe gestora de convocar pais de alunos, representantes dos estudantes e representantes de organizações não governamentais da cidade representa uma forma de participação popular no planejamento e na organização da educação.

A autonomia da instituição escolar baseia-se na busca de sua identidade, que se expressa na construção de seu PPP e do seu regimento escolar, enquanto manifestação de seu ideal de educação, e sua função social. Cabe à escola:


Ao estabelecer a gestão democrática como princípio, a LDB, em seu artigo 14, consolida o que se inscreve na Constituição

Federal, referindo‐se ao pacto federativo nos termos da autonomia dos entes federados.

Art. 14. Os sistemas de ensino definirão as normas da gestão democrática do ensino público na educação básica, de acordo com as suas peculiaridades e conforme os seguintes princípios:

I ‐ participação dos profissionais da educação na elaboração do projeto pedagógico da escola;

II ‐ participação das comunidades escolar e local em conselhos escolares ou equivalentes.

De acordo com esses princípios, assinale a alternativa correta.

O projeto político‐pedagógico é o conjunto de concepções pedagógicas que a escola adota, a explicitação da sua função social e a clara definição de procedimentos didático‐metodológicos que serão desenvolvidos por todos os envolvidos com o processo educativo. É o projeto fundante da escola; afirma sua razão de ser, conferindo‐lhe identidade institucional. Seu foco básico é o processo de ensino e aprendizagem.

Lindalva P. Carmo. A escola que queremos: uma construção

coletiva. Curso técnico em secretariado escolar

(módulo 1). Fortaleza, SEDUC/CETREDE, 2003.

Tendo o texto acima apenas como referência inicial, assinale-a alternativa correta acerca do projeto político‐pedagógico.

Para responder à questão, considere o tema Projeto Político-Pedagógico, de Celso Vasconcellos.

De acordo com a legislação em vigor, a elaboração do Projeto Político-Pedagógico e do Regimento Escolar é de competência:

Para a construção do Projeto Político Pedagógico é necessário um planejamento participativo, sendo que esse planejamento tem por característica:

A organização escolar em ciclos de aprendizagem tem como base uma concepção de desenvolvimento e de aprendizagem que se pauta:

Segundo Veiga (2011), no que se refere ao Projeto Político-Pedagógico, é correto afirmar que:

I - É um agrupamento de planos de ensino e de atividades diversas voltadas para os estudantes.

II- É construído e vivenciado em todos os momentos, por todos os envolvidos com o processo educativo da escola.

III- Tem o professor como protagonista de sua construção, uma vez que ele é o responsável pelo processo de ensino-aprendizagem dos estudantes.

IV- Busca a organização do trabalho pedagógico da escola na sua globalidade.

Estão CORRETAS as afirmativas:

A revisão, análise e avaliação do Projeto Político Pedagógico deve ser feita:

A OE Carla participa, sistematicamente, do planejamento bimestral, de acordo com os encaminhamentos definidos no PPP escolar que foi elaborado e é avaliado coletivamente. De acordo com o PPP “Todas as pessoas têm direito subjetivo à educação de qualidade socialmente referenciada". A este direito corresponde a obrigação:

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