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A equipe pedagógica da escola tem um papel significativo na responsabilidade de promover atitudes positivas em relação as necessidades especiais dos alunos incluídos dentro deste ambiente escolar. Com relação a essa administração educacional, é CORRETA a alternativa.

Para responder à questão, considere o tema Projeto Político-Pedagógico, de Celso Vasconcellos.

O Projeto Político-Pedagógico (ou Projeto Educativo) é o plano global da instituição. Pode ser entendido como a sistematização, nunca definitiva, de um processo de Planejamento Participativo, que se aperfeiçoa e se concretiza na caminhada, que define claramente o tipo de ação educativa que se quer realizar. Portanto, ele possui: I. Valor de articulação da prática. II. Memória do significado da ação. III. Elemento de referência para a caminhada de uma construção coletiva do conhecimento. Quais estão corretas?

A coluna I apresenta órgãos fundamentados pelo Projeto Político-Pedagógico da instituição escolar. Possuem intencionalidade e funções distintas. Relacione-os às suas respectivas características apresentadas na coluna II.

Coluna i

1- Conselho de Classe

2- Conselho Escolar

Coluna II

( ) Procura assegurar a participação de todos os professores da série/turma que será analisada.

( ) Propicia o debate da distribuição do poder, considerando as expectativas dos diversos membros da comunidade.

( ) Tem a avaliação como foco para discutir o processo ensino e aprendizagem.

( ) Analisa as questões encaminhadas pelos diversos segmentos da escola.

( ) Acompanha o rendimento de cada estudante e turma da escola.

A sequência correta é:

O Projeto Político Pedagógico (P.P.P.) delineia de forma coletiva a competência principal esperada do educador e de sua atuação na escola. Ao delinear essa competência, o P. P. P. consolida a escola como lugar central da educação básica, numa visão descentralizada do sistema. Ao ser discutido, elaborado e assumido coletivamente, oferece garantia visível e sempre aperfeiçoável da qualidade esperada no processo educativo como construção e, assim, sinaliza o processo educativo como construção coletiva dos professores envolvidos. E ainda, ao se constituir como processo, indica e reforça a função precípua da direção da escola e da equipe diretiva ou coordenadora de cuidar da “política educativa", do alcance e da globalidade do processo educativo na escola e de liderá-lo, administrando a consecução dos objetivos. Diante dessa colocação, assinale a alternativa correta:

O Projeto Político-Pedagógico de uma escola vai além de um conjunto de planos de ensino ou de atividades diversas. É um documento construído com a participação da comunidade escolar, onde estão expressas, entre tantas outras, as concepções de homem, mundo e sociedade que temos e queremos. Além disso, tem a ver com a organização do trabalho pedagógico em dois níveis (Veiga, 1995): a organização da escola como um todo e a organização da sala de aula. Essa abordagem está fundamentada nos princípios que devem nortear a escola democrática, pública e gratuita. Esses princípios são:

Conforme Vasconcellos (2002, p. 133): “O Projeto de Ensino-Aprendizagem pode ser subdividido basicamente, quanto ao nível de abrangência, em Projeto de Curso e Plano de Aula.” A proposta de trabalho do professor, planejada para uma determinada aula ou conjunto de aulas, denomina-se:

Segundo consta o documento Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da educação inclusiva, no Brasil, o atendimento às pessoas com deficiência teve início na época do Império, com a criação de duas instituições. Uma delas foi o Imperial Instituto dos Meninos Cegos, em 1854, atual Instituto Benjamin Constant – IBC e a outra foi o(a):

Com relação ao Projeto Político Pedagógico é correto afirmar que:

Considere as atividades a seguir: I. Coordenar e executar as tarefas da secretaria escolar; II. Organizar e manter em dia o protocolo, o arquivo escolar e o registro de assentamentos dos alunos, de forma a permitir, em qualquer época, a verificação da identidade e regularidade da vida escolar do aluno e a autenticidade dos documentos escolares; III. Redigir e expedir a correspondência que lhe for confiada. Caracterizam atividades do cargo de Assistente de Educação:

O professor Marcílio participa de forma sistemática e coletiva da elaboração do Projeto Político Pedagógico – PPP da escola em que trabalha. Nesse sentido deve levar em conta que os planos de ensino traduzem os princípios norteadores do PPP, tornando-se:

Nos dias atuais o OE deve colaborar com o aluno, na escola, de forma que lhe forneça os elementos que favoreçam:

O PPP de uma Escola X, amplamente discutido e elaborado com toda a comunidade educativa, adotou a abordagem acerca da aprendizagem que a considera como um despertar de vários processos internos de desenvolvimento, os quais são capazes de operar somente quando o estudante interage com pessoas em seu ambiente e quando em cooperação com seus companheiros. Uma vez internalizados, esses processos tornam-se parte do desenvolvimento do mesmo. Essa abordagem tem como respaldo a psicologia:

De acordo com a legislação vigente, cabe aos sistemas de ensino regulamentar a gestão democrática por meio de instrumentos fundamentais ao incremento da participação indicados a seguir: I. Projeto Político-Pedagógico da escola, elaborado por profissionais da educação. II. Conselhos escolares que incluam membros da comunidade escolar e local. III. Diretrizes, objetivos e metas a serem implementadas nas diversas etapas e modalidades da educação básica e superior. Está correto apenas o que se indica em:

Assinale a alternativa que não é contemplado pelo PPP:

O projeto político pedagógico deverá ser elaborado a partir de um planejamento participativo. É sugerido que seja elaborado por:

I- Pais;

II- Alunos;

III- Membros da comunidade;

IV- Professores;

V- Gestores.

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