A avaliação institucional interna deve ser prevista no PPP e detalhada no plano de gestão, realizada anualmente, levando em consideração:
A construção de um Projeto Político Pedagógico é uma tarefa que exige seriedade, estudo, reflexão, diálogo, participação.
Sabe-se que a escola enfrenta inúmeras dificuldades, e, também, que uma construção coletiva envolve atritos/conflitos, afinal, cada ser é único e traz sua própria história, mas acredita-se que I é na divergência que acontecem as maiores conquistas.
O envolvimento do coletivo na construção do PPP permite que os sujeitos descubram juntos os caminhos da convivência e das ações.
Acredita-se num PPP que ganhe vida no dia a dia da escola, construindo e reconstruindo na teoria e na prática diária, que ultrapasse a ideia de frases aparentemente bem formuladas, mas, redigidas a partir de um único olhar e que assuma seu verdadeiro caráter de coletivo e inacabado, até mesmo pelo fato de ser escrito com a contribuição do coletivo em prol da instituição.
Pelo texto acima, pode-se concluir que a construção coletiva do trabalho pedagógico está associada a uma gestão:
A ação supervisora a serviço de um ensino de qualidade como direito de todos, explicitada pela Secretaria de Estado da Educação, envolve ação de:
O PPP da escola de ensino regular deve institucionalizar a oferta do Atendimento Educacional especializado - AEE prevendo na sua organização:
O Projeto Político Pedagógico está fundado em princípios que deverão nortear a escola democrática pública e gratuita. Esses princípios são, exceto:
É o documento que define a identidade da escola e indica os caminhos para ensino de qualidade:
O planejamento é um instrumento que subsidia a prática pedagógica do professor e que possibilita a ele uma organização metodológica do conteúdo a ser desenvolvido em sala de aula. O planejamento de sala de aula é um ideal, um fim a ser alcançado, uma convicção. É a expressão da distância que o grupo de alunos está desse ideal, com a indicação das falhas e das causas destas falhas, das dificuldades para avançar e dos pontos de apoio. E finalmente é uma proposta de ações a realizar, atitudes a vivenciar, normas para seguir e rotinas para praticar. Para Gandin e Cruz, o planejamento de sala de aula deve conter três elementos. São eles:
Relacione as palavras com suas respectivas definições na formação do termo Projeto Político-Pedagógico.
1- Projeto.
2- Político.
3- Pedagógico.
(__)- Definir as ações educativas e as características necessárias às escolas de cumprirem seus propósitos e sua intencionalidade;
(__)- Busca um rumo, uma direção. É uma ação intencional, com um sentido explícito, com um compromisso definido coletivamente;
(__)- No sentido de compromisso com a formação do cidadão para um tipo de sociedade.
Não é um dos itens que devem constar num PPP:
Instrumento teórico-metodológico que estabelece a ponte entre a política educacional do município e a população é denominado: Assinale a alternativa CORRETA.
Na escola, o Projeto Político-Pedagógico busca
Sobre o Projeto Pedagógico de Curso podemos afirmar que:
I- constituem esse documento os seguintes sistemas: Sistema de Avaliação do Processo de Ensino e Aprendizagem, Sistema de Avaliação do Projeto do Curso e Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).
II- é um documento obrigatório para autorização do curso pelo órgão compete de ensino da esfera Estadual ou Federal.
III- é facultada a todas as Instituições de Ensino Superior a oferta ou não de Atividades Complementares a cada curso.
IV- deve apontar o SISU como única forma de acesso ao curso pelos candidatos.
V- deve apresentar, de forma rápida, a justificativa da oferta do curso em relação ao contexto local e regional em que a IES está localizada e as demandas que justificam a oferta do curso. Deve excluir dados estatísticos, socioeconômicos e ofertas similares por outras IES.
É CORRETO o que se afirma apenas em:
Em relação as dimensões do Projeto Político Pedagógico, qual retrata a legalidade das ações e a relação da escola com outras instâncias do sistema de ensino, municipal, estadual e federal e, com outras instituições do meio em que está inserida.
A concepção do Projeto Político-Pedagógico como organização do trabalho de toda a escola está fundamentada nos princípios que devem nortear a escola democrática, pública e gratuita. Aquele que implica criação e ampliação de canais e espaços públicos para o diálogo, a discussão e o debate a serviço de um projeto político-pedagógico de qualidade que, assentado no pilar da educação emancipatória, considere os determinantes sociais e as possibilidades concretas da escola é denominado princípio de:
O Conselho Escolar, como instância coletiva de atuação pró-ativa da gestão democrática da escola deve contribuir para que o trabalho pedagógico da escola: